Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A 27/07/2018 às 07:52, D@vid disse:

Sempre tive um certo "fascínio" por este fundo, na verdade com maior ou menor dificuldade, o "sacana" continua com uma rentabilidade média acima dos 9% ao ano nos últimos 10 anos, o que para um fundo de obrigações é de destacar.

https://pt.fundspeople.com/news/nb-obrigacoes-europa-destaca-se-nas-rentabilidades-a-um-ano

Continua na minha carteira, com +16% :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

dfserra acho bem que te informes o mais possivel sobre cada banco, no entanto penso que provavelmente terás sempre feedbacks de terceiros que podem ser positivos ou negativos e que te podem condicionar à escolha, por exemplo quando dizes que o Best será entre os 3 o pior no apoio profissional, não sabes, não tens experiência nesse sentido.

Como diz o Rick, por vezes pode acontecer que quem está do outro lado até pode saber menos que nós, mas ao Best em particular posso dar um exemplo, vais ao site e tens lá carteiras modelo de fundos, assim como uma espécie de top dos 3 fundos de cada categoria, tudo isto disponibilizado a qualquer pessoa, se souberes o mínimo e com esta ajuda (entre outras ) de facto pouco ou nada precisas do tal apoio profissional do gestor de conta, o banco já te disponibiliza muitas ferramentas, secalhar outros que falaste não te fazem isso.

É veres agora os prós e contras e decidir, mas se queres tanto o AR PPR abres conta no Invest, se queres apostar em carteiras de fundos sem dúvida que a escolha recairia no Best, ambos bancos para já não cobram despesas de manutenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação aos bancos o mais importante é teres toda a info sobre o risco/fiscalidade/proteccão do teu investimento = Saber mesmo o que estás a fazer .

Uma vez no BIG apanhei um retardado que me fez tirar de lá todo o dinheiro (até era para me queixar mas esqueci-me , completamente tonto o rapaz , sem noção de como se falar com 1 cliente) ultimamente o BIG deu-me uma série de informações claras e objectivas sobre variáveis importantes nos investimentos , fiscalidade , etcetcetc

surpreendeu-me a competÊncia e rapidez já no caso de um banco por aqui reconhecido como competente 

passado uma semana ainda espero...o advogado ta de ferias provavelmente

Não noto diferenças significativas no risco ou competência em relação aos bancos mais falados para investir

Em principio para o ano iremos ter uma mudança que poderá ser importantissima no panorama Europeu de investimentos oxalá as coisas mudem para melhor

nomeadamente em relação aos investimentos de longo prazo

Editado por gustafsson
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que a Fidelity criou uns FI index com taxas de 0% :o :). Muito dificilmente os mesmos virão a parar a estas bandas e que sejam acessiveis a pobretanas mas se alguém os detetar algures, que dê uma apitadela.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Estive totalmente ausente nos últimos 2 anos, mal olhei para os meus fundos na verdade. Recentemente, depois de uma pequena reestruturação da minha carteira após um negócio imobiliário, fiquei com a alocação que mostro mais abaixo.

Gostaria de pedir uma opinião sobre o equilíbrio da minha carteira. Gostava de alocar à volta de 75%-80% em acções e o resto em obrigações. A carteira é de longo prazo, aceito alguma volatilidade. Esta carteira não me satisfaz, primeiro porque não atinge a % de acções que quero. Há alguns fundos de que não gosto nada (este AXA WF Euro 3-5, por exemplo, com um Sharpe negativo..). Parece-me que a correlação entre os dois fundos EUA Cap. Grande é elevadíssima, talvez devesse remover um deles (correlação na ordem dos 0,95, mas já não consigo encontrar no site do Banco Best aquela ferramenta que nos dá uma matriz de correlações entre todos os fundos da carteira). Depois, tenho 3 fundos de obrigações bastante semelhantes (Euro Bonds).

Parece uma carteira bastante defensiva, mas por exemplo nos sectores representados o Defensive (por oposição ao Cyclical e ao Sensitive) assenta quase exclusivamente no fundo sectorial da saúde (ING Health Care). Por outro lado, não tenho a certeza se esta carteira, em tempos de bear market, aguenta o choque, precisamente devido a elevadas correlações (bolas, não encontro mesmo aquela ferramenta que produz a matriz de correlações... se alguém souber...)

Do lado das obrigações, não gosto de não ter nenhuma exposição a fundos de melhor qualidade creditícia, só tenho BBB, mas dá-me ideia de que não são fáceis de descobrir, já no passado tive o mesmo problema.

Estou portanto a hesitar no tipo de fundos que deveria procurar. Expor-me aos mercados asiáticos? Outro fundo de acções globais?  Fundo sectorial (energia e comunicações, que rondam os 1-2% na minha carteira)? Reforçar um destes? Tirar alguns para investir noutros? Obrigado desde já.

Cumprs

Carteira.png.d7497b235c8b972b3cefc7544581cd75.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem está bastante exposto a acções dos EUA tem sabido bem estes últimos dias com o USD a apreciar que nem doido.

USD/EUR +5% YTD
    SP500 +6% YTD
    Acumulado de +11% YTD

Not too bad para que já andou com -7% YTD no Q1 2018.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/08/2018 às 08:25, D@vid disse:

Eu estou para acrescentar um fundo de obrigações a uma carteira de gestão activa que tenho.

Só temho até agora fundos de acções. Do que pesquisei este obrigações europa é um dos melhores fundos de obrigações.

A minha pergunta é qual o melhor tempo de entrada, agora que establizou um pouco depois de uma subida ou esperar por uma descida para entrar ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em baixo, segue uma carteira de gestão activa que estou a construir. A primeira coluna diz respeito % de cada sector na carteira.

Gostava de ouvir a vossa opinião e sugestões no que respeita aos sectores, divisão % por cada sector e fundo escolhido em cada sector.

Será uma carteira de longo prazo 10 anos ou mais. O objectivo é ir reforçando. Alguns já tenho e outros vou adquirindo. O nível risco é equilibrando, tentando  fugindo um pouco para o agressivo mas não muito.

obrigado

image.thumb.png.b03f6db60da0bf61108bed0baf5112e9.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 10/08/2018 às 15:10, jmnp disse:

Caros,

Estive totalmente ausente nos últimos 2 anos, mal olhei para os meus fundos na verdade. Recentemente, depois de uma pequena reestruturação da minha carteira após um negócio imobiliário, fiquei com a alocação que mostro mais abaixo.

Gostaria de pedir uma opinião sobre o equilíbrio da minha carteira. Gostava de alocar à volta de 75%-80% em acções e o resto em obrigações. A carteira é de longo prazo, aceito alguma volatilidade. Esta carteira não me satisfaz, primeiro porque não atinge a % de acções que quero. Há alguns fundos de que não gosto nada (este AXA WF Euro 3-5, por exemplo, com um Sharpe negativo..). Parece-me que a correlação entre os dois fundos EUA Cap. Grande é elevadíssima, talvez devesse remover um deles (correlação na ordem dos 0,95, mas já não consigo encontrar no site do Banco Best aquela ferramenta que nos dá uma matriz de correlações entre todos os fundos da carteira). Depois, tenho 3 fundos de obrigações bastante semelhantes (Euro Bonds).

Parece uma carteira bastante defensiva, mas por exemplo nos sectores representados o Defensive (por oposição ao Cyclical e ao Sensitive) assenta quase exclusivamente no fundo sectorial da saúde (ING Health Care). Por outro lado, não tenho a certeza se esta carteira, em tempos de bear market, aguenta o choque, precisamente devido a elevadas correlações (bolas, não encontro mesmo aquela ferramenta que produz a matriz de correlações... se alguém souber...)

Do lado das obrigações, não gosto de não ter nenhuma exposição a fundos de melhor qualidade creditícia, só tenho BBB, mas dá-me ideia de que não são fáceis de descobrir, já no passado tive o mesmo problema.

Estou portanto a hesitar no tipo de fundos que deveria procurar. Expor-me aos mercados asiáticos? Outro fundo de acções globais?  Fundo sectorial (energia e comunicações, que rondam os 1-2% na minha carteira)? Reforçar um destes? Tirar alguns para investir noutros? Obrigado desde já.

Cumprs

Carteira.png.d7497b235c8b972b3cefc7544581cd75.png

Se tens uma carteira com 75% - 80% alocado a acções, por mais "defensivas" que as acções sejam, em caso de bear market não contes com perdas "pequenas".

Por exemplo, no crash de 2008, o MSCI World Consumer Staples (o índice mais defensivo que existia na altura) teve perdas aproximadas de 40% vs 58% do MSCI World (isto em dólares, mas estamos a comparar na mesma moeda, que é o que tem de relevante).

Assim, numa carteira 80-20, em que as acções perderam 40% e as obrigações apenas subiram 5%, estamos a falar de um drawdown de 27% se não me engano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

S&P 500 atinge maior bull market de sempre!!

O índice americano está há 3543 dias em bull market desde que atingiu o nível mais baixo de 666 pontos em Março de 2009.

Embora até seja o bull market mais longo, ainda não é o mais lucrativo, esse deu-se de 10/1990 a 03/2000 em que rendeu 417% enquanto este está nos 330%.

Tentem descobrir que fundos e ETFs melhor aproveitaram este período de 10 anos e 4 meses.

Screenshot_2018-08-22-15-08-05-605_com.teletrader.android.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/08/2018 às 02:52, superkinas disse:

Em baixo, segue uma carteira de gestão activa que estou a construir. A primeira coluna diz respeito % de cada sector na carteira.

Gostava de ouvir a vossa opinião e sugestões no que respeita aos sectores, divisão % por cada sector e fundo escolhido em cada sector.

Será uma carteira de longo prazo 10 anos ou mais. O objectivo é ir reforçando. Alguns já tenho e outros vou adquirindo. O nível risco é equilibrando, tentando  fugindo um pouco para o agressivo mas não muito.

obrigado

image.thumb.png.b03f6db60da0bf61108bed0baf5112e9.png

alguma opinião ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, D@vid disse:

S&P 500 atinge maior bull market de sempre!!

O índice americano está há 3543 dias em bull market desde que atingiu o nível mais baixo de 666 pontos em Março de 2009.

Embora até seja o bull market mais longo, ainda não é o mais lucrativo, esse deu-se de 10/1990 a 03/2000 em que rendeu 417% enquanto este está nos 330%.

Tentem descobrir que fundos e ETFs melhor aproveitaram este período de 10 anos e 4 meses.

Screenshot_2018-08-22-15-08-05-605_com.teletrader.android.png

Há quem considere que o inicio do bull só deve contar a partir de 2013, altura em que o SP500 ultrapassou os máximos de 2007; tem a sua lógica e visto deste prisma o bull não é tão longo quanto isso.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/08/2018 às 11:06, xgoldpt disse:

Quais são as vossas previsões para um possível crash ou correção lenta? :)

Não existem previsões nos mercados, existem tendências, tendências essas que podem ser imediatamente colocadas em causa por vários factores ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Estou a idealizar um portefólio do tipo buy and hold.

Devo investir 50% em fundos de ações, e 50% em fundos de obrigações e ETF de ouro.

O meu problema está em que tipo de fundo de obrigações devo escolher e que proporção deve ter cada tipo.

A minha ideia é ter obrigações que possam dar algum rendimento e em que parte delas possam também compensar uma queda acionista.

Encontrei pelo menos os seguintes tipos:

Obrigações governamentais, europa, eua, global, etc;

Obrigações cooperativas;

Alto rendimento;

Flexíveis;

Dependentes da inflação, etc.

Que tipo/proporções sugerem, e se quiserem sugerir fundos também se agradece.

Se conhecerem textos que possam ajudar a estabelecer uma carteira de obrigações, são também bem-vindos.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Não sou na maioria das vezes adepto de alguns fundos que os bancos colocam em destaque mas este tenho acompanhado e está-me a surpreender, provavelmente o melhor misto em alternativa ao famoso Nordea Stable Return.

Acatis - Gané Value Event Fonds UI A

Penso que se encontra em exclusivo apenas no Banco Best.

Acompanhem e digam de vossa justiça.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Efeméride:

Sabem o que aconteceu há 10 anos? 

Há 10 anos o grande banco norte americano Lehman Brothers entrava em falência, a partir daí nada foi como dantes, e quem viveu na altura o ano de 2008, em que a crise do subprime já se arrastava há praticamente 1 ano, sabe do que falo, quedas e mais quedas...

IMG_20180914_135001.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )