Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Eurico, o presbítero
    há 23 horas, gustafsson disse:

Não sou a pessoa indicada  mas tenho estudado vários ETFs de EM , sinceramente no caso dos mercados emergentes com um TER desses...acho melhor considerares 

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000TLCE

ou , mais recente e metade do TER

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00013BGK

Há já alguns anos, tenho as minhas carteiras constituídas apenas por fundos de investimentos e, portanto, nunca tive ETFs. 

Embora tenha uma ideia genérica do que é esse produto ETF, pergunto: para um investidor comum, há algo importante que deva saber - substancialmente diferente do que acontece com os FI - antes de adquirir os ditos ETFs? São menos seguros? Têm menor liquidez? Ou, por representarem índices, variam menos, podendo, portanto, dar menores mais-valias que os FI congéneres? É isso? Em termos fiscais, são tratados exactamente de igual forma que os FI, correto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Citação

Se reparares , escrevi , estão aqui alguns interessantes , não disse melhores e seleccionei esses porque creio teres escrito que tinhas dificuldade em encontrar ETFs com activos europeus bons

Por acaso o Euro Dividend Aristrocrats é interessante. Vou toma-lo em consideração futura ;-) Mas a partir de certa altura sinto que estou a fazer ETF picking, que é o que eu queria evitar.

Citação

Julgo que o termo "ensinar" deve ser substituído por sugerir

Discordo. Não sou fã de sugerir fundos. Em breve verás a minha posição. Aliás, por mim sou muito mais apologista de usar carteiras "teóricas" para ensinar conceitos e depois a pessoas escolherem as respectivas carteiras com os fundos/ETFs que achem relevantes com base nesses conceitos e no que pretendem. Incentivo as pessoas a fazer o trabalho de casa.

Estou a deixar aos poucos de partilhar ISINs e fundos/ETFs que acho "bons" (e responder a tópico do estilo "O que acham destes fundos") até porque desincentiva a análise e a qualidade dos fundos é apenas um aspecto da construção da carteira. Diferentes alocações acabam por ter um impacto tão grande ou maior do que a qualidade dos fundos.

O meu objectivo é mesmo ensinar a pesquisar fundos, ensinar a criar carteiras, ensinar a importância de poupar etc etc Esse é o meu próximo projecto ;-)

Citação

cada um que pense e invista tempo isto é algo demasiado importante para confiar em foristas , bancos ou correctoras

Concordo a 80%. Há sempre pessoas em quem eu confio mais e sigo o que dizem com mais atenção. Alguns dos meus favoritos neste momento são: Michael Batnick, Ben Carlson ou Morgan Housel, tudo da área financeira* e os dois primeiros são financial advisors. A teoria do "Não sabes quem está do outro lado do pc" não é assim tão relevante para mim. Não só porque analiso criticamente o que desconhecidos podem dizer como dou naturalmente mais crédito a pessoas que reconheço que têm elevados conhecimentos (como ao LTCM por exemplo). Por outro lado essa teoria é tão mais relevante quanto mais cegamente se segue o que outra pessoa diz.

* Independentemente da área financeira ter ficado mal vista pós 2008 a verdade é que quem mais sabe é quem trabalha na área (por favor não confundir com "Quem trabalha na área é quem mais sabe"). A excepção podem ser alguns profs de finanças de universidades de topo a nível mundial, mas muitos desses acabam por também estar ligados à indústria financeira via comités de recomendações de grandes instituições do "buy side".

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 7 horas, Virtua disse:

Por acaso o Euro Dividend Aristrocrats é interessante. Vou toma-lo em consideração futura ;-) Mas a partir de certa altura sinto que estou a fazer ETF picking, que é o que eu queria evitar.

Discordo. Não sou fã de sugerir fundos. Em breve verás a minha posição. Aliás, por mim sou muito mais apologista de usar carteiras "teóricas" para ensinar conceitos e depois a pessoas escolherem as respectivas carteiras com os fundos/ETFs que achem relevantes com base nesses conceitos e no que pretendem. Incentivo as pessoas a fazer o trabalho de casa.

Estou a deixar aos poucos de partilhar ISINs e fundos/ETFs que acho "bons" (e responder a tópico do estilo "O que acham destes fundos") até porque desincentiva a análise e a qualidade dos fundos é apenas um aspecto da construção da carteira. Diferentes alocações acabam por ter um impacto tão grande ou maior do que a qualidade dos fundos.

O meu objectivo é mesmo ensinar a pesquisar fundos, ensinar a criar carteiras, ensinar a importância de poupar etc etc Esse é o meu próximo projecto ;-)

Concordo a 80%. Há sempre pessoas em quem eu confio mais e sigo o que dizem com mais atenção. Alguns dos meus favoritos neste momento são: Michael Batnick, Ben Carlson ou Morgan Housel, tudo da área financeira* e os dois primeiros são financial advisors. A teoria do "Não sabes quem está do outro lado do pc" não é assim tão relevante para mim. Não só porque analiso criticamente o que desconhecidos podem dizer como dou naturalmente mais crédito a pessoas que reconheço que têm elevados conhecimentos (como ao LTCM por exemplo). Por outro lado essa teoria é tão mais relevante quanto mais cegamente se segue o que outra pessoa diz.

* Independentemente da área financeira ter ficado mal vista pós 2008 a verdade é que quem mais sabe é quem trabalha na área (por favor não confundir com "Quem trabalha na área é quem mais sabe"). A excepção podem ser alguns profs de finanças de universidades de topo a nível mundial, mas muitos desses acabam por também estar ligados à indústria financeira via comités de recomendações de grandes instituições do "buy side".

No meu caso, estou ávido de aprender! Compreendi que devemos dar atenção não só há "qualidade" dos fundos (como é determinada? que indicadores devemos dar atenção para aferir dessa "qualidade"?), como também à alocação dessa carteira pelos diversos sectores de atividade/países/regiões (como, de que forma, devemos, a cada momento, definir essa alocação? deve ser revista ao fim de quanto tempo? onde vamos buscar informação (fontes credíveis) para apoiarmos a nossa decisão?).

Tal como a grande maioria dos portugueses, eu não tenho muito dinheiro para investir. É do que vou poupando no dia-a-dia que, pontualmente, vou juntando algum para investir. Ora isto traduz-se num sacrifício, pois estou, no presente, a renunciar a alguns prazeres do consumo imediato, para que no futuro, daqui a uns anos, eu possa ter uma vida melhor e mais desafogada.

Ora, se estas minhas aplicações em fundos derem asneira, é toda uma estratégia de vida que fica comprometida e, naturalmente, não quero - de todo - que isso aconteça. Daí a razão de eu querer aprender e assim ir orientando, o melhor possível, esta minha poupança em fundos de investimento.

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Eurico, o presbítero disse:

Há já alguns anos, tenho as minhas carteiras constituídas apenas por fundos de investimentos e, portanto, nunca tive ETFs. 

Embora tenha uma ideia genérica do que é esse produto ETF, pergunto: para um investidor comum, há algo importante que deva saber - substancialmente diferente do que acontece com os FI - antes de adquirir os ditos ETFs? São menos seguros? Têm menor liquidez? Ou, por representarem índices, variam menos, podendo, portanto, dar menores mais-valias que os FI congéneres? É isso? Em termos fiscais, são tratados exactamente de igual forma que os FI, correto?

Tens um topico com 100 paginas aqui ao lado. Tens lá muita informação .Sugiro que o leias e tomes notas.

Na minha perspectiva qualquer investidor a longo prazo que não considere e estude seriamente ETFs no seu Portfolio comete um erro gravissimo.

A Vanguard por exemplo  tem 5.2 triliões de dolares em gestão . 

O  Vanguard SP500 (que não podes subscrever creio) tem 86 biliões de dolares . 

O SPDR SP500 te,m 256 biliões de dolares .

Ishares  SP500 140 Biliões de dolares  , TER 0.07 %              

vê volume e rendibilidade    http://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000OO2

O volume diário anda na casa de Milhões de unidades (dos mencionados acima)

Bem seleccionados a longo prazo batem 98% dos FIs ou (100%). No ETF portfolio  tens apenas que ter uma noção estrategica da tua alocação algo relativamente simples

Segurança e fiscalidade serão similares aos FI segundo sei mas existem muitos tipos de ETFs , com varios tipos de replicaçao , liquidez e tens que aprender tudo isso.

Editado por gustafsson
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Virtua disse:

Quando digo sugerir , não será apenas nessa perspectiva. Só consigo ensinar algo que domino a 100% e não me acho com esse nivel de conhecimento neste caso.

Obviamente na vida podemos ensinar e aprender com todos. Creio que o ideal seria haver um topico "sticky" no inicio tanto para FI como para ETFs para iniciantes isso evitava as mesmas perguntas repetidamente , prefiro sugerir a reflexão e alguns fundos de forma a verem lucro , volume , despesas , alocação .

No tal topico sticky a parte legal deveria estar resumida , pois acho dramatico a e grave a enorme falta de info nesta area por outro lado tal como depreendi das tuas palavras existe aqui uma margem para "projectos" se tanta gente é ""preguiçosa" não vejo motivo para que quem investe tempo lhes dê a papinha de graça e ande aqui a "trabalhar" para receber palmadinhas nas costas :) Nada contra projectos sem lucro também , acaba por ser uma dadiva á comunidade .Por falar nisso...

A Vanguard acabou de anunciar algo impressionante

https://www.cnbc.com/2018/07/02/vanguard-slashing-costs-on-nearly-all-etfs-even-rival-schwab.html

Em relação ao "confiar" no que se lê , concordo que depende do nosso nivel de conhecimento e espirito critico. Se existem pessoas que colocavam (e colocam) as poupanças duma vida  num unico banco (acima dos100k) e aderem a produtos porque o "gestor" diz , sem conhecer o risco que correm algo pra mim surreal , imagina a postura de muitos nos foruns com 2 ou 3 ou 5k para investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, gustafsson disse:

Se existem pessoas que colocavam (e colocam) as poupanças duma vida  num único banco (acima dos100k)

Qual o problema que vês em uma pessoa colocar uma parte significativa (acima de 100k) num banco? Em depósitos a prazo ainda compreendo (assumo que os 100k são da garantia de depósitos), em fundos de investimento não vejo nenhum problema. São patrimónios autónomos e em caso de falência do banco são transferidos para outros lado. Não fazem parte do balanço do banco. Não conheço ninguém com fundos estrangeiros que tenha fica a perder $ em qualquer resolução ou venda de bancos (Banif, Bes, Popular etc etc)

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Qual o problema que vês em uma pessoa colocar uma parte significativa (acima de 100k) num banco? Em depósitos a prazo ainda compreendo (assumo que os 100k são da garantia de depósitos), em fundos de investimento não vejo nenhum problema. São patrimónios autónomos e em caso de falência do banco são transferidos para outros lado. Não fazem parte do balanço do banco. Não conheço ninguém com fundos estrangeiros que tenha fica a perder $ em qualquer resolução ou venda de bancos (Banif, Bes, Popular etc etc)

Não falava de FI . No entanto é importante seja em qual for o investimento saber o risco e a lei , muitas vezes as coisas não são claras. eu tenho-me deparado com isso variadas vezes .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, gustafsson disse:

Tens um topico com 100 paginas aqui ao lado. Tens lá muita informação .Sugiro que o leias e tomes notas.

Na minha perspectiva qualquer investidor a longo prazo que não considere e estude seriamente ETFs no seu Portfolio comete um erro gravissimo.

A Vanguard por exemplo  tem 5.2 triliões de dolares em gestão . 

O  Vanguard SP500 (que não podes subscrever creio) tem 86 biliões de dolares . 

O SPDR SP500 te,m 256 biliões de dolares .

Ishares  SP500 140 Biliões de dolares  , TER 0.07 %              

vê volume e rendibilidade    http://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000OO2

O volume diário anda na casa de Milhões de unidades (dos mencionados acima)

Bem seleccionados a longo prazo batem 98% dos FIs ou (100%). No ETF portfolio  tens apenas que ter uma noção estrategica da tua alocação algo relativamente simples

Segurança e fiscalidade serão similares aos FI segundo sei mas existem muitos tipos de ETFs , com varios tipos de replicaçao , liquidez e tens que aprender tudo isso.

Curiosamente o meu principal FI dos USA bate esse ETF:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000F87

E os ETF's não pagam comissões de negociação e guarda de titulos?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, Filip€ disse:

Se reparares escrevi longo prazo , embora o conceito varie em função da interpretação , creio que 20 anos é aceitavel , 10 anos o minimo dos minimos.

Parece uma boa escolha e ter optima rendibilidade. Nota no entanto que a diferença para o Ishares sp500 é muito pequena  +0.90% creio .

Tendo em conta que um ETF nada faz e o fundo activo trabalha diáriamente para superar o indice apesar de achar 0.90% "dinheiro " fico desiludido se é o máximo que um FI consegue perante um indice passivo do SP500 . 

Guardei o fundo e irei acompanhar comparando com outras opções

O que mencionaste teve 8.6 o ano passado , o ETF de gestão activa que mencionei teve 14.6 , este ano 9.3 do legg contra 7.7 . 

Comissão de negociação existem , mas os valores parecem me residuais. A guarda de titulos depende , neste caso os Bancos fazem preços distintos

, podes até nem ter essa guarda de titulos usando directamente a plataforma de trading  mas tens que te certificar que os teus interesses estão salvaguardados .

Novamente não creio serem valores de notar , aprox 29 euros anuais (ou menos)  em varios bancos nacionais tens a quantidade de ETFs que quiseres e o valor que quiseres.

Editado por gustafsson
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A proposito este topico não é de ETFs , portanto nem sei se será adequado discutir isso aqui embora sejam fundos de investimento portanto também não acho descabido

Editado por gustafsson
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros, tinha feito uma questão noutro tópico, mas uma vez que não obtive muitas respostas, pergunto aqui porque também está relacionado e penso que há mais atividade :)

Quero investir no ARR PPR do Invest.

Pelo que me foi explicado, existem 2 opções no momento da subscrição: encarar o AR como um PPR ou como um Fundo.

A 1ª opçao (PPR), tem a vantagem do benefício fiscal (400€/ano mediante investimento maior ou igual a 2000€/ano), mas a desvantagem de não se poder resgatar até à reforma (ou desemprego, ou casos muito especiais).

A 2ª opção (Fundo), não tem a vantagem fiscal, mas permite resgate num horizonte temporal mais curto (não fixei qual o timming e taxas).

Não sei até que ponto compensa comprometer-mo-nos com uma aplicação até à reforma - tenho 28 anos, sob pena de estarmos a perder outros investimentos superiores no futuro, e a salvaguardar eventuais problemas com o PPR ou o Banco. Por outro lado, o benefício fiscal é altamente atraente...

Para começar, estou a pensar num investimento de 2000€.

Obrigado desde já pelas vossas opiniões! A decisão final claro que sei que ser pensada por mim, mas é bom ouvir os experts :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, gustafsson disse:

Se reparares escrevi longo prazo , embora o conceito varie em função da interpretação , creio que 20 anos é aceitavel , 10 anos o minimo dos minimos.

Parece uma boa escolha e ter optima rendibilidade. Nota no entanto que a diferença para o Ishares sp500 é muito pequena  +0.90% creio .

Tendo em conta que um ETF nada faz e o fundo activo trabalha diáriamente para superar o indice apesar de achar 0.90% "dinheiro " fico desiludido se é o máximo que um FI consegue perante um indice passivo do SP500 . 

Guardei o fundo e irei acompanhar comparando com outras opções

O que mencionaste teve 8.6 o ano passado , o ETF de gestão activa que mencionei teve 14.6 , este ano 9.3 do legg contra 7.7 . 

Comissão de negociação existem , mas os valores parecem me residuais. A guarda de titulos depende , neste caso os Bancos fazem preços distintos

, podes até nem ter essa guarda de titulos usando directamente a plataforma de trading  mas tens que te certificar que os teus interesses estão salvaguardados .

Novamente não creio serem valores de notar , aprox 29 euros anuais (ou menos)  em varios bancos nacionais tens a quantidade de ETFs que quiseres e o valor que quiseres.

Sim, mas (quase) 8 anos já é uma base de comparação.

Se juntarmos os anos todos, desde 2011, são 11% de diferença... dá mais de 1,37% por ano.

Quanto às comissões de negociação, os valores poderão ser residuais se foram investimentos mais avultados. Se forem pequenos valores, com vários reforços já deve pesar bastante... acho eu, que não tenho experiencia em ETF's.

Não pondo de parte o investimento em ETF's no futuro, por esta razão, eu prefiro os fundos de investimento... mas sou eu que faço a escolha dos fundos, não sigo sugestões de bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 4 horas, Filip€ disse:

Eu que sou um gajo chato, apresento a comparação do fundo com um ETF que segue essa política (US large cap growth): FR0011119171

Comparação desde que o ETF foi lançado:

Capturar.jpg

Isto tudo para dizer que podem existir índices que tenham melhor desempenho que o índice vanila (SP 500, MSCI World, etc...).

Mas aí entramos no mundo dos "factors". 

No caso específico, as acções growth nos EUA têm tido uma melhor performance que a média. Por sua vez, as acções value, têm tido recentemente um pior desempenho.

Se acreditarmos que o mercado accionista americano é eficiente, então no futuro é expectável que as acções value tenham melhor desempenho que o índice vanila e que por sua vez este tenha melhor desempenho que as acções growth.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Ricardo2028 disse:

Caros, tinha feito uma questão noutro tópico, mas uma vez que não obtive muitas respostas, pergunto aqui porque também está relacionado e penso que há mais atividade :)

Pelo que me foi explicado, existem 2 opções no momento da subscrição: encarar o AR como um PPR ou como um Fundo.

A 1ª opçao (PPR), tem a vantagem do benefício fiscal (400€/ano mediante investimento maior ou igual a 2000€/ano), mas a desvantagem de não se poder resgatar até à reforma (ou desemprego, ou casos muito especiais).

A 2ª opção (Fundo), não tem a vantagem fiscal, mas permite resgate num horizonte temporal mais curto (não fixei qual o timming e taxas).

Não sei até que ponto compensa comprometer-mo-nos com uma aplicação até à reforma - tenho 28 anos, sob pena de estarmos a perder outros investimentos superiores no futuro, e a salvaguardar eventuais problemas com o PPR ou o Banco. Por outro lado, o benefício fiscal é altamente atraente...

Obrigado desde já pelas vossas opiniões! A decisão final claro que sei que ser pensada por mim, mas é bom ouvir os experts :)

Para  experts pagas provavelmente 100€ á hora ou mais. :) :P

O teu post pode ter várias interpretações e para alguém te ajudar teria que fazer várias perguntas que vão desde o teu perfil , planos a curto medio prazo em termos de investimento entre outras. Queres investir no AR PPR (que acho uma boa opção )porquê ? Comparaste esse produto com quais , FIs , ETFs Accoes , etc ? Que horizonte temporal ?

Que conforto tens com as variações nas cotações ? Irás precisar desse dinheiro a curto medio prazo ? Podia fazer mais 10. Não penses que estou a complicar

, se queres informações objectivas é preciso ter uma base para as dar.

Editado por gustafsson
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Filip€ disse:

Sim, mas (quase) 8 anos já é uma base de comparação.

Se juntarmos os anos todos, desde 2011, são 11% de diferença... dá mais de 1,37% por ano.

Quanto às comissões de negociação, os valores poderão ser residuais se foram investimentos mais avultados. Se forem pequenos valores, com vários reforços já deve pesar bastante... acho eu, que não tenho experiencia em ETF's.

Não pondo de parte o investimento em ETF's no futuro, por esta razão, eu prefiro os fundos de investimento... mas sou eu que faço a escolha dos fundos, não sigo sugestões de bancos.

Pois e se comparares nos ultimos 2 anos tem menos 4% em relação a um ETF...

Os preçarios dos bancos tão online , e rapidamente vês isso. Em várias bolsas compras ETFs por 5 euros e trocos . Como te disse não é relevante se houver conhecimento do que se faz.

A primeira coisa a fazer antes de investir em ETFs é provavelmente pensar bem na estrategia precisamente para não incorrer em custos desnecessarios principio esse que podemos aplicar a tudo na vida. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/07/2018 às 21:02, Ricardo2028 disse:

A 05/07/2018 às 02:20, gustafsson disse:

Para  experts pagas provavelmente 100€ á hora ou mais. :) :P

O teu post pode ter várias interpretações e para alguém te ajudar teria que fazer várias perguntas que vão desde o teu perfil , planos a curto medio prazo em termos de investimento entre outras. Queres investir no AR PPR (que acho uma boa opção )porquê ? Comparaste esse produto com quais , FIs , ETFs Accoes , etc ? Que horizonte temporal ?

Que conforto tens com as variações nas cotações ? Irás precisar desse dinheiro a curto medio prazo ? Podia fazer mais 10. Não penses que estou a complicar

, se queres informações objectivas é preciso ter uma base para as dar.

Boa noite,

Respondendo às questões:

- O dinheiro investido não é expectável que faça falta, apenas algumas poupanças.

- Tenciono manter o dinheiro investido a médio prazo. Por isso a questão de encarar como fundo vs. PPR.

- Pretendo investir neste AR PPR e também noutros ETFs, ainda em exploração.

- Não estou à espera de subidas ou descidas. Estou ciente que posso perder o dinheiro.

Agradeço desde já as vossas respostas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/07/2018 às 23:17, Ricardo2028 disse:

Boa noite,

Respondendo às questões:

- O dinheiro investido não é expectável que faça falta, apenas algumas poupanças.

- Tenciono manter o dinheiro investido a médio prazo. Por isso a questão de encarar como fundo vs. PPR.

- Pretendo investir neste AR PPR e também noutros ETFs, ainda em exploração.

- Não estou à espera de subidas ou descidas. Estou ciente que posso perder o dinheiro.

Agradeço desde já as vossas respostas.

Define médio prazo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Que vos parecem estes 2 fundos com distribuição de rendimentos?

Jupiter Global Fund - Jupiter Dynamic Bond Class L EUR Q Inc

ISIN

LU0459992896

Dividendos Trimestrais

PIMCO Funds: Global Investors Series PLC - Income Fund E EUR Hedged Inc

ISIN   IE00B8N0MW85

Dividendos Mensais

Grato!

Editado por investidorx
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No âmbito de fundos com distribuição de rendimentos, podes também considerar estes:

FUNDO                                                                                                                                   ISIN                     RATING   CUSTOS    YELD     DISTRIBUIÇÃO

PIMCO GLOBAL INVESTORS INCOME FUND DIST                                                       IE00B8N0MW85  *****       1,45%        4,12%      Mensal    
    JPMORGAN EUROPE STRATEGIC DIVIDEND D                                                             LU0714182606    ***          1,50%        4,80%      Trimestral
    JPMorgan Global Income Dist                                                                                          LU0404220724    ***          1,25%        5,00%      Trimestral
    Pioneer European Eqty Target Income Dist                                                                    LU0701926320    ***          1,69%        7,24%      Semestral
    SCHRODER GLOBAL DIVIDEND MAXIMIZER DIST    EUR                                            LU0671501475                   1,50%        7,12%      Trimestral
    Amundi Funds II - Global Multi-Asset Target Income A EUR QD                                LU0914277024     ***         1,50%        5,09%      Trimestral
    Fidelity Funds - Global Multi Asset Income Fund E-QINCOME(G)-EUR (hedged)    LU0987487500     ***         1,25%        4,70%      Trimestral

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens que te informar sobre a fiscalidade do PPR e comparar com o ETF . Acho 8 anos um prazo curto . Este tipo de investimentos é melhor a medio prazo (20-25 anos)

e idealmente a longo prazo (+30 anos)

Qual a quantia a investir ?

Bom , se for 5000 ou menos , investe só num activo o tal PPR ou um ETF de accoes global  .8000-10000€, eu dividia , 40%-60% por exemplo

Editado por gustafsson
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Estava a pensar em abrir uma conta para investimento, e estou a equacionar o banco Invest, BIG e o BEST.
    O banco invest tem a vantagem dos depósitos à ordem, estruturados e o AR PPR. A minha dúvida prende-se com os fundos já que pretendo investir em tal.
    O Best é o que tem mais fundos on-line, e mesmo o big tem o dobro dos fundos do Invest, embora parece que no invest por telefone tem-se acesso a mais. Um outro problema do Invest é o valor mínimo em regra ser de 1000 euros, o que diminui a diversificação de fundos, embora há quem defenda ter menos mas bons!
    Gostava também de poder ter apoio profissional se necessário, e nisto parece que o BEST é o pior dos 3.
    O Invest ao ter menos fundos,  significa que provavelmente irei termenos rendimentos?
    Que banco recomendam?
    Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Recomendaria o banco com:

- Menos custos, menos burocracia e menos chatos.

- Melhor oferta quer quantidade e qualidade dos produtos financeiros que se pretende.

Dito isto, não existe o banco perfeito, como não existe a pessoa perfeita. Se queres investir:

AR PPR = Invest

Fundos de Investimento em quantidade e qualidade = Best

Apoio profissional = ??? (Prefiro ser eu a estudar e analisar as oportunidades, pois os funcionários dos bancos não são isentos e existe alguma possibilidade de conflito de interesses. Para além que os funcionários dos bancos são puros vendedores e os seus conhecimentos económico-financeiros deixam algo a desejar.)

O que te impede de teres 2 bancos, que são especializados em alguns tipos de produtos financeiros, se ambos não têm custos? ;)

É como ir às compras, há quem goste de ir ao talho e a loja da roupa em lojas diferentes, depois há quem faça todas as compras no hipermercado. ;)

É porque a diversificação também em intermediários financeiros é uma boa solução. Não deve meter todos os ovos no mesmo cesto.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )