Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 minutos, lúcia_né disse:

sim, obrigado!

Também não decidi o que fazer a este capital, se calhar subscrevo CTPC e não me chateio :)

...ou talvez fosse melhor deixar por agora esse capital sossegado e usá-lo quando chegarem boas oportunidades para reforçar os fundos que já tem ou subscrever outros novos. Nada a obriga a ter tudo investido. Não sendo rico mas querendo-o ser, esses CTPC são uma fraca escolha. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, 5coroas disse:

...ou talvez fosse melhor deixar por agora esse capital sossegado e usá-lo quando chegarem boas oportunidades para reforçar os fundos que já tem ou subscrever outros novos. Nada a obriga a ter tudo investido. Não sendo rico mas querendo-o ser, esses CTPC são uma fraca escolha. 

Subscrevo.

Entre manter cash de lado por um período curto (6m a 12m) para estar ali pronto a investir num dip, ou congela-lo em Certificados que pagam pouco mais que a inflação, preferia manter o cash.

Existe a hipótese de colocar esse capital em P2P Lending no entretanto. É uma alternativa, mas não é para todos os perfis. Requer cautela/estudo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, Patanisca disse:

Existe a hipótese de colocar esse capital em P2P Lending no entretanto. É uma alternativa, mas não é para todos os perfis. Requer cautela/estudo.

E retirar o dinheiro também pode ser mais complicado se necessitar com urgência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Patanisca disse:

Subscrevo.

Entre manter cash de lado por um período curto (6m a 12m) para estar ali pronto a investir num dip, ou congela-lo em Certificados que pagam pouco mais que a inflação, preferia manter o cash.

Desculpem a minha ignorância, P2P Lending!?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Mais complicado como? Existe mercado secundário. Dependendo da plataforma é rápido.

Exacto, depende. Pode ser rápido como pode ser mais demorado. Depende...se existe mercado secundário (nem todos têm), dos activos/tipo de empréstimos, liquidez da plataforma etc.

Já tive situações que num dia liquidei tudo numa plataforma, outra que me demorou 1 semana e tenho alguns empréstimos noutra plataforma (das maiores actualmente) que estão a 1 mês no mercado secundário...com desconto.

Tudo depende. Daí o meu comentário.

há 29 minutos, lúcia_né disse:

É emprestar dinheiro a empresas, como a Raize?

Sim, por exemplo. Mas dê uma vista de olhos no tópico sobre P2P se estiver interessada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, mnml disse:

Exacto, depende. Pode ser rápido como pode ser mais demorado. Depende...se existe mercado secundário (nem todos têm), dos activos/tipo de empréstimos, liquidez da plataforma etc.

Já tive situações que num dia liquidei tudo numa plataforma, outra que me demorou 1 semana e tenho alguns empréstimos noutra plataforma (das maiores actualmente) que estão a 1 mês no mercado secundário...com desconto.

Tudo depende. Daí o meu comentário.

Sim, por exemplo. Mas dê uma vista de olhos no tópico sobre P2P se estiver interessada.

Por isso é que é necessário saber ANTES de investir, todos os pormenores.

Existem 100 plataformas e milhares de fundos, não se investe à sorte. Por isso se a escolha for bem feita é rápido.

Só coloquei o dependendo porque há pessoas que seguem, “cegamente” certas opiniões. Assim acautelei algum possível mal entendido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 6/13/2018 às 00:08, Virtua disse:

Não só tenho aqui TODA a informação como vou actualizando quando me lembro.

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/4Fundos (R and Python)/4Fundos 2 (Python).ipynb

Atenção que estes portfolios são estudos, não são recomendações nem a minha carteira pessoal!!

Amigo VG, muito bom esses estudos. Se calhar qualquer dia, chateio-te para uma troca de ideias sobre essa econometria financeira.

Confesso que fiquei admirado com os pesos que atribuíste às acções nas tuas várias carteiras. Que grande caminhada de quase 100% Bonds (e PIMCOs)!  ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundo Investimento Misto (mais defensivo): Invest AR PPR: ü PPR sob a forma de fundo (Fundo Investimento Misto); ü Encerrou o ano de 2017 com uma valorização de 10.5%; ü Considerado pela APFIPP e pelo Jornal de Negócios o melhor PPR com ISRR 4 (nível de risco 4); ü Isento comissão de subscrição e resgate (quando efectuado após 1 ano); ü Elevada Diversificação de Activos e Sectores; ü Fiscalidade atractiva Fiscalidade Atractiva: 1. Se visto como um fundo normal (resgate possível a qualquer altura): Mais-Valia: IRS de 21,5% até 5 anos; 17.2% até 8 anos; 8.6% após 8 anos (contra IRS de 28% aplicável aos “fundos normais”); 2. Se visto como um PPR (Resgate possível apenas nas condições legais: p.e. Reforma e desemprego): Mais valia: IRS de 8%. Mais informo que se optar pelo benefício fiscal e, tendo em conta a legislação actual, pode deduzir-se à colecta de IRS 20% do investimento anual em PPR, estando a dedução limitada de acordo com as normas legislativas em vigor Não dispensa consulta de ficha de Informação Fundamental ao Investidor (IFI). Fundo Investimento Misto (mais agressivo): UBS Strategy Fund Growth: ü Fundo de Investimento Misto (nível de Risco 4); ü Alocação de Activos; ü Encerrou 2017 com rendibilidade de 11.48%; ü Isento de comissões de subscrição e resgate. Não dispensa consulta de ficha de Informação Fundamental ao Investidor (IFI). Fundos Investimento Acções: Pictet Robotics: ü Fundo Investimento Acções (Nível de risco 6) ; ü Isento comissão subscrição e/ou resgate; ü Foco Sectorial: Fortes perspectivas de crescimento na área da Robótica; ü Encerrou o ano 2017 com uma rendibilidade de 22.31%; Não dispensa consulta de ficha de Informação Fundamental ao Investidor (IFI). Em termos de distribuição, por exemplo, seria interessante alocar uma parte ao Invest AR PPR (fundo de investimento misto mais defensivo e com incidência fiscal mais atractiva) e, o restante colocar numa das outras opções, de forma a equilibrar a carteira e potenciar a rendibilidade.

Bom dia!

Alguém com Fundos no Invest, que me possa ajudar? Enviaram-me estas escolhas, o que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, quirino disse:

enganei-me no fórum.

Mas, e pondo de lado a performance das tuas partes pudendas, não é bem verdade que tudo tenha andado a subir:

markets.png

Falta agora saber se para breve, os USA irão passar a acompanhar a tendência do resto do mundo ou vice-versa...

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 1/4/2018 às 02:03, Virtua disse:

Actualizei os dados do fundo gerido por inteligência artificial. Ou se esqueceram da inteligência ou está a fazer um jogo longo onde perde as primeiras batalhas mas ganha a guerra :D

Já vai com 1.5% de perda em relação ao benchmark em mês e meio. Não é muito promissor.

Capture.PNG.7b2655072e4d7dbd6d6fa1259b7ddeb9.PNG

nbviewer: https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/Series - ETF vs Mutual Fund (Python)/ACATIS AI vs IWDA (Python).ipynb

Actualizei o gráfico e... em 6 meses já vai com 4 P.P. de lag em relação ao benchmark!!

image.png.68895e3c30c62c4ad2f053c8e1001f6e.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 minutos, Virtua disse:

Actualizei o gráfico e... em 6 meses já vai com 4 P.P. de lag em relação ao benchmark!!

image.png.68895e3c30c62c4ad2f053c8e1001f6e.png

VG, estás a usar as cotações do fundo AI vs ETF?

É uma comparação algo desvirtuada. Vindo de ti, é estranho.

Porque estás a usar um ETF com poucas comissões (TER 0,20%) vs. FI com comissões elevadas (TER 1,55%), isto impacta a performance de ambos.

Se ainda usasses o FI versão institucional (ACATIS AI Global Equities - C DE000A2DMV81) que "só" tem 0.71% de TER.

Segundo problema, o ETF é ACC, logo tudo é reinvestido, enquanto o FI é Inc, mesmo que queiras não consegues reinvestir tudo, porque os impostos levam uma fatia.

Terceiro problema, os dividendos não são pagos imediatamente, pode demorar umas semanas até serem pagos, logo há um desfasamento que prejudica o cálculo da rentabilidade, porque os dividendos não são logo reinvestidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Rick Lusitano disse:

Segundo problema, o ETF é ACC, logo tudo é reinvestido, enquanto o FI é Inc, mesmo que queiras não consegues reinvestir tudo, porque os impostos levam uma fatia.

Com pouco tempo só te respondo aquela que realmente acho que poderá tornar a analise ligeiramente errada. Onde viste que o fundo é INC? Estou a tentar descobrir isso e as distribuições mas não tenho tido sucesso.

P.S. Quando descobrir, ou quando partilhares essa info, respondo às questões todas. Mas basicamente comparo sempre coisas a que a pessoa comum tem acesso. Não tenho acesso a uma versão institucional por isso é um exercício tão académico/irreal como testar um potencial ETF sem custos!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 59 minutos, Virtua disse:

Com pouco tempo só te respondo aquela que realmente acho que poderá tornar a analise ligeiramente errada. Onde viste que o fundo é INC? Estou a tentar descobrir isso e as distribuições mas não tenho tido sucesso.

P.S. Quando descobrir, ou quando partilhares essa info, respondo às questões todas. Mas basicamente comparo sempre coisas a que a pessoa comum tem acesso. Não tenho acesso a uma versão institucional por isso é um exercício tão académico/irreal como testar um potencial ETF sem custos!!

Na página do fundo na Morningstar do Banco Best, tens lá informação sobre a frequência de pagamentos e também nas várias Morningstar internacionais (Due Diligence, caro VG). ;)

image.png.5edc082a382e1b1a8aef3db8d0562570.png

image.png.0b0f3f69f99ff9bdd6097c8a42a27e6d.png

O fundo tem previsto distribuições anuais, mas como ainda não tem 1 ano de vida, possivelmente ainda não distribuiu dividendos.

Comparar activos com grandes diferenças de custos é bem provável que exista diferenças de performance, 0,20% vs. 1,55% são 135 bp de diferença, com o tempo, o gap vai aumentando, a não ser que o activo com custos mais caros consiga ter uma performance superior e seja prolongada no tempo que consiga anular a diferença de custos.

Para mim comparar activos com tanta diferença de custos, é uma comparação enviesada.

Comparar 1 carro com 300 cv vs. 1 carro com 120 cv, qual será o que terá melhor performance? ;)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 33 minutos, Rick Lusitano disse:

Na página do fundo na Morningstar do Banco Best, tens lá informação sobre a frequência de pagamentos e também nas várias Morningstar internacionais (Due Diligence, caro VG). ;)

image.png.5edc082a382e1b1a8aef3db8d0562570.png

image.png.0b0f3f69f99ff9bdd6097c8a42a27e6d.png

O fundo tem previsto distribuições anuais, mas como ainda não tem 1 ano de vida, possivelmente ainda não distribuiu dividendos.

Comparar activos com grandes diferenças de custos é bem provável que exista diferenças de performance, 0,20% vs. 1,55% são 135 bp de diferença, com o tempo, o gap vai aumentando, a não ser que o activo com custos mais caros consiga ter uma performance superior e seja prolongada no tempo que consiga anular a diferença de custos.

Para mim comparar activos com tanta diferença de custos, é uma comparação enviesada.

Comparar 1 carro com 300 cv vs. 1 carro com 120 cv, qual será o que terá melhor performance? ;)

0,20% vs. 1,55%

135 bp de diferença

ou 775% de diferença

ou 7,75x de diferença

Se a isto, juntares a capitalização dos custos ao longo dos anos, ao fim de 10 anos por exemplo, será bem mais do quase 8x de diferença nos custos, (não estou a falar da distribuição de dividendos e/ou impostos).

Não esquecer que, se quiser reinvestir os dividendos líquidos de impostos, é preciso tomar atenção ao Montante mínimo adicional, que neste FI é 1,00 Up ( Cotação: EUR 102,4000 em 19/06/2018 ), poderão os dividendos não dar para reinvestir por serem inferiores ao valor da UP.

QUESTÕES OPERACIONAIS/COMERCIAIS RELACCIONADAS COM A GESTORA DO FUNDO/INTERMEDIÁRIO FINANCEIRO:

Quando compras o FI da Acatis, perdes logo, 1,50% do capital investido, outro custo não reflectido na comparação, mas que afecta a performance, mas compreendo que estejas só a comparar a performance pura dos activos, sem preocupações com as questões comerciais.

Paga-se comissão de subscrição de 1,50% também para os reforços ou reinvestimentos dos dividendos?

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

Para mim comparar activos com tanta diferença de custos, é uma comparação enviesada.Para mim comparar activos com tanta diferença de custos, é uma comparação enviesada.

Estás no teu direito. Não te pretendo convencer do oposto. A minha lógica entra num prático "Tenho mil euros, o que posso fazer com eles?. Voltando ao que disse acima de que é uma comparação de produtos financeiros a que a pessoa comum tem acesso.

Citação

Depende do que consideras performance. 0 aos 100? KM por litro de combustível? Rácio potência/consumo? Como a maioria das coisas na vida depende do que pretendes obter. Não há necessariamente uma visão correcta.

Citação

Na página do fundo na Morningstar do Banco Best, tens lá informação sobre a frequência de pagamentos e também nas várias Morningstar internacionais

Tal como no Fidelity Consumer Industries, cuja yield é 0 fazendo com que teoricamente seja um fundo INC quando na prática é um fundo ACC. De qualquer das formas a minha dificuldade foi mesmo em encontrar essa yield, o que pode fazer com que a comparação seja certa (se a yield for 0 ou ainda não tiver havido distribuições), ligeiramente errada (yield de 0.3% por exemplo) ou completamente errada (yield de 4%). Tentei descobrir na trustnet offshore mas sem sucesso. Se descobrires avisa sff.

Citação

Paga-se comissão de subscrição de 1,50% também para os reforços ou reinvestimentos dos dividendos?

Estou certo que se paga em todas as subscrições, não interessa se é reforço ou reinvestimento. Senão colocava lá 1000 euros e reforçava com 10.000, só pagando 1.5% sobre os 1000 euros iniciais.

Há muito que tenho feito comparações entre ETFs e fundos. Não me interessa muitos os custos etc etc. Interessa-me a performance pura, o que cai no meu bolso. O ETF é como se fosse o benchmark. O objectivo de um fundo activo é bater o benchmark DEPOIS de custos.

Não me interessa comparar com a versão institucional do fundo porque eu não posso compra-la.

Podes ver aqui várias comparações semelhantes:

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/tree/master/Series - ETF vs Mutual Fund (Python)/

Uso isto também para saber se determinado fundo se está a portar dentro do esperado. Já ouvi muita discussão do passivo vs activo (como tu) mas a visão de que não são comparáveis é de facto algo que estou a ouvir pela primeira vez.

P.S. Estive a fazer contas assim por alto e o retorno total deste ano parece-me todo reflectido no preço, o que significaria que pelo menos este ano não houve nenhuma distribuição. Ou seja, pelo menos a performance de 2018 é comparável:  ACATIS AI Global Equities A +2,45% vs iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) (EUR) | IWDA +5,23%

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente à distribuição ou não desse fundo, se forem à IFID está lá a dizer que os rendimentos são distribuídos, no site da gestora também vemos: "ISIN DE000A2DR2L2 Distribution Dividends distributed Investment category Equities Global Currency EUR 2", mas não consigo depois entrar para analisar o resto dos documentos para perceber se têm algum tipo de objectivo em termos de yield.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )