Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 2 horas, Zezito disse:

Vês o que quero dizer com o "leres muito, acompanhar os mercados financeiros" ?!?...é isto. Não podes fiar-te em mim ou noutro user :rolleyes: nós estamos, tal como tu, atrás de um teclado, não nos conheces. Daí teres de ler para formar a tua opinião. O dinheiro é teu, e acredita que quando te doer no pêlo te vais, por certo, acautelar e deixar de ir só pelo que os outros te dizem...

Agora, "ah, e tal, o tipo do banco garantiu-me", ou, "vi no fórum que era infalível"...isso ninguém te pode dar, porque seriam verdades absolutas. No investimento isso é uma utopia. Informa-te, pensa por ti. Define uma estratégia ;)

Nisto, estás certo!

Para combater a inflação e as baixas taxas de juro ( quando as há ) :rolleyes: os fundos de investimento podem ser uma boa opção...mas antes tens de elaborar um plano, seja ele qual for, em que definas o porquê de entrares, a tua perspectiva quanto ao futuro, e, o que te fará repensar as tuas opções...isto no mínimo.

Pensa nestas coisas...

Acredita que, infelizmente,  já me saiu do pêlo.  Não dou nada como garantido ou infalível.  Estamos é numa altura que se tem que investir em produtos sem garantia de capital.

Eu não vou por tudo o que me dizem! Se não, estava lixado! ?

Confesso que quando apliquei naqueles fundos que falei ( sem proteção cambial), foi sem pensar muito no assunto. 

Olha que até sou borrado nestas coisas!

DP ainda tenho 2  bonzinhos que consegui o ano passado. Certificados do tesouro tb tenho algum ( dos bons ?, com uns anos) . Agora, já não há nada de jeito. 

O resto tenho que ter em fundos de investimento. Tento diversificar bastante o portfólio e estou consciente dos riscos que estes produtos acarretam. 

Se gosto do risco? Não tanto, mas nesta altura, não há hipótese. Ficar com o dinheiro parado eternamente, não é solução. 

Planos? Se calhar, o meu é demasiado simples...

-diversificar e obter valorização da minha carteira ( preferindo uma valorização mais pequena, correndo menos riscos do que em produtos mais arriscados), sabendo que não vou precisar do dinheiro nos próximos 5/10 anos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado

Ainda relativamente aos fundos com hedge cambial vs sem hedge cambial, ficam aqui 2 comparações para o MSCI World e o S&P 500 (através de ETFs que seguem os respectivos índices):

chart.jpg

chart_1.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Com novo capital disponível, qual a vossa opinião?

Reforçar/trocar, subscrever novos FI? Continua para L/P

NB Rendimento Plus FIA     31/10/2013    +17.39%     Cart 15,74%
    NB Obrigações Europa      25/06/2014     + 15.09%     Cart 5,95% 
    Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 2     6/06/2014     +5.26%      Cart 10.15%
    Pimco Gis Global Bond E Eur Hdg Acc    20/04/2015   +0.13%    Cart 9.28%  
    Nordea Eur Cr Cred     22/01/2015  +0.90%       Cart 2,77%
    Pictet-USA Index R EUR   04/04/2017   +6.70%  Cart 2.38%
    Invesco Pan Eurp Structured Eq E  26/06/2014-27/03/2015     +21.69%  Cart 6,23%    
    Franklin European Growth N Acc    15/01/2014  27/03/2015    +3.47%    Cart 6.44%    
    MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc   27/06/2014-26/03/2015   +46.82%  Cart 5,55%
    Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  07/01/2014     +74.51%      Cart 7,78%
    Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 09/07/2014    +58.17%     Cart 6,1%
    M&G Global Dividend EUR A 10/07/2014   +31.31%     Cart 6,33%
    Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc   02/07/2014  +48.74%  Cart 5.74%
    Pictet-Quality Global Equities R EUR 16/02/017 +0,81% Cart 4,49%
    Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-DIST-EUR   30/03/2017   +13.88%   Cart 5,08%

Saúde!

Bom fim de semana!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Mouro Emprestado disse:

Ainda relativamente aos fundos com hedge cambial vs sem hedge cambial, ficam aqui 2 comparações para o MSCI World e o S&P 500 (através de ETFs que seguem os respectivos índices):

Sou só eu que não consigo ver os gráficos?

EDIT: Já os vejo. Deste uma boa ideia para um futuro artigo!!

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/06/2018 às 13:12, futsal78 disse:

Bom dia!

Com novo capital disponível, qual a vossa opinião?

Reforçar/trocar, subscrever novos FI? Continua para L/P

NB Rendimento Plus FIA     31/10/2013    +17.39%     Cart 15,74%
    NB Obrigações Europa      25/06/2014     + 15.09%     Cart 5,95% 
    Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 2     6/06/2014     +5.26%      Cart 10.15%
    Pimco Gis Global Bond E Eur Hdg Acc    20/04/2015   +0.13%    Cart 9.28%  
    Nordea Eur Cr Cred     22/01/2015  +0.90%       Cart 2,77%
    Pictet-USA Index R EUR   04/04/2017   +6.70%  Cart 2.38%
    Invesco Pan Eurp Structured Eq E  26/06/2014-27/03/2015     +21.69%  Cart 6,23%    
    Franklin European Growth N Acc    15/01/2014  27/03/2015    +3.47%    Cart 6.44%    
    MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc   27/06/2014-26/03/2015   +46.82%  Cart 5,55%
    Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  07/01/2014     +74.51%      Cart 7,78%
    Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 09/07/2014    +58.17%     Cart 6,1%
    M&G Global Dividend EUR A 10/07/2014   +31.31%     Cart 6,33%
    Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc   02/07/2014  +48.74%  Cart 5.74%
    Pictet-Quality Global Equities R EUR 16/02/017 +0,81% Cart 4,49%
    Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-DIST-EUR   30/03/2017   +13.88%   Cart 5,08%

Saúde!

Bom fim de semana!

Bom dia!
    O que acham destes fundos?

Morgan Stanley Global Opportunity BH EUR - LU0552385709
    Capital Group New Perspective (Lux) T Cap EUR - LU1295554080

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/06/2018 às 15:33, 5coroas disse:

Lucia_né, e porque não a carteira agressiva do Virtua? até podia tirar os dois últimos e ficar apenas com os 2 primeiros com 50% cada. Quanto menos fundos mais fácil é de os reforçar quando a coisa ficar vermelha.

• 40% Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR LU0114721508
    • 40% GS Glb SmCp CORE® Eq E EUR Acc Close LU0245181838
    • 10% M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93
    • 10% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H IE00B11XZ103

Acho que vou colocar 5k na carteira do virtua :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, futsal78 disse:

Bom dia!
    O que acham destes fundos?

Morgan Stanley Global Opportunity BH EUR - LU0552385709
    Capital Group New Perspective (Lux) T Cap EUR - LU1295554080

Boa tarde!

Quanto aos fundos que apresentas, eu não os conheço, mas, pode-se sempre fazer uma breve dissertação pela avaliação do seu comportamento...vejamos:

-Morgan Stanley Global Opportunity BH EUR

É um fundo já com alguns anos e que apresenta uns resultados interessantes…B)

Tem um Rácio Sharp de 1.27- a mim agrada-me sobremaneira quando o fundo tem mais do que 1.00...este ainda supera. Bom indicador…;)

Desvio-Padrão- 13.99...mas, rentabilidade média 18.90 ...neste item é um excelente indicador quando a rentabilidade média supera o desvio-padrão. Quanto a mim acho que é uma boa escolha…;)

-Capital Group New Perspective (Lux) T Cap EUR

quanto a este já não estou tão certo…:rolleyes:

embora seja um fundo 4* morningstar, ainda não tem histórico devida à sua tenra existência...eu, pessoalmente, evitava expor-me a este activo...devido a esse motivo.

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, lúcia_né disse:
    • 40% Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR LU0114721508
    • 40% GS Glb SmCp CORE® Eq E EUR Acc Close LU0245181838
    • 10% M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93
    • 10% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H IE00B11XZ103

Acho que vou colocar 5k na carteira do virtua :)

Isto é, posso criar várias carteiras no Best, com fundos repetidos, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, lúcia_né disse:

Claro que sim!

Só tens de atribuir um novo nome, e, na altura de reforçar/resgatar, escolher de qual das carteiras é. ..? eu tenho as poupanças dos meus filhos em fundos,  sendo que, dois deles são comuns aos meus. Nessa altura só tens de escolher de qual das carteiras queres alterar...?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Zezito disse:

Claro que sim!

Só tens de atribuir um novo nome, e, na altura de reforçar/resgatar, escolher de qual das carteiras é. ..? eu tenho as poupanças dos meus filhos em fundos,  sendo que, dois deles são comuns aos meus. Nessa altura só tens de escolher de qual das carteiras queres alterar...?

Obrigado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, lúcia_né disse:

És capaz de ter alguma dificuldade porque o mínimo de investimento no Pimco é de 1000 euros que são 10% de... 10 mil, o que faz esse valor o mínimo para a criação dessa carteira.

P.S. As carteiras 4Fundos têm-me surpreendido imenso pela positiva este ano. Têm limpo o chão com qualquer carteira que vejo!! Só tens de ter a certeza que aquele [risco da carteira agressiva] é o risco que queres correr ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Virtua disse:

És capaz de ter alguma dificuldade porque o mínimo de investimento no Pimco é de 1000 euros que são 10% de... 10 mil, o que faz esse valor o mínimo para a criação dessa carteira.

P.S. As carteiras 4Fundos têm-me surpreendido imenso pela positiva este ano. Têm limpo o chão com qualquer carteira que vejo!! Só tens de ter a certeza que aquele [risco da carteira agressiva] é o risco que queres correr ;)

oh :(

Nem chega a 5k, tem mais alguma carteira, que me posso indicar? :)

Ou qual a melhor maneira de colocar este valor nesta carteira?

Editado por lúcia_né
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 47 minutos, Virtua disse:

Ainda é 1 Bond Portfolio? ;)

Queres partilhar o YTD de cada fundo? Não tenho seguido as Bonds US, Global e Corporate, só tenho seguido as Gov Euro e Gov EM.

Por acaso, quase nem tenho Bonds em carteira (criei um fundo de crédito alternativo High Yield, para ter exposição ao fixed income, que não tem tido perdas até ao momento).

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, lúcia_né disse:

oh :(

Nem chega a 5k, tem mais alguma carteira, que me posso indicar? :)

Ou qual a melhor maneira de colocar este valor nesta carteira?

Tendo em consideração que é a mais agressiva provavelmente podes ver se gostas só com o Pimco Global Bond a ocupar 20% e não teres o M&G na carteira. Podes testar e comparar ambas as carteiras aqui no meu software de backtests http://portfolioanalyser.net/portfoliobacktester/

Lembra-te que rentabilidade passada não é sinónimo de rentabilidade futura e que estamos num bull market accionista há 9 anos!!

há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Ainda é 1 Bond Portfolio? ;)

Queres partilhar o YTD de cada fundo? Não tenho seguido as Bonds US, Global e Corporate, só tenho seguido as Gov Euro e Gov EM.

Por acaso, quase nem tenho Bonds em carteira (criei um fundo de crédito alternativo High Yield, para ter exposição ao fixed income, que não tem tido perdas até ao momento).

Não só tenho aqui TODA a informação como vou actualizando quando me lembro.

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/4Fundos (R and Python)/4Fundos 2 (Python).ipynb

Atenção que estes portfolios são estudos, não são recomendações nem a minha carteira pessoal!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Virtua disse:

Tendo em consideração que é a mais agressiva provavelmente podes ver se gostas só com o Pimco Global Bond a ocupar 20% e não teres o M&G na carteira. Podes testar e comparar ambas as carteiras aqui no meu software de backtests http://portfolioanalyser.net/portfoliobacktester/

Lembra-te que rentabilidade passada não é sinónimo de rentabilidade futura e que estamos num bull market accionista há 9 anos!!

Não só tenho aqui TODA a informação como vou actualizando quando me lembro.

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/4Fundos (R and Python)/4Fundos 2 (Python).ipynb

Atenção que estes portfolios são estudos, não são recomendações nem a minha carteira pessoal!!

Obrigado virtua

Não sei mesmo o que fazer, se calhar os € acabam em CTPM e pronto :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Recebi a informação abaixo que se refere a uma fusão de um fundo que tenho subscrito.

Foi o meu primeiro fundo subscrito à pouco mais de 3 anos e serviu apenas de teste para ganhar algum calo. Esteve sempre no vermelho (superior a -20%) e agora, finalmente, tinha chegado ao verde.

Seria um fundo que estava destinado a ser vendido assim que atingisse 5% de valorização.

Com esta fusão o que pode acontecer com as UPs subscritas, tendo em conta o diferencial de valor das UPs de cada fundo?

Banco ActivoBank S.A., na qualidade de entidade distribuidora de fundos Invesco Funds Asset Management, vem por este meio informar que foi decidido pela Sociedade Gestora Invesco Asset Management, proceder à fusão do seu fundo Invesco Asia Infrastructure Fund E,( LU0243956348) incorporando-o no fundo Invesco Asia Opportunities Equity Fund E (LU0115143082), dada a exposição de ambos ao mercado asiático, no próximo dia 6 de julho

Caso não concorde com as alterações, pode optar por efetuar o resgate das suas unidades de participação, até ao próximo dia 2 de julho

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Serranus disse:

Bom dia!

Recebi a informação abaixo que se refere a uma fusão de um fundo que tenho subscrito.

Foi o meu primeiro fundo subscrito à pouco mais de 3 anos e serviu apenas de teste para ganhar algum calo. Esteve sempre no vermelho (superior a -20%) e agora, finalmente, tinha chegado ao verde.

Seria um fundo que estava destinado a ser vendido assim que atingisse 5% de valorização.

Com esta fusão o que pode acontecer com as UPs subscritas, tendo em conta o diferencial de valor das UPs de cada fundo?

Banco ActivoBank S.A., na qualidade de entidade distribuidora de fundos Invesco Funds Asset Management, vem por este meio informar que foi decidido pela Sociedade Gestora Invesco Asset Management, proceder à fusão do seu fundo Invesco Asia Infrastructure Fund E,( LU0243956348) incorporando-o no fundo Invesco Asia Opportunities Equity Fund E (LU0115143082), dada a exposição de ambos ao mercado asiático, no próximo dia 6 de julho

Caso não concorde com as alterações, pode optar por efetuar o resgate das suas unidades de participação, até ao próximo dia 2 de julho

Bom dia!

Já me aconteceu o mesmo tipo de situação...nestes casos, o que é usual fazer, é, calcularem nessa data o valor das unidades de participação e aí tens 2 opções:

1. Aceitas que façam automáticamente a passagem do mesmo valor do reembolso neste novo fundo (Invesco Asia Opportunities Equity Fund EInvesco Asia Opportunities Equity Fund E); reajustando o número de unidades à cotação do "novo" que o não é, já que foi criado no ano 2000

2. Dás ordem de reembolso até ao dia 2 de Julho...e podes escolher o futuro desse montante noutro fundo ou outro tipo de activo ;)

Agora a escolha é tua...

Editado por Zezito
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/06/2018 às 14:49, 5coroas disse:

Estranho.!! Eu ainda ontem dei uma ordem de resgate e já está no saldo autorizado. Como faz poucos resgates, no Best ainda devem estar encadeados com esta estrepitosa movimentação de capital.:D  

Ainda não está na conta o Santander, é normal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )