Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Rick Lusitano
    A 5/31/2018 às 13:12, Rick Lusitano disse:

Espanha está com problemas políticos devido ao Rajoy e seu Partido Popular estarem envoltos em questões judiciais.

Itália com problemas em formar governo, poderá ter que ir a novas eleições.

Ambos estão muito instáveis, principalmente a Itália, contaminou não só a Europa, como os EUA e o resto do mundo, em que já se fala em perdões de divida e/ou possíveis resgates.

Entrar neste momento nestes 2 países ou até mesmo na Europa é muito arriscado, a roçar a especulação.

De países da Europa (UE), só invisto na Alemanha, em FI de Europa, invisto em FI de PMEs, porque as grandes Europeias, já tenho em Globais e em Sectoriais de Consumo e de Techs.

Numa reviravolta inesperada, afinal Itália ficou tudo bem, e de repente já tem novo governo.

No entanto, Espanha que parecia não ser muito problemático, caiu o Primeiro-Ministro Rajoy do PP. E já foi substituído por Sánchez do PSOE, por enquanto...

A Europa está instável. Trump ajuda-a criando mais instabilidade na Europa e no Mundo com a imposição de tarifas no comércio internacional.

Vivemos momentos de volatilidade, não só de curto prazo mas também de médio e longo prazo.

Nota:

Itália é a 3ª economia da ZE

Espanha é a 4ª economia da ZE

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 57 minutos, Rick Lusitano disse:

Vivemos momentos de volatilidade, não só de curto prazo mas também de médio e longo prazo.

O que corresponde ao voltar da normalidade; 2017 foi nesse sentido um ano muito anormal pois foi um dos menos voláteis da História. 

há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Numa reviravolta inesperada, afinal Itália ficou tudo bem, e de repente já tem novo governo.

No entanto, Espanha que parecia não ser muito problemático, caiu o Primeiro-Ministro Rajoy do PP. E já foi substituído por Sánchez do PSOE, por enquanto...

Lá vou ter que sacar mais umas mais valias da Espanha e da Itália pois apostei que isto iria acontecer.B) Com o tempo, vamos ganhando uma certa intuição para prever o desfecho da maioria destas situações. Venha o próximo comboio...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Rick Lusitano disse:

Numa reviravolta inesperada, afinal Itália ficou tudo bem

Achas mesmo? Depois do que vi na Europa nos últimos anos estou com o 5coroas e dizer que era algo relativamente previsível. Não estava à espera que fosse já já já mas algures durante Junho/Julho

Investiriam neste activo? Experiência para artigos futuros. Porque sim? Porque não?

Capturar.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Virtua disse:

Achas mesmo? Depois do que vi na Europa nos últimos anos estou com o 5coroas e dizer que era algo relativamente previsível. Não estava à espera que fosse já já já mas algures durante Junho/Julho

Investiriam neste activo? Experiência para artigos futuros. Porque sim? Porque não?

Capturar.PNG

Pois discordo!!! ;)

Volatilidade no curto prazo já tardava aparecer. Mas vais me dizer que há 2 anos atrás estavas à espera de populismo, proteccionismo nos EUA e na Europa que estão a hipotecar no médio e longo prazo, o crescimento económico global?!

Eu gosto de conhecer o activo, antes de olhar para o gráfico. Sou old school. :)

Ainda me impinges umas Bitcoins ou uns Petros (só apareceu à uns meses).

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Volatilidade no curto prazo já tardava aparecer. Mas vais me dizer que há 2 anos atrás estavas à espera de populismo, proteccionismo nos EUA e na Europa que estão a hipotecar no médio e longo prazo, o crescimento económico global?!

Só falei deste caso Italiano. Neste caso em particular estava à espera. Mas não. Não estava à espera nem de brexit nem de Trump.

O gráfico é de um índice plain vanilla de um país grande (não necessário desenvolvido) (acções ou obrigações)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 19 minutos, Virtua disse:

Só falei deste caso Italiano. Neste caso em particular estava à espera. Mas não. Não estava à espera nem de brexit nem de Trump.

O populismo não é só nos EUA, pois está a ressurgir os movimentos extremistas (tanto de direita como de esquerda), com ideias nacionalistas, proteccionistas, xenófobas, euro-cépticas (no caso dos países da UE e ZE), o que é um movimento de reacção à crise económica que surgiu na Europa, como acontece sempre que há crises económicas de grande impacto, como deves estar recordado da década de 30 do séc. XX. ;)

Se juntares a isso, o fenómeno da globalização, com a deslocalização da riqueza do mundo ocidental (desenvolvido) para os países emergentes, principalmente na Ásia. É natural que apareça descontentamento e um questionar do poder político instalado. Com os populistas a aproveitarem das fragilidades, ignorâncias e da austeridade sentida pelo povo Europeu, dos EUA, etc.

Citação

O gráfico é de um índice plain vanilla de um país grande (não necessário desenvolvido) (acções ou obrigações)

Não me convences. A Índia ou o Brasil ou a Rússia são países grandes (em vias de desenvolvimento). E não entrava em nenhum desses países neste momento, por muito bonito que estivesse o gráfico.

Já a China, a conversa é outra.

Para além do país, qual é a moeda do índice? É um índice TR ou Net? Paga dividendos ou não?

PS: A Mongólia e o Cazaquistão também são países grandes e em vias de desenvolvimento. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Para além do país, qual é a moeda do índice? É um índice TR ou Net? Paga dividendos ou não?

TR. É em dólares. Estás a sobre complicar. Eu sou muito simples e directo no que faço!! Só para saber se alguém ficava com um activo que passou os últimos 10 anos a não render nada. O activo tem uma rentabilidade de longo prazo (50 anos+) a rondar os 8% mas nos últimos 10/12 anos não tem rendido nada e as perspectivas não são propriamente as melhores. Isso mudaria a tua opinião? Por acaso estou aqui a pensar, e embora não seja, até podes pensar no ouro, que está a passar por algo semelhante. 50 anos com uma rentabilidade a rondar os 8% e nos últimos 10 não tem rendido nada!!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 37 minutos, Virtua disse:

TR. É em dólares. Estás a sobre complicar. Eu sou muito simples e directo no que faço!! Só para saber se alguém ficava com um activo que passou os últimos 10 anos a não render nada. O activo tem uma rentabilidade de longo prazo (50 anos+) a rondar os 8% mas nos últimos 10/12 anos não tem rendido nada e as perspectivas não são propriamente as melhores. Isso mudaria a tua opinião? Por acaso estou aqui a pensar, e embora não seja, até podes pensar no ouro, que está a passar por algo semelhante. 50 anos com uma rentabilidade a rondar os 8% e nos últimos 10 não tem rendido nada!!

Vou então ignorar a questão cambial. Para os últimos 5 anos:

Acções: <10% anualizados = não entro

Obrigações: <4% anualizados = não entro

Nem olho para os 10 anos. Está muito desfasado da realidade para mim, e existe vários activos, índices, ETFs, etc que não têm 10 anos.

Prefiro usar os 3 anos para médio prazo. Para longo prazo estamos mortos. (Conheces certamente, o conceito de longo prazo na economia. ;) )

Como uso Estratégia Global Macro, até 3 anos. Tudo o resto acima disso é apenas resíduo. ;)

(Bem sei que se deve usar séries longas com dezenas de observações, de preferência acima dos 20 anos, mas nos mercados e na vida actual, os ciclos e ritmo de mudança são cada vez mais rápidos.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Podes fazer um questionário sobre os perfis de risco ou investimento. Do género:

Dá preferência ao retorno ou risco?

Qual o prazo que utiliza para observar os activos a investir?

And so on...

Uma coisa que reparo em vários investidores nacionais e estrangeiros, é que existe um home bias em muitos deles (não contando com os americanos), mesmo em mercados pouco interessantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas e dica do "perfis de risco ou investimento". Sim o home bias é um desvio comportamental muito grande e que na minha cabeça não faz sentido nenhum. Mas isso é tema para outra conversa ;-)

há 29 minutos, Rick Lusitano disse:

Como uso Estratégia Global Macro, até 3 anos. Tudo o resto acima disso é apenas resíduo. ;)

Achas que essa é uma estratégia viável para a maioria das pessoas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

há 10 horas, Virtua disse:
    Citação

Achas que essa é uma estratégia viável para a maioria das pessoas?

Claro que não. A literacia não só financeira e económica é algo com muito peso em grande parte dos investidores em particular e no público em geral.

Deixei de fazer investimentos a menos de 1 ano, por falta de tempo, e principalmente pela grande instabilidade presente nos mercados, mais do que a volatilidade "normal" que existe nos mercados.

Não me admirava nada que existisse uma forte correcção nos mercados mundiais nos próximos 2-3 anos, para não dizer uma crise financeira mundial ou regional. Pois parece-me que estão a ser criadas condições para uma tempestade violenta. Muito mais do que nos últimos 10 anos ter sido um passeio no parque, a acontecer não será apenas porque não tem existido correcções nesse período, mas sim porque diversas variáveis estão a se conjugar para despoletar uma crise ou um bear market.

E sabes que sou um optimista pragmático (comparado contigo). ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/05/2018 às 15:23, lúcia_né disse:

LU0171309270

LU0114064917

LU0251130554
    LU0432616901

LU0243957742

LU0219418836

LU0062574610

LU0227385266

LU0161942635

LU0171309270  ; LU0114064917 ; 

LU0251130554; 

LU0432616901; 

LU0062574610

LU0227385266

LU0219418836

LU0161942635

Sendo assim, recomenda tirar basicamente todos e em que fundos coloco!? 

10k para L/P...

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/06/2018 às 21:14, Rick Lusitano disse:

Mas vais me dizer que há 2 anos atrás estavas à espera de populismo, proteccionismo nos EUA e na Europa que estão a hipotecar no médio e longo prazo, o crescimento económico global?!

Respeito e concordo com a maioria das suas opiniões, contudo acho que quanto a este diagnostico o Rick está a escorregar para o drama bias; isto do populismo, extremismos, protecionismo, crises politicas, instabilidade economica, sociais, guerras, etc, são apenas variantes do mesmo tema e que se vêm repetindo desde sempre. Nada de novo debaixo do sol.  São assuntos com os quais não me preocupo...o que tiver de acontecer acontecerá...amor fati...entretanto vamos jogando e esperando que corra tudo bem...depois da tempestade virá a bonança e depois desta virá uma nova tempestade... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/06/2018 às 14:56, lúcia_né disse:

LU0171309270  ; LU0114064917 ; 

LU0251130554; 

LU0432616901; 

LU0062574610

LU0227385266

LU0219418836

LU0161942635

Sendo assim, recomenda tirar basicamente todos e em que fundos coloco!? 

10k para L/P...

Obrigado

Durante a crise de 1929, o mercado de ações desceu durante 3 anos até chegar ao fundo (queda total de cerca de 90%) e demorou cerca de 25 anos a voltar a novos máximos...está mesmo preparada mentalmente para suportar algo como isto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

Durante a crise de 1929, o mercado de ações desceu durante 3 anos até chegar ao fundo (queda total de cerca de 90%) e demorou cerca de 25 anos a voltar a novos máximos...está mesmo preparada mentalmente para suportar algo como isto?

É certo que vai voltar acontecer!? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/01/2018 às 13:36, Filip€ disse:

• 40% Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR LU0114721508
    • 40% GS Glb SmCp CORE® Eq E EUR Acc Close LU0245181838
    • 10% M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93
    • 10% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H IE00B11XZ103

Lucia_né, e porque não a carteira agressiva do Virtua? até podia tirar os dois últimos e ficar apenas com os 2 primeiros com 50% cada. Quanto menos fundos mais fácil é de os reforçar quando a coisa ficar vermelha.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

Lucia_né, e porque não a carteira agressiva do Virtua? até podia tirar os dois últimos e ficar com os 2 primeiros com 50% cada? 

Não é muito, 5k em cada um dos 2 fundos!?

E esse fidelity gosto bastante, já tenho lá 5k e vai com 25% :) 

Editado por lúcia_né
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, lúcia_né disse:

Não é muito, 5k em cada um dos 2 fundos!?

Quanto mais lá tiver, mais poderá ganhar ou mais poderá perder...cada decisão que tomamos implica sempre a existência de risco. Se eu fosse você, resgatava todos os fundos que tem e nos próximos 5 meses, iria meter 1000 euros em cada um dos dois mensalmente (ou se vier uma boa correção meteria mais). É também muitíssimo importante que depois continue a reforçar se puder, sobretudo quando surgirem bons saldos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Quanto mais lá tiver, mais poderá ganhar ou mais poderá perder...cada decisão que tomamos implica sempre a existência de risco. Se eu fosse você, resgatava todos os fundos que tem e nos próximos 5 meses, iria meter 1000 euros em cada um dos dois mensalmente (ou se vier uma boa correção meteria mais). É também muitíssimo importante que depois continue a reforçar se puder, sobretudo quando surgirem bons saldos. 

Mas agora diz, para colocar 5k em cada um?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, lúcia_né disse:

Mas agora diz, para colocar 5k em cada um?

Os estudos dizem que na maioria dos casos investir todo o dinheiro disponivel de uma só vez (lump sum) e imediatamente, é preferivel do que ir investindo aos poucos durante alguns meses (Dollar cost averaging); no entanto, psicologicamente, o lump sum pode ser mais dificil de suportar, nomeadamente porque andamos nos máximos e uma grande queda logo após entrarmos com tudo pode deixar muitos às voltas na cama; o DCA, é mais suave, e apercebendo-me que a Lucia não está ainda preparada para aguentar com tudo, necessitando ainda de ganhar mais calo nestas andanças, o melhor seria meter 1000euros em cada um dos fundos em cada mês durante os próximos 5 meses, ou 500 cada 15 dias.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, lúcia_né disse:

E esse fidelity gosto bastante, já tenho lá 5k e vai com 25% :) 

Então nesse caso é mante-lo e ir reforçando-o talvez com 1000 de 2 em 2 meses e o outro com 1000 mensalmente até ficarem ao mesmo nível. Falo nestes valores/períodos mas podem ser outros. Faça um plano de reforços e cumpra-o, estejam os mercados em alta ou em baixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

Então nesse caso é mante-lo e ir reforçando-o talvez com 1000 de 2 em 2 meses e o outro com 1000 mensalmente até ficarem ao mesmo nível. Falo nestes valores/períodos mas podem ser outros. Faça um plano de reforços e cumpra-o, estejam os mercados em alta ou em baixa.

Mas este está em outro banco e faz parte de outra carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )