Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Entretanto...vou tirar algumas fichas de cima da mesa em alguns dos Fundos (os de para curto prazo) e esperar que voltem a descambar para voltar a reentrar (energia, tech, itália, emergentes, UK, Japão, suiça, etc).

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 4 horas, 5coroas disse:

Entretanto...vou tirar algumas fichas de cima da mesa em alguns dos Fundos (os de para curto prazo) e esperar que voltem a descambar para voltar a reentrar (energia, tech, itália, emergentes, UK, Japão, suiça, etc).

como tem andado Itália? Andava para entrar há uns tempito que havia saldos mas depois passou-me.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/05/2018 às 20:37, quirino disse:

como tem andado Itália? Andava para entrar há uns tempito que havia saldos mas depois passou-me.

Tem andado como numa montanha russa seguindo os entendimentos/desentendimentos dos politicos italianos; neste momento apesar de ter surgido um acordo de governação a bolsa volta a descer  https://www.investing.com/indices/it-mib-40; há que estar atento pois podem surgir de novo saldos a breve trecho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, quirino disse:

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira//detalhe/voando-sobre-o-bull-market?ref=DET_Recomendadas_pb

Algum bom fundo que recrie o PSI20? Não estou especialmente exposto ao mercado português mas até gostava de analisar algumas opções.

Bom era que houvesse um Fundo do mercado português ou ibérico mas sem Bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 5/18/2018 às 20:54, USD disse:

Este mês de Maio foi muito bom para os fundos que dependem do Dollar Americano.O Euro tem perdido terreno para o USD.

É caso para dizer que : Sell in May and go away  :D. (Peço desculpa, não resisti à ironia)

E ainda assim o Nordea continua a descer...  ¯\_(ツ)_/¯

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/05/2018 às 10:57, 5coroas disse:

Na minha opinião vai continuar a cair durante mais algum tempo derivado da tensão Israel-Irão-Turquia-Siria; quando a situação acalmar, é bem capaz de inverter. É uma Bolsa que costuma ser bastante volátil e cíclica e de muito elevado risco

Continua, tal como previB), o afundanço:

https://www.bloomberg.com/quote/UBATUCR:LX

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, USD disse:

O afundanço deve-se fundamentalmente à queda da Lira Turca.

Acertei no afundanço; errei nas causas...embora no fundo no fundo tudo esteja mais ou menos correlacionado (situação economica/politica - queda da Lira - afundanço bolsista). De qualquer modo, há-que ponderar bem se vale a pena arriscar e apostar alguma coisa neste dip. No meu caso estou dentro, pois acredito que a Turquia acabará, mais tarde ou mais cedo, por voltar a subir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/01/2018 às 16:57, Guilhao disse:

Eu fiz este post separado mas sugeriram-me que o fizesse aqui portanto aqui vai:

Eu sou estudante e tenho + de 50% das minhas poupanças nos CTPM (infelizmente mais nos mais recentes antes de mudar o nome do que dos mais antigos). Tenho também uma parte significativa no fundo VIP que foi o meu avô que me fez na altura em que fiz 18 anos. Tenho ainda 150€ na Raize e agora após o Natal e ter vendido uns jogos de consola que tinha para aqui guardados tenho mais de 1000 euros à ordem que queria ter a render. Atualmente DPs é para esquecer e os novos certificados são piores que os anteriores, além da maior duração e por isso queria ver outra alternativa, de preferência que tivesse um retorno esperado melhor que o da Raize, pois caso contrário investiria lá.

Já perguntei neste forum mas mais geral sobre que investimento haveria de fazer e até tinha visto o HSBC GIF Economic Scale Global Equity AC no banco Best. Aconselharam-me o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund, (LU0094560744). Entretanto já abri conta no Best, só estou à espera que enviem a password por correio mas antes de investir quero ter algumas certezas:

1) Pelo que vi, estes fundos não pagam dividendos como o fundo VIP. Vão valorizando ou desvalorizando e quando se faz o resgate, recebe-se o seu valor na altura. É exatamente assim que funciona? E como é em termos de impostos? Com os juros há retenção na fonte, mesmo o fundo VIP o banco retira-me automaticamente o imposto mas como é que funciona aqui? Como sou estudante e vivo com os meus pais (apesar de já não ser considerado dependente) e não tenho rendimentos além dos juros e dividendos, nunca fiz declaração de IRS. Teria de começar a fazer neste caso?

2) É possível ter perdas maiores do que o dinheiro investido?

3) As comissões são retiradas ao valor das unidades do fundo ou são retiradas da nossa conta à ordem?

4) Estive a ver outros fundos e vi por exemplo o Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund BH (EUR) que tem tido desempenhos muito bons excepto em 2016 que investe em ações do facebook, amazon, mastercard, entre outras. Seria esse uma boa opção?

5) No site do Best fui ver o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund e nas condições aparece Comissão de subscrição e Resgate com 0% mas depois nos documentos abri o KIID e lá diz 6% em encargos de subscrição e 1% encargos de resgate. Fico na dúvida como realmente funciona.

6) Este tipo de investimento é ideal para durar quantos anos? E caso comece a descer é de retirar ou reforçar? Há algum tópico específico para cada um dos fundos neste forum onde possa seguir o que as outras pessoas estão a fazer?

Olá!

Essa platafroma Raize, é fiável?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, foskamon disse:

Depende dos riscos que queira correr. 

E dos objetivos que tem.

Agora mesmo, lúcia_né disse:

Esperava mais rentabilidade nos 3 anos :)

Fez reforços ou são apenas os montantes investidos inicialmente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, lúcia_né disse:

Sem reforços, é o montante inicial, estou disposta a mais risco e não necessito dos €...

Se quer maiores retornos a longo prazo e está disposta a mais risco, então terá que substituir os Fundos Mistos e os de Obrigações por Fundos de ações e sempre que possível (de preferência quando ocorrerem correções) reforçar. Caso não esteja disposta a fazer isto, embora não tenha perdas tão grandes em determinados periodos, também não terá rentabilidades tão elevadas. Qual é a sua idade?

há 20 minutos, USD disse:

Qual é o fundo que costuma usar e que está relacionado com o petróleo?

https://www.bloomberg.com/quote/MERENYE:LX

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, 5coroas disse:

Se quer maiores retornos a longo prazo e está disposta a mais risco, então terá que substituir os Fundos Mistos e os de Obrigações por Fundos de ações e sempre que possível (de preferência quando ocorrerem correções) reforçar. Caso não esteja disposta a fazer isto, embora não tenha perdas tão grandes em determinados periodos, também não terá rentabilidades tão elevadas. Qual é a sua idade?

https://www.bloomberg.com/quote/MERENYE:LX

Obrigada 5coroas

Pode me ajudar, quais os FI trocar e por quais? :)

Apenas 44 anínhos ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )