Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

No meu caso resgatei o Nordea Stable Return, precisamente com a intenção de continuar investido no longo prazo, seguindo uma outra direcção.  Ou seja, usei esse capital para reforçar os seguintes fundos:

image.png.96ba7aeba99641258c4cf9e098a8963d.png

O Futuro dirá se foi ou não asneira :huh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem ainda é novo e está nisto para longo prazo, acho que os Fundos Mistos ( e os de obrigações) acabam por acarretar um preço demasiado elevado (menor rentabilidade) a pagar no futuro só para no presente se dormir um pouco melhor com a tal ideia que eles prometem de maior estabilidade. Ora esta estabilidade relativa (estabilidade comparada com os Fundos de ações, pois não deixa de ter per si também instabilidade) é um luxo dispendioso.

Com excepção do AR PPR.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, USD disse:

O Futuro dirá se foi ou não asneira :huh:

Esquece isto; a decisão foi tomada, o que tiver de acontecer é o que tiver de acontecer; arrependimento nessa altura será financeiramente inútil (e inutilmente doloroso).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Lifetechnicolor

Estou à procura de diversificar o meu portfolio, de momento tenho depósitos a prazo, certificados do tesouro poupança mais , p2p lending e pensei que fundos seriam uma boa opção, é viável para valores baixos? Há brokers com comissões baixas? Como decidir qual fundo de investimento escolher?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Montesqui

É viável para valores baixos (Best por exemplo)

Broker?? Em fundos?.. Não percebi

Escolha em função das perspetivas. Para cada uma há fundo mais apropriados. Este tópico já tem falado de vários que se adequeam a diversos perfis e têm mostrado boa performance. 

Se o objetivo é saber qual a melhor carteira para este momento.. Cada um faça a sua análise e decida

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Não tendo encontrado ETF's que me conviessem de Obrigações Longo Prazo, encontrei estes dois fundos (na morningstar.pt) que ousaria classificar de magníficos:

IE00B246KL88 - Vanguard 20+Yr Euro Trs Idx Ins EUR Acc (Ongoing Charge 0.25%);

IE00BGCZ0L51 - Vanguard 20+Yr Euro Trs Idx Ins+ EUR Acc (Ongoing Charge 0.15%);

Algum dos colegas utiliza ou sabe onde se comercializam? Não os encontrei no Best nem no Banco Invest.

Obrigado

Cumprimentos.

Editado por In. Fin.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, In. Fin. disse:

Bom dia,

Não tendo encontrado ETF's que me conviessem de Obrigações Longo Prazo, encontrei estes dois fundos (na morningstar.pt) que ousaria classificar de magníficos:

Algum dos colegas utiliza ou sabe onde se comercializam? Não os encontrei no Best nem no Banco Invest.

Obrigado

Cumprimentos.

Fundos index da Vanguard ainda não existem disponíveis em Porttugal.:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/04/2018 às 22:08, Lifetechnicolor disse:

Estou à procura de diversificar o meu portfolio, de momento tenho depósitos a prazo, certificados do tesouro poupança mais , p2p lending e pensei que fundos seriam uma boa opção, é viável para valores baixos? Há brokers com comissões baixas? Como decidir qual fundo de investimento escolher?

É melhor ler este tópico do principio ao fim; essa leitura, embora extensa, será o melhor e mais barato investimento de tempo que você poderá alguma vez fazer. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, 5coroas disse:

Fundos index da Vanguard ainda não existem disponíveis em Porttugal.:(

@5coroas, obrigado pela tua resposta. 

Eu coloquei a questão por ter encontrado os fundos na morningstar.pt. Julgava que todos os fundos disponíveis no site .pt estavam acessíveis em Portugal.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, investidorPT disse:

Não. Deve "cair" na conta nos próximos dias.

Pois, eu estou na mesma situação (fiquei perplexo com a rapidez este ano); ficarei de facto positivamente surpreendido se cair mesmo nos próximos dias. Mas ainda não estou completamente convencido que vai acontecer tão cedo. Por favor, surpreenda-me SrSomosTodosCenteno.<_<

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Como resgatei o Nordea Stable Return fui atualizar o meu portefólio na Morningstar. 

Nos separadores Tracking e My view ainda aparece o Nordea mas claro com o quadro Shares Held a 0 quer dizer que já não tenho nada.

Deixo agora estar lá o Nordea ou apago?

No Tracking no separador Gain/Loss como resgatei o Nordea realmente aparece lá as perdas...e isso é sempre interessante ficar lá registado.

Quem mexe com o portefólio na Morningstar como é que costuma fazer?

Também uso o Bloomberg Watchlist mas não estou a ver a opção de "vender" as UPs só vejo adicionar... como é que costumam fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 horas, In. Fin. disse:

Bom dia,

Obrigado

Cumprimentos.

há 3 horas, In. Fin. disse:

@5coroas, obrigado pela tua resposta. 

Eu coloquei a questão por ter encontrado os fundos na morningstar.pt. Julgava que todos os fundos disponíveis no site .pt estavam acessíveis em Portugal.

Cumprimentos.

Na Morningstar PT, estão fundos para investidores de retalho e institucionais.

Também se pode sempre investir em fundos que oficialmente não estão a ser comercializados em Portugal. Com dinheiro tudo se consegue. ;)

Esses 2 fundos são versões para investidores institucionais, como os nomes indicam: (links incluídos)

IE00B246KL88 - Vanguard 20+ Year Euro Treasury Index Fund Institutional EUR Accumulation

IE00BGCZ0L51 - Vanguard 20+ Year Euro Treasury Index Fund Institutional Plus EUR Accumulation

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/04/2018 às 22:08, Lifetechnicolor disse:

Há brokers com comissões baixas? Como decidir qual fundo de investimento escolher?

Com comissões baixas? 90% dos fundos não têm comissões ( tirando o de gestão óbvio ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 minutos, D@vid disse:

Com comissões baixas? 90% dos fundos não têm comissões ( tirando o de gestão óbvio ?

Os FI europeus para investidores de retalho até têm comissões totais algo elevadas ("Taxa Global de Custos"): 1 a 3% , quando comparadas com os FI dos EUA.

Pois nos EUA, a concorrência dos ETFs é mais forte sobre os FI, o que obriga as gestoras a reduzirem as comissões.

O que poderá ser diferente, será as comissões de subscrição e/ou de resgate que em Portugal, em alguns bancos não existem. Logo recompensa-se o intermediário financeiro e a gestora através de comissões retiradas do desempenho do FI.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Pois, eu estou na mesma situação (fiquei perplexo com a rapidez este ano); ficarei de facto positivamente surpreendido se cair mesmo nos próximos dias. Mas ainda não estou completamente convencido que vai acontecer tão cedo. Por favor, surpreenda-me SrSomosTodosCenteno.<_<

Enviei uma no dia 28 de Março e no dia 24 de Abril já o dinheiro estava na conta, IRS com Anexo J, uma loucura :D já que o normal era em Junho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Consulta da declaração: REEMBOLSO EMITIDO

se for analisar mais em detalhe:

Transferência para o NIB xxxxxx - A Aguardar confirmação...

Assim está o meu desde 2ª f.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, investidorPT disse:

Consulta da declaração: REEMBOLSO EMITIDO

se for analisar mais em detalhe:

Transferência para o NIB xxxxxx - A Aguardar confirmação...

Assim está o meu desde 2ª f.

Da semana passada? devias receber hoje, ou amanhã no máximo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )