Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 4 horas, Patanisca disse:

Em dois anos queriam o quê?

O "Return" foi stable, perderam -5% em 2 anos, foi é negativo. Agora, eles cumpriram o que prometeram! :D

No meu caso queria ou gostaria de 1 ou 2% por cada ano. Mas paciência!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Estava aqui há volta dos papeis e acho que tenho qualquer coisa mal da parte do banco best, é o seguinte, em 2016 houve uma fusão de um fundo em que um fundo absorveu o outro, penso que não tinha que declarar nada no irs, no entanto o ano passado resgatei o mesmo, agora na folha do best aparece na célula cotações, subscrição 16,9 ( supostamente a cotação do antigo fundo antes da fusão ) e na celula cotações, resgate 99,97 ( supostamente o novo fundo ) estão a ver as mais valias que deveria ter ... mas não tive ... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, USD disse:

Curioso também entrei em 2016 com 15.50/unidade de participação. Resgatei à pouco tempo por 14.96. Representava cerca de 1/4 da minha carteira. O meu objetivo era não perder e até realizar 1 ou 2%. Não deixa de ser irónico! :(

Ainda saí positivo :D em boa altura pelos vistos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, nfs disse:

Estava aqui há volta dos papeis e acho que tenho qualquer coisa mal da parte do banco best, é o seguinte, em 2016 houve uma fusão de um fundo em que um fundo absorveu o outro, penso que não tinha que declarar nada no irs, no entanto o ano passado resgatei o mesmo, agora na folha do best aparece na célula cotações, subscrição 16,9 ( supostamente a cotação do antigo fundo antes da fusão ) e na celula cotações, resgate 99,97 ( supostamente o novo fundo ) estão a ver as mais valias que deveria ter ... mas não tive ... 

Sei de problemas nesse ficheiro com o Eurizon Consumer Staples e com o novo fundo, pode haver mais situações, se tens dúvidas contacta o banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou procura de um fundo de obrigações para compor uma carteira de FI

e encontrei 3 hipóteses

UBS (lux) Bond Sicav Convert Global (EUR) P acc - LU0203937692

NB Obrigações Europa - PTYESRLM0008

Nordea 1 European Financial Debt E EUR

As rentabilidades parecem ser parecidas. Encontram muitas diferenças entre os 3? Parecem ser muito semelhantes…

Qual escolheriam?
    Será esta uma boa altura para entrar num fundo de obrigações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, USD disse:

Gostaria ou melhor esperaria! O conceito rico é relativo. Não creio que seja rico :ph34r:

Foi apenas uma pequena provocação (respeito plenamente as decisões que cada um toma à cerca dos seus investimentos); ressalvando isto, na minha opinião, alguém que não é rico mas que o deseja vir a ser eventualmente no futuro, não se pode dar ao luxo de gostar apenas de ganhar 1 a 2% cada ano (para 1 ou 2% mais vale investir em algo com capital garantido)...dois dos nossos (dos portugueses em geral) maiores defeitos que temos(e por isso não saímos da cepa torta) são a baixíssima ambição que temos e o medo de arriscar (a padralhada e a esquerdalhada lavaram-nos bem o cérebro). Eu também já pensei assim, felizmente consegui livrar-me desse condicionamento que me impedia de progredir. 

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros, 

Estou a pensar reforçar nas tecnológicas, em particular no fundo da Franklin em baixo. É para o longo prazo mas gostava de "não errar" no momento de entrada. 

Dados os movimentos dos mercados nos últimos tempos parece-vos que será um bom momento?

Franklin Technology Fund N(acc)EUR - LU0140363697

Grato!
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superman disse:

Caros, 

Estou a pensar reforçar nas tecnológicas, em particular no fundo da Franklin em baixo. É para o longo prazo mas gostava de "não errar" no momento de entrada. 

Dados os movimentos dos mercados nos últimos tempos parece-vos que será um bom momento?

Franklin Technology Fund N(acc)EUR - LU0140363697

Grato!

Há pessoas que estão à espera de um bom momento para "não errar", com dinheiro desinvestido, desde 2013. Paralisados pelo medo-ganância.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, superman disse:

Esta frase quase que é um espelho daquela máxima que toda gente conhece (ou devia conhecer):

Resultados passados não são garantias de rendibilidades futuras. (vide: Nordea Stable Return, que deixou muita gente embasbacado nos últimos meses)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dúvidas fiscais:

1º Os ETF's são declarados como os fundos de investimento, ou seja, Anexo J -> 9.2 A -> Código G20 ?
    2º Se eu tiver comprado o mesmo fundo/etf durante vários anos e vender tudo num ano só, ex: um reforço por ano, na declaração, terei que ter uma linha para cada ano/reforço ?
    3º Tenho conta no Activo partilhada com o meu irmão, se eu declarar as mais valias sozinho, não ha risco de AT ir chatear o meu irmão?
    4º Se eu tiver a ganhar 100€ num fundo e a perder 100€ noutro, se eu os alienar, irei pagar mais valias?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, xgoldpt disse:

Dúvidas fiscais:

1º Os ETF's são declarados como os fundos de investimento, ou seja, Anexo J -> 9.2 A -> Código G20 ?
    2º Se eu tiver comprado o mesmo fundo/etf durante vários anos e vender tudo num ano só, ex: um reforço por ano, na declaração, terei que ter uma linha para cada ano/reforço ?
    3º Tenho conta no Activo partilhada com o meu irmão, se eu declarar as mais valias sozinho, não ha risco de AT ir chatear o meu irmão?
    4º Se eu tiver a ganhar 100€ num fundo e a perder 100€ noutro, se eu os alienar, irei pagar mais valias?

Obrigado.

Quanto ao último ponto ainda estou para ver se percebi ou li bem...ganhas 100, perdes 100, mas isto não se anula? Matemática básica. Não percebo a dúvida...

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Cardoso24 disse:

Quanto ao último ponto ainda estou para ver se percebi ou li bem...ganhas 100, perdes 100, mas isto não se anula? Matemática básica. Não percebo a dúvida...

O que ele está a perguntar é se tem que pagar irs sobre as mais valias (100euros - 28%) apesar de ter tido outro fundo que resgatou com perdas de 100 euros. Não é uma questão de matemática, é uma questão de fiscalidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

O que ele está a perguntar é se tem que pagar irs sobre as mais valias (100euros - 28%) apesar de ter tido outro fundo que resgatou com perdas de 100 euros. Não é uma questão de matemática, é uma questão de fiscalidade.

É uma questão de matemática sim, aqui ou na China. Se tens +100 e -100, que fiscalidade existe aqui? Se o saldo é 0.

Só depois de se efetuar o apuramento do saldo é que existe lugar a mais ou menos valia. Consoante este aspeto, surge o factor fiscal. 

Eu nas ações não pago mais-valias individualmente, só no final do ano, após o Apuramento. Senão seria ridículo 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Cardoso24 disse:

É uma questão de matemática sim, aqui ou na China. Se tens +100 e -100, que fiscalidade existe aqui? Se o saldo é 0.

Só depois de se efetuar o apuramento do saldo é que existe lugar a mais ou menos valia. Consoante este aspeto, surge o factor fiscal. 

Eu nas ações não pago mais-valias individualmente, só no final do ano, após o Apuramento. Senão seria ridículo 

Tens obviamente razão, pois geralmente (tal como neste caso) matemática e fiscalidade coincidem; o que acontece é que muitas vezes a Legislação fiscal está tão embrulhada/complicada que leva até mesmos os peritos a terem duvidas.  Por isso, acho muito compreensível que os investidores não profissionais tenham duvidas nestas matérias e desconfiem da matemática básica. As nossas normas juridicas estão cheias de excepções, nuances, limitações, revogações e alterações tácitas que nos dificultam imenso a vida.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/04/2018 às 20:19, xgoldpt disse:

Dúvidas fiscais:

Obrigado.

Mesma situação que eu tal e qual. Posso dizer que não. O AB só tem em conta o 1o titular e vi com meus olhos enviam para a AT só para irs do 1o titular, o irmão não aparece nada.Só cruzaram os meus dados e nada do meu irmão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Visitante Bucks disse:

Mesma situação que eu tal e qual. Posso dizer que não. O AB só tem em conta o 1o titular e vi com meus olhos enviam para a AT só para irs do 1o titular, o irmão não aparece nada.Só cruzaram os meus dados e nada do meu irmão.

No caso do Big não é assim. É necessário dividir as mais ou menos valias por todos os titulares.

É dificil de perceber a legislação. Consoante o banco temos regras diferentes. :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 4/24/2018 às 13:08, 5coroas disse:

As nossas normas juridicas estão cheias de excepções, nuances, limitações, revogações e alterações tácitas que nos dificultam imenso a vida.

Numa altura em que palavras "Liberdade" e "Revolução" estão em todo lado, eu arrisco escrever que o nosso sistema jurídico/legal precisa de mais liberdade e de uma revolução. As normas e diplomas legais parecem ser escritos de forma a aumentar a complexidade e obrigar o cidadão a contratar serviços profissionais para questões que deviam ser simples.

Uma boa métrica da complicação do sistema jurídico é o número de processos/recursos que anulam decisões anteriores. Se os juízes (doutores máximos da lei) vêem as suas decisões (muitas vezes) anuladas por outros juízes de instâncias superiores, isto ou é má preparação dos juízes ou as normas e diplomas que têm que aplicar permitem que estes erros sejam cometidos.

Eu defendo que menos leis são melhores leis.

Vou aproveitar a hora de almoço e passo pelo quartel para ver se há alguem disponível :D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/04/2018 às 15:35, FoxNinja disse:

... e pronto lá resgatei o Nordea Stable Return, com perdas de quase 5% :rolleyes:

Entrei nos picos de 2016 e tão depressa não me parece que volte a esses valores.

Como estava a precisar de uns €€€ preferi resgatar este fundo com perdas do que os meus Pictet que andam no verde.

Não tenho acompanhado, o meu está a valorizar +4.20%, entrei em Junho de 2014 e reforcei em Maio de 2015, será de saltar fora!?<_<

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, futsal78 disse:

Não tenho acompanhado, o meu está a valorizar +4.20%, entrei em Junho de 2014 e reforcei em Maio de 2015, será de saltar fora!?<_<

Cada um sabe o que é melhor para si, eu resgatei porque como estava a precisar de uns €€€ optei por resgatar o fundo que estava no vermelho.

A valorizar 4.20% e a não precisar de €€€ para nada mantinha. Mas tem tudo a ver com a estratégia que se tem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, USD disse:

No caso do Big não é assim. É necessário dividir as mais ou menos valias por todos os titulares.

É dificil de perceber a legislação. Consoante o banco temos regras diferentes. :(

Consoante o banco temos regras diferentes. :(

Isso foi o que eu disse nas finanças. No AB e outros bancos eles têem em conta a conta 1º titular, tanto que para o segundo não apareceu nada nas finanças.

Outros será a quota parte.

Mas verdade seja dita, só porque se tem um familiar ou até amigo na conta, metem logo ao barulho nos investimentos, que até pode não ter nada a haver com os mesmos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )