Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 10 minutos, seffar disse:

Não interessa. O fisco o que quer saber é quando ocorreu a 1ª subscrição (somando depois as seguintes caso as hajam) e depois o resgate. 

Se estiver errado que me corrijam sff 

Vou fazer assim e gravar...obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 04/04/2018 às 16:15, 5coroas disse:

Esse artigo 22.º do EBF já sofreu alterações. Agora é obrigatório declarar rendimentos dos Fundos de Investimento estrangeiros, pois não estão isentos de IRS. Tem que ler o Artigo 22.º -A do EBF. 

Antes a tributação era efetuada pelo Fundo.

E se for uma menos valia com UP de fundo estrangeiro começado por LU, é obrigatório delcarar? Tive uma menos valia de 120€, pelo trabalho e a incerteza inerente, aptece-me nem declarar, mesmo sabendo que isto fica em crédito fiscal para os 2 anos seguintes. Já agora este crédito fiscal é só para utilizar igualmente em fundos ou também dá para ações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, jpnop disse:

E se for uma menos valia com UP de fundo estrangeiro começado por LU, é obrigatório delcarar? Tive uma menos valia de 120€, pelo trabalho e a incerteza inerente, aptece-me nem declarar, mesmo sabendo que isto fica em crédito fiscal para os 2 anos seguintes. Já agora este crédito fiscal é só para utilizar igualmente em fundos ou também dá para ações?

Sei que que quando perguntei na AT como declarar os fundos estrangeiros, acabaram por dizer é englobado com acções e obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/04/2018 às 10:39, Patanisca disse:

Malta preciso de uma ajuda para o IRS.

Eu só tenho fundos da Caixagest que têm o imposto (28% IRS) retido à cabeça na UP até 30 de Junho 2015 e liquida imposto no resgate, após essa data. Ora em 2017 fiz um resgate de algumas UPs de um fundo com menos-valias. O problema é que como pago o IRS à cabeça, não abati as mais-valias desse ano.

Então tenho o cenário que mostro na imagem em anexo. O que a declaração anual que a CGD me mandou diz é que eu acabei por pagar 1390,87€ de IRS quando na realidade só deveria pagar 1122,95€, devendo ser recercido em 267,92€ agora nas minhas contas com o Estado.

A dúvida é: Eu para abater as menos valias dos resgates que deram prejuizo, devo colocar os movimentos de resgate todos que vêem descritos neste documento no Anexo G para optar pelo englobamento? É que como já paguei IRS das mais-valias no resgate, não sei se ao colocar os movimentos na declaração de IRS isto me vai devolver o imposto que já paguei, por serem fundos nacionais.

irs_fundos.png

Ninguém me consegue ajudar?

Resumo: Em 2017 tive resgates que me deram mais-valias e outros menos-valias. No saldo do imposto retido acabei por pagar imposto à taxa liberatória de 28% sobre menos-valias. Devo colocar os 4 movimentos que estão na imagem acima no anexo G, campo 11? E assim fico com crédito fiscal de 267,92€ para abater em mais-valias no ano seguinte?

Os guias que colocaram e o que já encontrei na net todos eles dizem que se se declarar as menos-valias, pode-se abater nas mais-valias e só se paga imposto sobre o saldo positivo, o que ficar negativo transita em crédito fiscal durante 2 anos para os 2 anos seguintes. Mas apenas referem isto para fundos que não sofreram retenção na fonte de 28% aquando do resgate das UPs (fundos estrangeiros).

Não consigo encontrar em lado nenhum se com fundos nacionais (cujo IRS é pago no momento de resgate das UPs a 28% e dispensa a apresentação das mais-valias na declaração de IRS), se pode deduzir as menos valias como nos fundos estrangeiros (cujo IRS é pago no momento da entrega da declaração de IRS por via da tributação do saldo de (MaisValias - MenosValias).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/04/2018 às 16:35, seffar disse:

Não interessa. O fisco o que quer saber é quando ocorreu a 1ª subscrição (somando depois as seguintes caso as hajam) e depois o resgate. 

Se estiver errado que me corrijam sff 

Certo, imaginem um tipo ( há muitos ) que por mês faz dezenas de subscrições e resgates, o que interessa é o somatório.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/04/2018 às 18:31, jpnop disse:

E se for uma menos valia com UP de fundo estrangeiro começado por LU, é obrigatório delcarar? 

Eu entendo que não, pois a legislação fala em rendimentos, ora menos valias não são rendimentos. Se eu tivesse tido apenas menos valias, eu não as declararia, pois só por isso e tendo em conta o que tem sucedido nos ultimos anos a quem preenche o anexo J, só recebe os reembolsos passados vários meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, USD disse:

Alguém está tentado em subscrever um fundo de ações russas? Aparentemente estarão em saldos... :)

O visitante Bucks não deve ter passado bem a noite...:(

Eu vou entrar com um poucochinho, para ver se aproveio algum ressalto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

J

há 4 horas, 5coroas disse:

O visitante Bucks não deve ter passado bem a noite...:(

Eu vou entrar com um poucochinho, para ver se aproveio algum ressalto.

Sempre entrou num fundo de Ações Russas? Qual?

O Parvest? (LU0265268929?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, USD disse:

J

Sempre entrou num fundo de Ações Russas? Qual?

O Parvest? (LU0265268929?

Decidi ainda não entrar, pois o Parvest continua com valores superiores aos da minha ultima saída desse Fundo. Continuarei de olho nele.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/04/2018 às 19:57, D@vid disse:

As opiniões secalhar vão divergir porque cada pessoa é diferente, uma  pergunta, vais comprar em que banco? se for no Best tens a ferramenta de gráfico interactivo onde podes "brincar" na escolha dos fundos, é uma ferramenta poderosa que eu acho que muitos ainda não exploraram bem, mesmo os gestores de conta alguns ou não utilizam ou esquecem-se de dar a conhecer, por exemplo, indo lá constatei que talvez o melhor fundo até nem é nenhum desses que colocaste, vê o que achas deste: BGF World Technology E2 EUR  LU0171310955

Obrigado pela opinião. A grande questão tem a ver com o minimo de subscrição e ai o pic. Robotics e digital levam grande vantage.

Tenho conta B. Activo, invest e carregosa e por exemplo o BGF o minimo subscrição são 1000 no investe e 5000 no B. carregosa salvo erro.

Uma questão adicional, neste momento, o que é melhor subscrever fundos HR ou não HR, o p. Digital existe nestas duas versões ? 

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

Obrigado pela opinião. A grande questão tem a ver com o minimo de subscrição e ai o pic. Robotics e digital levam grande vantage.

Tenho conta B. Activo, invest e carregosa e por exemplo o BGF o minimo subscrição são 1000 no investe e 5000 no B. carregosa salvo erro.

Uma questão adicional, neste momento, o que é melhor subscrever fundos HR ou não HR, o p. Digital existe nestas duas versões ? 

Obrigado

No Best o mínimo são 100€ :ph34r:

No Best existe HR, R e em USD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, superkinas disse:

que opinião tem fundos hedge ? Vale a pena arriscar ?

tem assim muito mais risco que os outros, as rentabilidades são sempre superiores.

A minha escolha está nesta afirmação quando seja de facto verdade: as rentabilidades são sempre superiores

Mas há quem prefira a outra vertente: tem assim muito mais risco que os outros.

No seu caso o que é que prefere, menos risco - menor rentabilidade ou mais risco - maior rentabilidade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

Obrigado pelas respostas. No caso destes fundos qual o verdadeiro significado hr na designação fundo

Geralmente R quer dizer Retail, ou seja a classe das ações é para ser subscrita pelo investidores não Institucionais, ou seja para a arraia miúda, mas também pode quer dizer Retirement shares; ou seja o significado destes simbolos R, HR, HP, I, etc, podem variar de Gestora para Gestora; normalmente têm haver com o tipo de comissões que cada um dos fundos cobra ou não cobra, mas nem sempre as Gestoras são transparentes no que é que realmente, para cada uma delas, esses símbolos significam. Não facilitam a vida ao investidor, talvez propositadamente. No que diz respeito ao HR, nunca descobri o que significam as letras, mas penso que a unica coisa que varia em relação ao R, é o valor das comissões, o que obviamente tem efeitos na performance. Corrijam-me se estiver enganado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )