Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 2 horas, master-chief disse:

O Activobank costuma enviar alguma coisa?

O ano passado enviou-me tudo direitinho. Não me lembro é em que altura foi, tinha ideia que quando começou a data de entrega do IRS já tinha me tinham enviado a informação toda e este ano ainda não recebi nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 21 horas, D@vid disse:

Quando entras em qualquer fundo e depois vais ao separador rentabilidade, quando vens um pouco mais abaixo tens uma matriz, uma grelha onde está posicionado o fundo a vermelho, a média a azul e a cinzento todos os fundos da mesma categoria, depois dá para alterar as variáveis entre rácios, desvio padrão, rentabilidade, mas é uma forma bastante rápida e simples de compararmos os fundos disponíveis.

O que costumo fazer é ir ao Best Guru e pesquisar uam temática, como por exemplo acções globais, clico em qualquer fundo e depois a partir desse vou vendo na matrix aquele que melhor se adequa ao que pretendo.

Excelente dica e muito boa ferramenta que desconhecia. Muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, D@vid disse:

Preocupa-me sempre e acabo quase sempre por optar por fundos com hedge, mas quando olho para os 2 mesmo assim acho que a minha escolha iria recair no blackrock, pelo menos para já, uma diferença de 2,5% na rentabilidade a favor do UBS este ano ainda não me consegue convencer, e acho o BR mais puro na sua carteira em termos de exposição ao sector da tecnologia com mais de 80%, enquanto o UBS tem pouco mais de 70%, para além de ser um pouco mais diversificado.

Para análise:

Gráfico: A azul UBS, a Vermelho BR

g.PNG.04ff845950d25268d94b14ad8ea59b73.PNG

Rentabilidades: Lado esquerdo UBS, Lado direito BR

r.PNG.b70661a4d1d3e0c19c0a422bc4d44fa2.PNG

Quanto a mim tenho usado o LU0140363697 - Franklin Technology Fund N(acc)EUR, 15,13% a 10 anos vs os 13,32% do BlackRock, embora tenha um pouco menos tecnologia do que este e seja menos diversificado geograficamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Quanto a mim tenho usado o LU0140363697 - Franklin Technology Fund N(acc)EUR, 15,13% a 10 anos vs os 13,32% do BlackRock, embora tenha um pouco menos tecnologia do que este e seja menos diversificado geograficamente.

E será que estás 10 anos num fundo? isso era óptimo e é o que eu defendo, o problema é que 90% não fazem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

E será que estás 10 anos num fundo? isso era óptimo e é o que eu defendo, o problema é que 90% não fazem.

No meu caso já alterei a minha estratégia de "longo prazo" para "até morrer" ou " até que surja uma catástrofe que me obrigue ao resgate total", pelo que geralmente opto pelos Fundos com melhores performances a 10 anos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Segundo o disposto no n.º 2 e n.º 14 do artigo 22.º do EBF, os rendimentos respeitantes a Unidades de Participação em Fundos de Investimento Mobiliário (FIM) e Fundos de Investimento Imobiliário (FII) estão isentos de IRS, desde que obtidos fora do âmbito de uma atividade comercial, industrial ou agrícola.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, Visitante Assa disse:

Segundo o disposto no n.º 2 e n.º 14 do artigo 22.º do EBF, os rendimentos respeitantes a Unidades de Participação em Fundos de Investimento Mobiliário (FIM) e Fundos de Investimento Imobiliário (FII) estão isentos de IRS, desde que obtidos fora do âmbito de uma atividade comercial, industrial ou agrícola.

Esse artigo 22.º do EBF já sofreu alterações. Agora é obrigatório declarar rendimentos dos Fundos de Investimento estrangeiros, pois não estão isentos de IRS. Tem que ler o Artigo 22.º -A do EBF. 

Antes a tributação era efetuada pelo Fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 9 horas, 5coroas disse:

Esse artigo 22.º do EBF já sofreu alterações. Agora é obrigatório declarar rendimentos dos Fundos de Investimento estrangeiros, pois não estão isentos de IRS. Tem que ler o Artigo 22.º -A do EBF. 

Antes a tributação era efetuada pelo Fundo.

A tributação nos fundos estrangeiros era efectuada através da retenção na fonte (taxa liberatória) que era efectuada pelo intermediário financeiro (entidade comercializadora dos fundos) com domicilio fiscal em Portugal.

Mas sim, actualmente tem de se declarar as mais e menos-valias dos fundos domiciliados fora de Portugal na declaração anual do IRS.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, GAC disse:

Boa Noite!

Recebi a Carta do BEST, vem os FI subscritos e os Resgates durante 2017?

Não teria de vir o valor € que foi subscrito e o valor que foi resgatado?

Não, as declarações de movimentos mobiliários que os bancos enviam apenas constam os movimentos efectuados no ano fiscal.

No entanto, com a entrada da lei em que obriga os investidores a declararem os fundos, alguns bancos ( Best incluído ) têm facilitado o preenchimento com o envio de um ficheiro em excel onde vem as datas e valores dos fundos, tem em atenção que esse ficheiro é enviado para a caixa de mensagens e pelo que sei desde o dia  29 que têm sido enviados aos clientes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

Não, as declarações de movimentos mobiliários que os bancos enviam apenas constam os movimentos efectuados no ano fiscal.

No entanto, com a entrada da lei em que obriga os investidores a declararem os fundos, alguns bancos ( Best incluído ) têm facilitado o preenchimento com o envio de um ficheiro em excel onde vem as datas e valores dos fundos, tem em atenção que esse ficheiro é enviado para a caixa de mensagens e pelo que sei desde o dia  29 que têm sido enviados aos clientes.

Do que sabes referes-te a todos os bancos ou só o Best? Do Activo ainda não recebi nada mas espero receber em breve. Se não vou ter de entrar em contacto com eles, estou um bocado perdido nas movimentações que fiz o ano passado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, quirino disse:

Do que sabes referes-te a todos os bancos ou só o Best? Do Activo ainda não recebi nada mas espero receber em breve. Se não vou ter de entrar em contacto com eles, estou um bocado perdido nas movimentações que fiz o ano passado.

Best, porque o GAC falou no Best.

Os outros não sei até porque não tenho conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, GAC disse:

Já vi e está lá o ficheiro....obrigado

Tenho 3 FI começados por LU e 1 por PT, não dizem se é no anexo G ou J!?

Ao todo tenho 395€ de mais valias, faz mt diferença no IRS!?

PT não tem obrigatoriedade de declarar.

LU= Luxemburgo = Anexo J.

A diferença será 110€ porque sobre os 395€ pagas 28% de IRS, mas PT não tens de declarar.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

PT não tem obrigatoriedade de declarar.

LU= Luxemburgo = Anexo J.

A diferença será 110€ porque sobre os 395€ pagas 28% de IRS, mas PT não tens de declarar.

Mt obrigado D@vid

Mais vale não os declarar :) LOL

O PT, foi o NB Obrigações Europa e foram 2€ de menos valia :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 15 horas, GAC disse:

Mt obrigado D@vid

Mais vale não os declarar :) LOL

O PT, foi o NB Obrigações Europa e foram 2€ de menos valia :)

Não há o risco do fisco te chamar depois?

O fisco não sabe dessas mais valias?

Editado por xgoldpt
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, quirino disse:

No AB, ir a arquivo, extrato movimentos.

E fazer consulta do ano fiscal.

No ano passado começaram por esta altura a dispobilizar dessa forma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, D@vid disse:

D@vid, eu sei que tenho de declarar no Anexo J , A 9.2, G20...

Não estou a perceber é como declaro os reforços e depois o resgate, pq linha a linha vai dar um valor mais alto!!???

Editado por GAC
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, seffar disse:

Fazes o somatório dos reforços e o valor final do resgate ;)

Então, somo a Subscrição e o reforço e coloco td numa linha!?

Mas as datas não são iguais!!!

Editado por GAC
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )