Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 23/03/2018 às 01:04, Patanisca disse:

Está montado um cenário para termos umas semanas bem giras pela frente. Eu já só queria acabar o ano acima de 0%, já que estou com a carteira a -4.35% YTD depois do estoiro de hoje. 

Passaram 3 meses do ano e já pensas no fim dele??:rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, D@vid disse:

No que a mim me diz respeito o que eu queria quando o ano acabar, é ter mais UPs do que aquelas que tenho agora e/ou baixar o custo médio de cada uma. Quanto a lucros ou perdas, por enquanto, são apenas distrações.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, D@vid disse:

Se puder ter em 10 anos, todos eles bons anos, é melhor do que ter 9 anos bons e um negativo.
    Aspiramos sempre a ter o melhor retorno possível, ou não? Era nesse sentido que disse o que disse, que dadas as condições de instabilidade nos EUA e de enfraquecimento brutal do USD/EUR, que pelo menos que não perdesse dinheiro este ano. Porque lá está, quero é ganhar dinheiro, se fosse para perder, tinha apostado em criptomoedas... Oh wait... :/

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Se puder ter em 10 anos, todos eles bons anos, é melhor do que ter 9 anos bons e um negativo.
    Aspiramos sempre a ter o melhor retorno possível, ou não? Era nesse sentido que disse o que disse, que dadas as condições de instabilidade nos EUA e de enfraquecimento brutal do USD/EUR, que pelo menos que não perdesse dinheiro este ano. Porque lá está, quero é ganhar dinheiro, se fosse para perder, tinha apostado em criptomoedas... Oh wait... :/

Aspiramos sempre a ter o melhor retorno possivel, isso é um dado adquirido, até ao final do ano ainda terás muitas mais coisas, boas e más, daqui a 1 mês o que era mau hoje pode estar ultrapassado, e vice versa, é o bom de investir nos mercados, mas quando se parte do principio que investir em fundos é para ganhar muito dinheiro por vezes leva-nos a tomar decisões manifestamente erradas, os fundos basicamente são um instrumento financeiro que de forma mais diversificada e muito mais barata, se tem acesso aos mercados com um risco mais controlado.

Eu diria o contrário, se é para ganhar dinheiro então deve-se apostar nas criptomoedas :D, nos fundos não é muito provável que se ganhe 30% num dia como nas criptomoedas, o problema é quando caem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, lowfin disse:

neste momento diria que nem um nem outro, tanto fundos, como mercados, como as criptomoedas estão a cair. :(

Quando se generaliza em relação aos fundos ( sabemos que em Portugal existem milhares, só uma instituição bancária comercializa mais de 3000 ) gosto sempre de ir ver algumas rentabilidades pelo menos dos fundos da 1ª página, e concluo que a nível de obrigações as coisas até vão estando bem, e mesmo alguns fundos de acções no último mês têm conseguido estar positivos.

Rentabilidade 1 mês:

Obrigações:

• NB Obrigações Europa +2,47%
    • PIMCO GIS Glbl Real Ret +1,01%
    • PIMCO GIS Global Bd +0,46%
    • AXAWF Euro 5-7 +0,50%

Acções:

• MLIS Marshall Wce Tps UCITS +0,96%
    • Janus Henderson Hrzn PanEurp +2,47%

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Jaymz disse:

E tirando outros concerteza, mas esse em especifico rende mais de 4% ao ano, coloca é na conta á ordem, fundos de distribuição são assim mesmo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------//---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os números deste menino Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund BH (EUR)  surpreendem a 1 ano :o

Rentabilidade: 30%

Volatilidade: 9,64

Sharpe: 3,58

Alfa: 7,74

Meses positivos em 12: 10

Risco: 5

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite

de modo a diversificar e aproveitando a baixa no sector tecnológico estou a pensar entrar num fundo deste sector

Ações Setor Tecnológico

Pictet Digital HR EUR -   LU0474967485

Pictet Digital R EUR - LU0340555134

Pictet Robotics HR EUR - LU1279335027

Fidelity Global Technology Acc EUR - LU0115773425

de entre estes qual preferiam  ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Malta preciso de uma ajuda para o IRS.

Eu só tenho fundos da Caixagest que têm o imposto (28% IRS) retido à cabeça na UP até 30 de Junho 2015 e liquida imposto no resgate, após essa data. Ora em 2017 fiz um resgate de algumas UPs de um fundo com menos-valias. O problema é que como pago o IRS à cabeça, não abati as mais-valias desse ano.

Então tenho o cenário que mostro na imagem em anexo. O que a declaração anual que a CGD me mandou diz é que eu acabei por pagar 1390,87€ de IRS quando na realidade só deveria pagar 1122,95€, devendo ser recercido em 267,92€ agora nas minhas contas com o Estado.

A dúvida é: Eu para abater as menos valias dos resgates que deram prejuizo, devo colocar os movimentos de resgate todos que vêem descritos neste documento no Anexo G para optar pelo englobamento? É que como já paguei IRS das mais-valias no resgate, não sei se ao colocar os movimentos na declaração de IRS isto me vai devolver o imposto que já paguei, por serem fundos nacionais.

irs_fundos.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, superkinas disse:

Boa noite

de modo a diversificar e aproveitando a baixa no sector tecnológico estou a pensar entrar num fundo deste sector

Ações Setor Tecnológico

As opiniões secalhar vão divergir porque cada pessoa é diferente, uma  pergunta, vais comprar em que banco? se for no Best tens a ferramenta de gráfico interactivo onde podes "brincar" na escolha dos fundos, é uma ferramenta poderosa que eu acho que muitos ainda não exploraram bem, mesmo os gestores de conta alguns ou não utilizam ou esquecem-se de dar a conhecer, por exemplo, indo lá constatei que talvez o melhor fundo até nem é nenhum desses que colocaste, vê o que achas deste: BGF World Technology E2 EUR  LU0171310955

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, USD disse:

Bom dia David.

Podia explicitar o caminho para encontrar o tal  gráfico interactivo. É por "pesquisa de fundos"?

Não estou a conseguir encontrar.

Obrigado

Quando entras em qualquer fundo e depois vais ao separador rentabilidade, quando vens um pouco mais abaixo tens uma matriz, uma grelha onde está posicionado o fundo a vermelho, a média a azul e a cinzento todos os fundos da mesma categoria, depois dá para alterar as variáveis entre rácios, desvio padrão, rentabilidade, mas é uma forma bastante rápida e simples de compararmos os fundos disponíveis.

O que costumo fazer é ir ao Best Guru e pesquisar uam temática, como por exemplo acções globais, clico em qualquer fundo e depois a partir desse vou vendo na matrix aquele que melhor se adequa ao que pretendo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 4/1/2018 às 23:54, superkinas disse:

Boa noite

Ações Setor Tecnológico

há 20 horas, D@vid disse:

As opiniões secalhar vão divergir porque cada pessoa é diferente, uma  pergunta, vais comprar em que banco? se for no Best tens a ferramenta de gráfico interactivo onde podes "brincar" na escolha dos fundos, é uma ferramenta poderosa que eu acho que muitos ainda não exploraram bem, mesmo os gestores de conta alguns ou não utilizam ou esquecem-se de dar a conhecer, por exemplo, indo lá constatei que talvez o melhor fundo até nem é nenhum desses que colocaste, vê o que achas deste: BGF World Technology E2 EUR  LU0171310955

Não vos preocupa a cobertura cambial, principalmente EUR vs. USD? ;)

Numa altura de alguma volatilidade cambial devido às políticas monetárias dos vários Bancos Centrais e às guerras cambiais e comerciais geradas pelo Mr. Trump...

Estava à espera que alguém mencionasse este fundo, mas como ainda não deu à costa, atiro-o eu para cima da mesa, e inclui também cobertura cambial para o EUR (Hedge cambial):

image.png.010991a9306c75de8c707ca4b2bd9f83.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tive participações no fundo Nordea em 2016 e 2017 que acabei por resgatar em Dezembro último, com menos-valia entre a venda e a compra. O fundo é estrangeiro, no entanto foi transacionado via banco best.

Alguém me consegue informar o que devo fazer no IRS? Tenho tido várias e diferentes respostas. Desde logo na nacionalidade do fundo, há quem considere nacional, há quem considere estrangeiro. A própria AT ao telefone disse-me que havendo NIF Português é anexo G. E depois..devo ou não reportar obrigatoriamente na declaração de IRS, uma vez que é uma menos-valia? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Identificar o domicílio fiscal dos fundos de investimento para efeitos de tributação

Se o ISIN começa PT é rendimento nacional

Se o ISIN não começa por PT é rendimento estrangeiro

O que interessa nos fundos é o domicilio legal/fiscal, que se pode identificar pelas primeiras letras do ISIN:

LU = Luxemburgo

IE = Irlanda

GB = Reino Unido

FR = França

DE = Alemanha

PT = Portugal

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Rick Lusitano disse:

Identificar o domicílio fiscal dos fundos de investimento para efeitos de tributação

Se o ISIN começa PT é rendimento nacional

Se o ISIN não começa por PT é rendimento estrangeiro

O que interessa nos fundos é o domicilio legal/fiscal, que se pode identificar pelas primeiras letras do ISIN:

LU = Luxemburgo

IE = Irlanda

GB = Reino Unido

FR = França

DE = Alemanha

PT = Portugal

Obrigado pelo apoio.

De facto o ISIN inicia por LU. No entanto a senhora da AT telefonicamente, conseguiu identificar os movimentos, uma vez que o best os comunicou, ou seja, para efeitos de IRS considera-se fundo estrangeiro? Sabes se é obrigatório declarar a menos-valia?

A questão é que o valor é tão baixo que não compensa o trabalho, então se não for obrigatório declarar a menos-valia não a declaro, até porque no futuro provavelmente não optarei por englobamento.

Editado por jpnop
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

E não, as mais-valias das criptomoedas não são tributáveis:

1º - Porque não há legislação fiscal específica para este instrumento financeiro;

2º - E se houver, como é que a AT, vai identificar os investidores em criptomoedas, devido à natureza de secretismo que envolve as criptomoedas? ;)

Jornal de Negócios - As mais-valias das criptomoedas (22 de março de 2018)

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/as-mais-valias-das-criptomoedas

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 24 minutos, jpnop disse:

Obrigado pelo apoio.

De facto o ISIN inicia por LU. No entanto a senhora da AT telefonicamente, conseguiu identificar os movimentos, uma vez que o best os comunicou, ou seja, para efeitos de IRS considera-se fundo estrangeiro? Sabes se é obrigatório declarar a menos-valia?

A questão é que o valor é tão baixo que não compensa o trabalho, então se não for obrigatório declarar a menos-valia não a declaro, até porque no futuro provavelmente não optarei por englobamento.

Lê o meu post anterior ao teu último post. ;)

Se como dizes a funcionária da AT, identificou os teus movimentos, ainda te questionas se deves declarar?  ;)

(tens de declarar todas as vendas, com mais e menos-valias, não deves andar a escolher as que te interessam declarar ou não)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )