Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Mouro Emprestado
    há 6 minutos, USD disse:

Bom dia. Este fundo image.png.e9a8263da450efd847195d6916da6bc2.png tem risco cambial?

Se sim ligado ao UK pound? Todos os fundos cujo Isin começa por GB tem risco cambial associado à moeda do Reino Unido?

E este? image.png.1f2555acca13391acf868dd7faace41e.png?

Está sediado no Luxemburgo e tem o risco do Iene poder subir ou descer. Correto?

Obrigado.

Ambos têm risco cambial.

Aliás todos os fundos têm risco cambial, excepto se só tiverem activos (acções ou obrigações) de países que usam o EUR ou então façam cobertura cambial para o EUR (estou necessariamente a pensar numa visão de alguém que vive num país que usa o EUR).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Secalhar não fui muito claro. Peço desculpa!

O primeiro fundo (Threadneedle Global Select Rtl Acc EUR) é de ações globais onde está exposto a todos esses cambios. (Desde do USD, Dollar canadiano, moedas asiáticas, etc). A minha questão prende-se apenas com o com o fato de estar sediado no Reino Unido. Se estivesse sediado no Luxemburgo era igual? Estando sediado no Reino Unido ainda depende da Libra?

Quanto ao segundo fundo (Pictet-Japanese Equity Opps R EUR) creio que apenas está exposto ao Iene, porque é constituído a 100% por empresas japonesas. Será assim?

Trata-se de uma curiosidade no sentido de entender um pouco mais deste tema: fundos de Investimento.

Estou em Portugal, e todos os fundos que tenho, foram subscritos em Bancos Portugueses.

Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Alguém que use a CGD e tenha lá uma carteira de fundos de investimento (exclusivos da CGD), poderia confirmar se estão isentos da guarda de valores mobiliários? julgo que só cobram se na carteira tivermos FI geridos por outras entidades.

Cumprimentos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os domicílios dos fundos, prende-se essencialmente com questões legais e fiscais.

O Luxemburgo (LU) é a grande offshore europeia para fundos e não só.

Sendo seguido pela Irlanda (IE) e o Reino Unido (GB), países com uma legislação comercial e fiscal amigável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, D@vid disse:

Excelentes explicações Rick, falta só explicar a parte dos fundos com hedge cambial, como identifica-los e as diferenças para ser digno de ser colocado na 1ª página, :D

Concordo contigo. Estou confiante nas tuas capacidades. E mereces a oportunidade de também partilhares. ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Rick Lusitano disse:

No caso especifico dos fundos falados:

GB00B0WHN872 - Threadneedle Global Select Fund Retail Accumulation EUR

Exemplo 2: Um fundo de Acções Globais, 2 níveis de risco cambial (várias => GBP => EUR)

1º Moeda dos activos = Várias (por exemplo, uma visão algo simplista das moedas dos activos em carteira:)

image.png.0d48520639703db56d11857bcaa979a5.png

2º Moeda original do fundo = GBP

3º Moeda da versão do fundo comprada = EUR

LU0255979584 - Pictet-Japanese Equity Opportunities R EUR

Exemplo 1: Um fundo de Acções Japão, 1 nível de risco cambial (JPY => EUR)

1º Moeda dos activos = JPY (por exemplo, uma visão algo simplista das moedas dos activos em carteira:)

image.png.a0170d50314fe54eb006e17c0759d6d6.png

2º Moeda original do fundo = JPY

3º Moeda da versão do fundo comprada = EUR

Como se pode observar o país de domicilio dos fundos não está relacionado com as moedas envolvidas nos fundos.

Só nao percebi como concluiste (ou se pode concluir/saber) que a moeda original do fundo é GBP (no exemplo 2)? Olhando ao nome do fundo (a parte EUR) eu iria assumir que apesar de localizado no UK a moeda original do fundo seria euros. Depois quanto muito terias um risco cambial extra se comprasses este fundo com libras ou dolares (por exemplo) em vez de euros.

Editado por PedroPinto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A moeda original dos fundos

Existe várias formas de verificar a moeda original dos fundos sendo algumas delas as seguintes:

1 - Morningstar PT (http://www.morningstar.pt):

Separador: Geral

Estatística Rápida: Fund Size (Mil)

2 - Morningstar do banco utilizado:

Separador: Geral

Estatísticas chave: Ativos Liq.(Milh)

ou na opção "Gerar PDF" image.png.d8a43c37053705b51db049ad7c990ce7.png

Informação: Ativos Liq.(Milh)

3 - Website da gestora dos fundos

Normalmente é aqui, que se encontra informação mais detalhada e precisa. Existem gestoras que para além de especificar a composição da carteira de cada fundo, também fazem a discriminação da exposição a cada moeda e se fazem cobertura de risco cambial (Hedge cambial), geralmente com derivados, como por exemplo, através de swaps, fowards, etc, ou não.

4 - Outros websites e ferramentas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 31/01/2018 às 23:35, Virtua disse:

@RFFF Aqui está o link que queria dar: https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/4Fundos (R and Python)/4Fundos 2 (Python).ipynb

Sobre o Fidelity Consumer Industries o que o @daniel_ disse está correcto.

Virtua, seria-lhe possivel fazer uma comparação entre a carteira 4fundos AGR vs uma carteira de 2fundos superAGR (50% fidelity Consumer, 50% GS Glb SmCp CORE® Eq E EUR Acc Close)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem usa o Activobank e fez reforços num determinado fundo como é que fazem?

Ao clicar no botão “comprar” ele assume como se estivesse a adquirir pela 1ª vez esse fundo, inclusive o valor mínimo é o de subscrição e não o subsequente .

Podem ajudar para poder realizar este reforço previsto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/02/2018 às 10:48, Serranus disse:

Quem usa o Activobank e fez reforços num determinado fundo como é que fazem?

Ao clicar no botão “comprar” ele assume como se estivesse a adquirir pela 1ª vez esse fundo, inclusive o valor mínimo é o de subscrição e não o subsequente .

Podem ajudar para poder realizar este reforço previsto?

Só clicar +.Mas se o erro persiste é comunicar por eles por mail.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/02/2018 às 20:19, Virtua disse:

@5coroas

Podes sempre fazer estes testes no meu site, embora com cotações mensais: http://portfolioanalyser.net/portfoliobacktester/

Mas eu tenho uma versão diária :-) (em breve aberta a toda a gente)

Obrigado pelo teu trabalho. Esperamos pela versão diária ;) O que é preciso fazer para adicionar mais fundos à tua base de dados?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, mnml disse:

Obrigado pelo teu trabalho. Esperamos pela versão diária ;) O que é preciso fazer para adicionar mais fundos à tua base de dados?

Podes pedir aqui. Até para aí 10 fundos estás na boa que não dá muito trabalho.

Mas há algumas limitações. Os fundos têm de ser ACC e em EUR. Se pedires ETFs europeus indica por favor o id da morningstar em vez do ISIN uma vez que vários ETFs têm o mesmo ISIN. Mesmo que no site eu use o ISIN é melhores indicares-me via morningstar id para eu ter a certeza que estou a colocar o ETF que me pedes. Recomendo que uses a morningstar espanhola para pesquisar os ETFs que potencialmente queiras.

O ID morningstar é o que se vê no fundo do link quando se entra na página morningstar:

Capture.thumb.PNG.f4a36eabc70f7e07d3783a26a76e31b6.PNG

Eventualmente tb colocarei forma de se usar os tickers porque é mais simples (neste caso IWDA) mas isso ainda não está implementado. Estou a adiar voltar a este projecto porque é enorme (mais de 2000 linhas de código) e ainda por cima de uma altura em que eu não escrevia bom código (não é que escreva muito bem agora mas uma pessoa vai evoluindo não é?:D)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite

Gostava de uma ajuda, tenho actualmente 6 fundos no Novo banco: Acções America; Acções Portugal; Obrigações da Europa, Rendimento Plus, Estratégia Activa, NB Momentum.

Abri recentemente conta no activo banco e tenho um valor a rondar os 20K para investir, deixo um print com os fundos e algumas oportunidades a saldos .

No Fundo gostaria de ajuda de alguém que tenha ou conheça alguns dos fundos e também para diversificar mais a minha carteira. 

desde já agradeço a todos 

oportunidades activo banco.png

top fundos activo banco.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Pedro Rosa disse:

Boa noite

Gostava de uma ajuda, tenho actualmente 6 fundos no Novo banco: Acções America; Acções Portugal; Obrigações da Europa, Rendimento Plus, Estratégia Activa, NB Momentum.

Abri recentemente conta no activo banco e tenho um valor a rondar os 20K para investir, deixo um print com os fundos e algumas oportunidades a saldos .

No Fundo gostaria de ajuda de alguém que tenha ou conheça alguns dos fundos e também para diversificar mais a minha carteira. 

desde já agradeço a todos 

oportunidades activo banco.png

top fundos activo banco.png

Um à parte: Espero que saiba que não está limitado aos fundos que aparecem nessa página. Existem muitos mais disponíveis no ActivoBank. Basta usar a pesquisa (por título ou a pesquisa avançada). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, mnml disse:

Um à parte: Espero que saiba que não está limitado aos fundos que aparecem nessa página. Existem muitos mais disponíveis no ActivoBank. Basta usar a pesquisa (por título ou a pesquisa avançada). 

De facto não sabia, ainda me estou a ambientar ao activo, queria era uma ajuda na escolha de alguns fundos que estejam disponíveis no activo banco.

Sei que o risco é meu mas se me poderem ajudar agradeço, tenho dinheiro parado e não sei se devo reforçar os que mencionei ou por outro lado subscrever novos no activo.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )