Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 horas, USD disse:

Caros foristas, nesta altura de tempestade nos mercados, gostaria de colocar uma questão:

Nos últimos dias, quais os fundos que detêm, que tiveram melhor ou pior comportamento? 

Algum ou alguns que tenha surpreendido pela positiva ou pela negativa?

Cumprimentos

Este, por enquanto, tem se aguentado bastante bem

https://www.bloomberg.com/quote/INVPGLE:LX

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, USD disse:

Caros foristas, nesta altura de tempestade nos mercados, gostaria de colocar uma questão:

Nos últimos dias, quais os fundos que detêm, que tiveram melhor ou pior comportamento? 

Algum ou alguns que tenha surpreendido pela positiva ou pela negativa?

Cumprimentos

O único fundo que tenho que se manteu calmo, como sempre, foi o CA PATRIMÓNIO CRESCENTE CLASSE A. 

11,40 % liquidos acumulados a 3 anos

5a7d79f1baa46_Screenshotfrom2018-02-0910-36-30.png.39751dd444d6a99ff0fcc4249a6a8965.png

Editado por daniel__
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Jaymz disse:

https://www.bloomberg.com/quote/PINEEHI:ID

Este... tinha estacionado ai algum dinheiro no final de dezembro, estou com -2.05%... :( 

O que vale é que todos os meses vai pingando qualquer coisita, sempre amortiza a queda.

Os FI de obrigações não são imunes às quedas, apenas sofrem quedas mais suaves. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Jaymz disse:

https://www.bloomberg.com/quote/PINEEHI:ID

Este... tinha estacionado ai algum dinheiro no final de dezembro, estou com -2.05%... :( 

O que vale é que todos os meses vai pingando qualquer coisita, sempre amortiza a queda.

É normal. É um fundo que assenta muito nas bonds gov dos EUA. E como nós investidores sabemos, quando sobe a Yield, baixa a bond, portanto desce o valor da UP desse fundo.

Basic Investing. É só ler no investopedia os básicos.

Acredito que ande aí muita gente que quando vê a Yield a subir, pensa que o fundo vai subir, quando é o contrário que acontece. 

PS - a subida das yields é uma coisa boa. Tomara a nós que elas andassem em níveis normais, na casa dos 4~6%. Lembrem-se que vivemos tempos atípicos na Europa, com a taxa de juro de referência a 0% e nos EUA as yields têm vindo a subir, porque a FED tem vindo desde 2017 a subir a taxa de referência gradualmente, o que significa que a economia está a ficar robusta q.b. (baixo desemprego + melhores salários = + inflação ===> mais inflação -> mais capacidade de cobrar mais pelo empréstimo de dinheiro => maiores rendimentos no pagamento dos cupões de bons). Agora, quando se mantém uma bond e a yield sobe, sofremos com isso. É um mal necessário.

Instruam-se, é bom. :)
    Não se assustem, planeiem uma entrada com pés e cabeça e com objetivos definidos, se estiverem numa de aproveitar esta correção e subida da volatilidade. Vivemos tempos interessantes, não empobreçam. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

É normal. É um fundo que assenta muito nas bonds gov dos EUA. E como nós investidores sabemos, quando sobe a Yield, baixa a bond, portanto desce o valor da UP desse fundo.

Basic Investing. É só ler no investopedia os básicos.

Eu percebo perfeitamente porque é que baixou. Só dei esse exemplo porque me surpreendeu pela negativa pela dimensão da correcção que sofreu.

Quando há uns posts atrás disse que "as obrigações também não andam famosas..." era exatamente por isto.

há 1 hora, Patanisca disse:

Não se assustem, planeiem uma entrada com pés e cabeça e com objetivos definidos

A minha entrada em particular foi bem planeada e com pés e cabeça, por isso é que escolhi um fundo de income para caso acontecesse alguma correção (como aconteceu) essa ficasse de alguma forma compensada pela distribuição periódica de rendimentos. Posso ter de esperar mais um ou dois meses, mas quando ficar par resgato o fundo e avanço para o investimento que tinha planeado inicialmente. Não estou particularmente assustado, até porque tirando esse Pimco e uns trocos no Nordea, estou fora dos fundos neste momento. Assustado fiquei em janeiro de 2016 quando estive a "perder" quase 15% do que tinha acabado de investir...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

parece que tive mau timing com as compras de fundos ha umas semanas atrás.. isto ainda pode descer mais mas a ideia é longo prazo e com a venda de fundos nunca se consegue saber bem o preço que vai estar quando a venda é feita.. acho que o melhor é aguentar ou talvez reforçar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, lowfin disse:

parece que tive mau timing com as compras de fundos ha umas semanas atrás.. isto ainda pode descer mais mas a ideia é longo prazo e com a venda de fundos nunca se consegue saber bem o preço que vai estar quando a venda é feita.. acho que o melhor é aguentar ou talvez reforçar...

É extremamente penoso (mas natural) para o nosso ego, assistir às quedas. Mas se é mesmo para longo prazo e se os Fundos foram bem escolhidos, a pior coisa que se pode fazer (mas também constitui um dos erros mais comuns) é resgatar; por isso há que aguentar as dores do presente com vista aos prazeres do futuro. A mim o que me aflige é que o capital que tenho para reforçar se acabe e as quedas continuem. "Sejam duros!" Nietzsche

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, lúcia_né disse:

Olá!

Eu como inicialmente, mesmo com estas quedas nada faço, pois continua sendo para longo prazo, certo?

você é que sabe para qual prazo é o SEU investimento.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tinha apontado esta ou a próxima semana para a subscrição dos fundos, porque tenho DPs a vencer e para ter tempo de analisar e planear uma carteira que se adequasse a mim.

Entretanto, com este regabofe de descidas e subidas já pensei em esperar (quando descia) e já pensei que ia tarde (quando na quarta feira subiu). Claro que ninguém gosta de comprar "caro", portanto estas descidas até ajudam o meu timming (ainda que isto tenha sido sorte, porque se os DPs vencessem em Janeiro era nessa altura que tinha subscrito).

Posto isto vou manter o plano inicial, independentemente da possibilidade de voltar a subir muito depressa ou continuar a descer muito. No final de contas, mais ano menos ano, mais década menos década, enquanto viver e o mundo não implodir está tudo bem.

Claro que isto se aplica a mim, que não tenho previsão para resgatar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, milz disse:

Eu tinha apontado esta ou a próxima semana para a subscrição dos fundos, porque tenho DPs a vencer e para ter tempo de analisar e planear uma carteira que se adequasse a mim.

Entretanto, com este regabofe de descidas e subidas já pensei em esperar (quando descia) e já pensei que ia tarde (quando na quarta feira subiu). Claro que ninguém gosta de comprar "caro", portanto estas descidas até ajudam o meu timming (ainda que isto tenha sido sorte, porque se os DPs vencessem em Janeiro era nessa altura que tinha subscrito).

Posto isto vou manter o plano inicial, independentemente da possibilidade de voltar a subir muito depressa ou continuar a descer muito. No final de contas, mais ano menos ano, mais década menos década, enquanto viver e o mundo não implodir está tudo bem.

Claro que isto se aplica a mim, que não tenho previsão para resgatar.

Curiosamente tive um depósito a prazo que venceu no início/meados de Janeiro. Nessa altura entrei com força nestes 3 fundos:

image.png.44528d340798693bbbe234f27dd38f2e.png

Escusado será dizer que estou a levar grande pancada. Esperarei por melhores dias. Felizmente, não tenho necessidade de fazer resgates.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, USD disse:

Curiosamente tive um depósito a prazo que venceu no início/meados de Janeiro. Nessa altura entrei com força nestes 3 fundos:

image.png.44528d340798693bbbe234f27dd38f2e.png

Escusado será dizer que estou a levar grande pancada. Esperarei por melhores dias. Felizmente, não tenho necessidade de fazer resgates.

Estás exposto a risco cambial. Com a previsão de redução das políticas acomoditicias do BCE, o EUR tem estado a se valorizar face USD e outras divisas, no último ano valorizou-se 15% face ao USD e 8% face ao CHF, para além de que o teu banco te come umas comissões de câmbio tanto na compra desse Mirabaud em CHF, como quando o venderes:

image.png.51ee99e4a56ef945aa728a14433acb8d.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, daniel__ disse:

O único fundo que tenho que se manteu calmo, como sempre, foi o CA PATRIMÓNIO CRESCENTE CLASSE A. 

11,40 % liquidos acumulados a 3 anos

5a7d79f1baa46_Screenshotfrom2018-02-0910-36-30.png.39751dd444d6a99ff0fcc4249a6a8965.png

Pudera, é um fundo de Imobiliário Directo. ;)

Os fundos que só investem em depósitos bancários também devem estar "imunes" ás quedas das bolsas mundiais.

Pequeno à parte, foi em crashes da bolsa dos EUA, que se destapou o "fundo fechado" do Maddoff. Tudo caía, acções, obrigações, imobiliário, matérias-primas, EUA, Europa, Emergentes, etc, mas o fundo do Maddoff não caia. O que naturalmente, causou estranheza e curiosidade em saber em quê o fundo tinha investido... :)

Portanto, se os fundos não caírem com as quedas generalizadas nas acções e obrigações em todo mundo é de estranhar. ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Rick Lusitano disse:

Pudera, é um fundo de Imobiliário Directo. ;)

Os fundos que só investem em depósitos bancários também devem estar "imunes" ás quedas das bolsas mundiais.

Market neutral em teoria também. Mas na pratica, pelo menos os que tenho, foram arrastados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Patanisca disse:

À conta desta correção nos EUA, já tenho tanto de menos-valias em 2018 como tive de mais-valias em 2017. :D

O que vou dizer pode parecer "totoloto", tendo em conta estou a referir "duas" possibilidades, portanto acertaria "sempre" :P 

Mas diria que ainda não vamos sequer a "meio caminho" desta correcção.

Também é provável que devido ao fecho de sexta-feira dos mercados americanos, as bolsas europeias tenham um forte ressalto.

Os tempos de "baixa" volatilidade parece que acabaram, preparem-se. Aos novos investidores, pensem bem se pretendem ter FI´s para LP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jose Carro

Uma situação curiosa...

Um dos fundos na carteira 8Fundos do Virtua é o Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR LU0114721508, fundo este que se encontra disponível no BEST. Pude notar que distribui dividendos anuais, pelo que fui pesquisar se havia o mesmo fundo porém na variante de acumulação. No site do BEST não encontrei mas no da Fidelity sim (LU0840140957).

Qual o meu espanto ao comparar as rentabilidades, e ver que o fundo de acumulação possui um histórico PIOR que o de distribuição! Com a mesma carteira. Fiquei pasmo, mas por fim encontrei a razão. Em ambos a comissão de gestão é igual (1,50%), porém quando falamos de comissões correntes, o de dividendos tem o valor de 1,94% enquanto o de acumulação cobra 2,69%

Ou seja, mesmo perdendo os dividendos para os impostos, e não os tendo para acumular no valor das UPs, neste caso é melhor possuir o fundo com distribuição de dividendos do que o de acumulação. Muito interessante (apesar de parecer contra natura) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Visitante Jose Carro disse:

Uma situação curiosa...

Um dos fundos na carteira 8Fundos do Virtua é o Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR LU0114721508, fundo este que se encontra disponível no BEST. Pude notar que distribui dividendos anuais, pelo que fui pesquisar se havia o mesmo fundo porém na variante de acumulação. No site do BEST não encontrei mas no da Fidelity sim (LU0840140957).

Qual o meu espanto ao comparar as rentabilidades, e ver que o fundo de acumulação possui um histórico PIOR que o de distribuição! Com a mesma carteira. Fiquei pasmo, mas por fim encontrei a razão. Em ambos a comissão de gestão é igual (1,50%), porém quando falamos de comissões correntes, o de dividendos tem o valor de 1,94% enquanto o de acumulação cobra 2,69%

Ou seja, mesmo perdendo os dividendos para os impostos, e não os tendo para acumular no valor das UPs, neste caso é melhor possuir o fundo com distribuição de dividendos do que o de acumulação. Muito interessante (apesar de parecer contra natura) 

A resposta está num post do 5coroas há 3 páginas atrás, onde diz:

Citação

No KIID:

Income is reinvested in additional shares or paid to shareholders on request

KIID disponível aqui.

Portanto, não há dividendos a menos que explicitamente exijas o pagamento dos mesmos. Não havendo, também não há impostos, portanto funciona como ACC.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia. Este fundo image.png.e9a8263da450efd847195d6916da6bc2.png tem risco cambial?

Se sim ligado ao UK pound? Todos os fundos cujo Isin começa por GB tem risco cambial associado à moeda do Reino Unido?

E este? image.png.1f2555acca13391acf868dd7faace41e.png?

Está sediado no Luxemburgo e tem o risco do Iene poder subir ou descer. Correto?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )