Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Ao querer subscrever o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund A1 EUR no BEST dá-me Montante a subscrever: 597,17 EUR e Montante a cativar: 615,09 EUR. A que se deve esta diferença? O nº de unidades que escolhi daria o 1º valor, não percebo porquê que me quer cativar mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 38 minutos, Guilhao disse:

Ao querer subscrever o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund A1 EUR no BEST dá-me Montante a subscrever: 597,17 EUR e Montante a cativar: 615,09 EUR. A que se deve esta diferença? O nº de unidades que escolhi daria o 1º valor, não percebo porquê que me quer cativar mais.

Deve ser erro. É melhor falar com alguém do Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Guilhao disse:

Como faço as subscrições por montante tal coisa nunca me aconteceu, mas isso deve ser o mesmo que acontece nos resgates, como as valorizações/desvalorizações são ainda desconhecidas até ao cut off, o banco cativa em cerca de 3% para salvaguarda, talvez nas subscrições por unidades façam o mesmo, mas pergunta que assim ficamos todos a saber :D

Quarta e Quinta temos as gigantes tecnológicas a apresentar resultados...altura de reforçar fundos hoje :blink:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, xgoldpt disse:

@Virtua Nos teus 4 fundos tens o LU0114721508 - Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR, mas não é ACC, mas DIS/INC.

Qual a razão de escolheres um fundos com distribuição e não um com acumulação?

Obrigado.

Esse fidelity apesar de ser INC nunca fez distribuição, pelo menos nos ultimos 4 anos, ou seja, funciona como se fosse um ACC. E também é a versao que o Best tem. 

Calculo que sejam esses os motivos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Patanisca disse:

Quererias dizer "perto do FIM do Bull Market"? 

Investir 120 euros em fundos a 1 ano. É eu pensava que já tinha visto tudo neste tópico. 

Mas bem, tem que se começar por algum lado. Nada contra. 

A minha sugestão para esses 120eur seria um fundo de acções emergentes ou um Obrigações high yield. 

Afinal mais 120eur ou menos 120eur ao final de um ano... É que nem um seguro automóvel contra terceiros paga. 

Sim isso ? à hora que escrevi escapou-me essa palavra.

Tem de se começar por algum lado, não se pode é ter a mentalidade de ter bons rendimentos e garantido, parece fácil...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Guilhao disse:

No BIG, na compra de fundos indicava-se um montante a subscrever e na venda indicava-se uma quantidade de unidades a resgatar.

Mas descobri este mês, que na compra apenas passou a ser possível indicar a quantidade de unidades a subscrever. E então como não se sabe exatamente a que preço as unidades vão ser subscritas, fazem uma cativação, com uma margem de segurança.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, niceboy disse:

No BIG, na compra de fundos indicava-se um montante a subscrever e na venda indicava-se uma quantidade de unidades a resgatar.

Mas descobri este mês, que na compra apenas passou a ser possível indicar a quantidade de unidades a subscrever. E então como não se sabe exatamente a que preço as unidades vão ser subscritas, fazem uma cativação, com uma margem de segurança.

É provável, na subscrição é que desconhecia porque há já algum tempo que não faço compras, mas possivelmente no Best e nos outros bancos será igual...talvez pela MIID II, li algures que havia certos produtos que teriam de ser subscritos dessa forma, talves os fundos agora também o sejam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎13‎/‎01‎/‎2018 às 15:16, Virtua disse:

Podes desenvolver sff? Porque dizes que tem mais responsabilidade? Não estou a tirar a responsabilidade à área financeira, mas da forma que dizes parece que não há uma responsabilidade das outras áreas. Não quero ser ludibriado por oficinas automóveis ou pela indústria farmacêutica. Eles tb têm (ou deviam ter) um dever de fazer o melhor pelo cliente.

Não é necessário. Há algo que ng se apercebe e que passa completamente ao lado dos reguladores. Os maiores inimigos dos investidores são eles próprios. Está toda a gente focada em lesados BES e afins e ng se pergunta quantas dessas pessoas PEDIU o produto. Toda a gente foi "enganada"??? Quantas pessoas viram a publicidade e telefonaram ao gestor a pedir o fundo?

1. O gestor não pode dar opiniões (a MIFID II proíbe isso a menos que haja contrato de recomendações)

2. Caso o gestor pudesse dar recomendações está a colocar-se numa posição de se a coisa correr bem ele vai chatear o gestor porque o fundo está a bombar e ele não está a ganhar dinheiro, se a coisa correr mal achas que o cliente vai agradecer ao gestor? Afinal o gestor não fez mais do que a obrigação dele :-/

Fazer a "recomendação" de não comprar este fundo não é só preciso "cohones" como fazer algo potencialmente ilegal.

Por isso é que para mim o principal é educar. Não é com milhentas regulações que se muda as coisas. Isso é uma ideia muito europeia e que na minha opinião não muda nada. Como agora querem que nas cidades se ande a 30 km/h. Só tenho uma expressão para isso "LOL".

A Vanguard, via educação, fez e faz mais do que qualquer regulador. O que é preciso é educação, ética e publicidade com base nisso para dar as conhecer as verdadeiras vantagens em vez de enganar.

Virtua,

Desculpa pela resposta tardia. A vida foi-me apanhando...

Há uma enorme falta de literacia financeira na nossa sociedade. As pessoas quando se deslocam aos bancos é quase como se deslocassem ao medico. Aceitam as recomendações que lhes dão porque não percebem o suficiente para argumentar. E o impacto de perda das poupanças numa qualquer aplicação é semelhante a uma doença crónica.

Tenho amigos a trabalhar na área comercial da banca (e não é um nem dois) que falam na grande pressão para atingir os objectivos. E com essa pressão, quem acaba por ter um serviço inferior é o cliente. Daí eu também achar que comissões de subscrição em certos fundos é uma garantia que os gestores se vão focar em vender esses produtos. Isto apesar de nem sempre serem a opção indicada para todos os clients que os subscrevem... Apesar de muitos clientes quererem soluções cómodas e simples. De preferência sem ser necessário investir muito tempo e esforço a investigar as diferentes opções.

Olha... não é um tema simples. Mexe com instintos básicos humanos e muita ignorância.

Posso-te dizer que o meu pai perdeu muito dinheiro com o BES. Não em fundos e papel comercial mas em acções. Na altura dizia que não havia nada melhor que aquilo, agora já reconhece que errou em não diversificar o que tinha e que foi a Dona Inércia aliada à ganância que o fizeram perder parte das poupanças.

@D@vid Estive a pensar nas tuas respostas e exemplos. Não era minha intenção diabolizar comissões, apenas desabafar por certas situações que me rodeiam. Se há coisa que fui aprendendo aqui é que nem sempre pagar mais (neste caso em fundos, seja em comissão de gestão e/ou subscrição) significa uma rentabilidade inferior.

@Patanisca Obrigado pelo exemplo da Morningstar. Já lá tinha estado antes mas coloquei o IdIsin e... bom, não funcionou. :-)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, daniel__ disse:

Esse fidelity apesar de ser INC nunca fez distribuição, pelo menos nos ultimos 4 anos, ou seja, funciona como se fosse um ACC. E também é a versao que o Best tem. 

Calculo que sejam esses os motivos.

No KIID:

Income is reinvested in additional shares or paid to shareholders on request

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, xgoldpt disse:

Isso na prática quer dizer o quê? Que paga ou não? :blink:

- paga, se for expressamente pedido pelo investidor;

- não paga se o investidor não pedir para lhe serem pagos os dividendos, sendo os mesmos reinvestidos automaticamente.

há 20 horas, D@vid disse:

Quarta e Quinta temos as gigantes tecnológicas a apresentar resultados...altura de reforçar fundos hoje :blink:

E ainda por cima hoje com tudo a vermelho!;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/01/2018 às 14:39, Virtua disse:

Tens excelentes livros sobre o assunto de asset allocation e investimento.

Desde algo mais leve:

https://www.amazon.com/DIY-Investor-control-investments-financially/dp/0857196014/

https://www.amazon.com/All-About-Asset-Allocation-Second/dp/0071700781/

a algo mais académico:

https://www.amazon.com/Asset-Allocation-Balancing-Financial-Fifth/dp/0071804188

Há várias formas de se fazer asset allocation. Desde a forma mais matemática à forma mais "a olho". Assumindo que não tens formação financeira nem de programação pelo menos eu faria uns backtests para ver como a carteira se teria comportado no passado: http://portfolioanalyser.net/portfoliobacktester/

A análise aprofundada à carteira que o @Filip€ fala pode ser encontrada aqui: http://18.217.39.176/julia/user/rstudio/notebooks/Jupyter/Articles-and-studies/4Fundos (R and Python)/4Fundos 2 (Python).ipynb. Os fundos (e alocação da carteira defensiva) foram feitas de forma mais matemática. O estudo só incluiu fundos com histórico em 2008, pelo que fundos como PIMCO GIS Income E EUR Hedged Acc IE00B84J9L26, mesmo sendo bastante bons, não estavam incluídos.

Obrigado @Filip€ pela resposta bastante concreta que me deste :) Vou analisar os fundos que sugeriste!

@Virtua tentei aceder ao link que colocaste relativamente à análise profunda da carteira sugerida pelo @Filip€ mas não consegui. Será possível facultares um link que funcione?

Muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém tem alguma forma melhor para fazer X-ray a carteira?

estou a fazer umas remodelações na carteira e ao usar a ferramenta do banco best sempre que faço um teste e depois quero só alterar o montante  tenho de voltar a colocar os dados todos dos fundos 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Abarroso disse:

Alguém tem alguma forma melhor para fazer X-ray a carteira?

estou a fazer umas remodelações na carteira e ao usar a ferramenta do banco best sempre que faço um teste e depois quero só alterar o montante  tenho de voltar a colocar os dados todos dos fundos 

Experimenta a ferramenta da minha assinatura. Acho que não tem esse problema, já que os valores ficam preenchidos no fim de gerar o pdf.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho uma pergunta:

visto que estamos numa fase super boa para investir em fundos de acções ..  porque ninguém fala aqui sobre estes fundos que estão a dar grandes percentagens de lucro? 

Será porque acham que o bull está a acabar e podem vir a sofrer grandes quedas estes fundos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tiago...

nao sei quanto ao resto da malta que frequenta esta pagina

Eu parece-me que aqui estamos todos à procura de fundos de investimento para uma pessoa vulgar, sem aprofundar muito.

Se vires na primeira página existe uma listagem de fundos penso que bem variada, e que teêm proporcionado bons resultados. Eu proprio começei com fundos da primeira pagina e tenho vindo a comprar outros fundos nao mencionados aqui depois de ter aprendido mais um pouco.

Se formos a entrar por uma onda de recomendar este e aquele fundo penso eu que isto acabará por tornar-se demasiado pesado

Posso estar enganado claro, mas... foi o que me ocorreu sem pensar muito depois de ler a tua pergunta.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Tiago Neves disse:

visto que estamos numa fase super boa para investir em fundos de acções .. 

Fundamenta a tua afirmação, por favor.

Eu por acaso até discordo. Mas vou de igual modo reservar-me à afirmação não sustentada. eheh

há 5 horas, Tiago Neves disse:

Será porque acham que o bull está a acabar e podem vir a sofrer grandes quedas estes fundos?

Nunca ouviste dizer que o segredo é a alma do negócio? Está tudo calado sobre esse tema porque está tudo a fazer 20% ao ano em segredo.

ssshhh! :)

/pitada de sal

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 1/28/2018 às 13:36, Filip€ disse:

A Carteira 4Fundos EW é composta por:

• 25% Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR LU0114721508
    • 25% GS Glb SmCp CORE® Eq E EUR Acc Close LU0245181838
    • 25% M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93
    • 25% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H IE00B11XZ103

A Carteira 4Fundos AGR é composta por:

• 40% Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR LU0114721508
    • 40% GS Glb SmCp CORE® Eq E EUR Acc Close LU0245181838
    • 10% M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93
    • 10% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H IE00B11XZ103

Eventualmente eu substituiria o PIMCO Global Bond pelo PIMCO GIS Income E EUR Hedged Acc IE00B84J9L26.

Essa carteira de 4Fundos parece-me bastante interessante, mas o primeiro fundo (Fidelity) requer um montante minimo adicional de 1000€ (no BEST), que torna os reforços e o rebalanceamento um bocado dificil, não? Há outro fundo que recomendam que possa substituir esse na carteira?

Editado por FabioRocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Patanisca disse:

Fundamenta a tua afirmação, por favor.

Eu por acaso até discordo. Mas vou de igual modo reservar-me à afirmação não sustentada. eheh

Todos lemos\seguimos vários oradores cada um com a sua tese em relação ao bull ou bear market. vai juntando peças aqui..ali.. até teres a tua opinião formada.

Na minha opinião estamos bear porque:

Tenho uma empresa já a alguns anos e conheço muitos empresários de vários ramos  e o sentimento é deveras positivo todos esfregam as mãos de contentamento.. e todos têm projectos para investir ainda mais.. isto penso que está a acontecer em todo o pais e não só na minha cidade.. podia dar aqui vários exemplos mas são exemplos que lemos diariamente pelos jornais.   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Virtua disse:

@RFFF Aqui está o link que queria dar: https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/4Fundos (R and Python)/4Fundos 2 (Python).ipynb

Sobre o Fidelity Consumer Industries o que o @daniel_ disse está correcto.

Muito obrigado pelo link! Que super análise aos 4Fundos. Os fundos em causa são atualizados com alguma regularidade ou a carteira é sempre constituida pelos mesmos fundos?

Uma pergunta que pode ser básica mas.. O que fazem com os "lucros" no final do ano se os tiverem? Reinvestem esses lucros ou "levantam" e ficam com eles?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, RFFF disse:

Uma pergunta que pode ser básica mas.. O que fazem com os "lucros" no final do ano se os tiverem? Reinvestem esses lucros ou "levantam" e ficam com eles?

Eu nunca fiz um resgate para "gastar", nunca precisei. Tem sido sempre a meter para dentro desde 2013, tipo Tio Patinhas. Há quem goste de resgatar as mais valias para se presentear de vez em quando. Ou há até quem o faça para compensar as menos valias, no IRS. Depende de cada um. Mas claro, quanto mais dinheiro estiver aplicado, mais dinheiro é gerado, no caso de mais valias. Mas a vida tem de se ir vivendo e o dinheiro é para gastar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )