Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Mouro Emprestado
    há 8 minutos, 5coroas disse:

Tendo em vista a diversificação, em termos simplistas, ter MAIS fundos diversifica mais o investimento do que ter MENOS fundos.

Mas ter 10 fundos que invistam em acções de empresas globais é menos diversificado que ter apenas um fundo misto que investe em acções de empresas globais e em dívida soberana mundial :)

Quer isso dizer que, depende dos fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 14 minutos, 5coroas disse:

Tendo em vista a diversificação, em termos simplistas, ter MAIS fundos diversifica mais o investimento do que ter MENOS fundos.

Peço desculpa por não me ter explicado da forma mais correta. 

A minha questão tinha como objectivo questionar em termos monetários, isto é, em termos de ganhos/perdas qual seria "a melhor forma" de montar uma carteira.

Editado por RFFF
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Mouro Emprestado disse:

Mas ter 10 fundos que invistam em acções de empresas globais é menos diversificado que ter apenas um fundo misto que investe em acções de empresas globais e em dívida soberana mundial :)

Quer isso dizer que, depende dos fundos.

Claro, por isso eu escrevi em termos simplistas, pois há muitas nuances que podem dar origem a diferentes respostas.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, RFFF disse:

Peço desculpa por não me ter explicado da forma mais correta. É óbvio que quanto mais diversificada for a carteira mais diversificado será o investimento. 

A minha questão tinha como objectivo questionar em termos monetários, isto é, em termos de ganhos/perdas qual seria "a melhor forma" de montar uma carteira.

Não há uma the ultimate forma de montar uma carteira. Isto não é uma ciência exacta. É mais uma arte condimentada com alguma ciência. Podes é aproveitar algumas receitas que serviram, com sucesso no passado, a investidores com os mesmos objectivos ou perfil de risco que tu, mas nada garante que o mesmo grau de sucesso se repita no futuro. Há muitos fatores em jogo e estes vão mudando constantemente. Num dado momento, uma carteira com 1 unico Fundo pode ter melhores resultados do que outra carteira com 10 ou 100 fundos; e em outro momento 10 fundos serem mais rentáveis do que 1 unico fundo. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu por exemplo, tenho-me dado bem com uma carteira com apenas dois fundos Core e outros 2 satélite. É preciso é conhecer o que é o que fundo faz, quão diversificado está, em que áreas actua, etc.

Se houver um bom fundo de acções globais com boa performance, eu prefiro estar nele, do que ser eu a montar uma carteira com diversos fundos focados em geografias, por exemplo.

Mas há quem prefira ter um controlo mais fino sobre as áreas de actuação dos seus investimentos e prefere personalizar a carteira ao máximo, com recurso a uma grande diversidade de fundos, que regra geral já são específicos/especializados. Caso contrário ter 10 fundos de acções globais, não adianta de muito, por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso, quando a tendência geral é bear, prefiro concentrar tudo em poucos fundos (dos que são para longo prazo) pois permite-me reforçá-los com maiores doses de capital quando estes estão mais baratos; quando a tendência geral é bull (como no momento actual) prefiro ter muitos fundos (com pouco capital cada um) e ir resgatando-os à medida que vão atingindo os stop gains que previamente estabeleci. Ou seja vou deixando os cavalos correr mas com as rédeas curtas. Na minha opinião, um investidor que esteja interessado sobretudo em lucrar o máximo possível (mas sem arriscar demasiado) não deve ser fundamentalista no que diz respeito a estratégias de investimento, mas sim procurar o que melhor se pode usar para cada novo contexto. Os fundos onde tenho lucrado mais foram os dos metais e energia, ora, se tivesse sido fiel ao dogma do buy and hold/indexados/poucos fundos, teria perdido estas boas oportunidades .

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, superkinas disse:

será que é desta que o nordea 1 stable return vai arrancar, falta pouco para ficar positivo. Depois ainda vou esperar um pouco para ver se sobe mais um pouco e depois vou sair e colocar mais este cash no invest AR PPR

Entrei com força com força no Nordea Stable Return em 2016. Acabei de chegar ao Verde. Este fundo representa cerca de 1/4 da minha carteira. Provavelmente vou continuar com o mesmo fundo.

No entanto não pretendo fazer reforços. Até porque o a gestora limita em 1 milhão de Euros, por cliente!  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já ponderei várias vezes entrar no Nordea Stable Return e já vi aqui vários users falar maravilhas dele (concordo que já se portou muito bem) mas sou só eu que acho que tem estado demasiado anémico? Para entrar agora, ainda é um fundo assim tão bom ou nos mistos moderados há outras alternativas? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas respostas!

Abri a minha conta no BEST e já tenho possibilidade de investir em fundos. Vou optar por escolher 5 fundos e aplicar 1K em cada. Os fundos a escolher serão 5 dos presentes no tópico inicial.

Têm preferência por algum deles ou é "gosto pessoal" a escolha dos mesmos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado @milz pela tua resposta :)

Já ando aos meses a ler sobre fundos e claro que não sei tudo mas vou aprendendo com este tópico e com várias outras fontes de informação!

A dificuldade não é saber tanto como funcionam mas sim escolher no meio de tantas possibilidades :)

Já tenho outros investimentos e nunca faço um novo sem antes estudar o mesmo. Não gosto de 'brincar' com o dinheiro seja pouco ou muito pois ele custa a ganhar a todos para além de que gosto de saber o que estou a fazer! 

Mais uma vez obrigado! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, RFFF disse:

Já ando aos meses a ler sobre fundos e claro que não sei tudo mas vou aprendendo com este tópico e com várias outras fontes de informação!

A dificuldade não é saber tanto como funcionam mas sim escolher no meio de tantas possibilidades :)

Já tenho outros investimentos e nunca faço um novo sem antes estudar o mesmo. Não gosto de 'brincar' com o dinheiro seja pouco ou muito pois ele custa a ganhar a todos para além de que gosto de saber o que estou a fazer! 

Mais uma vez obrigado! 

E porque não uma carteira 4 fundos do virtuagod? Para quem se está a iniciar nisto dos fundos de investimento, acho que não há que enganar. Tens uma carteira defensiva (70% obrigações, 30% acções), outra moderada (50% obrigações, 50% acções) e uma agressiva (20% obrigações, 80% acções):

A Carteira 4Fundos DEF é composta por:

• 15% Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR LU0114721508
    • 15% GS Glb SmCp CORE® Eq E EUR Acc Close LU0245181838
    • 15% M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93
    • 55% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H IE00B11XZ103

A Carteira 4Fundos EW é composta por:

• 25% Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR LU0114721508
    • 25% GS Glb SmCp CORE® Eq E EUR Acc Close LU0245181838
    • 25% M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93
    • 25% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H IE00B11XZ103

A Carteira 4Fundos AGR é composta por:

• 40% Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR LU0114721508
    • 40% GS Glb SmCp CORE® Eq E EUR Acc Close LU0245181838
    • 10% M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93
    • 10% PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H IE00B11XZ103

Eventualmente eu substituiria o PIMCO Global Bond pelo PIMCO GIS Income E EUR Hedged Acc IE00B84J9L26.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, RFFF disse:

Mais uma vez obrigado! 

Tens excelentes livros sobre o assunto de asset allocation e investimento.

Desde algo mais leve:

https://www.amazon.com/DIY-Investor-control-investments-financially/dp/0857196014/

https://www.amazon.com/All-About-Asset-Allocation-Second/dp/0071700781/

a algo mais académico:

https://www.amazon.com/Asset-Allocation-Balancing-Financial-Fifth/dp/0071804188

Há várias formas de se fazer asset allocation. Desde a forma mais matemática à forma mais "a olho". Assumindo que não tens formação financeira nem de programação pelo menos eu faria uns backtests para ver como a carteira se teria comportado no passado: http://portfolioanalyser.net/portfoliobacktester/

A análise aprofundada à carteira que o @Filip€ fala pode ser encontrada aqui: http://18.217.39.176/julia/user/rstudio/notebooks/Jupyter/Articles-and-studies/4Fundos (R and Python)/4Fundos 2 (Python).ipynb. Os fundos (e alocação da carteira defensiva) foram feitas de forma mais matemática. O estudo só incluiu fundos com histórico em 2008, pelo que fundos como PIMCO GIS Income E EUR Hedged Acc IE00B84J9L26, mesmo sendo bastante bons, não estavam incluídos.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Alguém tem alguma sugestão para aplicação de 120 euros no prazo de um ano? 

Pensei num fundo de investimento pois para este valor e esta linha temporal como alternativa só vejo uma P2P. O que não está fora da questão. 

Mas voltando ao fundo, gostaria de ter bons rendimentos claro e capital "garantido" (vá, perder 20% seria o máximo). 

Não sei se é relevante, mas tenho conta no BIG.

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 53 minutos, Virtua disse:

120 euros? Compra uns livros (conhecimento) ou vai jantar com a tua Maria (experiência).

Estes comentários parecem que estão a aparecer com maior frequência ultimamente, e começam a preocupar-me, pois parece que podemos estar perto do Bull Market.

Fundos de Investimento, P2P, nem sei o que dizer. Os riscos são totalmente diferentes, ainda que elevados.

Como disseste e bem, o melhor seria investir em livros.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Cardoso24 disse:

Estes comentários parecem que estão a aparecer com maior frequência ultimamente, e começam a preocupar-me, pois parece que podemos estar perto do Bull Market.

Quererias dizer "perto do FIM do Bull Market"? 

Investir 120 euros em fundos a 1 ano. É eu pensava que já tinha visto tudo neste tópico. 

Mas bem, tem que se começar por algum lado. Nada contra. 

A minha sugestão para esses 120eur seria um fundo de acções emergentes ou um Obrigações high yield. 

Afinal mais 120eur ou menos 120eur ao final de um ano... É que nem um seguro automóvel contra terceiros paga. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )