Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

E nos ETFs também convem olhar para a comissão de compra, comissão de venda e comissão de custódia de titulos, 3 comissões que não existem em 99% dos fundos, é uma questão de fazer contas e olhar para o retorno.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa noite, 

Tenho atualmente 5K disponíveis para investir em fundos. Estive a ler o tópico (algumas páginas) e necessitava da vossa opinião. 

Qual acham os fundos mais recomendados a investir com esses 5K e qual a distribuição dos mesmos? :)

Já possuo 1K no BPI PPR Ações! 

Muito grato pela vossa ajuda e compreensão! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Como não percebo muito de mercados estou a pensar investir em fundos, mas seguindo a carteira MODERADA aconselhada pelo Best.

Que vos parece deste tipo de investimento? É de confiar na opinião deles? Estou a pensar investir 20k. 

A divisão dos fundos é a seguinte:

BNY Mellon Global Equity Income A EUR Acc Ações Global

6% IE00B3V93F27    
      JPMorgan Funds - Global Government Bond D (acc) - EUR Obrigações Dívida Governamental

11.5% LU0406674589    
      Jupiter JGF Dynamic Bond Fund L Class Euro Obrigações Flexível

17.5% LU0853555380    
      M&G North American Dividend A Hedged EUR Acc feature-icon4.png Ações EUA

2.5% GB00B2QWD268    
      MFS Meridian Funds European Value Fund A1 EUR Acc Ações Europa

5% LU0125951151    
      MLIS - Marshall Wace Tops C EUR Acc Alt-Market Neutral–Ações

7.5% LU0333227550    
      Neuberger Berman Short Duration Emerging Market Debt A Obrigações Emergentes CP

12.5% IE00BDZRWZ54    
      Oddo Avenir Europe CR-EUR Ações Europa

2.5% FR0000974149    
      Parvest Enhanced Cash 6 Months N-Capitalisation Obrigações Curto Prazo Diversificado EUR

20% LU0325599487    
      Pioneer Funds - Emerging Markets Bond C EUR ND Obrigações Emergentes

5% LU0119438611    
      T. Rowe Price European High Yield Bond A EUR Acc Obrigações HY Europa

10% LU0596127604

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, RFFF disse:

Boa noite, 

Tenho atualmente 5K disponíveis para investir em fundos. Estive a ler o tópico (algumas páginas) e necessitava da vossa opinião. 

Qual acham os fundos mais recomendados a investir com esses 5K e qual a distribuição dos mesmos? :)

Já possuo 1K no BPI PPR Ações! 

Muito grato pela vossa ajuda e compreensão! 

há 6 horas, Visitante Gana disse:

Bom dia,

Como não percebo muito de mercados estou a pensar investir em fundos, mas seguindo a carteira MODERADA aconselhada pelo Best.

Que vos parece deste tipo de investimento? É de confiar na opinião deles? Estou a pensar investir 20k. 

6% IE00B3V93F27    
      JPMorgan Funds - Global Government Bond D (acc) - EUR Obrigações Dívida Governamental

11.5% LU0406674589    

17.5% LU0853555380    

2.5% GB00B2QWD268    

5% LU0125951151    

7.5% LU0333227550    

12.5% IE00BDZRWZ54    

2.5% FR0000974149    
      Parvest Enhanced Cash 6 Months N-Capitalisation Obrigações Curto Prazo Diversificado EUR

20% LU0325599487    

5% LU0119438611    

10% LU0596127604

Obrigado.

w18tb.jpg

Ainda há duas páginas atrás veio um user exactamente com as mesmas questões parvas que vocês os dois. Leiam lá a minha opinião acerca das vossas perguntas.

Se querem a minha opinião acerca do que fazer aos vossos 5000€ e 20000€ respetivamente, olhem eu sugiro tudo em TRON ou DOGECOIN. Garanto-vos que daqui a 2 anos têm dinheiro para um Lamborghini Huracan, a gasóleo e tudo...

Mas ainda quero citar isto que o Visitante Gana escreveu:

Citação

Como não percebo muito de mercados estou a pensar investir em fundos

É tal e qual que dizer: "Não percebo muito de medicina dentária, mas como este dente me está a doer, deixa-me cá pegar no alicate que tenho ali na garagem."

Orientem-se pá!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/01/2018 às 11:35, Visitante Gana disse:

Bom dia,

6% IE00B3V93F27    

11.5% LU0406674589    

17.5% LU0853555380    

2.5% GB00B2QWD268    

5% LU0125951151    

7.5% LU0333227550    

12.5% IE00BDZRWZ54    

2.5% FR0000974149    

20% LU0325599487    

5% LU0119438611    

10% LU0596127604

Obrigado.

Fiquei com dúvidas, tem conta no Banco Best? já trabalha com eles? se não trabalha vai ser dificil replicar essa carteira noutro banco, se já é cliente que tipo de cliente é? o que lhe faz pensar que pode ou não confiar?

A questão por vezes não é o confiar, é se o que está aí é ou não adequado a sí, sendo uma carteira moderada muitas vezes é quase adequada a todos, mas no entanto pode por exemplo não querer um fundo como o Marshal que é de mercado neutral, ou achar que um excelente fundo como o Oddo ter uma exposição baixa na carteira, etc., confiar pode sempre, confio mais nos tipos da direcção de investimentos do Best do que os do CGD :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As sugestões dos tais profissionais da banca são duvidosas. A maioria das mesmas são muito parciais! Parciais no sentido de vender aquilo que é melhor para a própria instituição bancária.

É a minha experiência pessoal. Admito que outros "users" poderão ter outras opiniões!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, USD disse:

As sugestões dos tais profissionais da banca são duvidosas. A maioria das mesmas são muito parciais! Parciais no sentido de vender aquilo que é melhor para a própria instituição bancária.

É a minha experiência pessoal. Admito que outros "users" poderão ter outras opiniões!

Eu tenho outra opinião no caso em concreto,  se me falarem nos bancos que só trabalham com a gestora ligada ao mesmo tudo bem, agora bancos que comercializam milhares de fundos de 30 ou 40 gestoras não sei onde estará o melhor para a instituição bancária, essa  carteira apresenta 11 gestoras diferentes!

Qualquer das formas é preferível esperar alguns dias para se investir, pode haver algumas correcções agora.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, D@vid disse:

Fiquei com dúvidas, tem conta no Banco Best? já trabalha com eles? se não trabalha vai ser dificil replicar essa carteira noutro banco, se já é cliente que tipo de cliente é? o que lhe faz pensar que pode ou não confiar?

A questão por vezes não é o confiar, é se o que está aí é ou não adequado a sí, sendo uma carteira moderada muitas vezes é quase adequada a todos, mas no entanto pode por exemplo não querer um fundo como o Marshal que é de mercado neutral, ou achar que um excelente fundo como o Oddo ter uma exposição baixa na carteira, etc., confiar pode sempre, confio mais nos tipos da direcção de investimentos do Best do que os do CGD :P

Já sou cliente há algum tempo, mas não tenho feito investimentos. Nunca tive nenhum problema, acho-os até muito profissionais e atentos. Parece-lhe uma carteira equilibrada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, Patanisca disse:

Eu diria que isto (que parece estar a ficar overbought):

012118_0608_Weighingthe9.jpg

Se é apenas isso, ou seja nada em concreto, fico mais descansado.^_^

Há que ter em consideração que os valores que agora foram atingidos, não estão ainda muito acima dos valores que foram alcançados nos finais da década de 90, e obviamente é natural (em consonância com a evolução histórica do SP500) que passados 20 anos, a economia americana/mundial esteja num nível mais elevado. Em 20 anos muita coisa mudou e felizmente a tendência geral foi positiva. Acredito que este ciclo económico ande nos seus 80-90% nos USA e nos 50-60% na Europa. Ou seja, pode ser que venha brevemente alguma correção, mas deverá ser pouco duradoura, por isso penso que ainda é tempo de continuar a ordenhar mais este bull a ver se dá mais meio litro.:D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, 5coroas disse:

penso que ainda é tempo de continuar a ordenhar mais este bull a ver se dá mais meio litro.:D

E pensas bem. Eu ainda estarei bullish nos EUA durante 2018, reforçando sempre que possa. As stocks estão caras lá, com P/Es elevados, mas a política fiscal do Trump deverá fazer baixar os P/Es com a escalada das earnings líquidas, já que impostos, viste-os! :)

Por cá há que estar atento ao BCE, que antecipou mexidas no easing e isso reflectiu-se no EUR/USD, mas se o Sr. Draghi não tiver cuidado, pode acabar por minar as earnings das empresas exportadoras fazendo com que as respectivas stocks sofram com isso.

Vai ser um ano interessante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, elkefro disse:

Bom dia,

Desculpem a pergunta "tosca" mas nos FI, o que significam as siglas inc e acc?

Obrigado

accumulation

income

Nos FI acc,  os dividendos são automaticamente reinvestidos no Fundo; Nos FI inc, os dividendos são entregues, em dinheiro, ao investidor.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

accumulation

income

Nos FI acc,  os dividendos são automaticamente reinvestidos no Fundo; Nos FI inc, os dividendos são entregues, em dinheiro, ao investidor.

Obrigado, foi o que pensei inicialmente, mas julgava que nos FI não existia a opção inc.

Já agora pode indicar um site onde exista informação acerca desses "detalhes". Por exemplo NAV é o valor monetário do fundo, correto? Numa análise simplista um NAV elevado corresponde a um fundo com bastantes subscritores, em condições de ser manter activo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, elkefro disse:

Obrigado, foi o que pensei inicialmente, mas julgava que nos FI não existia a opção inc.

Já agora pode indicar um site onde exista informação acerca desses "detalhes". Por exemplo NAV é o valor monetário do fundo, correto? Numa análise simplista um NAV elevado corresponde a um fundo com bastantes subscritores, em condições de ser manter activo.

Aqui por exemplo:

http://www.fundinfo.com

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na estratégia de investimento, tendo em vista a diversificação, qual entendem ser a "estratégia" mais correta?

- Possuir diversos fundos investindo pouco dinheiro em cada um deles

- Possuir um número menor de fundos mas aplicar mais dinheiro em cada um?

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, RFFF disse:

Na estratégia de investimento, tendo em vista a diversificação, qual entendem ser a "estratégia" mais correta?

- Possuir diversos fundos investindo pouco dinheiro em cada um deles

- Possuir um número menor de fundos mas aplicar mais dinheiro em cada um?

Tendo em vista a diversificação, em termos simplistas, ter MAIS fundos diversifica mais o investimento do que ter MENOS fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )