Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 09/01/2018 às 16:48, Patanisca disse:

É criar uma conta e começar a introduzir as ordens de compra/venda, sem custos. Atenção que só suporta USD, mas meta os valores como se fosse EUR, que vai dar ao mesmo.

Patanisca, ao introduzires os dados, colocaste algum valor nas comissões?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Patanisca, ao introduzires os dados, colocaste algum valor nas comissões?

No meu caso como são fundos nacionais e todos da CGD, cujas comissões estão todas diluídas na UP, não coloquei nada.

Depois há um pormenor que é nos resgates, se colocar os 28% das MV, adultera-me os valores da performance, e acaba por misturar uma performance de valores de MV ainda no fundo, e valores de MV já resgatados e tributados. Então optei por não colocar nada nas comissões. Assim ele faz os cálculos todos em bruto, que é o que acho mais correto para efeitos de medição da performance do activo. Quanto a pagamento de impostos nas MV, isso depois acerto contas com o estado, por assim dizer, portanto gosto de deixar de fora a parcela dos 28%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu fiz este post separado mas sugeriram-me que o fizesse aqui portanto aqui vai:

Eu sou estudante e tenho + de 50% das minhas poupanças nos CTPM (infelizmente mais nos mais recentes antes de mudar o nome do que dos mais antigos). Tenho também uma parte significativa no fundo VIP que foi o meu avô que me fez na altura em que fiz 18 anos. Tenho ainda 150€ na Raize e agora após o Natal e ter vendido uns jogos de consola que tinha para aqui guardados tenho mais de 1000 euros à ordem que queria ter a render. Atualmente DPs é para esquecer e os novos certificados são piores que os anteriores, além da maior duração e por isso queria ver outra alternativa, de preferência que tivesse um retorno esperado melhor que o da Raize, pois caso contrário investiria lá.

Já perguntei neste forum mas mais geral sobre que investimento haveria de fazer e até tinha visto o HSBC GIF Economic Scale Global Equity AC no banco Best. Aconselharam-me o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund, (LU0094560744). Entretanto já abri conta no Best, só estou à espera que enviem a password por correio mas antes de investir quero ter algumas certezas:

1) Pelo que vi, estes fundos não pagam dividendos como o fundo VIP. Vão valorizando ou desvalorizando e quando se faz o resgate, recebe-se o seu valor na altura. É exatamente assim que funciona? E como é em termos de impostos? Com os juros há retenção na fonte, mesmo o fundo VIP o banco retira-me automaticamente o imposto mas como é que funciona aqui? Como sou estudante e vivo com os meus pais (apesar de já não ser considerado dependente) e não tenho rendimentos além dos juros e dividendos, nunca fiz declaração de IRS. Teria de começar a fazer neste caso?

2) É possível ter perdas maiores do que o dinheiro investido?

3) As comissões são retiradas ao valor das unidades do fundo ou são retiradas da nossa conta à ordem?

4) Estive a ver outros fundos e vi por exemplo o Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund BH (EUR) que tem tido desempenhos muito bons excepto em 2016 que investe em ações do facebook, amazon, mastercard, entre outras. Seria esse uma boa opção?

5) No site do Best fui ver o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund e nas condições aparece Comissão de subscrição e Resgate com 0% mas depois nos documentos abri o KIID e lá diz 6% em encargos de subscrição e 1% encargos de resgate. Fico na dúvida como realmente funciona.

6) Este tipo de investimento é ideal para durar quantos anos? E caso comece a descer é de retirar ou reforçar? Há algum tópico específico para cada um dos fundos neste forum onde possa seguir o que as outras pessoas estão a fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Guilhao disse:

4) Estive a ver outros fundos e vi por exemplo o Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund BH (EUR) que tem tido desempenhos muito bons excepto em 2016 que investe em ações do facebook, amazon, mastercard, entre outras. Seria esse uma boa opção?

Tem o inconveniente de cada reforço ser no minimo 500euros, o que para um estudante pode ser um entrave à poupança.

há 19 minutos, Guilhao disse:

2) É possível ter perdas maiores do que o dinheiro investido?

Não. A não ser que tenha investido capital emprestado com juros. 

há 21 minutos, Guilhao disse:

3) As comissões são retiradas ao valor das unidades do fundo ou são retiradas da nossa conta à ordem?

As comissões são retiradas ao valor das unidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

Tem o inconveniente de cada reforço ser no minimo 500euros, o que para um estudante pode ser um entrave à poupança.

Não. A não ser que tenha investido capital emprestado com juros. 

Obrigado.

E caso não seja para fazer reforços? Tem algum inconveniente?

Não vou investir capital emprestado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Guilhao disse:

5) No site do Best fui ver o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund e nas condições aparece Comissão de subscrição e Resgate com 0% mas depois nos documentos abri o KIID e lá diz 6% em encargos de subscrição e 1% encargos de resgate. Fico na dúvida como realmente funciona.

Apesar do que diz o KIID, no Best não paga encargos de subscrição/resgate, a não ser que o próprio Best informe que há alguma comissão de subscrição/resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Guilhao disse:

Obrigado.

E caso não seja para fazer reforços? Tem algum inconveniente?

Não vou investir capital emprestado.

É apenas a minha opinião, mas eu acho que pode não ser uma boa ideia metermo-nos num FI cujo sector anda nos máximos se não tivermos  a intenção de continuar a fazer Dollar cost averaging; ou seja esse Fundo parece-me bom, mas se de hoje para amanhã cair 20%, 30% ...se não continuar a fazer reforços, vai demorar muito mais tempo a recuperar das perdas...anos eventualmente...por isso prefiro, para investimentos de longo prazo, que o valor dos reforços mínimos permitidos sejam baixos.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, Guilhao disse:

6) Este tipo de investimento é ideal para durar quantos anos? E caso comece a descer é de retirar ou reforçar?

Depois dos 5-10 anos já terá alguma certeza que vai mesmo lucrar com ele; menos do que esse prazo, e sobretudo sem DCA, o risco de perder com ele é bem maior (pode demorar mais de 10 anos a recuperar caso não faça DCA). Se o dinheiro não lhe fizer falta não o deve resgatar nas quedas, pelo contrário é ir metendo mais sempre que puder (se for mesmo para longo prazo).Tem que ter a noção de que as coisas podem começar a afundar a qualquer momento, demorar alguns meses/anos até bater no fundo e depois demorar alguns meses/anos a voltar aos topos. 

há 10 minutos, Guilhao disse:

Obrigado mais uma vez.

Quanto ao KIID ajudou saber isso.

Pois faz sentido e torna-se mais periogoso recuperar além do MFS Meridian Funds - Global Equity Fund parece menos volátil.

Sim, esse MFS tem um numero maior de ações diferentes na carteira, logo o risco é mais atenuado (mas a performance também pode ser inferior se o Morgan tiver melhor pontaria na seleção que fez). 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A 1ª pergunta a resposta é sim, há fundos que pagam dividendos, há fundos de nacionalidade portuguesa ( que não precisam de ser declarados no IRS ), mas os fundos de nacionalidade estrangeira como é o caso desse, tem de ser declarado no IRS mas apenas quando for resgatado parte ou na totalidade, terás de declarar e se tiveres mais valias pagas 28% sobre as mesmas.

Agora vou só dar uma dica, não vou dizer que o fundo é bom ou mau, mas como vejo que talvez isto não seja a tua praia fica aqui esta dica que provavelmente o teu futuro gestor de conta também deverá esclarecer.

O fundo segundo uma escala que vai de 1 a 7, é de risco 5, só aqui poderás ter a consciência que é um fundo acima do moderado, se fores à 1ª página deste tópico, verás essa tabela de risco, e lá verás um intervalo que é: -10% a +15% para o risco 5, o que quer isto dizer? que para 1000€ investidos podes contar com um máximo de desvalorização de 10%, estamos portanto a falar em  100€, claro que isto não é assim tão linear, no entanto os fundos e os gestores têm um mandato de gestão que lhes permite assegurar que um fundo não caia muito mais do que está neste intervalo, recorrendo a vários meios como vendas dos activos, e os 15%? é o máximo que posso ganhar? na teoria sim mas aqui a gestora quer é dar dinheiro a ganhar e portanto não são tão rigorosos.

A partir daqui podes "brincar" com outros fundos e ver a sua classe de risco e as variações que costumam ter.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

UBS EF China Opportunity USD ( LU0067412154 )

TAXA GLOBAL DE CUSTOS
    2,41 %

COMISSÃO DE GESTÃO
    1,87 %

Estava a pesquisar Fundos no Banco Invest e reparei neste que está com uma performance muito boa, mas depois vi essas taxas.

Esas taxas não são um pouco altas ? Ou será que estou a ser paranóico por andar a ler muito sobre ETF's e os respectivos custos baixos? :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Greedy disse:

UBS EF China Opportunity USD ( LU0067412154 )

TAXA GLOBAL DE CUSTOS
    2,41 %

COMISSÃO DE GESTÃO
    1,87 %

Estava a pesquisar Fundos no Banco Invest e reparei neste que está com uma performance muito boa, mas depois vi essas taxas.

Esas taxas não são um pouco altas ? Ou será que estou a ser paranóico por andar a ler muito sobre ETF's e os respectivos custos baixos? :P

Conhece algum ETF China que tenha a 5 ou 10 anos superado esse UBS?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não estou a "botar abaixo", queria era a opinião sincera da malta que já está batida em Fundos se esse tipo de % é "normal" ou não .. nem estou a questionar a performance desse fundo, foi 1 que apanhei ao calhas pela boa rentabilidade .. ;)

O Alves Ribeiro PPR anda pelos 1.56% taxa global se não estou em erro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Greedy disse:

Eu não estou a "botar abaixo", queria era a opinião sincera da malta que já está batida em Fundos se esse tipo de % é "normal" ou não .. nem estou a questionar a performance desse fundo, foi 1 que apanhei ao calhas pela boa rentabilidade .. ;)

A minha pergunta ia neste sentido: se conhece algum ETF ou FI que a 5/10 anos tenha batido o UBS, então a escolha deverá recair nesse ETF/FI; se o UBS superou por muito todos os outros ETF/FI, então o UBS é melhor. Conclusão: o que interessa sobretudo é a performance e não o valor das comissões. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Conclusão: o que interessa sobretudo é a performance e não o valor das comissões. 

Quando as comissões estão diluídas no valor da UP, como penso que seja o caso de praticamente todos os FI.

Confirmem-me esta informação, por favor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Quando as comissões estão diluídas no valor da UP, como penso que seja o caso de praticamente todos os FI.

Confirmem-me esta informação, por favor.

Sim, geralmente já estão diluidos no valor da UP e a performance já tem em conta essa diluição.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Greedy disse:

De referir ainda que os FI de Obrigações e os Mistos são os que têm geralmente comissões mais baixas e os FI - emergentes ou de determinados sectores mais complicados de operar têm as comissões mais altas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

De referir ainda que os FI de Obrigações e os Mistos são os que têm geralmente comissões mais baixas e os FI - emergentes ou de determinados sectores mais complicados de operar têm as comissões mais altas. 

Obrigado, assim já percebo porque é que por exemplo, aquele Fundo Chinês que estava / está com uma performance tão boa nos últimos anos, tinha a tal taxa global de ~2% .. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Greedy disse:

Obrigado, assim já percebo porque é que por exemplo, aquele Fundo Chinês que estava / está com uma performance tão boa nos últimos anos, tinha a tal taxa global de ~2% .. :)

Mas repara que essa relação (performance/comissões) nem sempre é assim tão linear, pois o que não falta é por aí Fundos que cobram comissões elevadas e têm resultados muito fracos; por isso há que estar atento e não aceitar toda a palha que nos põe à frente. Geralmente o valor das comissões está associado, segundo as sociedades gestoras, à maior trabalheira e recursos dispendidos que esses sectores/areas geográficas acarretam. 

Por outro lado e no seguimento do que escrevi antes, mesmo nos Fundos indexados (por exemplo os Pictet) vais ver que os referentes aos emergentes têm custos mais altos que os USA, Europa, etc.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )