Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 minutos, antoniobento disse:

Boa tarde D@vid

Todos os dia actualizo  a folha de execl com os fundos, e vinha a verificar que o fundo NB Rendimento Plus FIA com o ISIN PTYEVHHM0001 não era actualizado desde o dia 03/01/2018 e mantinha a cotação desse dia. Hoje deu "erro" não actualizou  a cotação e a data., Fui ao site do Novo Banco, Fundos e anexo.

Fundos de Obrigações

Fundo Início Data Valor Período Rend. Risco
    26.01.1994 11.01.2018 € 22,6565 11.01.2017
    11.01.2018
    13,24% 3
    07.08.1997 11.01.2018 € 7,8401 11.01.2017
    11.01.2018
    1,32% 1
    26.07.2004 11.01.2018 € 6,1600 11.01.2017
    11.01.2018
    5,41% 2
    03.12.2007 29.12.2017 € 3,1673 29.12.2016
    29.12.2017
    2,16% 2
    26.01.1994 11.01.2018 € 12,6439 11.01.2017
    11.01.2018
    15,63% 4
    24.01.1994 11.01.2018 € 7,9926 11.01.2017
    11.01.2018
    20,28% 5
    15.09.1997 11.01.2018 € 5,9484 11.01.2017
    11.01.2018
    32,58% 5
    18.10.2007 11.01.2018 € 6,1768 11.01.2017
    11.01.2018
    12,19% 4
    09.05.1997 11.01.2018 € 7,3766 11.01.2017
    11.01.2018
    37,16% 5
    01.06.1992 29.12.2017 € 8,0103 29.12.2016
    29.12.2017
    0,68% 3
    03.11.2008 11.01.2018 € 9,6020 11.01.2017
    11.01.2018
    6,09% 2

Penso que já não consta desta lista. Sabe se houve alguma remodelação? Obrigado.

Peço desculpa. está lá nem Fundos de Investimento Alternativo.  Deve ser dificuldade de actualização na folha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 1/10/2018 às 14:40, Nmen disse:

Esse fundo tem comissão de subscrição não é? 

Isso é do Best, não do fundo.

Citação

Os gestores certamente têm objectivos de receita a atingir.

Como qualquer fundo, até os passivos têm objectivos de receita. A área financeira não é diferente do resto dos serviços.

Citação

Gostaria de te pedir um refresh à carteira de 4 fundos, se possível.

Feito. https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/4Fundos (R and Python)/4Fundos 2 (Python).ipynb

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Isso é do Best, não do fundo.

Como qualquer fundo, até os passivos têm objectivos de receita. A área financeira não é diferente do resto dos serviços.

Feito. https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/4Fundos (R and Python)/4Fundos 2 (Python).ipynb

Muito obrigado!

Gosto bastante da performance da carteira de equal weight.

Quanto  aos objectivos, referia-me concretamente aos dos gestores do Best. Se são medidos em função de objectivos de receita, poderão atingi-los mais facilmente se recomendarem aos seus clientes fundos com comissão de subscrição.

Se são melhores para os clientes... é outra coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/01/2018 às 15:06, Virtua disse:

Obrigado pela explicação da morningstar (com print). Por acaso ia mesmo pedir-te uma vez que desconhecia essa funcionalidade na morningstar.com (nem pensei em usar fundos europeus na morningstar.com).

Pessoalmente tenho a parte de acompanhamento de carteira tudo programado mas volta e meia há sempre alguém que me pergunta onde pode acompanhar e é sempre bom saber o que recomendar. Já há muito que não uso o Finantial Times (que usava no início). Alguém usa o FT com sucesso? A última vez que alguém me falou dele o FT não tinha um fundo que essa pessoa pretendia.

Eu uso FT e até agora não tenho queixas dos fundos que existem

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Nmen disse:

Quanto  aos objectivos, referia-me concretamente aos dos gestores do Best. Se são medidos em função de objectivos de receita, poderão atingi-los mais facilmente se recomendarem aos seus clientes fundos com comissão de subscrição.

Se são melhores para os clientes... é outra coisa.

Como disse o Virtua, a área financeira não é diferente dos outros serviços, a menina que está atrás do balcão nos CTTs também vende cautelas da lotaria, telemóveis, livros, certificados de aforro, também deverá ter uma comissão, isso não me choca, e as comissões de subscrição por vezes devem ser vistas em melhor pormenor, por exemplo, o que é preferível?

• Nordea Stable Return: Rentabilidade a 1 ano de 1,84%/comissão global de 2,54%.
    • BlackRock Index Portfolio Moderate: Rentabilidade a 1 ano de 8.32%, comissão de subscrição de 1,5% + comissão global de 1.13% ( Total de comissões 2,63% )

Olhando numa perspectiva de retorno nestes 2 fundos da mesma categoria, prefiro pagar uma comissão de subscrição sem me importar que o banco ou o gestor e conta receba alguma coisa por isso, estou a pagar apenas mais 0,09% em comissão e a receber mais 6,48%.;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, ptigas disse:

Já agora.. se não é pedir muito, da carteira 8 fundos tb :)

actualizadíssima. https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/8Fundos (R and Python)/8Fundos 2 (Python).ipynb

O Jupiter Dynamic Bond anda a portar-se mal. Devia ter ido para o Pimco Income. Mas a carteira já tinha tanto pimco... O erro humano é algo que ainda me assombra, mesmo depois destas programações todas <_<

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, D@vid disse:

Como disse o Virtua, a área financeira não é diferente dos outros serviços, a menina que está atrás do balcão nos CTTs também vende cautelas da lotaria, telemóveis, livros, certificados de aforro, também deverá ter uma comissão, isso não me choca, e as comissões de subscrição por vezes devem ser vistas em melhor pormenor, por exemplo, o que é preferível?

• Nordea Stable Return: Rentabilidade a 1 ano de 1,84%/comissão global de 2,54%.
    • BlackRock Index Portfolio Moderate: Rentabilidade a 1 ano de 8.32%, comissão de subscrição de 1,5% + comissão global de 1.13% ( Total de comissões 2,63% )

Olhando numa perspectiva de retorno nestes 2 fundos da mesma categoria, prefiro pagar uma comissão de subscrição sem me importar que o banco ou o gestor e conta receba alguma coisa por isso, estou a pagar apenas mais 0,09% em comissão e a receber mais 6,48%.;)

Não é diferente mas tem outro impacto. E responsabilidade. Aliás a Mifid II vem proteger o investidor ao dizer aos bancos que não podem promover os produtos que lhes dão maior retorno ao invés do que é melhor para o cliente.

Eu entendo o que estás a querer dizer com esse exemplo e a maneira como estás a desmontar a comissão de subscrição no sentido de te dar acesso a algo melhor. No entanto não acho a comparação particularmente justa. São fundos totalmente diferentes. Se colocares lado a lado fundos com níveis semelhantes de retorno deixa de fazer sentido a comissão de subscrição. Aliás, se colocares lado a lado o mesmo fundo em bancos diferentes em que num é cobrada comissão de subscrição e noutro não... menos ainda faz.

O meu comentário veio no sentido da análise que o Virtua tem estado a fazer do Acatis Artificial Intelligence. É um fundo com um desempenho abaixo do seu benhmark e com comissão de subscrição. E está no topo dos mais subscritos. Vou supor que seja um fundo que esteja a ser activamente promovido pelos gestores do Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nmen é apenas um exemplo para demonstrar que a comissão de subscrição não é nenhum bicho de sete cabeças, uma comissão de subscrição pagas uma vez e acabou, uma comissão de gestão estás a "pagar" diariamente, a mim faz-me mais confusão pagar uma comissão de manutenção de conta, mas dou-te um exemplo de um banco em que tem vários fundos da sua gestora com a particularidade de teres um fundo com comissão de subscrição e uma comissão de gestão mais baixa e outro fundo igual sem comissão de subscrição mas com comissão de gestão mais alta, no Deutsche Bank tens isso, e até acho que se podia generalizar, dar essa possibilidade ao investidor de escolher, mas um a parte, a comissão na ficha da gestora é de 5%.

Eu falo por mim, cada um aqui pode falar por si, desse fundo apenas recebi um mail do próprio banco a fazer referencia ao mesmo, mas talvez porque saibam que provavelmente não iria subscrever :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo contigo em quase tudo excepto quando dizes:

A 1/13/2018 às 00:12, Nmen disse:

Não é diferente mas tem outro impacto. E responsabilidade.

Podes desenvolver sff? Porque dizes que tem mais responsabilidade? Não estou a tirar a responsabilidade à área financeira, mas da forma que dizes parece que não há uma responsabilidade das outras áreas. Não quero ser ludibriado por oficinas automóveis ou pela indústria farmacêutica. Eles tb têm (ou deviam ter) um dever de fazer o melhor pelo cliente.

Citação

O meu comentário veio no sentido da análise que o Virtua tem estado a fazer do Acatis Artificial Intelligence.

e olha que a coisa não está a melhorar. Eu gosto de ter razão (como toda a gente) mas não de uma forma tão agressiva e à custa de $ que montes de pessoal anda a perder. O que vale é que quem comprou este deve tb ter o de robótica que está a correr bem (até ao dia).

Ganha-se uns perde-se outros. Já me apercebi que muita gente anda neste mundo das finanças pela adrenalina, não necessariamente para fazer dinheiro.

A minha esperança é que o algoritmo se apercebeu das vantagens de ter acções value e estar realmente a fazer o long game. Estas subidas grandes dos últimos meses passaram-lhe ao lado mas que quando as coisas caírem tudo se poderá compor. Daqui a 3 anos vemos. Entretanto vou continuar a acompanhar.

image.png.ef69fb0bb35b5918de697f1881e1096c.png

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/Series - ETF vs Mutual Fund (Python)/ACATIS AI vs IWDA (Python).ipynb

Citação

Vou supor que seja um fundo que esteja a ser activamente promovido pelos gestores do Best.

Não é necessário. Há algo que ng se apercebe e que passa completamente ao lado dos reguladores. Os maiores inimigos dos investidores são eles próprios. Está toda a gente focada em lesados BES e afins e ng se pergunta quantas dessas pessoas PEDIU o produto. Toda a gente foi "enganada"??? Quantas pessoas viram a publicidade e telefonaram ao gestor a pedir o fundo?

1. O gestor não pode dar opiniões (a MIFID II proíbe isso a menos que haja contrato de recomendações)

2. Caso o gestor pudesse dar recomendações está a colocar-se numa posição de se a coisa correr bem ele vai chatear o gestor porque o fundo está a bombar e ele não está a ganhar dinheiro, se a coisa correr mal achas que o cliente vai agradecer ao gestor? Afinal o gestor não fez mais do que a obrigação dele :-/

Fazer a "recomendação" de não comprar este fundo não é só preciso "cohones" como fazer algo potencialmente ilegal.

Por isso é que para mim o principal é educar. Não é com milhentas regulações que se muda as coisas. Isso é uma ideia muito europeia e que na minha opinião não muda nada. Como agora querem que nas cidades se ande a 30 km/h. Só tenho uma expressão para isso "LOL".

A Vanguard, via educação, fez e faz mais do que qualquer regulador. O que é preciso é educação, ética e publicidade com base nisso para dar as conhecer as verdadeiras vantagens em vez de enganar.

@D@vid esses fundos da blackrock são bons. Provavelmente os únicos com subscrição que já vi a valerem a pena. Dão bastante luta às minhas carteiras . Em defesa das minhas carteiras elas têm sofrido mais que os blackrock com a subida do euro e isso vê-se bem no último dia do gráfico (ontem o euro subiu 1.3%)

image.png.a9c720998f03ed64d400328c1268c18b.png

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/8Fundos vs Blackrock Managed Index Portfolios.ipynb

P.S. Às vezes as actualizações demoram quase 1 hora a aparecerem na nbviewer. Se não está actualizado voltem mais logo :-)

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Virtua e já fizeste com a carteira 4 fundos?

O Blackrock Moderate é para mim neste momento um dos melhores fundos mistos moderados, mas sempre se pode optar por outros também eles interessantes e sem comissões de subscrição, vai sempre na consciência de cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Virtua e já fizeste com a carteira 4 fundos?

A diferença não será muita pois a performance entre a 4Fundos e a 8Fundos é bastante semelhante. A 4Fundos EW até teve performance ligeiramente melhor o ano passado. Devido a essas semelhanças e porque não precisava de um histórico de longo prazo usei a 8Fundos, que é a que uso!

Tenho feitas imensas simulações e algumas delas com carteiras muito diferentes e a performance é mesmo muito semelhante. Acabei de fazer uma simulação com uma carteira que detinha 20% Pimco High Yield , 10% em M&G convertible bonds e uns 15% de acções europa (tudo activos que a 4 e 8Fundos não têm) e a performance é MUITO semelhante. O que me leva a pensar que são já carteiras que em termos realistas estão a dar a verdadeira rentabilidade de mercado de uma forma relativamente optimizada.

A única falha para já foi mesmo a opção do Jupyter Dynamic Bond em vez do Pimco Income para a 8Fundos, mas esse erro humano não está a danificar muito!! Vamos a ver se o Jupyter recupera ou faz como os Templeton e morre de vez...

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

será que as acções do sector tecnologico irão continuar como as de maior rentabilidade com o  Fidelity Global Technology Acc EUR a liderar os ganhos ou depois de alguns anos no top dos ganhos não irão render tanto, qual a vossa opinião ?

e já agora a opinião sobre estes fundos

Invesco Nippon Small/Mid Cap Equity E Acc e Invesco Global Leisure E Acc EUR ?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, superkinas disse:

será que as acções do sector tecnologico irão continuar como as de maior rentabilidade com o  Fidelity Global Technology Acc EUR a liderar os ganhos ou depois de alguns anos no top dos ganhos não irão render tanto, qual a vossa opinião ?

Enquanto uma correção ou um crash não chegar, o sector tecnologico (entre outros) vai continuar a subir; o investidor é que tem que escolher se quer entrar agora (pondo-se a jeito para usufruir da atual tendência ascendente, mas também pondo-se a jeito para poder cair vertiginosamente) ou esperar (perdendo os tais eventuais ganhos da atual tendência ascendente, mas ficando com capital de reserva para entrar após a correção/crash - só que esta pode apenas ocorrer daqui a meses ou anos). 

e já agora a opinião sobre estes fundos

Invesco Nippon Small/Mid Cap Equity E Acc e Invesco Global Leisure E Acc EUR ?

Bons fundos; aliás estou à espera que o NN L Food & Beverages recupere um pouco para o trocar pelo Invesco Global Leisure E Acc EUR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos,

Estou a pensar começar a diversificar algum do meu capital em fundos de investimento (atualmente está todo alocado em depósitos bancários e certificados de tesouro).

Já tenho conta no banco invest, pelo que preferencialmente a subscrição seria a partir daqui.

Pretendo subscrever algo com risco relativamente reduzido (bem sei que ao subscrever fundos há sempre o risco inerente). O que me aconselham?

Obrigado,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D56 disse:

Pretendo subscrever algo com risco relativamente reduzido (bem sei que ao subscrever fundos há sempre o risco inerente). O que me aconselham?

O conceito de relativamente reduzido é muito relativo. Qual é o máximo (de percentagem de perdas) que estaria disposto a assumir?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Patanisca disse:

"relativamente reduzido" é daqueles termos que tens liberdade para interpretar como quiseres. Como o risco que o user colocou se apresenta como uma parcela relativa mas não apresentou a origem da relatividade, a imaginação é o limite.
    Eu aposto numa relativização face ao estado do tempo: Ou seja, o user pretende uma coisa que relativamente a se chove ou faz sol, quer mais ou menos risco.

Tá bom?

Lol.

As pessoas deveriam saber que se querem umas respostas minimamente aceitáveis, é necessário que as perguntas também sejam minimamente aceitáveis. Agora atirar para aqui questões em que os respondentes têm que se por a adivinhar aspectos fundamentais como o nivel de risco assumido, idade, objectivos do investimento (temporais e de resultados pretendidos) etc,  só revela que os perguntantes ainda não têm os conhecimentos suficientes para fazerem as perguntas correctamente, nem eventualmente têm filtros para analisar correctamente as respostas que lhes sejam dadas.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Peço desculpa pela imprecisão da minha pergunta, ainda estou a iniciar nesta área e vou aprendendo com o que tenho lido por aqui.

Estou inicialmente a pensar alocar 2 mil euros neste tipo de investimento, com possíveis reforços (consoante for correndo). Relativamente a perdas, estou disposto a perder até 15% do montante investido.

Não tenho prazo para recuperar o valor, pelo que pelo menos um prazo de 5 anos terei o montante investido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D56 disse:

Bom dia,

Peço desculpa pela imprecisão da minha pergunta, ainda estou a iniciar nesta área e vou aprendendo com o que tenho lido por aqui.

Estou inicialmente a pensar alocar 2 mil euros neste tipo de investimento, com possíveis reforços (consoante for correndo). Relativamente a perdas, estou disposto a perder até 15% do montante investido.

Não tenho prazo para recuperar o valor, pelo que pelo menos um prazo de 5 anos terei o montante investido.

Para começar e assumindo essas condicionantes eu via um bom fundo misto ou um daqueles top performers de obrigações que temos na 1ª página como os do NB. Se quiser ser mais ambicioso veja um fundo de ações globais, com atenção à distribuição geográfica, quanto mais pender para fora da zona euro, mais volatilidade sentirá, fruto do factor cambial. O USD/EUR já vai em -13.32% nos últimos 12m. Dá que pensar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D56 disse:

Bom dia,

Veja se no Invest têm lá algum dos FI mistos da 1.ª página ou então o MFS® Meridian Global Total Ret A1 EUR LU0219418836 ou então algum FI obrigacionista. Não se meta em FI ações puros, pois facilmente poderia perder mais de 15%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@D@vid Só para exemplificar o que disse das carteiras serem semelhantes. Acabei de fazer um simulação com limitações de diversificação. 11 Fundos, nenhum fundo com peso superior a 20% e a soma do peso do TOP 3 de fundos inferior a 50%.

Optimizado até ao final de 2017. A 4Fundos foi optimizada até finais de 2015 por isso as novas têm mais 2 anos de optimização enquanto na 4Fundos é período out-of-sample.

Resultado:

PimcoGB                    PimcoIG                 MG_OI                MG_Conv              PimcoHY                            FCI                       MFS_TR                         GS_SC                          MFS_ESC                 MFS_EV        MFS_GE

[0.0331486876062, 0.121950588448, 0.151333789477, 0.0196482754251, 0.172114139088, 0.158671649608, 0.0600287026304, 0.047404743167, 0.146251996686, 0.00477967736767, 0.0846677504953]

17% no Pimco High yield, 6% em MFS total Return, 14.6% Europa small caps. As estrelas de performance FCI e MG_OI estão com "apenas" 15% aos invés dos 25% que têm na 4Fundos.

Esta carteira foi a que tinha maior retorno, com desvio padrão semelhante à 4Fundos EW, optimizando até finais de 2016 ou até finais de 2017. Gostei da consistência ;-)

As semelhanças:

image.png.26705065304c9e1b979b97cb117f7415.png

Pars os mais curiosos o TOP 3 de fundos é MG_OI, PimcoHY e FCI com um peso combinado de 48.21%

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )