Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boas,

Adquiri no Best uns fundos ao inicio da tarde.

No entanto estiveram a tarde toda em situação pendente com o valor cativado e indica uma data de liquidação de 11/1 (O que significa está data?)

A aquisição dos fundos é imediata a partir do momento que coloco a ordem online  ou vai ser feita quando lhes apetecer?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Patanisca disse:

ordens dadas até às 16h30 são processadas no dia útil seguinte, ordens dadas depois das 16h30 são processadas daí a dois dias úteis. O preço da UP é sempre desconhecido, porque ele é determinado no final do dia de trabalho (definido na FIN) do dia em que a ordem é efectivada.
    Para saberes concretamente para o teu caso, relê a FIN e consulta a parte que explica as regras de subscrição das UPs.

Abraço e não te esqueças que a FIN é amiga da tua carteira.

trabalho com os fundos do bpi. aqui é até as 15H ... Com este banco só tenho tido alegrias..o único senão é  que eu não resgato fundos faço transferência.. e isto tem de ser ao balcão. :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje reparei que o Acatis Artificial Intelligence é o fundo mais subscrito no BEST. Fico fascinado pelo fundo mas de outra forma: Já vai com 2% de diferença face ao benchmark MSCI WORLD (via ETF)

image.png.993e9daba04446ebaff8c6450281b3cd.png

E só afunda.... (sem contar com a comissão de subscrição de 1.5%)

image.png.b4f3eef5e116daeb9e578c06ac26b0ea.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

depois de ler bastante sobre fundos de investimento e compreender o seu funcionamento (penso eu) queria pedir a vossa ajuda.

Pretendo investir num fundo de ações globais para o longo prazo ou até muito longo prazo. no minimo 20 anos.

O objetivo é rentabilizar as poucas poupanças que vou conseguindo fazer. Não pretendo rentabilidades loucas, mas gostaria de algo que tivesse um histórico de rentabilidades na casa dos 7 ou 8% ao ano. Será para alocar cerca de 30% da carteira. Por questões fiscais já tenho o ppr AR, por isso pretendia diversificar um pouco mais.

O ideal seria que existisse no banco invest. Pelo que fui lendo pelo fórum este poderá ser um dos candidatos: Goldman Sachs Global Core Equity Portfolio E Snap ACC, LU 0201159711.

O que acham? Sugerem alguma alternativa?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/01/2018 às 19:49, Virtua disse:

Hoje reparei que o Acatis Artificial Intelligence é o fundo mais subscrito no BEST. Fico fascinado pelo fundo mas de outra forma: Já vai com 2% de diferença face ao benchmark MSCI WORLD (via ETF)

E só afunda.... (sem contar com a comissão de subscrição de 1.5%)

E será que é mesmo ou é uma forma de marketing para levar o pessoal a comprar? :D

Pode ser que um dia depois desta febre ( que ainda está para chegar ) dos fundos geridos por robots, se chegue à conclusão que secalhar a mão humana sempre é mais inteligente que a inteligência dos robots, ainda não percebi como é que um fundo que não tem de pagar comissão a um gestor cobra 2% de comissão de gestão, e já nem falo nos 1,5%, para esse nível de comissão acho que prefiro mesmo assim o BlackRock Moderate  LU1241524708 .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, D@vid disse:

se calhar a mão humana sempre é mais inteligente que a inteligência dos robots

A questão é que já há bem mão humana nenhuma. Normalmente já é máquinas e humanos. Já não se gere nada a olho quando se está a falar de milhares de milhões.

Citação

ainda não percebi como é que um fundo que não tem de pagar comissão a um gestor cobra 2% de comissão de gestão,

Não tem gestores mas poderá ter uma equipa altamente qualificada a manter o algoritmo. Estas coisas não são bem fazer e já está. Poderá precisar de alguma manutenção.

Citação

para esse nível de comissão acho que prefiro mesmo assim o BlackRock Moderate  LU1241524708.

Esse blackrock são jeitosos. Tenho-os usado como benchmark e até as minhas carteiras têm dificuldade em batê-los. Este último ano de 2017 fiquei ligeiramente atrás deles.

Sei que ainda é cedo para dizer que o fundo não vale nada, ainda nem um ano passou a consistência com que tem vindo a perder face ao MSCI World não me dá propriamente vontade de o comprar e deixa-me a pensar que foi um aproveitar da moda do que outra coisa qualquer! 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎04‎-‎01‎-‎2018 às 13:45, Patanisca disse:

2018-01-04_133018.thumb.png.36e8d96f0387d79bad3b35a14279253d.png2018-01-04_133309.png.7cbc1c14f2f14efd4d457e1d192c64a3.png

Aqui partilho convosco os meus resultados com 2017 fechado. Uma carteira 100% CGD, que em 2017 teve alocação ao mercado accionista dos EUA praticamente sempre acima de 65%. A carteira é quase 100% Mercado Accionista.

2017 TOTAL RETURN (Valorização da carteira sem ter em conta entradas/saídas): +7,50%
    2017 Personal Return (Valorização da carteira a ter em conta entradas/saídas): +6,97%

Valores antes de impostos. O que me interessa é o Personal Return porque me diz realmente qual foi a performance da carteira, porque contabiliza entradas/saídas boas ou más.

Como o meu foco tem sido EUA, fui bastante afetado pela performance do USD face ao EUR no ano passado, que desvalorizou quase -13%, anulando uma excelente performance de todos os índices bolsistas, onde o SP500 quase cresceu +20% em apenas 1 ano. Notável!

Para 2018 a estratégia é de continuidade de reforço nos EUA, uma vez que antevejo que o par USD/EUR recupere neste ano. Um Euro muito forte é negativo para uma economia exportadora como a da Zona Euro e o BCE está atento a isso, tudo fará para que o EUR não aprecie demais, de forma a que prejudique o GDP da Alemanha, por exemplo. O Bull nos EUA vai continuar, desemprego em níveis baixos record, inflação ligeiramente abaixo do desejado, política expansionista do mercado de capital e uma FED com planos de prováveis 3 rate hikes este ano levam-me a continuar a assumir o risco cambial em cima do risco accionista, nos meus investimentos.

2018 será também o ano em que finalmente vou abrir conta no Best para ter acesso a fundos mais diversos e que me permitam mais liberdade na gestão da carteira. Os dois fundos principais que detenho na CGD (Acções Lideres Globais e Acções EUA) não são maus fundos, até gosto deles, mas para investir na Europa o fundo de que a CGD dispõe é medíocre. Então há que procurar alternativas noutro banco.

A ‎04‎-‎01‎-‎2018 às 13:45, Patanisca disse:

2018-01-04_133018.thumb.png.36e8d96f0387d79bad3b35a14279253d.png2018-01-04_133309.png.7cbc1c14f2f14efd4d457e1d192c64a3.png

Aqui partilho convosco os meus resultados com 2017 fechado. Uma carteira 100% CGD, que em 2017 teve alocação ao mercado accionista dos EUA praticamente sempre acima de 65%. A carteira é quase 100% Mercado Accionista.

2017 TOTAL RETURN (Valorização da carteira sem ter em conta entradas/saídas): +7,50%
    2017 Personal Return (Valorização da carteira a ter em conta entradas/saídas): +6,97%

Valores antes de impostos. O que me interessa é o Personal Return porque me diz realmente qual foi a performance da carteira, porque contabiliza entradas/saídas boas ou más.

Como o meu foco tem sido EUA, fui bastante afetado pela performance do USD face ao EUR no ano passado, que desvalorizou quase -13%, anulando uma excelente performance de todos os índices bolsistas, onde o SP500 quase cresceu +20% em apenas 1 ano. Notável!

Para 2018 a estratégia é de continuidade de reforço nos EUA, uma vez que antevejo que o par USD/EUR recupere neste ano. Um Euro muito forte é negativo para uma economia exportadora como a da Zona Euro e o BCE está atento a isso, tudo fará para que o EUR não aprecie demais, de forma a que prejudique o GDP da Alemanha, por exemplo. O Bull nos EUA vai continuar, desemprego em níveis baixos record, inflação ligeiramente abaixo do desejado, política expansionista do mercado de capital e uma FED com planos de prováveis 3 rate hikes este ano levam-me a continuar a assumir o risco cambial em cima do risco accionista, nos meus investimentos.

2018 será também o ano em que finalmente vou abrir conta no Best para ter acesso a fundos mais diversos e que me permitam mais liberdade na gestão da carteira. Os dois fundos principais que detenho na CGD (Acções Lideres Globais e Acções EUA) não são maus fundos, até gosto deles, mas para investir na Europa o fundo de que a CGD dispõe é medíocre. Então há que procurar alternativas noutro banco.

Agradeço a excelente ferramenta que colocou à disposição de todos, bem como a sua análise. Pergunto. Para se poder utilizar na morningstar tem que se fazer a inscrição. Tem algum custo  associado? Obrigado e Bom Ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, antoniobento disse:

Agradeço a excelente ferramenta que colocou à disposição de todos, bem como a sua análise. Pergunto. Para se poder utilizar na morningstar tem que se fazer a inscrição. Tem algum custo  associado? Obrigado e Bom Ano.

É criar uma conta e começar a introduzir as ordens de compra/venda, sem custos. Atenção que só suporta USD, mas meta os valores como se fosse EUR, que vai dar ao mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, Patanisca disse:

É criar uma conta e começar a introduzir as ordens de compra/venda, sem custos. Atenção que só suporta USD, mas meta os valores como se fosse EUR, que vai dar ao mesmo.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/01/2018 às 15:11, Visitante Smaug disse:

Boa tarde,

depois de ler bastante sobre fundos de investimento e compreender o seu funcionamento (penso eu) queria pedir a vossa ajuda.

Pretendo investir num fundo de ações globais para o longo prazo ou até muito longo prazo. no minimo 20 anos.

O objetivo é rentabilizar as poucas poupanças que vou conseguindo fazer. Não pretendo rentabilidades loucas, mas gostaria de algo que tivesse um histórico de rentabilidades na casa dos 7 ou 8% ao ano. Será para alocar cerca de 30% da carteira. Por questões fiscais já tenho o ppr AR, por isso pretendia diversificar um pouco mais.

O ideal seria que existisse no banco invest. Pelo que fui lendo pelo fórum este poderá ser um dos candidatos: Goldman Sachs Global Core Equity Portfolio E Snap ACC, LU 0201159711.

O que acham? Sugerem alguma alternativa?

Obrigado

Como ficou perdido no meio de outras conversas, voltei a trazer o meu pedido de ajuda para cima.

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Serranus disse:

Bom dia 5Coroas! Obrigado desde já.

Neste caso especifico é mesmo aproveitar a baixa em que se encontra, supondo uma possível subida (indefinida no tempo) e então resgatar

Na minha opinião, esta não é uma altura para se investir demasiado nesse sector, pois o preço do ouro não está propriamente uma pechincha e as performances atuais dos FI (mineração) não estão nem muito altas nem muito baixas. Eu, por isso, não vou meter agora muito capital neste sector, apenas algum pois uma correção nos outros sectores pode fazer subir o valor do ouro, mas como não se sabe quando ela vai surgir, até pode acontecer que o preço do ouro caia bastante antes da tal correção. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Serranus disse:

Ok obrigado pela opinião.

Era essa info extra e mais experiente que procurava.

Neste sector estão sempre a "chegar novos comboios à estação"; por isso há que ter paciência e estar atentos para embarcarmos nos comboios mais baratos;).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎07‎/‎01‎/‎2018 às 21:10, Virtua disse:

Sei que ainda é cedo para dizer que o fundo não vale nada, ainda nem um ano passou a consistência com que tem vindo a perder face ao MSCI World não me dá propriamente vontade de o comprar e deixa-me a pensar que foi um aproveitar da moda do que outra coisa qualquer! 

Esse fundo tem comissão de subscrição não é? Os gestores certamente têm objectivos de receita a atingir.

Gostaria de te pedir um refresh à carteira de 4 fundos, se possível. E parabéns pela informação extra que tens vindo a incluir!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎04‎-‎01‎-‎2018 às 16:51, D@vid disse:

Chegados que estamos a mais um novo ano, vamos lá mais uma vez olhar para as rentabilidades efectivas dos fundos da nossa 1ª página no ano de 2017.

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

NB Obrigações Europa FI Acc 

+12.2% ( segundo melhor ano deste fundo )

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc 

+1%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc 

+5.3%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc 

1.6%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg 

+2%

NB Rendimento Plus FIA 

+5.86%

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd 

+4.3%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR 

+3.5%

Nordea-1 European Cross Credit E    

+2.9%

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg 

+7.1%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR 

+0.3%

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc 

+4.8%

Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc 

+2.8%

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc

+1.6%

FUNDOS DE TESOURARIA/MONETÁRIO:

NB MONETÁRIO FIMA ( Ex ES LIQUIDEZ )

+0.1%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A 

+0.3%

NB Tesouraria Ativa  ( No dia 19 de julho de 2017 procedeu-se à fusão por incorporação dos fundos NB Capitalização e NB Renda Mensal no fundo NB Tesouraria Ativa, alterando a sua denominação para NB Capital Plus. )

+1.33%

FUNDOS MISTOS:

Invesco Balanced-Risk Alloc E 

+7.1%

Schroder ISF Glbl Multi-Asset Inc B Hg € 

+2.8%

MS INVF Global Balanced Risk Control B 

+3.42%

Nordea-1 Stable Return E EUR

+1.9%

FUNDOS DE ACÇÕES:

NN (L) Food & Beverages X Cap EUR

-3.3%

Vontobel Fund Global Value Equity C 

+11.6%

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C 

+16.1%

Pictet Water-R EUR 

+9%

Allianz Europe Equity Growth CT EUR 

+13.1%

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc 

+23%

Franklin European Growth N Acc 

+6.4%

F&C European Small Cap A 

+14.9%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 

+5.9%

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR 

+14.4%

Alken Absolute Return Europe A

+16.7%

UBS (Lux) KSS Global Eqs $ EUR P-acc

+6.7%

Henderson Horizon PanEurpPtyEqs A2 EUR

+19.8%

MLIS Marshall Wce Tps UCITS MN C EUR Acc * Este fundo encontra-se em soft closed no Banco BEST, apenas pode ser subscrito via impresso, desconheço se mais algum banco o comercializa*

+2.4%

FUNDOS DE POUPANÇA REFORMA:

BPI Reforma Acções PPR FIA

+6.4%

GNB PPR Vintage

+4.32%

GNB PPR FIA

+9.3%

Invest AR PPR FIMA

+10.5%

Mais um ano de ganhos nos fundos, tanto de acções como de obrigações, são 5 anos do nosso tópico com ganhos.

Boa tarde D@vid

Todos os dia actualizo  a folha de execl com os fundos, e vinha a verificar que o fundo NB Rendimento Plus FIA com o ISIN PTYEVHHM0001 não era actualizado desde o dia 03/01/2018 e mantinha a cotação desse dia. Hoje deu "erro" não actualizou  a cotação e a data., Fui ao site do Novo Banco, Fundos e anexo.

Fundos de Obrigações

Fundo Início Data Valor Período Rend. Risco
    26.01.1994 11.01.2018 € 22,6565 11.01.2017
    11.01.2018
    13,24% 3
    07.08.1997 11.01.2018 € 7,8401 11.01.2017
    11.01.2018
    1,32% 1
    26.07.2004 11.01.2018 € 6,1600 11.01.2017
    11.01.2018
    5,41% 2
    03.12.2007 29.12.2017 € 3,1673 29.12.2016
    29.12.2017
    2,16% 2
    26.01.1994 11.01.2018 € 12,6439 11.01.2017
    11.01.2018
    15,63% 4
    24.01.1994 11.01.2018 € 7,9926 11.01.2017
    11.01.2018
    20,28% 5
    15.09.1997 11.01.2018 € 5,9484 11.01.2017
    11.01.2018
    32,58% 5
    18.10.2007 11.01.2018 € 6,1768 11.01.2017
    11.01.2018
    12,19% 4
    09.05.1997 11.01.2018 € 7,3766 11.01.2017
    11.01.2018
    37,16% 5
    01.06.1992 29.12.2017 € 8,0103 29.12.2016
    29.12.2017
    0,68% 3
    03.11.2008 11.01.2018 € 9,6020 11.01.2017
    11.01.2018
    6,09% 2

Penso que já não consta desta lista. Sabe se houve alguma remodelação? Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )