Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A minha carteira... 

Pictet - Europe Index +16.40%
    Pictet - USA Index +19.28%
    Nordea 1 SICAV - Stable Return Fund -1.90%

Total Gain +9.20%

Distribuição atual da carteira

Pictet - Europe Index 27.04%

Pictet - USA Index 33.33%

Nordea 1 SICAV - Stable Return Fund 39.63%

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 5 horas, FoxNinja disse:

A minha carteira... 

Total Gain +9.20%

Para que intervalo de tempo?

Com ou sem entradas/saídas dentro desse período?

É muito importante o timeframe desses resultados, tanto podem ser espetaculares (se for 1y) como serem miseráveis (se forem 3y). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, tiao disse:

Está com a estonteante valorização de 0.8! 

Miséria :(

Valorização de 0.8 

:(

Talvez esteja na altura de deixar de ser tão +\- conservador e arriscar um pouco mais. Se eu fosse você, dedicava-me a ler tudo o que pudesse sobre fundos de investimento e depois disso livrava-me de todos os Fundos que tem no Santander e começava de novo com uma boa carteira de poucos e bons Fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Patanisca disse:

É muito importante o timeframe desses resultados, tanto podem ser espetaculares (se for 1y) como serem miseráveis (se forem 3y). 

e já agora se esse valor já descontaste os 28%..

há 2 horas, 5coroas disse:

Talvez esteja na altura de deixar de ser tão +\- conservador e arriscar um pouco mais. Se eu fosse você, dedicava-me a ler tudo o que pudesse sobre fundos de investimento e depois disso livrava-me de todos os Fundos que tem no Santander e começava de novo com uma boa carteira de poucos e bons Fundos.

não necessita de se livrar dos fundos do Santander ...tem é de arriscar mais ..Santander Acções Portugal deu 29% no ultimo ano...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, FoxNinja disse:

A minha carteira... 

Total Gain +9.20%

há 12 horas, Patanisca disse:

Comecei com os Pictet em Outubro de 2015 e desde então fui fazendo alguns reforços.

O Nordea entrei em Julho de 2016 e fiz apenas um reforço extra.

Até ao momento nunca fiz nenhum levantamento.

A estratégia é de longo prazo no entanto devido a uma situação pessoal (Casamento) é provável que vá levantar parte do valor dos fundos e este acontecimento vai estragar a minha estratégia de subscrever e nunca levantar. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, FoxNinja disse:

A estratégia é de longo prazo no entanto devido a uma situação pessoal (Casamento) é provável que vá levantar parte do valor dos fundos e este acontecimento vai estragar a minha estratégia de subscrever e nunca levantar. 

O dinheiro é para nos servir e não para nós o servirmos a ele. Não tenhas pena. :)
    Mas e valor para 2017, não consegues ter a noção da valorização da carteira em 2017 apenas?

Eu criei um portfolio na morningstar.com e é lá que insiro as subscrições e resgates, e ele trata de me fazer as estatísticas todas, não tenho de andar com trabalho.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Actualizei os dados do fundo gerido por inteligência artificial. Ou se esqueceram da inteligência ou está a fazer um jogo longo onde perde as primeiras batalhas mas ganha a guerra :D

Já vai com 1.5% de perda em relação ao benchmark em mês e meio. Não é muito promissor.

Capture.PNG.7b2655072e4d7dbd6d6fa1259b7ddeb9.PNG

nbviewer: https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/Series - ETF vs Mutual Fund (Python)/ACATIS AI vs IWDA (Python).ipynb

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Patanisca disse:

2018 será também o ano em que finalmente vou abrir conta no Best para ter acesso a fundos mais diversos e que me permitam mais liberdade na gestão da carteira. Os dois fundos principais que detenho na CGD (Acções Lideres Globais e Acções EUA) não são maus fundos, até gosto deles, mas para investir na Europa o fundo de que a CGD dispõe é medíocre. Então há que procurar alternativas noutro banco.

Algum motivo especial paraa escolha do best e não da degiro (por exemplo)? Do que leio aqui no fórum são os mais utilizados, mas ainda não percebi qual o mais vantajoso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Patanisca disse:

2018 será também o ano em que finalmente vou abrir conta no Best para ter acesso a fundos mais diversos e que me permitam mais liberdade na gestão da carteira. Os dois fundos principais que detenho na CGD (Acções Lideres Globais e Acções EUA) não são maus fundos, até gosto deles, mas para investir na Europa o fundo de que a CGD dispõe é medíocre. Então há que procurar alternativas noutro banco.

Já tinhas sido alertado para isso há muito tempo atrás; podias estar com uma performance na europa bem positiva se tivesses mudado para os fundos Europa que aqui têm sido recomendados.:angry:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, 5coroas disse:

Já tinhas sido alertado para isso há muito tempo atrás; podias estar com uma performance na europa bem positiva se tivesses mudado para os fundos Europa que aqui têm sido recomendados.:angry:

Há a dona Inércia e depois sou eu, logo a seguir. :D
    É este ano é que vai! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela explicação da morningstar (com print). Por acaso ia mesmo pedir-te uma vez que desconhecia essa funcionalidade na morningstar.com (nem pensei em usar fundos europeus na morningstar.com).

Pessoalmente tenho a parte de acompanhamento de carteira tudo programado mas volta e meia há sempre alguém que me pergunta onde pode acompanhar e é sempre bom saber o que recomendar. Já há muito que não uso o Finantial Times (que usava no início). Alguém usa o FT com sucesso? A última vez que alguém me falou dele o FT não tinha um fundo que essa pessoa pretendia.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

2018-01-04_133018.thumb.png.36e8d96f0387d79bad3b35a14279253d.png2018-01-04_133309.png.7cbc1c14f2f14efd4d457e1d192c64a3.png

Aqui partilho convosco os meus resultados com 2017 fechado. Uma carteira 100% CGD, que em 2017 teve alocação ao mercado accionista dos EUA praticamente sempre acima de 65%. A carteira é quase 100% Mercado Accionista.

2017 TOTAL RETURN (Valorização da carteira sem ter em conta entradas/saídas): +7,50%
    2017 Personal Return (Valorização da carteira a ter em conta entradas/saídas): +6,97%

Valores antes de impostos. O que me interessa é o Personal Return porque me diz realmente qual foi a performance da carteira, porque contabiliza entradas/saídas boas ou más.

Como o meu foco tem sido EUA, fui bastante afetado pela performance do USD face ao EUR no ano passado, que desvalorizou quase -13%, anulando uma excelente performance de todos os índices bolsistas, onde o SP500 quase cresceu +20% em apenas 1 ano. Notável!

Para 2018 a estratégia é de continuidade de reforço nos EUA, uma vez que antevejo que o par USD/EUR recupere neste ano. Um Euro muito forte é negativo para uma economia exportadora como a da Zona Euro e o BCE está atento a isso, tudo fará para que o EUR não aprecie demais, de forma a que prejudique o GDP da Alemanha, por exemplo. O Bull nos EUA vai continuar, desemprego em níveis baixos record, inflação ligeiramente abaixo do desejado, política expansionista do mercado de capital e uma FED com planos de prováveis 3 rate hikes este ano levam-me a continuar a assumir o risco cambial em cima do risco accionista, nos meus investimentos.

@Patanisca Parabéns pela performance e excelente esquematização ;) 

Talvez daqui a uns anos, volte a investir nos FIs (quando for mais velho ehehe). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Obrigado pela explicação da morningstar (com print). Por acaso ia mesmo pedir-te uma vez que desconhecia essa funcionalidade na morningstar.com (nem pensei em usar fundos europeus na morningstar.com).

Pessoalmente tenho a parte de acompanhamento de carteira tudo programado mas volta e meia há sempre alguém que me pergunta onde pode acompanhar e é sempre bom saber o que recomendar. Já há muito que não uso o Finantial Times (que usava no início). Alguém usa o FT com sucesso? A última vez que alguém me falou dele o FT não tinha um fundo que essa pessoa pretendia.

Eu uso o FT, mas não tem todos os fundos, tal como a Morningstar, por vezes não tem um fundo de uma carteira e deste modo as estatísticas não ficam a 100%.

O único que até à data tem sempre todos os fundos que subscrevi até à data actual é a Bloomberg, mas para análise da carteira ;)

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Patanisca disse:

2018-01-04_133018.thumb.png.36e8d96f0387d79bad3b35a14279253d.png2018-01-04_133309.png.7cbc1c14f2f14efd4d457e1d192c64a3.png

Aqui partilho convosco os meus resultados com 2017 fechado. Uma carteira 100% CGD, que em 2017 teve alocação ao mercado accionista dos EUA praticamente sempre acima de 65%. A carteira é quase 100% Mercado Accionista.

2017 TOTAL RETURN (Valorização da carteira sem ter em conta entradas/saídas): +7,50%
    2017 Personal Return (Valorização da carteira a ter em conta entradas/saídas): +6,97%

Valores antes de impostos. O que me interessa é o Personal Return porque me diz realmente qual foi a performance da carteira, porque contabiliza entradas/saídas boas ou más.

Como o meu foco tem sido EUA, fui bastante afetado pela performance do USD face ao EUR no ano passado, que desvalorizou quase -13%, anulando uma excelente performance de todos os índices bolsistas, onde o SP500 quase cresceu +20% em apenas 1 ano. Notável!

Para 2018 a estratégia é de continuidade de reforço nos EUA, uma vez que antevejo que o par USD/EUR recupere neste ano. Um Euro muito forte é negativo para uma economia exportadora como a da Zona Euro e o BCE está atento a isso, tudo fará para que o EUR não aprecie demais, de forma a que prejudique o GDP da Alemanha, por exemplo. O Bull nos EUA vai continuar, desemprego em níveis baixos record, inflação ligeiramente abaixo do desejado, política expansionista do mercado de capital e uma FED com planos de prováveis 3 rate hikes este ano levam-me a continuar a assumir o risco cambial em cima do risco accionista, nos meus investimentos.

No portfolio que se cria na Morningstar só se pode utilizar o dólar como moeda?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, FoxNinja disse:

No portfolio que se cria na Morningstar só se pode utilizar o dólar como moeda?

Só, mas fazes de conta que em vez de USD está lá EUR e metes os teus valores em Euros à mesma. Aquilo é uma plataforma só pra fazer tracking da atividade da tua carteira, portanto é indiferente se é USD ou maçãs. Isto claro, se o teu portfolio é constituido apenas por uma moeda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, Patanisca disse:

Só, mas fazes de conta que em vez de USD está lá EUR e metes os teus valores em Euros à mesma. Aquilo é uma plataforma só pra fazer tracking da atividade da tua carteira, portanto é indiferente se é USD ou maçãs. Isto claro, se o teu portfolio é constituido apenas por uma moeda.

Estes são os Tickers certo? Ao inserir deveria "puxar" o fundo mas não o está a fazer... :rolleyes:

LU0130731713
    LU0474966248
    LU0227385266

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, FoxNinja disse:

Estes são os Tickers certo? Ao inserir deveria "puxar" o fundo mas não o está a fazer... :rolleyes:

LU0130731713
    LU0474966248
    LU0227385266

Não. Isso penso que sejam os ISIN. O Ticker obtém-se através do URL da página de um fundo. Por exemplo:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000QEDH

F00000QEDH é o Ticker.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

5coroas toda a razão e requer uma análise,  o "pior" fundo positivo a 1 ano na categoria de consumo é também um da NN com 4.3%, a partir dai é tudo para cima havendo alguns com 30%.

Este está mesmo no último lugar da categoria,  mas como disse requer uma análise.

Tenho quase a certeza que o Eurizon não obtia este rendimento paz à sua alma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )