Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, Patanisca disse:

Uns são filhos e outros são enteados. :D

Por falar em fundos de investimento, como se está a preparar para fechar o ano das vossas carteiras? Por aqui vou bater o meu record pessoal, pelo menos em termos de YTD, o ano ainda não acabou! Pode dar-se uma Trumpada e isto descambar.

Eu confesso que desconheço quanto, em termos de percentagens, é que estou a ganhar. Faço tantas entradas e saídas e reentradas com uma catrafada de FI que achei melhor não torrar a mioleira com o calculo das percentagens e ir apenas contabilizando as mais valias totais obtidas desde que comecei a investir. O saldo deste ano é positivo e já ultrapassei o total que planeava ter poupado/mais valias acumuladas, para este ano em mais de 2000 euros.:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

ui.. espera ate teres de preencher isso no irs. ja passei pela experiencia e nao é nada simpático.. é suposto preencheres data e valor de cada entrada e saída que fizeste.. Entao quando sao posições mais longas em que compraste x em 2015, depois y em 2016 e vendeste z em 2017...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, lowfin disse:

ui.. espera ate teres de preencher isso no irs. ja passei pela experiencia e nao é nada simpático.. é suposto preencheres data e valor de cada entrada e saída que fizeste.. Entao quando sao posições mais longas em que compraste x em 2015, depois y em 2016 e vendeste z em 2017...

Já declarei fundos estrangeiros 2 anos seguidos e sempre tudo normal. Por isso é que evito criar muitas compras nesses. Tenho umas 30 compras/linhas. É só passarem o que está na declaração do banco. E vendam em blocos inteiros de unidade, sem casas decimais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Para minorar essa trabalheira, quando resgato, resgato tudo, assim só é necessário colocar a data de entrada inicial, o total investido, a data de saída e o total obtido. 

Também faço isso. Torna mais fácil e compreensível. Mas este ano não resgatei estrangeiros portanto para o ano não preciso declarar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tal como o 5coroas falou, no IRS pode-se colocar a 1ª data de compra e depois a última data de venda, somando tudo, basicamente é pegar naquele ficheiro em excel que o banco envia ( falo sobretudo no Best mas penso que o resto faz algo parecido ) e somar as entradas e as saidas e colocar, tenho feito assim para familiares meus e desde que no fim bata certo com o que está nas finanças é na boa, não é necessário andarem a fazer linha a linha senão há para aí pessoal que são umas 100 linhas, passam a vida a fazer trading :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu ja passei pela experiencia umas vezes e nao é nada agradavel. sim, tambem resumi/agreguei algumas entradas mas ha situacoes que acabam sempre por ser mais trabalhosas, principalmente com compras e vendas parciais, quando já tiveste varios anos para trás com compras e vendas. deixa de ser simples perceber exatamente quando e como foram compradas as unidades que vendeste no ano que estás a declarar. aconteceu-me enquanto tive alguns anos o fund advisor no big que regularmente sugerem compras e vendas de fundos (nao és obrigado a seguir mas é recomendavel). O ficheiro que enviaram foi uma ajuda preciosa mas ainda perdi bastante tempo na mesma

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, 5coroas disse:

Essa IA deve ser prima da IA das máquinas da Santa Casa que escolhem por nós os números do euromilhões.:D

:D só que no fundo o robot escolhe em milhares umas 40 ou 50 acções, na máquina da Santa Casa é aleatório e não escolhe nem os números que saem mais nem faz uma média ponderada entre as saídas e o número de atrasos dos números para escolher os 5 com mais probabilidade de sair :lol:.

Agora pergunto, um fundo que é "gerido" por um robot a comissão de gestão deveria tender para 0?, 2%será para as despesas de software? da luz? :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎24‎/‎12‎/‎2017 às 17:24, Virtua disse:

Ainda agora começo (há 1 mês) é já vai com underperformance de 0.83% em relação ao MSCI World (sem hedge). Curioso para saber no futuro!! Vou com certeza continuar a actualizar no nbviewer.

As actualizações são automáticas no nbviewer ou dependem de tu correres algum processo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dependem de eu correr o código. Normalmente faço isso sempre que estou curioso (resumindo, quando me lembro :D)

Uma vez por mês estará dentro do normal tendo em consideração outras actualizações que tenho feito. Mas és sempre livre de pedir aqui a actualização. Não custa nada por isso estás à vontade!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, AndreAtomic disse:

Alguém me traduz para miúdos o comunicado da Picket sobre os Fundos de tipo R?

The Board of Directors has also decided that, for R share classes, the maximum rate of the back-end load applicable by intermediaries on a discretionary basis will be decreased from 3% to 1%.

Eu acho que a Pictet pretende que os intermediários (Best, Invest, etc) não ganhem tanto de comissão nestes Fundos (vantagens para os investidores?). Agora, faltará saber se os intermediários continuarão interessados em os manter disponiveis. Se eu estiver correcto, talvez a Pictet pretenda baixar os custos para melhor competir com os ETFS e outros Fundos, o que para mim seria excelente. Mas posso estar enganado na minha interpretação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Traduzindo no google translator (tradução meia manhosa)

Citação

Desejamos informá-lo que, em antecipação à implementação da DMIF II, O conselho de administração da Pictet (o "Conselho de Administração") decidiu rever e adaptar, quando relevante, os recursos das classes de compartilhamento do Fundo.

Nesse contexto, o Conselho de Administração decidiu alterar as condições de acesso às classes de ações R da seguinte forma.

As ações "R" não estão sujeitas a nenhum investimento mínimo. Elas destinam-se a intermediários financeiros ou plataformas aprovadas pela Sociedade Gestora ou pelo Distribuidor e que têm acordos de taxa com seus clientes que se baseiam inteiramente em aceitar e manter comissões.

No entanto, quaisquer investimentos no Fundo feitos antes da Data Efetiva podem permanecer nas classes de compartilhamento R, essas novas condições de acesso sendo aplicável a todas as subscrições recebidas em ou após a data efetiva.

O Conselho de Administração também decidiu que, para as classes de ações R, a taxa máxima da carga de back-end aplicável pelos intermediários em uma base discricionária será diminuída de 3% para 1%.

Essas alterações terão efeito para o valor patrimonial líquido calculado em 5 de janeiro de 2018 (a "Data efetiva").

Sim, pelo que percebi é uma diminuição das comissões dos intermediários... agora não percebi bem o que é que isso vai afetar quem já tem os fundos subscritos e o que acontece depois nas novas subscrições das UP's.

Quem quiser saber mais sobre a DMIF II

http://www.cmvm.pt/pt/AreadoInvestidor/InformaçãoInvestidor/dmif2/Pages/dmifII_rmif_menu.aspx

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que não afectará nada, nem positiva nem negativamente ao investidor, uma vez que o mesmo "paga" a comissão de gestão, a comissão que refere o comunicado deve ser uma comissão paga aos intermediários pela distribuição, parece-me, se forem a ver os fundos Pictet na Morningstar aparece a Deferred Load 3%, é esta a comissão que vai baixar para 1%, mas se nós o que pagamos é a comissão de gestão.....

Isto da MIFID II  vai alterar muita coisa, embora ainda não esteja a par do quê em concreto, mas passa por uma maior transparência na venda de produtos financeiros onde os próprios gestores de conta já são mesmo obrigados a ter formação e certificação para os poderem vender, assim como algumas diferenciações a nível de comissões dos intermediários, a nós investidores parece-me que passa essencialmente pela transparência a nível de custos e riscos, não deve passar por menos comissões...espero é que não passe a mais comissões, em termos de fundos falando, vivemos num oásis apesar de tudo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Chegamos ao último dia do ano :)

Feliz Ano Novo!

Mill. BCP

Fidelity Global Cnsmr Inds   +16.53%

ActivoBank

BGF EUROPEAN FOCUS E2 EUR    -8.02%

JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged)   +22.33%

Pictet – Japanese Equity Selection HR EUR    +6.42%

Banco BEST

NB Rendimento Plus FIA        +19.09%     
    NB Obrigações Europa         + 12.70%      
    Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 2       +8.30%      
    Pimco Gis Global Bond E Eur Hdg Acc       +1.93%      
    Nordea Eur Cr Cred      +2.53%       
    Nordea-1 STABLE RETURN E EUR    +7.92%      
    Invesco Pan Eurp Structured Eq E   +18.87%      
    Franklin European Growth N Acc        +5.47%        
    MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc     +40.62%  
    Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND    +65.19%      
    Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc    +48.65%     
    M&G Global Dividend EUR A    +30.09%     
    Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc     +50.85%    
    Pictet-Quality Global Equities R EUR  +1,93%
    Fidelity Global Consumer  +4.92%
    DWS Biotech       -12.03%   
    Pictet USA   +2.48%
    Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc Eur     -8.28%    
    Santander Ações Portugal      +1.54%  

Chega assim o final do ano, com apenas 3 fundos negativos, que 2018 seja pelo menos igual! :)

Bons Investimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@futsal78 Não leves a mal o reparo, mas a informação que colocaste é perigosa para quem for apanhado desatento.

Colocas rendibilidades de fundos, que presumo que sejam da tua carteira no estado atual, mas eu numa primeira análise assumi que fosse a rendibilidade anual, uma vez que estamos no final do ano e é época de balanço anual. Porém, quando vi um fundo com +40,62% cheirou-me a esturro. Fui ver e afinal neste ano está com YTD de +12,45%.

Fica o alerta para que quem leia o que acabaste de postar não seja induzido em erro e fique ciente de que essas percentagens não representam a performance dos fundos no ano de 2017. Presumo que sejam sim as tuas rendibilidades desde sempre. Só o Santander Acções Portugal este ano vai com +24.63% e tu escreveste +1.54%.

Aproveito para dizer que colocar uma lista de fundos, agregados por bancos, sem dizer qual a alocação de cada um no portfolio, é tão útil como chover no molhado. Podes dizer que tiveste +40,62% num fundo e  -1,5% noutro, mas se o primeiro representar 1% da tua carteira e o outro 99%, está a ser um investimento da treta. :)

Quanto tiveste então, no geral do teu portfolio completo, de mais valias, em percentagem, este ano? Isso sim é que é informação útil, para podermos comparar as nossas performances.

PS1 - Os valores de % que colocaste são as performances do fundo, ou as performances pessoais de entradas/saídas no fundo? É que a performance pessoal só é igual ao total do fundo quando não existem reforços nem resgates, que podem ser feitos em bom ou mau timming, afectando a performance positiva ou negativamente.

PS2  - O ano já está perto do fim, mas as cotações dadas pelas gestoras e pela MS ainda não reflectiram toda a semana que passou, pelo que só lá para dia 3 ou 4 de Janeiro é que devem apresentar os valores de UP relativos ao último dia de trading do ano de 2017. E os últimos dias de trading do ano foram globalmente vermelhos. Ao ponto de no meu caso me apagarem mais de 1% de rendibilidade em apenas 4 dias.

Eu para a próxima semana quando a MS tiver os valores de 2017 fechados, partilho os meus desempenhos de 2017.

Bom ano de 2018, e que o touro continue com vigor em 2018 (que eu tenho a certeza que vai continuar)! :D

Editado por Patanisca
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Patanisca disse:

@futsal78 Não leves a mal o reparo, mas a informação que colocaste é perigosa para quem for apanhado desatento.

Colocas rendibilidades de fundos, que presumo que sejam da tua carteira no estado atual, mas eu numa primeira análise assumi que fosse a rendibilidade anual, uma vez que estamos no final do ano e é época de balanço anual. Porém, quando vi um fundo com +40,62% cheirou-me a esturro. Fui ver e afinal neste ano está com YTD de +12,45%.

Fica o alerta para que quem leia o que acabaste de postar não seja induzido em erro e fique ciente de que essas percentagens não representam a performance dos fundos no ano de 2017. Presumo que sejam sim as tuas rendibilidades desde sempre. Só o Santander Acções Portugal este ano vai com +24.63% e tu escreveste +1.54%.

Aproveito para dizer que colocar uma lista de fundos, agregados por bancos, sem dizer qual a alocação de cada um no portfolio, é tão útil como chover no molhado. Podes dizer que tiveste +40,62% num fundo e  -1,5% noutro, mas se o primeiro representar 1% da tua carteira e o outro 99%, está a ser um investimento da treta. :)

Quanto tiveste então, no geral do teu portfolio completo, de mais valias, em percentagem, este ano? Isso sim é que é informação útil, para podermos comparar as nossas performances.

PS1 - Os valores de % que colocaste são as performances do fundo, ou as performances pessoais de entradas/saídas no fundo? É que a performance pessoal só é igual ao total do fundo quando não existem reforços nem resgates, que podem ser feitos em bom ou mau timming, afectando a performance positiva ou negativamente.

PS2  - O ano já está perto do fim, mas as cotações dadas pelas gestoras e pela MS ainda não reflectiram toda a semana que passou, pelo que só lá para dia 3 ou 4 de Janeiro é que devem apresentar os valores de UP relativos ao último dia de trading do ano de 2017. E os últimos dias de trading do ano foram globalmente vermelhos. Ao ponto de no meu caso me apagarem mais de 1% de rendibilidade em apenas 4 dias.

Eu para a próxima semana quando a MS tiver os valores de 2017 fechados, partilho os meus desempenhos de 2017.

Bom ano de 2018, e que o touro continue com vigor em 2018 (que eu tenho a certeza que vai continuar)! :D

Peço dscp Patanisca, são as % desde o inicio da carteira, com mais tempo venho cá dizer quais as % do ano 2017 :)

Boas Entradas!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva!

Antes de mais, bom ano a todos!! :) 

Visto perceber pouco da coisa, tenho o meu dinheiro colocado em alguns fundos sugeridos pelo meu banco. 

Entrei em Fevereiro de 2017, apresentei um perfil +/- conservador mas sem necessidade de recorrer a esse dinheiro nos próximos anos.

Em termos de estabilidade, a coisa tem andado mas a  rentabilidade até agora é ridícula.

Gostava de saber a vossa opinião em relação à carteira.

GS US PORT E SNAP  5%

M&G OPTIMAL INCOME 10%

MFS GLB T RET A1-EUR 15%

DWS KALDEMORGEN-LC 15%

JUPITER DYNAM BD-L 15%

JPM GLB INCOME D  5%

BGF ASIA PACIF EQ-E2 5%

SCHR AB RET A-EUR 5%

PIMCO GLB INV GRADE 5%

BGF SHORT BOND A2 10%

BSF STRATEGIES-A2 5%

SANTMULTITESOURARIA 5%

Noutro banco e há pouco tempo, tenho 

Invest AR ppr
    Allianz Global Artificial Intelligence
    Pictet Security R Eur

Gostava que me dessem a vossa opinião porque já vi que percebem da poda! 

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/01/2018 às 14:00, tiao disse:

Viva!

Antes de mais, bom ano a todos!! :) 

Visto perceber pouco da coisa, tenho o meu dinheiro colocado em alguns fundos sugeridos pelo meu banco. 

Entrei em Fevereiro de 2017, apresentei um perfil +/- conservador mas sem necessidade de recorrer a esse dinheiro nos próximos anos.

Em termos de estabilidade, a coisa tem andado mas a  rentabilidade até agora é ridícula.

Gostava de saber a vossa opinião em relação à carteira.

GS US PORT E SNAP  5%

M&G OPTIMAL INCOME 10%

MFS GLB T RET A1-EUR 15%

DWS KALDEMORGEN-LC 15%

JUPITER DYNAM BD-L 15%

JPM GLB INCOME D  5%

BGF ASIA PACIF EQ-E2 5%

SCHR AB RET A-EUR 5%

PIMCO GLB INV GRADE 5%

BGF SHORT BOND A2 10%

BSF STRATEGIES-A2 5%

SANTMULTITESOURARIA 5%

Qual é a percentagem de ganhos no global?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )