Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 6 horas, Virtua disse:

Então não achas que é errado dizer "Penso que devia haver uma base ideal mais solida" sebes/percebes sabes qual a ideia por detrás de uma fronteira de Markowitz?

Entendes ou gostas? Qual o teu favorito? Porque é que o indivíduo escolheu aquela alocação?

Então vai para uma carteira de ETFs. A conversa activos vs passivos já foi peditório para o qual eu contribui. Se gostas de ETFs não tentes entender porque é que outras pessoas vão para fundos. Segue o teu caminho. O dinheiro é teu não é dos outros. De qualquer das formas a minha explicação está aqui (há duas páginas atrás):  https://www.forumfinancas.pt/topic/7246-fundos-de-investimento/?page=548&tab=comments#comment-141881

As carteiras na fronteira de Markowitz são carteiras que maximizaram o retorno dado um determinado risco ou minimizam o risco dado um determinado retorno. Como disse isso está alinhado num mega post que irei partilhar. Não sei se é algo com que te devas preocupar porque se não entendes não vais confiar, se não confias vais fazer asneiras e vender quando menos deves (quando estiver em baixa).

Faz uma carteira de ETFs com alocações semelhantes a um lazy portfolio, é esse o teu caminho. Usa bonds europeias e ETFs do S&P e MSCI World com hedge (ishares tem disso). Fala com o gestor do banco. De certeza que bancos como o Best já têm isso meio alinhado/empacotado. Ainda no outro dia estavam a fazer publicidade aos ETFs da Vanguard.

Grande GOD,

ao contrario do que escreves eu confio em ti só ainda não percebi a tua carteira.

Dada a tua facilidade de escrita estou certo que irei entender assim que esse mega post sair.

Estou cá à espera!

bom domingo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Pois eu continuo com 40% de bonds e não me importo nandinha :D, há praticamente 3 anos que oiço sistematicamente dizerem que o NB Rendimento Plus ou o NB Obrigações Europa é para sair, enquanto isso valorizaram mais de 9% cada um, por isso acho que cada um tem de ver o que é melhor para si e ajustar a sua forma de investir ao seu risco.

Com uma subida de taxa de juro por parte do BCE é de colocar de parte os fundos de bonds de curto prazo??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O NB Obrigações Europa tem uma carteira com qualidade creditícia muito baixa, daí o bom rendimento. E ainda mantém bonds com yields altas, adquiridas em bom tempo. Mas vai chegar a altura de as renovar e aí já não vão obter as mesmas yields de 4 e 5%, como têm lá em bonds de Itália e Portugal, por exemplo.

Esses dois fundos, a meu ver conseguiram bons rendimentos à custa do risco da qualidade de crédito baixa das bonds e também de boa gestão de compra e venda no momento certo, pelo menos nos últimos 12m.

A taxa de juro do BCE só irá mexer provavelmente para finais de 2018, inícios de 2019 e quando começar a subir será de forma muito gradual. A inflação teima em não chegar aos 2% (target do Mario). 
    Mas quando subir, bonds governamentais de curto prazo também deverão subir a sua yield, que por si só já rendem pouco face a maturidades elevadas (5Y ou 10Y), portanto adquirir agora, só se for para manter durante 1 ano, 2 anos máximo. Diria eu, sem fazer nenhuma análise aprofundada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foram por todas essas razões que eu comprei esses dois fundos, o RP há cerca de 7 anos e o OE há cerca de 5, continuam a dar sumo, apesar do mercado já estar a descontar há umas semanas a subida da notação da Fitch na sexta feira, acredito que as taxas ainda caiam mais um bocado e estes fundos ainda possam acabar o ano com mais um ano positivo, espero um RP a fechar num normal 6%/6,5% e o OE nos 2 digitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

Foram por todas essas razões que eu comprei esses dois fundos, o RP há cerca de 7 anos e o OE há cerca de 5, continuam a dar sumo, apesar do mercado já estar a descontar há umas semanas a subida da notação da Fitch na sexta feira, acredito que as taxas ainda caiam mais um bocado e estes fundos ainda possam acabar o ano com mais um ano positivo, espero um RP a fechar num normal 6%/6,5% e o OE nos 2 digitos.

Tb os tenho, a caminho dos 4 anos :)

OB Europa +9,14%

NB R Plus +18,82%

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/12/2017 às 21:17, USD disse:

Alguem compreende o motivo do NB Obrigações Europa FIMAO ter subido 2.44% durante o dia de hoje? :D

Vencimento de cupões de high yield e respectivo pagamento do juro, diria eu.

De qualquer modo, é notável. Rende mais que alguns fundos accionistas europeus.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gatoazul disse:

Podem-me dar uma opinião sobre o Nordea1 Stable Return. Vale a pena adquirir apesar das rendabilidades não serem por ai além estes últimos anos?

Mais vale apostar nos vencedores do passado/presente pois os do futuro nada sabemos.-_-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, gatoazul disse:

Podem-me dar uma opinião sobre o Nordea1 Stable Return. Vale a pena adquirir apesar das rendabilidades não serem por ai além estes últimos anos?

O Nordea Stable Return, estou-me sempre a repetir :D, é dos fundos de investimento mais estáveis do mercado, e essa estabilidade "paga-se" na rentabilidade, quem investe neste tipo de fundo não é para esperar ganhar 10%, estamos a falar num misto moderado risco 3 ( variáveis entre -2% e +5%, ) que serve principalmente como estabilizador de carteiras ou para uma poupança estável, sabendo que se colocarmos ali o capital estamos "seguros" que a nossa perda não será grande mas também não teremos grande ganho.

Dito isto, tu é que sabes se pretendes ter na carteira um fundo com estas características ou um fundo que aches que possa a vir ter rentabilidades dentro daquilo que pretendes, porque se pretendes num fundo de risco 3, misto moderado e com a politica que tem de investimento rentabilidades de 2 dígitos para já não me parece que tal venha a acontecer nos próximos anos, nem é esse o mandato do fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

O Nordea Stable Return, estou-me sempre a repetir :D, é dos fundos de investimento mais estáveis do mercado, e essa estabilidade "paga-se" na rentabilidade, quem investe neste tipo de fundo não é para esperar ganhar 10%, estamos a falar num misto moderado risco 3 ( variáveis entre -2% e +5%, ) que serve principalmente como estabilizador de carteiras ou para uma poupança estável, sabendo que se colocarmos ali o capital estamos "seguros" que a nossa perda não será grande mas também não teremos grande ganho.

Dito isto, tu é que sabes se pretendes ter na carteira um fundo com estas características ou um fundo que aches que possa a vir ter rentabilidades dentro daquilo que pretendes, porque se pretendes num fundo de risco 3, misto moderado e com a politica que tem de investimento rentabilidades de 2 dígitos para já não me parece que tal venha a acontecer nos próximos anos, nem é esse o mandato do fundo.

Sim é o que pretendo.

A minha pergunta era mais no sentido  , se a taxa de Gestão total de 2.5 % afectar muito a rentabilidade do fundo em tempo de crise, mas entendi.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os encargos afectam sempre uma vez que são retirados directamente ao valor das unidades de participação.

Jjá agora uma chamada de atenção, não podemos nem devemos dizer taxa de gestão total, porque isso nem existe, o que existe é a comissão de gestão anual, e essa neste fundo é de 1,5%, dentro do que é praticado nos fundos, depois temos é despesas em cima desta comissão, que eles chamam de taxa de encargos, e nesta taxa já estão todos os custos incluídos, e pode variar de ano para ano, 2,5% foram os encargos totais do fundo em 2016, em 2017 pode ser mais ou menos, mas os 1,5% da comissão de gestão essa é sempre igual ( salvo se comunicarem alterações ).

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uns são filhos e outros são enteados. :D

Por falar em fundos de investimento, como se está a preparar para fechar o ano das vossas carteiras? Por aqui vou bater o meu record pessoal, pelo menos em termos de YTD, o ano ainda não acabou! Pode dar-se uma Trumpada e isto descambar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Patanisca disse:

Uns são filhos e outros são enteados. :D

Por falar em fundos de investimento, como se está a preparar para fechar o ano das vossas carteiras? Por aqui vou bater o meu record pessoal, pelo menos em termos de YTD, o ano ainda não acabou! Pode dar-se uma Trumpada e isto descambar.

"Fechar as carteiras" é uma maneira de falar/escrever, porque a 31.12 podes ter rentabilidade de 10% e 15 dias depois tens menos 3%, por exemplo.

Enquanto não resgatarmos é "virtual" a rentabilidade acumulada.

Bons investimentos e Feliz Natal a todos os investidores :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Repara que eu disse fechar o ano e não fechar a carteira. Essencialmente estava a dizer "Como se está a prever terminar o ano de 2017 em termos de percentagens de ganhos?". É comum avaliar-se a performance de um investimento por ano de calendário, quanto mais não seja, por mera curiosidade.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Patanisca disse:

Repara que eu disse fechar o ano e não fechar a carteira. Essencialmente estava a dizer "Como se está a prever terminar o ano de 2017 em termos de percentagens de ganhos?". É comum avaliar-se a performance de um investimento por ano de calendário, quanto mais não seja, por mera curiosidade.

Eu entendi ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )