Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A 12/4/2017 às 11:43, Virtua disse:

Isso é outra discussão e outro tópico. Mas resumindo:

Portanto, mesmo que eu fosse cliente DeGiro não haveria praticamente nada que comprasse lá. Por outro lado, se investisse em dólares...

Mas, uma das vantagens da programação é 100% de personalização. Caso pretendam uma carteira com ETFs força nisso. O meu objectivo é apenas indicar/educar sobre a construção de uma carteira, ou pelo menos terem um benchmark do que é possível. Não estou a fundar nenhuma religião, não tenho a Razão e nem têm de me seguir :D 

Acima de tudo, e algo muito importante para os investimentos, é a adequação dos investimentos à pessoa. Não me refiro apenas a aspectos quantitativos de risco e retorno mas tb ETFs vs fundos ou até outro tipo de investimento como imobiliário (há muita gente que prefere este tipo de investimento "físico"). Deve ser tudo alinhado para evitar que numa situação mais complicada tomemos a decisão errada e isso tem muito de psicológico e o quanto nos sentimos bem com os investimentos feitos e isso cada pessoa é que sabe o que é melhor para si.

É o meu receio sabes? Ter daquelas velas com aberturas altas e fecho negativo!!

God

tens no Best em vez de ter no BTP?

Deve ir dar ao mesmo...não?

Continuo a nao compreender a ideia da tua carteira. Historico de quantos anos ? 

Penso que devia haver uma base ideal mais solida.

abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Citação

Deve ir dar ao mesmo...não?

Nops. A BTP é basicamente Saxo. A mesma plataforma do Go Bulling Pro (só muda as cores lol). O Saxo tem contractos com algumas entidades que 'alugam' a plataforma deles. A legislação é significativamente diferente. A começar pelo uso das contas Jumbo.

Citação

Continuo a não compreender a ideia da tua carteira. Histórico de quantos anos ? 

O Máximo possível, mas pelo menos 10.

Citação

Penso que devia haver uma base ideal mais sólida.

Todos estamos aqui para aprender. Diz qual a base mais sólida que achas que deveria ter. Assumindo que as teorias que uso são os apenas os fundamentos de criação de carteiras e já tem umas décadas (é de 1952) estou certo que alguma coisa que desconheço foi desenvolvida entretanto. O que achas que possa/deva incluir para aumentar a solidez da construção da carteira?

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@frugal O que te está a fazer confusão é as alocações serem feitas pela máquina? Sabes o que ela faz? Sabes o que é programação quadrática ou uma fronteira de Markowitz? Estou a ser honesto, porque não estou a compreender o que te está a fazer confusão e única coisa que me passa pela cabeça é não compreenderes o que a máquina está a fazer (embora possa estar redondamente errado). Sabes que o indivíduo que desenvolveu estas teorias e matemática para as aplicar ganhou um prémio Nobel certo?

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Visitante Jose Carro disse:

Alguém conhece algum fundo de criptocurrencies?

Ainda não, mas é uma questão de tempo.

Citação

Eneko Knörr se ha rodeado de expertos en blockhain y las criptomonedas para gestionar el fondo. "Tenemos en el equipo gente de Silicon Valley, Singapur y España que se ha hecho millonaria invirtiendo en criptomonedas hace años, que conocen todos los entresijos y que saben cuáles serán las que más crezcan". 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pretendo investir 35k em fundos com risco muito reduzido.

Recomendaram-me os seguintes fundos:

Fundos de obrigações

LU0145652649 - Deutsche Invest I Euro-Gov Bonds NC

IE00B8N0MW85 - PIMCO Funds: Global Investors Series plc Income Fund E Inc EUR (Hedged)

LU0459992896 - Jupiter Global Fund - Jupiter Dynamic Bond Class L EUR Q Inc

GB00BMP3SF82 - M&G Global Floating Rate High Yield Fund Euro A-H Acc

LU0945151735 - Amundi Funds Bond Euro Corporate (Obrigações Corporate Eur)

LU1486845537 -  Oddo Compass Euro Credit Short Duration (Obrigações Corporate Curto Prazo Eur)

IE00BDZRWZ54 - Neuberger Berman Short Duration Emerging Market (Obrigações Emergentes Globais Eur)

Fundo misto

LU0243957742 - Invesco Pan European High Income Fund E Accumulation EUR

Que vos parece?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, USD disse:

Muito obrigado a ambos. Prefiro os ACC do que os INC. Tenciono subscrever esse. :)

Pode ser usado como fundo ou como PPR, neste caso aplica-se a legislação deste tipo de produtos. Caso seja usado como fundo tem comissão de resgate de 1% no 1º ano.

Editado por investidorPT
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

como é que analisam a qualidade de um fundo? 

Tenho visto no morningstar o price to Book ratio e outros indicadores. Permite ter uma ideia do valor intrínseco do fundo, a semelhanças do que se faz nas acções, isto é se o preço de uma unidade do fundo está barata ou cara em função dos activos?

O índice de sharpe e de treynor dão-nos exactamente que indicação, sobre se vale a pena investir ou não num fundo?

Como se comporta um fundo misto com cerca de 70-80% de obrigações se as taxas de Juro dos bancos subirem. Valoriza ou perde valor? Não entendi esta parte e o porque de subir ou descer.

Se tiver a dizer algumas asneiras não liguem porque estou a aprender.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Virtua disse:

@frugal O que te está a fazer confusão é as alocações serem feitas pela máquina? Sabes o que ela faz? Sabes o que é programação quadrática ou uma fronteira de Markowitz? Estou a ser honesto, porque não estou a compreender o que te está a fazer confusão e única coisa que me passa pela cabeça é não compreenderes o que a máquina está a fazer (embora possa estar redondamente errado). Sabes que o indivíduo que desenvolveu estas teorias e matemática para as aplicar ganhou um prémio Nobel certo?

viva

nao sei

Ainda nao entendi o que faz esse software.

Procura num mundo de fundos activos quais os melhores nos ultimos 5 anos e sai uma carteira com base nisso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, frugal disse:

Ainda nao entendi o que faz esse software.

Sobre isso tenho um mega-post alinhado que irei partilhar.

Mas costumo dizer que a ideia de investimento está na pessoa. Posso-te dar a melhor carteira que se não confiares nem entenderes vais provavelmente perder dinheiro, ou pelo menos não ganhar tanto como poderias.

A minha pergunta é como é que para ti deveria ser feita uma carteira? O que é para ti uma carteira com uma base ideal sólida.  Se não sabes as respostas a estas questões vamos andar aqui a falar em

A 12/7/2017 às 13:14, investidorx disse:

Que vos parece?

Isso é que é ser avesso ao risco. Bons fundos [extremamente] defensivos. Só mudaria o misto, já que estás, na minha opinião, já exposto a muita Europa e iria para o MFS® Meridian Global Total Ret A1 EUR LU0219418836. Escolheria mesmo para esta versão sem cobertura cambial, porque um bocadinho de USD na carteira só vai ajudar à diversificação ;-)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Virtua,  podes-me  dar uma opinião sobre uma carteira deste tipo:

-  Invesco Pan European High Income E Acc Eur LU0243957742

-  Fidelity Euro Bond E Acc Eur LU0238209513

-  Invesco Euro Bond LU 0115144304

-  UBS Strategy fund balanced Eur  N acc LU0167295749

-  PIMCO Euro  Income Bond IE00B3QDMK77

-  Alves Ribeiro PPR (Fundo) PTARMCLM0004

- BPI Portugal lPTYPIGLM0000 ou BPI Iberia PTYPISHM0010

Tudo em partes iguais,

Podes-me dar uma opinião sobre outrs possiveis alocações de cada fundo.

Obrigado

Editado por gatoazul
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, gatoazul disse:

Podes-me dar uma opinião sobre outras possíveis alocações de cada fundo.

Como podes imaginar, não farei uma análise para cada pessoa, na internet, a pedido (demoro quase uma hora a fazer cada post com os testes, por isso espero que entendas ;)). Pode ser que um dia coloque isso num site estilo o portfolio vizualizer. Por enquanto o que tenho são as carteiras 4 e 8Fundos. Algo mais global e estandardizado.

Não posso recomendar algo melhor do que eu uso. Se soubesse de algo melhor obviamente que era o que usaria :)

Podes testar a tua carteira no meu site se quiseres: http://portfolioanalyser.net/portfoliobacktester/ É só uma questão de incluir alguns desses fundos. (Se quiseres avisa-me que eu incluo os fundos). Não incluo os do BPI porque vão sair enviesados uma vez que os fundos PT tinham (têm??) retenção na fonte.

Desses fundos acima nem sequer tenho nenhum. Nenhuma razão para usar fundos inferiores do estilo UBS (Lux) SF Balanced (EUR) N-acc LU0167295749 quando há fundos (também mistos) como o MFS® Meridian Global Total Ret A1 EUR LU0219418836 ou o M&G Dynamic Allocation Euro A Acc GB00B56H1S45.

P.S. E tens imenso euro bonds. Isso não vai render nada porque as taxas estão historicamente baixas. Ao menos compra um global

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Virtua disse:

Sobre isso tenho um mega-post alinhado que irei partilhar.

Mas costumo dizer que a ideia de investimento está na pessoa. Posso-te dar a melhor carteira que se não confiares nem entenderes vais provavelmente perder dinheiro, ou pelo menos não ganhar tanto como poderias.

A minha pergunta é como é que para ti deveria ser feita uma carteira? O que é para ti uma carteira com uma base ideal sólida.  Se não sabes as respostas a estas questões vamos andar aqui a falar em

Isso é que é ser avesso ao risco. Bons fundos [extremamente] defensivos. Só mudaria o misto, já que estás, na minha opinião, já exposto a muita Europa e iria para o MFS® Meridian Global Total Ret A1 EUR LU0219418836. Escolheria mesmo para esta versão sem cobertura cambial, porque um bocadinho de USD na carteira só vai ajudar à diversificação ;-)

viva amigo god

entendo os lazy portfolios.

A tua carteira é um conjunto de fundos do tipo Activo e que por serem mais caros e por não perceber qual é o objectivo da alocaçao de cada um dos fundos, eu questionei.

Abraço

Editado por frugal
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Também confesso que me deixei levar pela embalagem dos últimos posts extremamente técnicos que claramente apontavam uma optimização de valorização ajustada ao risco

Pronto. Agora já está bem :D

Sabes que muita gente é bastante conservadora e só quer ou bater os depósitos a prazo ou cobrir a inflação com o menor risco possível.

Citação

e isso consegue-se não é com bonds neste momento.

Teria de se fazer testes. A verdade é que ouço isso desde 2013, que os Pimco afundaram, que já não valiam nada etc etc. A verdade é que estão aí para as curvas. Mas tb o mercado accionista tem subido bastante (como diz um amigo meu, "todos os dias são dias de all-in") e há muito pessoal receoso de uma queda forte. Penso que há sempre espaço para fundos obrigacionistas numa carteira moderada ou conservadora. Mas obviamente que estás correcto ao dizer que as rentabilidades futuras estão bastante limitadas (devido às taxas estarem baixas) e que podemos ver alguma volatilidade (na subida das taxas de juro).

Neste momento aquilo que temo é uma inversão da yield curve, exactamente pelas taxas de longo prazo estarem tão baixas e a FED estar a subir as taxas de juro (deve voltar a subir já na próxima semana).

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/7/2017 às 20:22, frugal disse:

Ainda não entendi o que faz esse software.

Então não achas que é errado dizer "Penso que devia haver uma base ideal mais solida" sebes/percebes sabes qual a ideia por detrás de uma fronteira de Markowitz?

Citação

entendo os lazy portfolios.

Entendes ou gostas? Qual o teu favorito? Porque é que o indivíduo escolheu aquela alocação?

Citação

A tua carteira é um conjunto de fundos do tipo Activo e por serem mais caros

Então vai para uma carteira de ETFs. A conversa activos vs passivos já foi peditório para o qual eu contribui. Se gostas de ETFs não tentes entender porque é que outras pessoas vão para fundos. Segue o teu caminho. O dinheiro é teu não é dos outros. De qualquer das formas a minha explicação está aqui (há duas páginas atrás):  https://www.forumfinancas.pt/topic/7246-fundos-de-investimento/?page=548&tab=comments#comment-141881

Citação

por não perceber qual é o objectivo da alocação de cada um dos fundos

As carteiras na fronteira de Markowitz são carteiras que maximizaram o retorno dado um determinado risco ou minimizam o risco dado um determinado retorno. Como disse isso está alinhado num mega post que irei partilhar. Não sei se é algo com que te devas preocupar porque se não entendes não vais confiar, se não confias vais fazer asneiras e vender quando menos deves (quando estiver em baixa).

Faz uma carteira de ETFs com alocações semelhantes a um lazy portfolio, é esse o teu caminho. Usa bonds europeias e ETFs do S&P e MSCI World com hedge (ishares tem disso). Fala com o gestor do banco. De certeza que bancos como o Best já têm isso meio alinhado/empacotado. Ainda no outro dia estavam a fazer publicidade aos ETFs da Vanguard.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )