Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, 5coroas disse:

Em certos sectores, cujo movimento é ciclico, há que olhar para a performance a nível Macro, e comprar low e vender high. As 2 ou 3 caídas sucessivas (a nível Micro) não são relevantes.

De referir que nestes o buy and hold também não funciona.

Estas duas frases são importantes. A estratégia de comprar low e vender high, num Nasdaq por exemplo não funciona. Especialmente em bull market actual.

O buy and hold funciona para grandes agregados, geografias, indíces, uma vez que estes se regem pela tendência da economia em que se inserem. Investir por sectores é que pode fazer sentido o buy low sell high. Ou seja, tentar fazer market timming.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 15 horas, investidorPT disse:

Pois :huh:. Já pedi esclarecimento ao Invest.

Mas hoje é dia de "anomalias"....o Excel onde tenho as macros que vão buscar as cotações das up's à Morningstar está a obter cotações muitoooo inferiores à do doa anterior o que faz com todos os fundos fiquem a vermelho :huh:.

Espero que seja algo relacionado, pois é uma desvalorização (muito) anormal.

Quando/Se o teu excel voltar ao normal avisa sff. Tb estou com 'anomalias' no download de histórico dos fundos morningstar.

Espero que seja temporário senão vou ter de alterar/actualizar MUITO código!! (isto se conseguir consertar)

Abr

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Virtua disse:

Quando/Se o teu excel voltar ao normal avisa sff. Tb estou com 'anomalias' no download de histórico dos fundos morningstar.

Espero que seja temporário senão vou ter de alterar/actualizar MUITO código!! (isto se conseguir consertar)

Abr

OK VG,

24h depois continua igual, a data está a ir buscar correctamente, agora a cotação da UP vai buscar uma cotação muito anterior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, investidorPT disse:

OK VG,

24h depois continua igual, a data está a ir buscar correctamente, agora a cotação da UP vai buscar uma cotação muito anterior.

Para mim aparentemente já normalizou. Espero que as coisas para ti tb regressem ao normal em breve!!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Haverá por aí algum FI que aposte no esbardalhanço da bolsa chinesa? :D Parece-me que este foguetão já foi longe demais. 

https://www.bloomberg.com/quote/SCHCHOB:LX

Só se for desse fundo, que está desenquadrado com a realidade da bolsa:
    Tem estado a crescer sustentadamente, ao contrário do que se passou em 2015.

shangai.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Patanisca disse:

Só se for desse fundo, que está desenquadrado com a realidade da bolsa:
    Tem estado a crescer sustentadamente, ao contrário do que se passou em 2015.

shangai.png

Não é o unico FI China que está ao rubro. Talvez se compreenda por aqui:

https://www.msci.com/documents/10199/aa99c3a4-d48b-44ac-8caa-49522caa9021

MSCI CHINA 41,30% a 1 ano ou seja muito semelhante ao FI que coloquei acima, sendo que há ainda outros que ultrapassam mesmo esses valores tais como o Vontobel Fund - mtx China Leaders C USD. Por isso, alguma coisa anda sobrevalorizada por aquelas paragens e quanto a mim tudo que sobe demasiadamente depressa e alto, rapidamente também tem que cair, tal como sucedeu em 2015.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/9/2017 às 10:53, FabioRocha disse:

Onde posso arranjar o código/excel para ir obter as cotações na morningstar? Depois posso adaptar para mim, sem problema.
    Tentei pesquisar no fórum mas aparecem muitos tópicos e não encontrei para download.

Já que falaste nisso e para eu ficar com as coisas para o futuro aqui vai:

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Mini-tutorials/blob/master/Usar o Best para download de cotações de fundos.ipynb

Para usar o Jupiter notebooks recomendo o download da distribuição anaconda: https://www.anaconda.com/download/

Eu programo em python 3.

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Não é tecnicamente bem um fundo, mas alguém tem o produto "Best Invest", do banco Best? (bem sei que a escolha do nome não foi a melhor... :P )

https://www.bancobest.pt/ptg/best_best-invest

Estou a ponderar subscrever isto como complemento à minha carteira de fundos, em particular para as poupanças dos meus miúdos, a muito longo prazo (~15 anos pelo menos), com base em duas das vantagens anunciadas:
    - Eficiência fiscal
    - Possibilidade de reforços mensais automáticos

Alguém quer dar uma opinião, que desde já agradeço?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, Jaymz disse:

Viva,

Não é tecnicamente bem um fundo, mas alguém tem o produto "Best Invest", do banco Best? (bem sei que a escolha do nome não foi a melhor... :P )

https://www.bancobest.pt/ptg/best_best-invest

Estou a ponderar subscrever isto como complemento à minha carteira de fundos, em particular para as poupanças dos meus miúdos, a muito longo prazo (~15 anos pelo menos), com base em duas das vantagens anunciadas:
    - Eficiência fiscal
    - Possibilidade de reforços mensais automáticos

Alguém quer dar uma opinião, que desde já agradeço?

Boas Jaymz!

É de louvar antecipares o futuro dos miúdos, eu também tenho pensado pelos meus :) contudo, considero este intitulado "produto financeiro complexo" demasiado exigente para quem quer rentabilizar os dinheiritos dos garotos...os montantes iniciais de investimentos de 10.000€ por apólice e de 5.000€  por fundo autónomo são, verdadeiramente, surreais...:o no fundo, o bom seria a eficiência fiscal e o baixo valor para os reforços. Tens ainda a agravante de não estar visível a composição do dito produto seja em que perfil de investimento for...

como tal, eu pessoalmente, não estou preparado para passar um cheque em branco deste género. 

Eu também tenho conta no Best, e tenho lá a quase totalidade das poupanças dos meus miúdos. Pedi ao meu gestor para criar uma carteira, paralela à minha, para cada um deles, assim, cada um tem 2/3 fundos distintos e, no meu caso, com bons resultados B) não tenho "descontos" na taxa fiscal, mas, tenho fundos escolhidos por mim, e, à minha medida para rentabilizar os seus euritos mesmos com valores bastante inferiores para cada um deles...:) não tenho dúvidas que vou "engordar" o pecúlio de cada um deles consideravelmente...

Abraço!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, D@vid disse:

a não ser que tenhas em mente aplicar na mais agressiva ou na que está imediatamente abaixo durante uns anos, e depois vais transferindo para as carteiras mais conservadoras á medida que os filhos vão tendo mais idade por exemplo...tens de ponderar

O plano é mais ou menos esse, meter na agressiva e deixar amadurecer, eventualmente indo mudando para as conservadoras em alguns momentos mais conturbados.

O que me agrada mesmo é a parte dos reforços programados, nós aqui em casa temos uma regra que uma parte do dinheiro que poupamos todos os meses é para os miúdos, e muitas vezes esse dinheiro fica acumulado na conta à ordem até ter um montante suficiente para conseguir reforçar a carteira deles de forma equilibrada, o que nem sempre é fácil. Assim dá para automatizar isso, o que me facilita imenso a vida.

E claro, pagar 11% de IRS em vez de 28% :D

Quanto aos montantes, sim 10k é um bocado puxado para entrar, mas felizmente o total combinado das poupanças dos miúdos já atingiu esse valor, razão pela qual decidi pensar neste produto. É o que fazem 7 anos de poupança ;) 

@D@vid e @Zezito muito obrigado pela vossa opinião

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem tem andado mais distraído, começam a surgir sinais de boas oportunidades para entrar no mercado accionista, fruto desta ligeira correção dos últimos dias, que ainda me parece continuar mais uns dias. 

De qualquer modo, se alguém está com ideias de fazer reforços às carteiras accionistas, estejam atentos.

Editado por Patanisca
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Para quem tem andado mais distraído, começam a surgir sinais de boas oportunidades para entrar no mercado accionista, fruto desta ligeira correção dos últimos dias, que ainda me parece continuar mais uns dias. 

De qualquer modo, se alguém está com ideias de fazer reforços às carteiras accionistas, estejam atentos.

Andei precisamente a fazer umas colheitas na semana passada para esse fim.;)

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, master-chief disse:

"mercado accionista" referes fundos mais virados para acções correcto?

Precisamente. É que eu como só tenho fundos de acções, quando penso em fundos, tenho tendência a pensar em acções mas existem muitos outros tipos de fundos em que se as acções sobem ou descem, pouco se importam. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/fernando-sobral/detalhe/a-licao-do-futebol-italiano?ref=linhas-cruzadas_UltimasHP

Talvez seja por isso que o fundo que comprei que investe apenas em Itália está a perder 3%...

Até aqui a merda do futebol influencia... put& que pariu o futebol e as suas ramificações!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, master-chief disse:

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/fernando-sobral/detalhe/a-licao-do-futebol-italiano?ref=linhas-cruzadas_UltimasHP

Talvez seja por isso que o fundo que comprei que investe apenas em Itália está a perder 3%...

Até aqui a merda do futebol influencia... put& que pariu o futebol e as suas ramificações!

Não é só o futebol; é sobretudo a merda da política que não deixa que os PIGS saiam da cepa torta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois coroas... mas é que com a politica eu já estou mentalizado que vivo num país de politicos corruptos em que existem universidades proprias para criar estes aldrabões que nos governam, já com o futebol é pá... eles que limitem as suas raízes e falcatruas dentro dos seus estádios... não venham lixar quem não quer saber nada de futebol!
    Nunca fui muito de futebol e cada vez sou menos gajo de ver jogos, até do meu clube, sobretudo porque os valores de milhares de milhoes que existem a orbitar é de loucos!

PS

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia. Fiz uma pesquisa no forum sobre a questão que vou colocar. Se o assunto ja tiver sido abordado as minhas desculpas e a moderação que apague o post.

Sabendo que se eu subscrever obrigações as mesmas pagam um cupão, se eu subscrever um fundo de obrigações esse fundo retorna-me os juros também? E se o fundo for de acções? também são pagos dividendos?

Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, safita disse:

Sabendo que se eu subscrever obrigações as mesmas pagam um cupão, se eu subscrever um fundo de obrigações esse fundo retorna-me os juros também? E se o fundo for de acções? também são pagos dividendos?

Tanto os cupões pagos como os dividendos de ações são incorporados no valor do fundo, ou seja, fazem aumentar o valor da UP, mas não lhe são pagos diretamente.

Há uma classe de fundos que distribuem rendimentos, seja mensal, trimestral ou outra periodicidade, quase como se fosse um "dividendo" em que lhe retornam um determinado valor por cada UP que tenha. Mas não está diretamente relacionado com os cupões das obrigações ou os dividendos das acções em carteira. Simplesmente em vez de acumular os lucros no valor global do fundo, estes são distribuídos pelos participantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )