Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 33 minutos, mnml disse:

Que tipo de análise fazem para terem uma noção (e poderem dizer) que está para breve um crash?

Não são os primeiros que vejo a ter essa opinião, mas gostava de ter uma opinião mais informada.

Obrigado.

Tal como o Patanisca bem referiu, ninguém sabe quando e de que modo o crash surgirá, é no entanto expectável que ele surja mais cedo ou mais tarde; face a essa quase inevitabilidade, o importante para o investidor é preparar-se para ela. Cada um terá de desenvolver a sua estratégia nesse sentido (maior diversificação, buy and hold, resgatar, amortizar hipotecas, investir em sectores passiveis de valorizarem num crash, maior alocação em FI obrigações ou monetários, etc), todavia não há receitas generalistas infalíveis para o sucesso. Pessoalmente, escolho manter-me com o buy-and-hold na minha carteira core, guardar algum capital de reserva, e investir algum em sectores que podem ter potencial no caso de um crash.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Que irá acontecer um "crash" ou lá o que queiram chamar no futuro, isso não duvido, pode ser amanhã, no mês seguinte ou após vários anos.

Por exemplo se tivesse lido este artigo teria estado em alerta todo o ano de 2016 e com o capital parado:

http://observador.pt/2014/12/06/2016-e-o-ano-crash-nas-bolsas-avisa-o-dr-doom-nouriel-roubini/

Tenham o capital diversificado por vários produtos, tenham uma estratégia planeada em caso de um colapso das bolsas e em caso de dúvidas não invistam sem saber todos os pormenores do produto que estão a investir, porque hoje pode estar em máximos e "amanhã" com uma queda abrupta de 5%, 10% and so on.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, investidorPT disse:

Por exemplo se tivesse lido este artigo teria estado em alerta todo o ano de 2016 e com o capital parado:

http://observador.pt/2014/12/06/2016-e-o-ano-crash-nas-bolsas-avisa-o-dr-doom-nouriel-roubini/

Curiosamente foi o meu melhor ano, com mais valias de +9,3%.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros, precisava de opinião para adquirir um destes dois fundos:

1) http://tinyurl.com/ybz8bf44 

2) http://tinyurl.com/yc526nmy

1) ISIN : IE00B84J9L26

2) ISIN : IE00B1Z6D669

Neste momento tenho o NB Rendimento Plus e NB Obrigações Europa. O objetivo é diversificar um pouco relativamente a estes dois NB. Tenho a intenção do longo prazo.

Estes fundos Pimco, parecem ser fundos semelhantes, ainda assim agradeço as vossas opiniões.

Cumprimentos.

Editado por USD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O PIMCO GIS Income E Acc EUR H é superior historicamente, mas temo que possa estar esticado.

Honestamente, e depois de todos estes anos, já me apercebi que em caso de dúvida não há nada que, psicologicamente, bata investir 50/50 se possível!

Ambos os fundos são bons e investir 50/50 permite-te aguentar melhor períodos de sub performance temporária de qualquer um dos fundos.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, investidorPT disse:

Que "ferramentas" utilizas para saber quando está low e quando está high e deves resgatar? :)

Eu diria que disciplina é a melhor ferramenta que se pode usar nesse tipo de movimentação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Patanisca disse:

Eu diria que disciplina é a melhor ferramenta que se pode usar nesse tipo de movimentação.

Eu diria que disciplina não chega é preciso muito mais conhecimentos, para saber quando realmente está low e não vai baixar mais e quando está high e não vai subir mais.

há 1 minuto, 5coroas disse:

O bom senso. -_-

o teu bom senso diz-te que deves liquidar após x% de rentabilidade ou deixas navegar até 2 ou 3 caídas sucessivas, por exemplo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado 5coroas

Eu também utilizo esporadicamente uma estratégia semelhante, no entanto como muitas vezes não consigo seguir os mercados em "tempo real" não subscrevo com frequência fundos sectoriais ou países com alta volatilidade, deixando a carteira Core desempenhar o seu papel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

15,35 ?:o WTF?

Pois :huh:. Já pedi esclarecimento ao Invest.

Mas hoje é dia de "anomalias"....o Excel onde tenho as macros que vão buscar as cotações das up's à Morningstar está a obter cotações muitoooo inferiores à do doa anterior o que faz com todos os fundos fiquem a vermelho :huh:.

Espero que seja algo relacionado, pois é uma desvalorização (muito) anormal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, investidorPT disse:

Pois :huh:. Já pedi esclarecimento ao Invest.

Mas hoje é dia de "anomalias"....o Excel onde tenho as macros que vão buscar as cotações das up's à Morningstar está a obter cotações muitoooo inferiores à do doa anterior o que faz com todos os fundos fiquem a vermelho :huh:.

Espero que seja algo relacionado, pois é uma desvalorização (muito) anormal.

Voltei a verificar e desta vez já estava a 15,81. Mas 15,35 dava-me mais jeito, pois tenho processo de transferência de PPR em curso.;)

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, investidorPT disse:

acabou de passar a 15,8164, estava 18,8144 a 6 Nov 2017.

Foi do meu email :P

Só podia :D

Os do Invest fizeram isto só para ver se a malta anda atenta.:ph34r:

há 4 minutos, Jaymz disse:

Na Bloomberg também é esse o valor.

Qual é o simbolo dele na Bloomberg?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, investidorPT disse:

Eu diria que disciplina não chega é preciso muito mais conhecimentos, para saber quando realmente está low e não vai baixar mais e quando está high e não vai subir mais.

Quando referi disciplina foi no sentido do bom senso que o 5Coroas referiu. Quando defines a estratégia de investimento deves ter um target de compra e de venda, e é preciso ter disciplina para saber quando sair e quando entrar.
    E eu disse que era a ferramenta mais importante, não a única. Claro que analisar fundamentais e as condições de mercado que impactem no activo que estamos a investir é fundamental. Senão chama-se investir por "feeling". Mas volto a dizer, a disciplina é fundamental para que se saia e entre no momento que temos definido à partida.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )