Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 10 minutos, investidorx disse:

Boas!

Acham que devo fazer alguma alteração na minha carteira?

image.png

-15% no Brasil nesta altura???:o Como é que pode? Não teve oportunidade de reforçar quando o Brasil esteve em baixa desde meados de 2014? Qual foi o máximo que esteve a perder nesse Fundo?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação aos PPR que com a minha idade dispenso completamente (talvez mais só próximo da reforma), vou mostrar aqui um exemplo mas na versão brasileira dos mesmos, pelo pecam praticamente pelo mesmo que os portugueses. Pensem bem nisso...

----------------------------------------------------------------
    Você irá descobrir hoje uma verdade nada confortável.

Muita gente ignora isso. Só que negar este fato é aceitar um futuro miserável.

Logo você vai entender o que eu estou querendo dizer…

Não é novidade que a Previdência Pública não garante uma aposentadoria tranquila.

Porém, o que ninguém comenta com você, é que tão perigoso quanto contar unicamente com o INSS, é fazer uma Previdência Privada.

Veja uma notícia divulgada pelo Valor Econômico que confirma o que eu estou dizendo.

Quando os bancos ou seguradoras entram em contato com você, esta parece ser a solução ideal.

Porém, existem 3 grandes verdades que eles escondem de você.

1) Os Altos Custos:

A lógica é simples. Previdência Privada é um produto que você compra, portanto, tem um custo.

O problema é que esse custo, reduz drasticamente o potencial que você teria de lucrar caso investisse por conta própria.

As taxas que fazem o banco lucrar com o seu dinheiro são:

Taxa de Carregamento:

É um valor que você paga mensalmente para que eles fiquem com o seu dinheiro. Sempre parece uma quantia insignificante, só que pense comigo…

Se você depositar R$ 100 e esta taxa for de 10% (o que é bem comum), na realidade você estará destinando R$ 90 para sua previdência.

Taxa de Saída:

Esta taxa é um absurdo. Além de você pagar todo mês a taxa de carregamento, caso você decida resgatar o seu dinheiro, também precisará pagar um valor para isso.

Imposto de Renda (IR):

Ao contrário das aplicações comuns que o IR vai de 22,5% a 15% ao ano sobre os rendimentos, alguns planos de previdência cobram 35%.

2) Eles investem nos mesmos lugares que você poderia investir por conta!

A ideia de que investir por conta própria é complexo e demanda tempo é mentira.

Seguindo a técnica certa, qualquer um pode investir com foco em reduzir riscos e lucrar no longo prazo.

Inclusive, o tipo de investimento que você terceiriza para os bancos poderia ser tranquilamente feito por você mesmo. 

3) O rendimento dos Fundos de Previdência Privada é baixíssimo!

É uma verdade quase universal que a poupança é um péssimo tipo de investimento, já que em inúmero momentos ela não rende nem a inflação.

E você sabia que muitos fundos possuem rendimento inferior a Caderneta de Poupança?

Agora que você já conhece todas as taxas pelas quais os bancos cortam o seu lucro, não é nenhum espanto descobrir que o rendimento da Previdência Privada não é atrativo.

Se eu pudesse dar uma única dica para ajudar você a ter uma aposentadoria tranquila, em que você possa viajar, passar mais tempo com a família e usar o seu tempo como bem entender, seria:

Busque informação para investir por conta prória!

Quando se elimina os intermediários que só querem lucrar em cima do seu dinheiro, você transforma o seu futuro.

----------------------------------
    http://lp.guiainvest.com.br/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, Visitante Bucks disse:

Em relação aos PPR que com a minha idade dispenso completamente (talvez mais só próximo da reforma), vou mostrar aqui um exemplo mas na versão brasileira dos mesmos, pelo pecam praticamente pelo mesmo que os portugueses. Pensem bem nisso...

----------------------------------------------------------------
    Você irá descobrir hoje uma verdade nada confortável.

Muita gente ignora isso. Só que negar este fato é aceitar um futuro miserável.

Logo você vai entender o que eu estou querendo dizer…

Não é novidade que a Previdência Pública não garante uma aposentadoria tranquila.

Porém, o que ninguém comenta com você, é que tão perigoso quanto contar unicamente com o INSS, é fazer uma Previdência Privada.

Veja uma notícia divulgada pelo Valor Econômico que confirma o que eu estou dizendo.

Quando os bancos ou seguradoras entram em contato com você, esta parece ser a solução ideal.

Porém, existem 3 grandes verdades que eles escondem de você.

1) Os Altos Custos:

A lógica é simples. Previdência Privada é um produto que você compra, portanto, tem um custo.

O problema é que esse custo, reduz drasticamente o potencial que você teria de lucrar caso investisse por conta própria.

As taxas que fazem o banco lucrar com o seu dinheiro são:

Taxa de Carregamento:

É um valor que você paga mensalmente para que eles fiquem com o seu dinheiro. Sempre parece uma quantia insignificante, só que pense comigo…

Se você depositar R$ 100 e esta taxa for de 10% (o que é bem comum), na realidade você estará destinando R$ 90 para sua previdência.

Taxa de Saída:

Esta taxa é um absurdo. Além de você pagar todo mês a taxa de carregamento, caso você decida resgatar o seu dinheiro, também precisará pagar um valor para isso.

Imposto de Renda (IR):

Ao contrário das aplicações comuns que o IR vai de 22,5% a 15% ao ano sobre os rendimentos, alguns planos de previdência cobram 35%.

2) Eles investem nos mesmos lugares que você poderia investir por conta!

A ideia de que investir por conta própria é complexo e demanda tempo é mentira.

Seguindo a técnica certa, qualquer um pode investir com foco em reduzir riscos e lucrar no longo prazo.

Inclusive, o tipo de investimento que você terceiriza para os bancos poderia ser tranquilamente feito por você mesmo. 

3) O rendimento dos Fundos de Previdência Privada é baixíssimo!

É uma verdade quase universal que a poupança é um péssimo tipo de investimento, já que em inúmero momentos ela não rende nem a inflação.

E você sabia que muitos fundos possuem rendimento inferior a Caderneta de Poupança?

Agora que você já conhece todas as taxas pelas quais os bancos cortam o seu lucro, não é nenhum espanto descobrir que o rendimento da Previdência Privada não é atrativo.

Se eu pudesse dar uma única dica para ajudar você a ter uma aposentadoria tranquila, em que você possa viajar, passar mais tempo com a família e usar o seu tempo como bem entender, seria:

Busque informação para investir por conta prória!

Quando se elimina os intermediários que só querem lucrar em cima do seu dinheiro, você transforma o seu futuro.

----------------------------------
    http://lp.guiainvest.com.br/

Bucks, acha mesmo que o PPR Alves Ribeiro tem algum dos defeitos que o artigo expõe? Eu não acho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tb se pode usar o PPR como fundo normal, não inserindo no IRS.

Quanto a mim tem 3 grandes vantagens em aplicar neste produto numa optica de diversificação

Podemos aplicar pequenos montantes - minimo é 50 Euros

A % para impostos após 8 anos é 8,6 % salvo erro em vez dos 28%

e a ultima é a rentabilidade, vai com 9.22 ao ano, 10,20 a 3 anos,12,58 a 5 anos e 8,52 a 10! anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, superkinas disse:

Tb se pode usar o PPR como fundo normal, não inserindo no IRS.

Quanto a mim tem 3 grandes vantagens em aplicar neste produto numa optica de diversificação

Podemos aplicar pequenos montantes - minimo é 50 Euros

A % para impostos após 8 anos é 8,6 % salvo erro em vez dos 28%

e a ultima é a rentabilidade, vai com 9.22 ao ano, 10,20 a 3 anos,12,58 a 5 anos e 8,52 a 10! anos.

Obviamente ninguém sabe se vai ou não continuar, no futuro, a ter estas boas rentabilidades; contudo a manter-se assim, a diferença entre 8% e 28% em impostos é enorme; Em mais-valias de 50000euros, são 10000 euros de diferença entre uma opção e a outra!!:o Sendo raras as alternativas que temos para fugir legalmente ao fisco, este PPR com a sua fiscalidade vantajosa parece-me um oásis no meio do deserto. Surpreende-me um pouco o pouco interesse que tem existido entre os investidores de LP sobre este tema, comparativamente com o assunto dos ETFs vs FI e Fundos index vs Fundos activos.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, superkinas disse:

Quanto a mim tem 3 grandes vantagens

Outra das vantagens é que pode ajudar o investidor (cujo comportamento impulsivo, inconstante e irracional é frequentemente o principal obstáculo da rentabilidade) a manter-se mais tempo investido como forma de evitar penalizações por resgates antecipados por razões pouco importantes.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado por dar a conhecer este fundo. Esta "pequena, grande" informação dada mais cedo, dava para  analisar e decidir, agora penso que já subiu bastante e a informação que recolhi relativa a Medidas de Risco no BEST são zero,  apenas diz que o risco é 3, além das posições etc . Se tiverem outras informações para dar agradeço desde já. De qualquer forma é um fundo para acompanhar a sua evolução.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, antoniobento disse:

Obrigado por dar a conhecer este fundo. Esta "pequena, grande" informação dada mais cedo, dava para  analisar e decidir, agora penso que já subiu bastante e a informação que recolhi relativa a Medidas de Risco no BEST são zero,  apenas diz que o risco é 3, além das posições etc . Se tiverem outras informações para dar agradeço desde já. De qualquer forma é um fundo para acompanhar a sua evolução.

https://www.gam.com/en/fund/IE00B52VP557

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/10/2017 às 12:30, 5coroas disse:

Outra das vantagens é que pode ajudar o investidor (cujo comportamento impulsivo, inconstante e irracional é frequentemente o principal obstáculo da rentabilidade) a manter-se mais tempo investido como forma de evitar penalizações por resgates antecipados por razões pouco importantes.  

Tal como eu disse, pessoalmente :)... Prefiro ganhar mais agora pois o ganho supera o imposto a pagar (por assim dizer) e passar para ppr sendo mais velho e aí sim recolher o benefício fiscal, mas isso sou eu...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/10/2017 às 16:40, Visitante Afonso80 disse:

Deparei-me com este Pictet-EUR Government Bonds R . Tem uma taxa de encargos de 0,79%. Que tal vos parece para o longo prazo?

ISIN   LU0241468122

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06SVH

A nível de custo gestão não está mau, mas parece que tem 5% na subscrição mas posso estar induzido em erro.

Já viste o R2 e o beta elevados?... Penso que pode existir melhores alternativas, até porque para obrigações euro é o que não falta até em PT, mas isso sou eu a dar minha opinião...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/10/2017 às 14:56, 5coroas disse:

-15% no Brasil nesta altura???:o Como é que pode? Não teve oportunidade de reforçar quando o Brasil esteve em baixa desde meados de 2014? Qual foi o máximo que esteve a perder nesse Fundo?

Eu tenho mais 14% no bpi brasil (que inclui obrigações brasileiras)... Foi o momento de entrada, só pode...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, D@vid disse:

Baixo risco e calminho... GAM Star Credit Opportunities (EUR) Class C EUR Accumulation

IE00B52VP557

Conheciam?

Suponho que estejas apenas a olhar para o risco como desvio padrão. Já viste a carteira dele? Basta dizer que é um fundo obrigacionista a dar com 11% YTD. Acho que o risco está em linha com a rentabilidade. Só lá falta obrigações do BES ou Banif LOL

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Virtua disse:

Suponho que estejas apenas a olhar para o risco como desvio padrão. Já viste a carteira dele? Basta dizer que é um fundo obrigacionista a dar com 11% YTD. Acho que o risco está em linha com a rentabilidade. Só lá falta obrigações do BES ou Banif LOL

Como não espero falências da Groupama, RBS, Societe Generale, Santander, Barclays, Tesco... :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Como não espero falências da Groupama, RBS, Societe Generale, Santander, Barclays, Tesco... :D

Estou a ver que esperavas no BES :lol:

É como te digo, o retorno tem de vir de algum lado. Mas parece-me em linha com o risco de crédito (não com o desvio padrão). Principalmente tendo em conta as mais recentes legislações da UE.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Virtua disse:

Estou a ver que esperavas no BES :lol:

É como te digo, o retorno tem de vir de algum lado. Mas parece-me em linha com o risco de crédito (não com o desvio padrão). Principalmente tendo em conta as mais recentes legislações da UE.

Mas o BES foi á falência? :D

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Visitante Bucks disse:

Eu tenho mais 14% no bpi brasil (que inclui obrigações brasileiras)... Foi o momento de entrada, só pode...

Sim, a mim também me palpita que cometeu um dos erros mais comuns ( e arriscados ) dos investidores, ou seja entrou num momento em que o FI já estava com uma subida brutal, na expectativa (irracional) de que continuaria a subir mais e mais (crença na continuidade da repetição). É o que acontece quando estamos parados numa fila num engarrafamento de trânsito, e vemos os carros na fila ao lado a andar mais depressa e imediatamente nos mudamos para essa fila e mal o fazemos essa fila fica logo mais lenta.:P 

Mas entretanto esse FI já teve quedas na ordem dos 40% e ele não aproveitou, para tentar reparar o erro, reforçando-o. No Brasil, Russia, Portugal, e todos os outros paises/sectores manhosos, nunca irei entrar neles quando estão hot, pois o risco é enorme:(.

há 13 horas, Virtua disse:

Suponho que estejas apenas a olhar para o risco como desvio padrão. Já viste a carteira dele? Basta dizer que é um fundo obrigacionista a dar com 11% YTD. 

Não é muito comum que muitos FI têm este tipo de performance inicialmente mas que pouco tempo depois acalmam? E não é também muito comum que esses arranques fulgurantes são muitas vezes performances de "truques de secretaria"? Quanto a mim, tenho como regra não me meter em FIs com pouco histórico.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Visitante Bucks disse:

Tal como eu disse, pessoalmente :)... Prefiro ganhar mais agora pois o ganho supera o imposto a pagar (por assim dizer) e passar para ppr sendo mais velho e aí sim recolher o benefício fiscal, mas isso sou eu...

Tens então conseguido obter (no global dos teus investimentos) muito melhores ganhos do que os ganhos do PPR Alves Ribeiro (vai com 9.22 ao ano, 10,20 a 3 anos,12,58 a 5 anos e 8,52 a 10 anos)? Se sim, parabéns.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Afonso80
    há 18 horas, Visitante Bucks disse:

A nível de custo gestão não está mau, mas parece que tem 5% na subscrição mas posso estar induzido em erro.

Já viste o R2 e o beta elevados?... Penso que pode existir melhores alternativas, até porque para obrigações euro é o que não falta até em PT, mas isso sou eu a dar minha opinião...

No Best está disponível sem comissão de subscrição.

Confesso a minha ignorância relativamente a esses rácios...ligo mais às comissões a pagar e uma TER de 0,79% pareceu-me bom para um fundo (defeito de quem investe sobretudo em ETF com TER de 0,20% e com mentalidade Boglehead).

Tenho a parte accionista da carteira em ETF e queria diversificar na parte obrigacionista, optando por fundo (de índice, preferencialmente), para não ter todos os ovos no mesmo saco (corretora).

Algumas sugestões?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Visitante Afonso80 disse:

Não tenho encontrado...consegue indicar-me algumas alternativas?

Obrigado.

Não lhe posso aconselhar alternativas em FI obrigações, pois não os uso, mas parece-me que nos FI da 1.ªpágina há alguns com TERs baixos como os da AXA. Acho que até 1,25% não é excessivo, tendo em conta que muitos deles até têm tido bons resultados a LP que inclusive superam os de indice. Já encontrar FI obrigacionistas índice disponiveis em Portugal é mais complicado (no BEST não há).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )