Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 13 horas, Moedinha disse:

Não entendi o alcance do comentário. 

É por não saber como proceder que não deve investir em FIs?

O 5coroas poderia explicar como agiria neste caso em concreto?

Eu sem perceber quase nada do assunto diria que se a estratégia é investir no curto prazo... bom para já está a ter ganhos superiores a 1% na globalidade. Se retirar todo o dinheiro já ganhou alguma coisa.

Como estratégia de médio longo prazo, sinceramente nesta situação não saberia também como proceder, e já li este tópico quase de fio a pavio, assim como o de Etfs. 

Também gostaria de ler opiniões sobre como agir nestas situações.

Obrigado

A resposta à 1ª parte do comentário já foi dada pelo 5coroas. Alguém que anda neste fórum há muito tempo e não percebe o básico, só podemos concluir que não se interessou por um determinado assunto ou aquele tipo de investimento não é adequado para essa pessoa. 

Eu diria que se alguém quiser fazer trading em fundos (não aconselhável) mas ainda assim se o quiser fazer, 1% não rende o trabalho e da próxima pode deixar este valor e mais.

Se a estratégia é de MLP só precisa de manter o plano definido antes de ter entrado nos 3 fundos. Mais, se a estratégia é para MLP então andar a ver cotações diariamente/semanalmente não faz qualquer sentido. Mensalmente e fazer os ajustes/reforços necessários. Se algo está a correr mal com os fundos é procurar compará-los com os da mesma categoria. Existem muitos detalhes que devem ser feitos antes de entrar num fundo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 16 horas, Jarbas83 disse:

onde conseguem aceder gratuitamente às cotações em tempo real? O Google Finance não me parece muito fiável...

Para ver que cotações? É que os Fundos de Investimento (e este tópico em específico é sobre estes activos) só tem uma cotação ao final do dia, não valorizando ou desvalorizando continuamente (como acções, obrigações, ETFs, etc.) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Cardoso24 disse:

Se a estratégia é de MLP só precisa de manter o plano definido antes de ter entrado nos 3 fundos. Mais, se a estratégia é para MLP então andar a ver cotações diariamente/semanalmente não faz qualquer sentido. Mensalmente e fazer os ajustes/reforços necessários. Se algo está a correr mal com os fundos é procurar compará-los com os da mesma categoria. Existem muitos detalhes que devem ser feitos antes de entrar num fundo.

Percebo e concordo. 

Em relação aos ajustes/reforços, e tendo em conta um estratégia MLP, devemos proceder como está escrito no tópico de Etfs? Isto é, escolher fundos de diversas classes de activos, de acordo com o nosso perfil e fazer os rebalanceamentos por forma a manter as alocações originais? Lamento se é uma questão demasiado básica, mas é uma dúvida que tenho. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/10/2017 às 14:42, Virtua disse:

Até agora as coisas estão a portar-se bem.

Valores a 21 de Setembro (aquando da análise inicial):

Capture.PNG.dfb1b2b9c8a2217a594c9b2ed92366a4.PNG

Valores actuais:

image.png.485923bc4661ec6b99226f75c0e693c3.png

• FCI = Fidelity Global Cnsmr Inds A-Dis-EUR LU0114721508
    • NN_F&B = NN (L) Food & Beverages X Cap EUR LU0332193779

Independentemente da melhoria do NN_F&B a verdade é que o FCI tb bombou e a diferença entre ambos não está a diminuir. Sei que são só uns dias mas é sempre agradável quando as coisas começam bem :-)

Isto esta semana ajudou:
    USD/EUR

usdeur.png.36a07b32a1e0bbf00a4a350bf0f5f9e2.png

E depois também houve isto, isto e isto, que em ressaca dos furacões, vieram dar ânimo a muitos de nós, que temos investido em USD.

:) Pelo menos já não parece um ano perdido, mas ainda faltam 3 meses até ao ano novo. E o Draghi ainda vai falar (alto) este mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/10/2017 às 16:35, Moedinha disse:

Percebo e concordo. 

Em relação aos ajustes/reforços, e tendo em conta um estratégia MLP, devemos proceder como está escrito no tópico de Etfs? Isto é, escolher fundos de diversas classes de activos, de acordo com o nosso perfil e fazer os rebalanceamentos por forma a manter as alocações originais? Lamento se é uma questão demasiado básica, mas é uma dúvida que tenho. 

O "devemos" é uma expressão demasiado dogmática e que nesta matéria pode ser excessiva pois não estamos a lidar com uma ciência exacta. Mas sim, tem sido geralmente uma boa estratégia também nos Fundos fazer rebalanceamentos periódicos (por exemplo a cada 6 meses ou anualmente) para que os FIs que estão a ficar mais para trás sejam reforçados para voltarem às alocações originais estabelecidas. Há quem retire capital dos FI mais  bem sucedidos para colocar nos mais atrasados (perdendo no entanto os 28% para o Estado:angry:) ou quem rebalanceie injectando apenas mais novo capital nos FIs atrasados (e que geralmente se encontram por isso mais baratos que os outros).

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

5 anos pessoal...é verdade...5 anos de tópico, quem anda aqui desde o seu inicio está 5 anos mais velho :D

Vou depois colocar as rentabilidades efectivas de cada fundo que se encontra na 1ª página a 5 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, master-chief disse:

ainda vamos a tempo para subscrever um destes fundos?

:D

Ai vai haver muita que gente que olha para o post do David e se vai meter a subscrever, só porque vão com a gula dos números a verde. 

Toda gente sabe que se os fundos de Acções, por exemplo, em 5 anos renderam à volta de 50%, vão render mais outros 50% até 2022. É assim que esse negócio dos mercados e afins "funcam". :D

disclaimer: estou a ser sobejamente sarcástico!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E tantos outros fundos que se vai falando, e que até apresentam rácios e rentabilidades mais interessantes que alguns da 1ª página, mas dá para ter a ideia que o longo prazo acaba na generalidade por compensar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Patanisca disse:

:D

Ai vai haver muita que gente que olha para o post do David e se vai meter a subscrever, só porque vão com a gula dos números a verde. 

Toda gente sabe que se os fundos de Acções, por exemplo, em 5 anos renderam à volta de 50%, vão render mais outros 50% até 2022. É assim que esse negócio dos mercados e afins "funcam". :D

disclaimer: estou a ser sobejamente sarcástico!

Mas olha que no longo prazo tendera a ser assim... cerca de 10% ao ano, é mais ou menos, a média esperada! 5 anos é um pouco curto, mas já é qualquer coisa... Eu diria que se subscrevessem esses fundos agora, provavelmente daqui a 5 anos teriam uma rentabilidade média semelhante. 

David essa "carteira" tem percentagens alocadas, ou poderias fazer uma alocacao mais ou menos lógica (se nao der muito trabalho) para verificar se se alcancou os 10/12%/ano?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, PedroPinto disse:

Mas olha que no longo prazo tendera a ser assim... cerca de 10% ao ano, é mais ou menos, a média esperada! 5 anos é um pouco curto, mas já é qualquer coisa... Eu diria que se subscrevessem esses fundos agora, provavelmente daqui a 5 anos teriam uma rentabilidade média semelhante. 

Falhaste completamente o objetivo do meu post. Eu estava a alertar para a velha máxima de "rendibilidades passadas não significam rendibilidades futuras".

"Provavelmente"?

Depende, se as condições económicas se mantiverem com desempenhos iguais aos últimos 5 anos. O que é impossível de prever, não é provável, é mesmo impossível.

Eu basicamente tentei alertar para o facto de muita gente olha para um gráfico de bom desempenho no passado, cataloga o fundo como "bom", entra, sem pesar o motivo desse fundo ter tido um bom desempenho, depois vem uma situação anómala ou inesperada e lá se vai a "garantia de 10% ao ano".

Assim de repente, passa-me pela cabeça o Nordea Stable Return, que foi um balde de água fria para quem entrou nele recentemente, após ter sido bastantes vezes elogiado aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Patanisca disse:

Assim de repente, passa-me pela cabeça o Nordea Stable Return, que foi um balde de água fria para quem entrou nele recentemente, após ter sido bastantes vezes elogiado aqui.

Alguém falou em Nordea Stable Return? :) 

Entrei em Julho de 2016 e reforcei a Setembro de 2016 e neste momento estou a -2.16%.

Se tivesse feito reforços ao longo deste tempo todo provavelmente já tinha atenuado ou anulado e percentagem negativa mas deixei andar... e lá ando no vermelho.

Uma questão... investir no sector da água e agricultura para longo prazo será interessante? Tendo em conta que são bens essenciais à nossa vida, só vejo potencial de crescimento a longo prazo.... ou estou enganado?

Alguém sabe de fundos que invistam em empresas de armamento... andei à procura mas não encontrei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, master-chief disse:

subscrevi uns de agricultura já faz bastantes meses

LU0273147594

e continua negativo desde 2015 ehehehe acertei mesmo no gajo!

Se voltaria a entrar em agriculta? Acho que não :P

Dá uma vista de olhos neste Pictet-NutritionI R EUR

LU0366534773

Não é excelente mas ultimamente tem tido melhor performance.

Quem entrou em 2015 não apanhou grandes "batatas" :D 

VS.jpg

Editado por FoxNinja
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, PedroPinto disse:

David essa "carteira" tem percentagens alocadas, ou poderias fazer uma alocacao mais ou menos lógica (se nao der muito trabalho) para verificar se se alcancou os 10/12%/ano?

Seria algo muito difícil, que alocações colocaríamos? faria sentido colocar todos os fundos de tesouraria? os dois de HY? de todos os fundos que estão na 1ª página escolheria uns 10 fundos para uma carteira, e depois dependendo do meu perfil de risco colocaria os pesos mais nuns do que noutros, e tanto poderia dar 10% como 5%.

há 3 horas, FoxNinja disse:

Uma questão... investir no sector da água e agricultura para longo prazo será interessante? .

Há pelo menos 5 anos que falamos no Pictet Water, as rentabilidades falam por si, é um sector volátil mas com uma potencialidade ainda enorme pelo menos nos próximo 10/15 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, D@vid disse:

Há pelo menos 5 anos que falamos no Pictet Water, as rentabilidades falam por si, é um sector volátil mas com uma potencialidade ainda enorme pelo menos nos próximo 10/15 anos.

Até porque a "àgua" tem estado em muitos paises a passar das mãos dos Estados para as empresas privadas ou semi-privadas, pelo que cada vez mais essas empresas terão maior peso nos mercados financeiros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Virtua disse:

Chegaste a apanhar o Brasil? Teria sido uma boa aposta. Na altura reparei (finais de 2015?) mas faltaram cohones para lá por $

Desde 2015, já entrei e saí do Brasil por diversas vezes, sempre a ganhar :) (numa das vezes 31%). Nestes FI nunca lá fico muito tempo, muito embora em muitos casos se tivesse ficado mais tempo teria até ganho mais, mas uma vez que nunca se sabe com certeza o que vai acontecer no amanhã, há que fazer escolhas e "abraçá-las" e não ficar a matutar no que deveria ou não deveria ter feito. Neste momento não estou no Brasil, pois de acordo com a minha estratégia está caro; espero que a Turquia caia ainda mais para voltar a re-entrar nela. Estou agora também na Coreia do Sul, pois tem andado fraquita com o desaguisado com a vizinhança, logo, bom potencial para futuras subidas.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )