Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Mouro Emprestado
    há 1 hora, Nmen disse:

Num evento de uma Guerra, quais são os fundos (Edit: Que tipo de fundos) em que investirias?

Ouro físico (e umas moedas de prata).

Nuclear shelter.

AK-47, eventualmente uma Berelli de 12" e muitas munições para ambas.

Comida enlatada (carne, feijão, cogumelos e legumes).

Pilhas e rádio portátil

Ferramentas.

Enchada e foice (para a agricultura e para a "malta").

:lol: :lol:

Editado por Mouro Emprestado
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, Nmen disse:

Num evento de uma Guerra, quais são os fundos (Edit: Que tipo de fundos) em que investirias?

Se o mercado funcionar "normalmente", mantinha tudo e provávelmente reforçava em Obrigações, hoje o mercado de obrigações está bem bom.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, 5coroas said:

Se for uma guerra nuclear, pouco armamento se há-de vender...

Bom, na eventualidade de ser uma Guerra nuclear total é indiferente o que se faça. Eu tenho um whisky velho para abrir.

Numa Guerra nuclear regional, que acabará afectará todo o globo... Talvez farmacêuticas que tenham comprimidos de iodeto de potássio? Fundos que apostem em sal (fonte de iodeto de potássio)? Máscaras?

A verdade é quem em tempos de Guerra o Mercado funcionou de acções teve uma boa performance Source

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, D@vid said:

Que não aconteça é nenhuma.... :angry:

Já vi mais longe essa parvoice ahaha

Mas Nuclear nao acredito que os conselheiros do Trump avancem!
    Sinceramente acredito mais numa continua escalada de declaraçoes, e talvez mesmo daqui a uns meses um ataque cirurgico às instalaçoes Norte Coreanas em jeito de aviso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, master-chief disse:

Já vi mais longe essa parvoice ahaha

Mas Nuclear nao acredito que os conselheiros do Trump avancem!
    Sinceramente acredito mais numa continua escalada de declaraçoes, e talvez mesmo daqui a uns meses um ataque cirurgico às instalaçoes Norte Coreanas em jeito de aviso.

Ataque cirurgico também não é fácil, seria para destruir o quê? armas nucleares teria um proporção enorme na região...talvez o ideal fosse uma bomba no parlamento ou sei lá como se chama ali para aqueles lados...desde que o Jung fosse á vida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fidelity Funds - European High Yield Fund A-DIST-EUR

Recebi hoje uma distribuição deste fundo.

Mas não percebi como funciona isto... é distribuido dividendos do fundo? Ou é distribuido o montate que estamos a ganhar do fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, master-chief disse:

Fidelity Funds - European High Yield Fund A-DIST-EUR

Recebi hoje uma distribuição deste fundo.

Mas não percebi como funciona isto... é distribuido dividendos do fundo? Ou é distribuido o montate que estamos a ganhar do fundo?

Para veres um pouco a diferença:

FUNDOS DE DISTrIbUIçãO

Os rendimentos gerados pelos fundos podem ser parcial ou totalmente distribuídos aos investidores. Chamam-se, nesse caso, fundos de distribuição. Sempre que o fundo distribui rendimentos, é reduzido o valor das unidades de participação.

FUNDOS DE cOMErcIalIzaçãO

Os fundos que não distribuem os rendimentos, passando estes a fazer parte do património, chamam-se fundos de capitalização ou de acumulação. Os rendimentos acumulados são incorporados no valor da unidade de participação pelo que o investidor irá receber o respectivo valor apenas no momento do resgate.

CMVM.

Não te é distribuído o que estás a ganhar, tanto que é assim que mesmo que tivesses a perder terias direito ao dividendo na mesma, por isso é que este tipo de fundo é muito interessante para quem quer ter um rendimento periódico independentemente da performance dos fundos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Oh david,

obrigado pra já!

Realmente não tinha lido como funciona

Entao a minha participação foi reduzida do fundo, ok. 

O teu ultimo paragrafo tambem é interessante, mesmo que estejamos sei la, com 10% de perca no fundo o mesmo irá dar dividendos, mas aqui eu fico confuso, se está negativo, de onde vai surgir o dinheiro? Poderá ter a ver com a altura em que eu entrei por exemplo? Ou, simplesmente pagam os dividendos porque o fundo em X periodo de tempo deu resultados positivos (nao importando a minha posição)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, D@vid disse:

Para veres um pouco a diferença:

FUNDOS DE DISTrIbUIçãO

Os rendimentos gerados pelos fundos podem ser parcial ou totalmente distribuídos aos investidores. Chamam-se, nesse caso, fundos de distribuição. Sempre que o fundo distribui rendimentos, é reduzido o valor das unidades de participação.

FUNDOS DE cOMErcIalIzaçãO

Os fundos que não distribuem os rendimentos, passando estes a fazer parte do património, chamam-se fundos de capitalização ou de acumulação. Os rendimentos acumulados são incorporados no valor da unidade de participação pelo que o investidor irá receber o respectivo valor apenas no momento do resgate.

CMVM.

Não te é distribuído o que estás a ganhar, tanto que é assim que mesmo que tivesses a perder terias direito ao dividendo na mesma, por isso é que este tipo de fundo é muito interessante para quem quer ter um rendimento periódico independentemente da performance dos fundos.

Também recebo de 2 da fidelity e estranhei um deles estar negativo e pagar, daí a questão dos dividendos. Eles retiram os 28%, aparece-me lá iva e uma percentagem pequenina de comissão bancária pelo processamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, master-chief disse:

Oh david,

obrigado pra já!

Realmente não tinha lido como funciona

Entao a minha participação foi reduzida do fundo, ok. 

O teu ultimo paragrafo tambem é interessante, mesmo que estejamos sei la, com 10% de perca no fundo o mesmo irá dar dividendos, mas aqui eu fico confuso, se está negativo, de onde vai surgir o dinheiro? Poderá ter a ver com a altura em que eu entrei por exemplo? Ou, simplesmente pagam os dividendos porque o fundo em X periodo de tempo deu resultados positivos (nao importando a minha posição)?

A tua participação não foi reduzida, mantens o mesmo número de UPs que tinhas antes, o fundo é que distribui uma parte do acumulado, a questão de pagar sempre tem a ver com o rendimento gerado, por exemplo, e uma vez que o fundo é de obrigações, tens uma obrigação que até está a cair há vários meses, no entanto a empresa ou o estado, não deixa de pagar o cupão, logo o fundo também tem esse rendimento, apesar do fundo estar a cair por via da cotação da obrigação, está a receber na mesma o cupão pago.

A tua posição não importa, até podes ter entrado um dia antes do pagamento do dividendo que o recebes na mesma na sua totalidade, as contas são feitas pelo valor do dividendo vezes o número de UPs que tens, outra coisa importante é que uma vez que o fundo em vez de acumular naquele dia ele está a pagar, o fundo tem a tendência a cair nesse dia, por vezes nem se nota mas algumas vezes sim, onde se nota muito isso são em fundos imobiliários, deixo-te uma imagem de um fundo imobiliário da CGD só para veres no gráfico o que acontece sempre que paga dividendo de 6 em 6 meses.

fundimo.PNG

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, D@vid disse:

A tua participação não foi reduzida, mantens o mesmo número de UPs que tinhas antes, o fundo é que distribui uma parte do acumulado, a questão de pagar sempre tem a ver com o rendimento gerado, por exemplo, e uma vez que o fundo é de obrigações, tens uma obrigação que até está a cair há vários meses, no entanto a empresa ou o estado, não deixa de pagar o cupão, logo o fundo também tem esse rendimento, apesar do fundo estar a cair por via da cotação da obrigação, está a receber na mesma o cupão pago.

A tua posição não importa, até podes ter entrado um dia antes do pagamento do dividendo que o recebes na mesma na sua totalidade, as contas são feitas pelo valor do dividendo vezes o número de UPs que tens, outra coisa importante é que uma vez que o fundo em vez de acumular naquele dia ele está a pagar, o fundo tem a tendência a cair nesse dia, por vezes nem se nota mas algumas vezes sim, onde se nota muito isso são em fundos imobiliários, deixo-te uma imagem de um fundo imobiliário da CGD só para veres no gráfico o que acontece sempre que paga dividendo de 6 em 6 meses.

fundimo.PNG

Eu tenho o fundo VIP (silvip) já a uns 2 anos e gradualmente nota-se menos essa quebra.

http://cef.morningstar.com/quote?t=F0GBR05RXQ&productCode=MLE&ops=

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@5coroas Vais aproveitar este dip que se está a formar, por causa da subida de tensão EUA-NK?

Eu para já mantenho-me quieto, o Kim diz que vai apresentar o plano de ataque à ilha de Guam no meio deste mês, vamos ver como se desenrola até lá. 

De qualquer dos modos, EUA para mim agora acho arriscado mais pelo facto de o USD poder quebrar valores de suporte e poder cair a pique se a FED não subir mais 25 b.p. em Dezembro.

@D@vid Caso a FED falhe, é orientar uns bons fundos de bonds, certo? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Patanisca disse:

@5coroas Vais aproveitar este dip que se está a formar, por causa da subida de tensão EUA-NK?

Eu para já mantenho-me quieto, o Kim diz que vai apresentar o plano de ataque à ilha de Guam no meio deste mês, vamos ver como se desenrola até lá. 

De qualquer dos modos, EUA para mim agora acho arriscado mais pelo facto de o USD poder quebrar valores de suporte e poder cair a pique se a FED não subir mais 25 b.p. em Dezembro.

Sim, mas para já com pequenos montantes. Já estão a aparecer umas oportunidades (por exemplo nas small caps), há que estar atento. Na vertente de "jogo de fortuna ou azar", ontem até entrei com uns trocos na Coreia para depois aproveitar um ressalto se a tensão se desanuviar.:D

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

Diversificação é sempre importante, mas isto sou eu que invisto para longo prazo, dou só estes exemplos da 1ª página na última semana:

Jupiter Dynamic Bond L EUR Acc +0,17%

Nordea 1 - European Cross Credit E EUR +0.02%

PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H +0,08%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E Acc EUR H +0,89%

E mesmo os outros de obrigações, á excepção de High Yield como é óbvio, estão na linha de água ou a cair muito pouco..

David, onde é que consegues saber rentabilidade da ultima semana dos FI?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 4 minutos, D@vid disse:

Diversificação é sempre importante, mas isto sou eu que invisto para longo prazo, dou só estes exemplos da 1ª página na última semana:

Jupiter Dynamic Bond L EUR Acc +0,17%

Nordea 1 - European Cross Credit E EUR +0.02%

PIMCO GIS Global Bond E Acc EUR H +0,08%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E Acc EUR H +0,89%

E mesmo os outros de obrigações, á excepção de High Yield como é óbvio, estão na linha de água ou a cair muito pouco..

Melhor ainda: ETFS Physical Gold (DE000A0N62G0).

Ganho de 2,3% nos últimos 5 dias ehehehehehe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Mouro Emprestado disse:

Melhor ainda: ETFS Physical Gold (DE000A0N62G0).

Ganho de 2,3% nos últimos 5 dias ehehehehehe.

Eu particularmente não gosto do ouro, nem físico nem como produto financeiro.

há 4 minutos, 5coroas disse:

David, onde é que consegues saber rentabilidade da ultima semana dos FI?

Vais á Morningstar por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    Agora mesmo, D@vid disse:

Eu particularmente não gosto do ouro, nem físico nem como produto financeiro.

Como um activo sozinho, é um péssimo activo.

Mas numa carteira diversificada de investimentos, tende a servir de contrabalanço :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 5 minutos, 5coroas disse:

Eu estou à espera que os FI das empresas de mineração acompanhem essas subidas.:) 

Não é exactamente a mesma coisa, mas o ETFS DAXglobal Gold Mining GO UCITS ETF valorizou mais de 4% nestes últimos 5 dias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )