Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Dúvida que me surgiu nos ultimos dias!

Tenho estado a subscrever fundos da Fidelity

Como até têm bastante opções têm me agradado as escolhas

A dúvida é: corro risco por colocar grande parte da poupança numa unica entidade/gestora/investidora em caso de falência ou outro termo qualquer que lhe queiram chamar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 22 horas, master-chief disse:

A dúvida é: corro risco por colocar grande parte da poupança numa unica entidade/gestora/investidora em caso de falência ou outro termo qualquer que lhe queiram chamar?

Não me parece, só se forem os mesmos gestores (a nível de falhanço gestão) dos fundos em questão o que não me parece...

Por entidade depositária há um fundo protecção ao investidor até 25000 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/07/2017 às 15:42, master-chief disse:

O único "risco" que vejo é o vicio da gestora/gestores, seja para o bem ou para o mal, seguem uma matriz interna, por isso é que gosto também de espalhar por mais gestoras porque sei que assim terei outras formas de gestão, de alocação de activos etc, basicamente outras visões de investimento.

Como sabes, em qualquer circunstancia as tuas UPs estão sempre garantidas aconteça o que acontecer, pelo que não existe esse risco de falências.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

uma pergunta

existem muitas vantagens de ter toda a carteira de fundos num só banco em vez de a ter dispersa.

Alem do Best em que outro bancos tem carteira de fundos e qual a opinião.

No meu caso estou entre invest,  Activo ou Banco carregosa que agora parece que tem mais fundos disponíveis.

Não queria estar a abrir mais uma conta em outro banco.

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 minutes ago, superkinas said:

uma pergunta

existem muitas vantagens de ter toda a carteira de fundos num só banco em vez de a ter dispersa.

No meu caso estou entre invest,  Activo ou Banco carregosa que agora parece que tem mais fundos disponíveis.

obrigado

A tua carteira de fundos está nas respectivas casas gestoras. Os bancos apenas são os intermediários/ depositários.

Na minha opinião não há risco de trabalhares só com um banco. Podes é querer ter acesso a determinados fundos que são exclusivos de outra entidade financeira, por exemplo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Nmen disse:

A tua carteira de fundos está nas respectivas casas gestoras. Os bancos apenas são os intermediários/ depositários.

Na minha opinião não há risco de trabalhares só com um banco. Podes é querer ter acesso a determinados fundos que são exclusivos de outra entidade financeira, por exemplo.

Afirmativo. Tenho no Montepio e Activo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, superkinas disse:

uma pergunta

obrigado

A vantagem é a simplicidade, se tens tudo num banco é mais fácil para ti controlares as carteiras.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, master-chief disse:

IE00B23S7K36

Altura em embarcar no Brasil com toda esta indecisão na America do Sul?

Eu olhava antes para o "problema" EUR/BRL.

A meu ver, esse comboio já partiu.

Tudo o que seja comprar equities transacionadas em moedas diferente de EUR, nesta altura até ao final do ano deve no mínimo suscitar uma análise cuidada e muita ponderação.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Eu acho que não é altura para entrar nem no Brasil nem em outro qualquer país; a mim parece-me  que estamos a assistir a um deja vu dos períodos que antecederam as ultimas correções e crashs: demasiado optimismo, demasiada ousadia e subvalorização do risco (VIX baixissimo), fortes apostas direccionadas para os emergentes e para os Faangs, quase tudo caro, etc. Por vezes a melhor decisão é estar quieto, mas nem sempre é fácil dominar o ímpeto da ganância.

Obrigado desde já pelo seu conselho. Pensa que as quedas vão ser mais vastas e estão associadas " às estruturas" e não são de "conjuntura" Euro/Dólar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, antoniobento disse:

Obrigado desde já pelo seu conselho. Pensa que as quedas vão ser mais vastas e estão associadas " às estruturas" e não são de "conjuntura" Euro/Dólar?

Vou-lhe ser sincero, não sei se as quedas vão ocorrer brevemente ou daqui a um ano ou dois ou mais, e qual será o seu impacto; o que a mim me parece (minha opinião baseada na análise que faço de diversos indicadores económicos, estado de espírito dos investidores, situação politica mundial imprevisivel (altamente explosiva em certas zonas do globo) , etc, etc, é que há neste momento uma série de fenómenos a ocorrer muito semelhantes aos que se verificaram antes das ultimas grandes correções dos mercados. Não me parece que a conjuntura Euro/dólar seja relevante nesta formação do próximo futuro eventual desastre. Eu, para já, vou manter o que tenho investido e continuar a acumular capital para uma futura boa oportunidade. É só a minha opinião/visão/decisão. Que cada um faça como bem entender.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, 5coroas said:

Pergunto-me se os que aderiram aos ETFs não estarão preocupados por ninguém fazer a minima ideia de como é que ficará a liquidez destes no decorrer de um crash...:huh:

Provavelmente ficara reduzida por um par de meses e depois volta tudo ao normal, como sempre aconteceu no passado... Todos devemos pensar e repensar os nossos investimentos, mas nao se esquecam que no "crash" de 2008 passado (cerca) um ano os que aguentaram firme recuperaram das perdas e ja estavam novamente a iniciar ganhos, os corajosos que reforcaram no momento mais complicado a fazer muito dinheiro e os menos corajosos que resgataram, a chorar as perdas....

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, PedroPinto disse:

Provavelmente ficara reduzida por um par de meses e depois volta tudo ao normal, como sempre aconteceu no passado... 

Provavelmente...a dimensão dos ETFs que existia no ultimo crash é reduzidissima comparativamente com a sua dimensão actual, por tanto, podemos bem dizer que os ETFs (com a sua enorme dimensão e vasta diversificação actual ) até à data nunca foram sujeitos a um teste de um grande crash. A mim, esta incerteza, não me deixaria dormir sossegado. Esperemos que esta "fad" dos ETFs, não traga a todos maus lençóis.

há 18 minutos, PedroPinto disse:

Todos devemos pensar e repensar os nossos investimentos, mas nao se esquecam que no "crash" de 2008 passado (cerca) um ano os que aguentaram firme recuperaram das perdas e ja estavam novamente a iniciar ganhos, os corajosos que reforcaram no momento mais complicado a fazer muito dinheiro e os menos corajosos que resgataram, a chorar as perdas....

É isso que eu conto fazer, mas para tal é preciso ter algum capital de fora "preparadissimo" para entrar/reforçar se a hecatombe surgir.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 38 minutos, 5coroas disse:

Pergunto-me se os que aderiram aos ETFs não estarão preocupados por ninguém fazer a minima ideia de como é que ficará a liquidez destes no decorrer de um crash...:huh:

Qual a diferença disso para um Mutual Fund / Fundo de Investimento?

Os activos dos ETFs desvalorizarem-se? Não é exactamente o mesmo com os FI's? 

Ou acham que, nesse aspecto, um FI que aposta numa Rússia tem menos risco que um ETF que segue o MSCI World que tem spreads bid/ask de cêntimos?

Não se esqueçam que o primeiro ETF surgiu no início dos anos 90. Depois disso levou com os crashs de 2000-2002 e 2007-2009. Em nenhum dos caso, esse ETF teve um comportamento melhor ou pior que o mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Vou-lhe ser sincero, não sei se as quedas vão ocorrer brevemente ou daqui a um ano ou dois ou mais, e qual será o seu impacto; o que a mim me parece (minha opinião baseada na análise que faço de diversos indicadores económicos, estado de espírito dos investidores, situação politica mundial imprevisivel (altamente explosiva em certas zonas do globo) , etc, etc, é que há neste momento uma série de fenómenos a ocorrer muito semelhantes aos que se verificaram antes das ultimas grandes correções dos mercados. Não me parece que a conjuntura Euro/dólar seja relevante nesta formação do próximo futuro eventual desastre. Eu, para já, vou manter o que tenho investido e continuar a acumular capital para uma futura boa oportunidade. É só a minha opinião/visão/decisão. Que cada um faça como bem entender.

Obrigado mais uma vez pela sua exposição e seus alertas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também não percebi a preocupação.

Até tinha a ideia que podia ser ao contrário.

Se a liquidez for baixa, o fundo até pode fechar a compra/venda de UPs temporariamente.

No caso dos ETFs, mesmo com pouca liquidez, com a ordem no mercado, mesmo sendo difícil, a negociação pode acontecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

(...)

But the real level of liquidity that these instruments carry has become a point of contention among advisors, many of whom fear that the ETF industry is not prepared for a mass exodus that could come with the next major market downturn.

(...)

When the next bear market arrives, the institutional players will be able to get onto the sidelines immediately, but the average Joe investor may get squeezed on the spread between the public offering price and NAV. Many clients got burned on this on Aug. 24, and some financial advisors who thought their clients were protected with stop-loss orders on their ETFs saw them take huge losses.

The Bottom Line

The ETF markets continue to rake in billions of dollars from individual and institutional investors as the markets continue to climb. When this trend is reversed, many smaller and less informed investors may get an unpleasant surprise in the same manner as those from Aug. 24 of last year. Investors need to be aware of this potential drawback and be ready to make a quick exit from the market if the chips begin to fall.

http://www.investopedia.com/articles/etfs-mutual-funds/071516/are-etfs-liquid-enough-bear-market-exodus.asp

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 15 minutos, 5coroas disse:

(...)

But the real level of liquidity that these instruments carry has become a point of contention among advisors, many of whom fear that the ETF industry is not prepared for a mass exodus that could come with the next major market downturn.

(...)

When the next bear market arrives, the institutional players will be able to get onto the sidelines immediately, but the average Joe investor may get squeezed on the spread between the public offering price and NAV. Many clients got burned on this on Aug. 24, and some financial advisors who thought their clients were protected with stop-loss orders on their ETFs saw them take huge losses.

The Bottom Line

The ETF markets continue to rake in billions of dollars from individual and institutional investors as the markets continue to climb. When this trend is reversed, many smaller and less informed investors may get an unpleasant surprise in the same manner as those from Aug. 24 of last year. Investors need to be aware of this potential drawback and be ready to make a quick exit from the market if the chips begin to fall.

http://www.investopedia.com/articles/etfs-mutual-funds/071516/are-etfs-liquid-enough-bear-market-exodus.asp

Estamos a falar de trading com ETF's, certo?

Caso contrário, para um investidor (diferente de trader) esses receios não se poem, parece-me.

A não ser que provem que nos bear-market de 2000-2002 e de 2007-2009 o SPY tenha tido oscilações loucas (nota: não não teve!).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Mouro Emprestado disse:

Estamos a falar de trading com ETF's, certo?

Caso contrário, para um investidor (diferente de trader) esses receios não se poem, parece-me.

A não ser que provem que nos bear-market de 2000-2002 e de 2007-2009 o SPY tenha tido oscilações loucas (nota: não não teve!).

Pelo que tenho verificado, as preocupações sobre o que irá acontecer com os ETF aquando de uma eventual debandada massiva, não recaem tanto sobre os ETFs contendo large caps stocks, mas sim sobretudo aqueles com high yeld bonds, todavia, a verdade é que ninguém sabe muito bem o que poderá acontecer à liquidez de uns nem de outros, pois o volume e a diversidade de ETFs que existiam durante os anteriores crashs eram muitíssimos inferiores aos que existem hoje em dia, alguns dos quais com elevadíssimo risco. Esta falta de testagem real a larga escala, a mim não me serve. Não estou a tentar convencer ninguém a desistir dos ETFs, apenas informando que esta grande incerteza/receio quanto à liquidez existe e que é algo que provavelmente se deve ter em consideração na tomada de decisões sobre os nossos investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    Citação

SPDR S&P 500 ETF Objective

The objective of the SPY ETF is to duplicate as closely as possible, before expenses, the total return of the S&P 500 Index. As of 2008 almost, the S&P 500 Index had 525 million shares outstanding, with total net assets of just over $73 billion. SPY trades on the American Stock Exchange (AMEX) and is one of the most actively traded stocks, regularly trading more than 100 million shares per day and sometimes over 400 million shares per day.

Read more: Exchange-Traded Funds: SPDR S&P 500 ETF http://www.investopedia.com/university/exchange-traded-fund/etf3.asp#ixzz4oam3aSeS 
    Follow us: Investopedia on Facebook

Se consideram que $73 milhões era um valor pequeno em 2008 e que agora o risco é muito maior...

Nota: Sim existem ETFs exóticos em que o spread bid/ask não é propriamente baixo. É ver quais são e fugir deles.

Nota 2: Os ETFs só têm vantagens na Europa porque na Europa é muito difícil ter acesso a Fundos de Investimento que seguem os índices com comissões de gestão baixas (como nos EUA). Naturalmente para os investidores, poder aplicar as poupanças no Vanguard SP500 Mutual Fund é marginalmente melhor que no Vanguard SP500 ETF. 

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )