Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 8 horas, quirino disse:

Portanto não interesse a moeda em que se investiu no fundo, mas sim se tem o hedge. Isso era o que pelo comportamento dos meus fundos já conseguia perceber, porque os meus SP500 são em euros e este ano estão em negativos mesmo com o indice sempre a rebentar.

Então de uma forma concreta, onde vejo que o fundo é hedge? Não pode ser só pela referência no título certo? David tu que dominas aí tudo.

E já agora, alguém me consegue dar um exemplo de um no activo bank ou no best que recrie o SP500 e seja hedge?

Só sem hedge, que pagas por ter hedge sem aproveitar o efeito cambial que trás benefício fiscal.

O Bny sp500 Tracker que tem estado um mimo mas em USD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Gostaria de perguntar se investir no fundo indicado BNY Mellon S&P 500 Idex  cotado em 2,2359$ e os activos estão em $.. Se a cotação for igual em 31/12/2017 e o EUR descer irei, receber um valor inferior ao investido inicialmente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 minutes ago, antoniobento said:

Gostaria de perguntar se investir no fundo indicado BNY Mellon S&P 500 Idex  cotado em 2,2359$ e os activos estão em $.. Se a cotação for igual em 31/12/2017 e o EUR descer irei, receber um valor inferior ao investido inicialmente?

Esta eu sei responder :)

Vê este exemplo.

Considera as seguintes variáveis:

- a unidade de participação (UP) custa 2,24 USD

- 1,00 EUR = 1,16 USD no momento de compra

- Compras 100 UP's = 224 USD = 193,10 EUR

- Na alura da venda a UP vale na mesma 2,24 USD (não houve alteração no valor).

Se na altura da venda a cotação do dolar for 1,20 (1 EUR = 1,20 USD) vais ficar com 100 (UPs) * 2,24 USD = 224 USD = 186,67 EUR (perdes dinheiro)

Se o dolar for a 1,1 (1 EUR = 1,10 USD) vais ficar 224 USD = 203,63 EUR (ganhas dinheiro).

Agora a pergunta que realmente importa: o euro vai continuar a valorizar ou o dolar recupera? Eu apostaria meio tostão furado em como o euro vai continuar a valorizar mais uns meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 53 minutos, parm disse:

Esta eu sei responder :)

Vê este exemplo.

Considera as seguintes variáveis:

- a unidade de participação (UP) custa 2,24 USD

- 1,00 EUR = 1,16 USD no momento de compra

- Compras 100 UP's = 224 USD = 193,10 EUR

- Na alura da venda a UP vale na mesma 2,24 USD (não houve alteração no valor).

Se na altura da venda a cotação do dolar for 1,20 (1 EUR = 1,20 USD) vais ficar com 100 (UPs) * 2,24 USD = 224 USD = 186,67 EUR (perdes dinheiro)

Se o dolar for a 1,1 (1 EUR = 1,10 USD) vais ficar 224 USD = 203,63 EUR (ganhas dinheiro).

Agora a pergunta que realmente importa: o euro vai continuar a valorizar ou o dolar recupera? Eu apostaria meio tostão furado em como o euro vai continuar a valorizar mais uns meses.

Obrigado pelo seu exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, antoniobento disse:

Coloco assim, se o dolár manter ou subir, e o euro descer...

Mas é um bom fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, antoniobento disse:

Coloco assim, se o dólar se manter ou subir, e até o euro descer, ganha.

Mas é um bom fundo. Não esquecer do longo prazo, até porque assim se tira partido do efeito cambial e do seu benefício fiscal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas
    A ‎24‎/‎07‎/‎2017 às 03:41, Virtua disse:

São duas questões diferentes patanisca. Acho que toda a gente concorda contigo quando dizes para não sair dos EUA. Agora com ou sem risco cambial já é uma coisa diferente.

Pessoalmente tenho cerca de 30% exposto aos EUA (acionista), sem qualquer hedge. Não há propriamente uma resposta correcta. Eu sei porque tenho os meus 30% (pelos meus testes é um valor interessante em termos de diversificação sem danificar rentabilidade). Desde que cada pessoa tenha noção do que está a fazer e dos riscos incorridos não vejo grande mal.

Fundos obrigacionistas em USD é que não fazem sentido. Accionistas é naquela... Eu provavelmente não teria 75% em USD uma vez que quando vou meter gasolina tenho de pagar em EUR, mas honestamente é daquelas questões complexas e sem uma resposta directa e certa.

Não será melhor fazer hedge introduzindo diferentes classes de activos ou no que respeita apenas a acções, um fundo global onde estamos expostos a várias moedas? Sei que foi discutido isso mas....

Nas ações, estando diversificado globalmente nem se deverá notar as variações cambiais. Uma coisa que reparei, e é pena o salvador não estar por cá e o LTCM já não estar tão ativo noutro fórum é que a carteira que propuseram tinha a componente de ações distribuída uniformemente.

Quero dizer, as percentagens em cada zona geográfica eram idênticas. Dou um exemplo:

O IWDA tem 60% em USD logo demasiado risco a esta moeda. Pimba, levamos com ela mesmo estando cotado em EUR

Carteira Salvador ou LTCM ou lá de quem é, tem repartido de igual percentagem pelo mundo, logo o risco cambial diminui.

Bem sei que os USA representam 50% da capitalização mundial mas.....

Será que pensaram neste pormenor quando a propuseram????!!!!!

Quanto às obrigações é verdade que não se deve usar outra moeda que não a nossa mas............ Tenho em USD sem hedge:angry:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, NovoNestasCoisas disse:

Não será melhor fazer hedge introduzindo diferentes classes de activos ou no que respeita apenas a acções, um fundo global onde estamos expostos a várias moedas? Sei que foi discutido isso mas....

Nas ações, estando diversificado globalmente nem se deverá notar as variações cambiais. Uma coisa que reparei, e é pena o salvador não estar por cá e o LTCM já não estar tão ativo noutro fórum é que a carteira que propuseram tinha a componente de ações distribuída uniformemente.

Quero dizer, as percentagens em cada zona geográfica eram idênticas. Dou um exemplo:

O IWDA tem 60% em USD logo demasiado risco a esta moeda. Pimba, levamos com ela mesmo estando cotado em EUR

Carteira Salvador ou LTCM ou lá de quem é, tem repartido de igual percentagem pelo mundo, logo o risco cambial diminui.

Bem sei que os USA representam 50% da capitalização mundial mas.....

Quanto às obrigações é verdade que não se deve usar outra moeda que não a nossa mas............ Tenho em USD sem hedge:angry:

Tenho até obrigações AUD e não tem se portado mal nestes anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode p.f. explicar tem "Obrigações em USD sem hedge". Significa que converteu euros em dólares e comprou obrigações nessa moeda e devia ter feito mais qualquer coisa para se proteger, no caso do dólar cair? O que poderia fazer para essa eventualidade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, antoniobento disse:

Pode p.f. explicar tem "Obrigações em USD sem hedge". Significa que converteu euros em dólares e comprou obrigações nessa moeda e devia ter feito mais qualquer coisa para se proteger, no caso do dólar cair? O que poderia fazer para essa eventualidade?

Estar exposto a obrigações sem ser com hedge significa que vai estar mais exposto ao câmbio do que propriamente às flutuações das obrigações em si. 

É por isso que muitos dos fundos globais de obrigações têm hedge. O próprio desvio padrão é quase o dobro em fundos com os mesmos ativos:

Templeton Global Ttl Ret N(acc)EUR - H1 LU0294221253

Templeton Global Ttl Ret N(acc)EUR -      LU0260870745

E também se pode ver que tanto faz a moeda do estar em EUR como USD, no longo prazo é irrelevante porque o que interessa é os ativos.

A 10 anos a diferença é de 0.03% por questões de ajuste/câmbios.

Templeton Global Ttl Ret N(acc)EUR LU0260870745

Templeton Global Ttl Ret N(acc)USD LU0170477797

Editado por daniel__
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

O daniel disse tudo. Mas quando disse obrigações em USD estava-me a referir a fundos sem hedge, no meu caso o ETF TLT.

No curto prazo sinto uns solavancos por causa da moeda mas no longo tem funcionado bem. Aliás, mesmo no curto prazo, quando as ações americanas caem funciona bem em termos de valorização/desva. Resumindo.... Não há almoços gratis:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, NovoNestasCoisas disse:

O daniel disse tudo. Mas quando disse obrigações em USD estava-me a referir a fundos sem hedge, no meu caso o ETF TLT.

No curto prazo sinto uns solavancos por causa da moeda mas no longo tem funcionado bem. Aliás, mesmo no curto prazo, quando as ações americanas caem funciona bem em termos de valorização/desva. Resumindo.... Não há almoços gratis:)

Obrigado pela sua explicação.  Tenho este fundo e tem uma queda significativa, mas penso que será até haver a inversão do EUR/DÓLAR. 

NN (L) Food & Beverage LU0332193779
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/07/2017 às 15:05, daniel__ disse:

Pessoal já tinha deixado noutro fórum, aproveito para colocar aqui.

Descobri umas apis abertas da morningstar, que fazem uns pdfs e gráficos todos bonitos. 

:arrow: Portfolio X-Ray (Funciona para fundos e ETF) :idea: Bonus: Inclui mapa de correlações 

Acabo de descobrir que no Banco Best também dá para tirar este PDF com as correlações!! as coisas que vou descobrindo ou colocaram isso agora :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@NovoNestasCoisas

Não será melhor fazer hedge introduzindo diferentes classes de activos ou no que respeita apenas a acções, um fundo global onde estamos expostos a várias moedas?

Uma vez que não uso fundos específicos a nenhum país mas sim fundos accionistas globais tenho de concordar contigo. Os 30% que tenho em USD advém exactamente da forte exposição do MSCI World (e fundos que o seguem) aos EUA.

Nas ações, estando diversificado globalmente nem se deverá notar as variações cambiais.

Nota-se menos, mas nota-se na mesma. Pelo menos eu noto.

Não tem repartido de forma igual pelo mundo. Usa fundos ou ETFs com pesos baseados em capitalização bolsista. Logo tem um muito maior peso nos EUA.

Sim e não. Sim no sentido que a construção da carteira teve isso em consideração. É uma carteira capitalization weighted em relação a alguns activos (acções mundiais por exemplo) mas não em relação a outros (obrigações, uma vez que tem TLT e pouco mais, por isso focado nos EUA).

Por outro lado são carteiras em USD, que na minha opinião não são directamente convertíveis para investidores europeus, exactamente pelo efeito cambial.

quando disse obrigações em USD estava-me a referir a fundos sem hedge, no meu caso o ETF TLT.

O TLT é um caso especial. Devido à longa maturidade das obrigações do ETF ele acaba por ter um desvio padrão muito semelhante ao Mercado accionista e daí o câmbio não representar mais de 50% das variações diárias do ETF (se fosse cotado em EUR).

Tenho as minhas reservas em relação ao TLT (embora esteja ciente das suas muitas qualidades). Suponho que a rentabilidade dele não seja muito mais de 3% anualizado nos próximos 20 anos. Se o euro daqui a 20 anos estiver a 1.5 (não faço idea se estará, mas sei que já lá esteve) come-te metade da rentabilidade. Ouch

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

Obrigado pela resposta Virtua.

"Por outro lado são carteiras em USD, que na minha opinião não são directamente convertíveis para investidores europeus, exactamente pelo efeito cambial. "

Podes explicar esta frase, sabendo que o importante são os ativos do fundo e não a moeda em que cotam.

O TLT tem sido ótimo para quedas rápidas nos mercados acionistas mas claro tem a agravante da moeda. Com compras e vendas frequentes, vamos criando um preço médio que minimiza esse risco cambial (mas não elimina). Sei que adoras o Pimco Global Bond:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes explicar esta frase, sabendo que o importante são os ativos do fundo e não a moeda em que cotam.

É provável que me tenha feito entender mal. Eu quando digo USD, pode ser EUR sem hedge para USD. A minha visão é simplesmente a mesma do Daniel (não faz sentido ter um fundo com pouca volatilidade em USD ou EUR sem hedge porque a volatilidade do fundo virá do Forex em vez de vir dos activos do fundo).

O TLT tem sido ótimo para quedas rápidas nos mercados acionistas mas claro tem a agravante da moeda.

É mesmo dessa "agravante" que eu falava. Não tenho interesse em ter grande parte do meu dinheiro investido numa moeda diferente daquele em que pago a gasolina e as compras do supermercado. Só isso. É um risco, a meu ver, desnecessário. Embora, como já disse acima, ter uma parte em USD até acrescenta diversificação.

Com compras e vendas frequentes, vamos criando um preço médio que minimiza esse risco cambial (mas não elimina).

Uma perspectiva que não tinha tido. Faz sentido que assim seja e espero que continue a correr bem.

Sei que adoras o Pimco Global Bond

Não é comparável ao TLT devido às diferentes maturidades. Ter um e ter outro em anos "chave" como 2008 é significativamente diferente. Um teve um retorno de quase 40% (TLT) e outro de -5% (PimcoGB). O Pimco GB é um pouco o menor dos males. Não é exactamente o que eu queria mas serve perfeitamente. Mas eu sou extra exigente. Obviamente se tivesse um hedge fund não era o Pimco GB que eu compraria (nem o TLT quando as taxas a 20 anos estão tão baixas).

P.S. Provavelmente usaria derivados de volatilidade ou opções para controlo de risco/descorrelacionar a carteira. Até poderia chegar à conclusão que não valeria pagar esse tipo de premium a longo prazo mas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas
    há 16 minutos, Virtua disse:

É provável que me tenha feito entender mal. Eu quando digo USD, pode ser EUR sem hedge para USD. A minha visão é simplesmente a mesma do Daniel (não faz sentido ter um fundo com pouca volatilidade em USD ou EUR sem hedge porque a volatilidade do fundo virá do Forex em vez de vir dos activos do fundo).

Compreendi. Vai de encontro ao que se tem falado mas às vezes poderia haver algo mais para dizer. Não tinha interpretado bem.

O TLT de facto é uma excepção na minha carteira. Dos 100% de património ele representa 20% ou perto disso. Sou muito honesto, não conheço mais nenhum ETF/fundo que me dê coragem de comprar hoje e nunca mais vender (é este o meu prazo de investimento). E de preferência de distribuição:D Se encontrar dividia os 20% em 10+10.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    23 hours ago, Nmen said:

Há alguma maneira de verificar em que bancos posso subscrever um fundo específico? (IE00B84J9L26)

Obrigado!

Que eu tenha conhecimento pelo menos o Best comercializa. O BIG sei que comercializa a versão de distribuição por isso tb deve comercializar esse. Mas pesquisa directamente nos bancos. Esse é dos fundos mais subscritos dos últimos tempos (a nível mundial) por isso é provável que o possas encontar em vários sítios.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Hoje tive um tempinho e lá fui dar uma vista de olhos :)

Bom fim de semana!

NB Rendimento Plus FIA     31/10/2013    +16.08%     
    NB Obrigações Europa      25/06/2014     + 3.37%      
    Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 2     6/06/2014     +8.12%      
    Pimco Gis Global Bond E Eur Hdg Acc    20/04/2015   +1.68%      
    Nordea Eur Cr Cred     22/01/2015  +1.62%       
    Nordea-1 STABLE RETURN E EUR   25/06/2014  +8.20%      
    Invesco Pan Eurp Structured Eq E  26/06/2014-27/03/2015     +14.03%      
    Franklin European Growth N Acc    15/01/2014-26-27/03/2015    +4.04%        
    MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc   27/06/2014-26/03/2015   +34.37%  
    Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  07/01/2014     +60.26%      
    Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 09/07/2014    +42.40%     
    M&G Global Dividend EUR A 10/07/2014   +19.87%     
    Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc   02/07/2014    +44.86%    
    Pictet-Quality Global Equities R EUR 16/02/017   +1,58%
    Fidelity Global Consumer 30/03/2017  +2.11%
    DWS Biotech    28/01/2015   -7.38%   
    Pictet USA  04/04/2017 -3.72%
    Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc Eur   20/04/2015  -8.42%    
    Santander Ações Portugal     10/07/2014-26/03/2015   -1.96%  

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )