Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

viva! alguém me sabe dizer se existe alguma "guideline" para o número de fundos a subscrever em função do montante a investir? ou seja, há alguma desvantagem em diversificar "demasiado"?

pergunto isto porque tenho reparado em alguns portefólios que têm mais de 10/15 fundos para montantes relativamente baixos tipo 4/5k€... 

cump

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Julgo que não haverá inconvenientes em diversificar o mais possível, desde que não exista sobreposição de fundos.

Quanto às quantias, só tens de verificar a questão de alguns fundos exigirem valores mínimos de subscrição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem lembram-se do meu 1º investimento em fundos no 'Pictet-Water-R EUR', já estou a perder 2.3% (-20€) :P

Por acaso quando estava a perder 1% reenvesti, a pensar que n descia mais, ehe

Mas pronto, vai lá ficar a ganhar pó.... (só espero que n desça 50%) LOL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também estou com uma leve perda da minha carteira... Consigo é ver que estou bem diversificado porque desce de um lado e sube do outro ehehe :D

Se eu não estivesse com uma perda de 4% nos fundos da Europa, estaria bem :)

Cumps

A semana que passou também foi má para a minha carteira.

Boa noite Ilustres!

Lá está: convem termos uma carteira diversificada... ;)

se baixar por um lado, pode subir por outro. A exposição aos fundos de acções tem-se revelado penosa nos últimos dias, ao passo que os fundos mais defensivos têm valorizado...daí a vantagem de termos as carteiras diversificadas.

Agora quem estiver no barco com uma percentagem mais elevada em fundos com mais risco já sabe: tem de aguentar as vagas! e se elas se têm feito sentir... :(

E aqui também conta o perfil de risco do investidor...quanto mais agressivo, mais o coração bate nestas alturas... 8)

"nem sempre o sol brilha, também há dias em que a chuva cai..."

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado  ;)

E quanto às correlações? Como saber os graus de correlação entre dois fundos PIMCO, por exemplo, ou dois ES?

Cumps

Tens de ver se pertencem à mesma categoria, se estão investidos no mesmo tipo de produto, quais as maiores posições que detêm, qual a sua classificação de risco ( considerando DP, a RM e o Rácio de Sharpe ), etc...

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde caros foristas

Alguém sabe como se calcula (formula) a rentabilidade de um fundo em que ouve reforço do mesmo?, e que portanto tem valores de aquisição diferentes.

Boa noite Ilustre!

Eu pessoalmente vejo 2 maneiras:

-ou fazem a conta individualmente em relação à valorização de cada investimento

-ou divides 2 ou mais entradas e calculas o preço médio da unidade de participação  ;) , obtendo posteriormente a sua valorização mediante a cotação à data...

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite Ilustre!

Eu pessoalmente vejo 2 maneiras:

-ou fazem a conta individualmente em relação à valorização de cada investimento

-ou divides 2 ou mais entradas e calculas o preço médio da unidade de participação  ;) , obtendo posteriormente a sua valorização mediante a cotação à data...

Um abraço!

Obrigada, vou optar pela segunda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundos Tesouraria/Monetarios

Banco BIC Tesourar                      PTVORDHM0002     

ES Liquidez                                    PTYEVOHM0002                                                                                                                                                                                22.3%

Fundos de Obrigações

AXA WF Euro 5-7              AXA WF  LU0251660279

AXA WF Gb High Y B          AXA WF  LU0189847253

EEF High Yield R                Eurizon  LU0114074718

P Diversif Inc                    PIMCO  IE00B1Z6D669

P Euro Bond                      PIMCO  IE00B11XYY66

P Total Ret Bd                  PIMCO  IE00B11XZB05

28,1%

Fundos Mistos

Carmignac Patrim          FR0010135103         

Inv Balan-Ris Allo          LU0432616901           

9.2%

Fundos Ações

AGI Eur Equity Growth    Allianz Global                  LU0256839860

EEF Cons Stapl R *          Eurizon                          LU0155230690

F&C Europ SmallCap        F&C                                LU0207432559

FF Consumer Indust  *  Fidelity International      LU0114721508

PI US Fund Grw              Pioneer                          LU0347184318

Pictet F-Water                Pictet                            LU0104885248

TIF Europ SmCo EUR  Threadneedle (UK)            GB0002771383

40.3%

Gostava mais uma vez de pedir opinião sobre a minha carteira de fundos, nos de ações encontram dois correlacionados estão assinalados com (*), bom e neste momento n se ganha nada, e quem aguenta as "vagas" são os mais defensivos.~

Entretanto as percentagens por tipo vão alterar pq reforcei as negativas, ate esgotar o plafond , entenda-se €€€€

Desde ja o meu obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundos Tesouraria/Monetarios

Banco BIC Tesourar                      PTVORDHM0002     

ES Liquidez                                    PTYEVOHM0002                                                                                                                                                                                22.3%

Fundos de Obrigações

AXA WF Euro 5-7              AXA WF  LU0251660279

AXA WF Gb High Y B          AXA WF  LU0189847253

EEF High Yield R                Eurizon  LU0114074718

P Diversif Inc                    PIMCO  IE00B1Z6D669

P Euro Bond                      PIMCO  IE00B11XYY66

P Total Ret Bd                  PIMCO  IE00B11XZB05

28,1%

Fundos Mistos

Carmignac Patrim          FR0010135103         

Inv Balan-Ris Allo          LU0432616901           

9.2%

Fundos Ações

AGI Eur Equity Growth    Allianz Global                  LU0256839860

EEF Cons Stapl R *          Eurizon                          LU0155230690

F&C Europ SmallCap        F&C                                LU0207432559

FF Consumer Indust  *  Fidelity International      LU0114721508

PI US Fund Grw              Pioneer                          LU0347184318

Pictet F-Water                Pictet                            LU0104885248

TIF Europ SmCo EUR  Threadneedle (UK)            GB0002771383

40.3%

Gostava mais uma vez de pedir opinião sobre a minha carteira de fundos, nos de ações encontram dois correlacionados estão assinalados com (*), bom e neste momento n se ganha nada, e quem aguenta as "vagas" são os mais defensivos.~

Entretanto as percentagens por tipo vão alterar pq reforcei as negativas, ate esgotar o plafond , entenda-se €€€€

Desde ja o meu obrigado

Boas amigo!

Sem querer pôr em causa os teus conhecimentos, que os tens concerteza, gostaria de te questionar sobre "tanta" certeza:

-estás assim tão confiante no que aí vem? Porquê? O que te faz pensar em...

-Revelas um espírito/ perfil bastante agressivo  8) . Atenção que não estou a dizer que não o devas/ possas ter  ;) , quem sou eu?!? Mas, 40% em fundos de acções é uma verdadeira montanha russa, eh, eh

E como eu vejo os fundos como um investimento a longo prazo...

-Eu sou mais moderado, por isso, talvez apostasse menos % em fundos de acções, e, mais alguma % nos de obrigações, ou, até nos mistos. Cuidado com o coração!  ;D ;D ;D

Just a thought...never mind

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também me parece uma carteira super agressiva dada a grande percentagem de fundos de ações, com todas as consequências que daí advêm. Os mistos também têm uma percentagem de ações (+/- 33%)

Se o teu perfil é esse nada a dizer...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também me parece uma carteira super agressiva dada a grande percentagem de fundos de ações, com todas as consequências que daí advêm. Os mistos também têm uma percentagem de ações (+/- 33%)

Se o teu perfil é esse nada a dizer...

De acordo!

Os mistos têm a vantagem do gestor poder canalizar o excesso de risco das acções para commodities ou obrigações, consoante a feição dos ventos  ;D . Sendo que no caso do IBRA, por exemplo, o objectivo global é um risco médio de 8%  ;) . O propósito deste fundo é preservar o capital, podendo-se refugiar tanto numas como noutras consoante a conjuntura  ;) , e, sem deixar de estar exposto a uma % de acções.

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar quero agradecer ao Zezito e Axiom , pelas suas opiniões sobre a minha carteira, saberei tirar proveito delas.

Em 1º Lugar o objetivo da carteira seria conservador (ou ate ultra), só que com o avanço do conhecimento cheguei onde estou neste momento J.

A justificação, é o objetivo a que pretendo chegar e o tempo a que me sujeito esperar.

Bom o objetivo é ter uma rentabilidade >= a 10% /ano da mesma (penso que com a % de fundos ações , que tenho não é algo inatingível).

Ao saber que aumentando o risco, + fundos ações teria de ter alguns “travões” , para me defender, assim e seguindo alguns conhecimentos passados (alguns passados pelo D@vid) aqui e noutros lados, comecei por:

- diversificar o máximo;

- “Estudar” um pouco cada fundo;

- Faço por norma, fundos ate €1000, embora nem todos os que tenho tem esse valor;

- Olhar para a rentabilidade no todo e não nas partes;

- Defini ate quanto admito perder, no meu caso 5% por fundo;

- Controlar regularmente a evolução dos mesmos;

- Agir com a razão e não com o coração, quando o fundo atinge o “travão” fazer uma de duas coisas, ou vendo ou reforço se acredito no fundo;

- Ouvir/ler o que se passa no mundo diariamente  ;) pode ser importante.

Neste momento a carteira esta ainda nos 1ºs passos, digamos q a arvore ainda nem sequer esta bem agarrada a terra, e com a evolução da ultima semana nas cotações as coisas ainda estão um pouco frágeis.

Nesta ultima semana, optei por reforçar nos fundos negativos. A semana que ai vem, veremos a tendência dos mesmo.

Por fim, á que não esquecer que a variável mais importante , ninguém  a controla, que é o futuro, embora como alguém já disse deve-se agir com a razão e não com o coração. Deve-se conhecer que tipo de fundos existem, qual o seu risco.

Com o tempo veremos se a minha estratégia resulta, sabendo que não existem estratégias melhores ou piores, apenas depende do objetivo que pretendemos atingir mais a variável “futuro”.

Claro que para quem tem muito conhecimento do meio terá mais à-vontade e sabedoria para resolver certas situações criticas, mas com esses vamos aprendendo dia a dia, e aqui no fórum existem alguns que se deve seguir as suas opiniões

Nada do que eu tenho feito ate aqui é feito sem pensar, apenas fiz com o conhecimento ate hoje adquirido 

Um bom fim de semana a todos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal se hoje constituir uma carteira de fundos e só vender daqui a 8 anos e 1 dia pagarei só 8% em vez dos 28%? alguem me sabe esclarecer esta informação?

Olá Mikas!

Não sei bem esclarecer-te. Mas, sei que no BIG eles têm um produto denominado BIG LINK, que é feito com esse horizonte temporal e com uma comissão de regate mais atractiva. Mas, não à como confirmares com eles  ;) . São carteiras de fundos em que podes, durante o prazo, trocar alguns sem que tenhas de pagar mais valias sobre o lucro obtido nesse periodo  :) . Parece interessante para quem não precisar do $ a médio/  longo prazo.

Deixo-te aqui um link:

www.bigonline.pt/OndeInvestir/UnitLinked/Vantagens

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal se hoje constituir uma carteira de fundos e só vender daqui a 8 anos e 1 dia pagarei só 8% em vez dos 28%? alguem me sabe esclarecer esta informação?

Nos fundos de investimento são sempre 28% de retenção, tenhas tu o fundo há 1 dia ou 20 anos (isto se a taxa se mantivesse :) ) existe é aplicações financeiras que tentam contornar essa questão, como alguns Unit Linked, como o Escolha Livre no Best ou esse que o Zezito falou no BiG, onde é constituida uma apólice de seguro mas com fundos lá dentro, e dessa forma tudo o que fizeres dentro da apólice não paga imposto, e quando resgatares a apólice, se for há mais de 5 anos pagas menos de irs assim como se for mais de 8 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nos fundos de investimento são sempre 28% de retenção, tenhas tu o fundo há 1 dia ou 20 anos (isto se a taxa se mantivesse :) ) existe é aplicações financeiras que tentam contornar essa questão, como alguns Unit Linked, como o Escolha Livre no Best ou esse que o Zezito falou no BiG, onde é constituida uma apólice de seguro mas com fundos lá dentro, e dessa forma tudo o que fizeres dentro da apólice não paga imposto, e quando resgatares a apólice, se for há mais de 5 anos pagas menos de irs assim como se for mais de 8 anos...

Ah, e não são 8%, são 11.2% nos seguros, nos PPRs é que são 8,6% após 8 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,Iniciei-me nos fundos há cerca de 2 meses mas tenho uma carteira (ainda) pequena e pouco diversificada. Até ao momento apenas tenho fundos Esaf (Liquidez, Obrigações Europa e Plano prudente).

Pretendo investir mais em fundos e diversificar a minha pequena carteira. Para isso já tratei de abrir conta no Best e estava a pensar numa carteira deste género (incluindo os fundos que já subscrevi):

Tesouraria - 40%

E.S. Liquidez - 30%

Dunas Banco BIC Tesouraria A FITA - 10%

Obrigações - 45%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc - 9%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc - 9%

E.S. Obrigações - 7%

AXA WF Global High Yield Bonds E(H)C EUR - 5%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR – 5%

Templeton Glbl Total Return N Acc € - 5%

Schroder ISF Euro Bond B Acc – 5%

O Total Return é muito citado no tópico mas parece-me menos rentável do que o Real Return. O que acham, Total Return ou Real Return?

Acções - 8%

Vontobel Global Value Equity C - 2%

Vontobel European Value Eq C - 2%

EEF Equity Consumer Staples R Acc - 4%

Mistos - 7%

E.S. Plano prudente - 7%

Estou aberto a opiniões/sugestões.

Obrigado!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,Iniciei-me nos fundos há cerca de 2 meses mas tenho uma carteira (ainda) pequena e pouco diversificada. Até ao momento apenas tenho fundos Esaf (Liquidez, Obrigações Europa e Plano prudente):Pretendo investir mais em fundos e diversificar a minha pequena carteira. Para isso já tratei de abrir conta no Best e estava a pensar numa carteira deste género (incluindo os fundos que já subscrevi):Tesouraria – 40%E.S. Liquidez – 30%Dunas Banco BIC Tesouraria A FITA – 10% Obrigações – 45%PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc – 9%PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc – 9% E.S. Obrigações – 7%AXA WF Global High Yield Bonds E(H)C EUR – 5%AXA WF Euro 5-7 EC EUR – 5%Templeton Glbl Total Return N Acc € - 5%Schroder ISF Euro Bond B Acc – 5%  O Total Return é muito citado no tópico mas parece-me menos rentável do que o Real Return. O que acham, Total Return ou Real Return?Acções – 8%Vontobel Global Value Equity C– 2%Vontobel European Value Eq C-2%EEF Equity Consumer Staples R Acc-4%  Mistos – 7%E.S. Plano prudente –  7%

Obrigado!!!

Eu pessoalmente tenho o Pimco RR e nao TR, mas a malta dos fundos *adoram* o TR do Bill Gross ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,Iniciei-me nos fundos há cerca de 2 meses mas tenho uma carteira (ainda) pequena e pouco diversificada. Até ao momento apenas tenho fundos Esaf (Liquidez, Obrigações Europa e Plano prudente).

Pretendo investir mais em fundos e diversificar a minha pequena carteira. Para isso já tratei de abrir conta no Best e estava a pensar numa carteira deste género (incluindo os fundos que já subscrevi):

Tesouraria - 40%

E.S. Liquidez - 30%

Dunas Banco BIC Tesouraria A FITA - 10%

Obrigações - 45%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc - 9%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc - 9%

E.S. Obrigações - 7%

AXA WF Global High Yield Bonds E(H)C EUR - 5%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR – 5%

Templeton Glbl Total Return N Acc € - 5%

Schroder ISF Euro Bond B Acc – 5%

O Total Return é muito citado no tópico mas parece-me menos rentável do que o Real Return. O que acham, Total Return ou Real Return?

Acções - 8%

Vontobel Global Value Equity C - 2%

Vontobel European Value Eq C - 2%

EEF Equity Consumer Staples R Acc - 4%

Mistos - 7%

E.S. Plano prudente - 7%

Obrigado!!!

Sempre preferi o RR :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )