Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Olá,

Muito obrigado pelo vosso feedback. Estou a perceber que tenho de ler drasticamente mais do que pensava inicialmente..

Deixo-vos duas questões, se me conseguirem esclarecer:

1. Vejo várias referências a fundos "caros". Como é que avaliam se o fundo é "caro"? Pelo histórico?

2. A questão de ir reforçando (mesmo que não seja em dips) sugere que o fundo irá sempre evoluir de forma positiva (mais cedo ou mais tarde). Assumindo que um fundo tem uma rentabilidade de 2%, se ponho 1000€ agora, vou receber 20€. Se daqui a 6 meses estiver com os mesmos 2%, para outros 1000€ também vou receber 20€. Ou assumimos que a curva de evolução dos fundos é exponencial?

Por outro, os fundos não "morrem"?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 17 horas, milz disse:

Olá,

Muito obrigado pelo vosso feedback. Estou a perceber que tenho de ler drasticamente mais do que pensava inicialmente..

Deixo-vos duas questões, se me conseguirem esclarecer:

1. Vejo várias referências a fundos "caros". Como é que avaliam se o fundo é "caro"? Pelo histórico?

2. A questão de ir reforçando (mesmo que não seja em dips) sugere que o fundo irá sempre evoluir de forma positiva (mais cedo ou mais tarde). Assumindo que um fundo tem uma rentabilidade de 2%, se ponho 1000€ agora, vou receber 20€. Se daqui a 6 meses estiver com os mesmos 2%, para outros 1000€ também vou receber 20€. Ou assumimos que a curva de evolução dos fundos é exponencial?

Por outro, os fundos não "morrem"?

Obrigado.

Quando coloquei caro entre aspas, significa que eu o considero caro comparativamente com o histórico, embora não signifique que não possa subir mais (os máximos nos "bons" fundos são constantemente batidos, por isso é que o buy and hold funciona, embora possam existir periodos longos de estagnação ou decréscimo). Todavia, estando "caros" provavelmente não terão tanta margem para subir como se estivessem "baratos". Olha para este gráfico e ficas com uma ideia daquilo que eu considero caro ou não. Por isso, continuando a reforçar sobretudo nos dips, nos põe numa situação mais vantajosa para aproveitar as posteriores subidas. É como se estivéssemos a acelerar na descida para subir melhor e mais alto a encosta.;)

S and P 500 chart 1950 to 2016 with averages.png

Não há garantias que os FI irão sempre evoluir de forma positiva (mais cedo ou mais tarde), não obstante face aos dados históricos e à ideia optimista que os mercados/economia continuarão a progredir no futuro, considera-se uma decisão racional (mas não infalível) apostar neste tipo de investimento para o longo prazo (longo prazo pode significar 15, 20 ou mais anos - é um erro grave não compreender o que verdadeiramente significa "para longo prazo").

Sim, os FI podem morrer ( e eventualmente reencarnar noutro FI) e aí ficas com os lucros ou prejuizos que tiveres no momento do óbito.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O pessoal refere-se a fundos "caros" quando em poucos dias/ semanas um fundo subiu bastante, ou um fundo mais estavel quando este esta a bater maximos historicos.

Ha ate um género de "regras" para ajudar a decidir se um fundo esta "caro"/"barato", qualquer coisa como  o valor actual estar x% acima ou abaixo da media das ultimas X semanas/meses.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Pedi que o meu gestor me aconselhasse alguns fundos para investir 5000€ (vai ser a primeira vez que vou investir em FI)

Informei que não queria algo com muito risco, e foram-me sugeridos os seguintes:

1 fundo de ações globais (30% do montante): PICTET-GLOBAL MEGATREND SEL R EUR

2 fundos mistos (40% do montante) INVESCO BALANCED-RISK ALLOC E  e  INVEST AR PPR FIMA

1 fundo de obrigações (30% do montante)  MIRABAUD GLOBAL STRATEGIC BD AH EUR ACC

Que pensam desta carteira para começar?

Obrigado,

Cps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ISIN LU0157183665 – JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged) - Investidos - 1926.88€ (Atual 2167.68€)

ISIN LU0248320581 – Pictet – Japanese Equity Selection HR EUR - Investidos - 1013.58€ (Atual 928,94€)

ISIN LU0252967707 - BGF EUROPEAN FOCUS E2 EUR - Investidos - 2007.77€ - (Atual 1901.53€)

Subscritos em 10/08/2015 - 4948,23€, Agora 4998,15€

Bom dia!
    Perante esta situação, que tenho no Activobank, com ligeiro lucro no total, o que fariam, reformulavam a carteira?
    Não necessito do dinheiro e o JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged), é o único positivo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As duvidas antecedentes levam-me a reforçar a minha convicção que muita boa gente não devia meter-se nos FI. 

Acho que ainda não perceberam os principios que devem seguir para que isto não se torne inevitavelmente um loser´s game.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, futsal78 disse:

ISIN LU0157183665 – JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged) - Investidos - 1926.88€ (Atual 2167.68€)

ISIN LU0248320581 – Pictet – Japanese Equity Selection HR EUR - Investidos - 1013.58€ (Atual 928,94€)

ISIN LU0252967707 - BGF EUROPEAN FOCUS E2 EUR - Investidos - 2007.77€ - (Atual 1901.53€)

Bom dia!
    Perante esta situação, que tenho no Activobank, com ligeiro lucro no total, o que fariam, reformulavam a carteira?
    Não necessito do dinheiro e o JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged), é o único positivo...

Então mas falta dizer quando foram as entradas nesses fundos. Isso que meteste não me diz nada. Se subscreveste há 15 dias, até está com boa performance, se foi há 3 anos, está com péssima performance.

Mas suspeito que não foi nem um nem outro. Estás é a ficar ansioso por não ver resultados em meia dúzia de meses e já queres mexer. Analisaste os fundos antes de entrar neles? Viste a sua performance histórica? Viste quantos anos estiveram acima da média da categoria? Se sim e se gostaste, deixa-te estar. Se não, então para a próxima lembra-te de o fazeres. 

Quanto aos fundos: têm rendibilidades a 3 anos seguintes:

JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged)   +3.64%

Pictet – Japanese Equity Selection HR EUR   +6.63%

BGF EUROPEAN FOCUS E2 EUR   +8.34%

E todos eles estão com pelo menos +4.5% YTD

Cheira-me que entraste em más alturas e estás a culpar os fundos.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, futsal78 disse:

Patanisca, ele já tinha indicado quando entrou.

É  no que  pode dar entrar quando caro e não voltar a reforçar. E que belos dips surgiram desde essa altura! Para ganhar 50 euros investindo 5000 em quase 2 anos mais vale apostar em algo mais seguro. Agora supondo que vem para aí um crash de 30% a 40%, e ele continua sem reforçar, quanto tempo demorará a voltar a estar positivo?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se podem vir a precisar de gastar o capital investido, durante os próximos 5 anos, não entrem nos FI neste momento.

Se querem entrar enquanto "está caro", entrem suavemente, just in case, do tipo se têm 5000 euros, entrem durante os próximos 5 meses com 1000 euros em cada mês. 

Just my 5 coroas.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, pepinto_ disse:

Informei que não queria algo com muito risco, e foram-me sugeridos os seguintes:

Pode clarificar o seu conceito de "algo com muito risco". É que os FI que lhe propõem vão do nível 3 até 5 (a 3 anos), o que para muitos significa um risco que não estão dispostos a aceitar. Veja na página anterior o que o David disse sobre os niveis de risco.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, 5coroas disse:

Patanisca, ele já tinha indicado quando entrou.

É  no que  pode dar entrar quando caro e não voltar a reforçar. E que belos dips surgiram desde essa altura! Para ganhar 50 euros investindo 5000 em quase 2 anos mais vale apostar em algo mais seguro. Agora supondo que vem para aí um crash de 30% a 40%, e ele continua sem reforçar, quanto tempo demorará a voltar a estar positivo?

Daí a minha dúvida sobre esta carteira...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/06/2017 at 12:22, Patanisca disse:

Tecnicamente se for um fundo de acções devia-se olhar também para o P/E ratio para entender se um fundo está caro ou não.

Boa tarde,

Nas minhas decisões, eu tenho usado o P/E para ajudar a escolher fundos (além de outros indicadores como Sharpe e Desvio Padrão). No entanto não tenho muita certeza de estar a usar critérios correctos. Isto é, nos mercados desenvolvidos procuro por fundos com P/E entre 15 e 20. Em emergentes terá que ser menor que 15.

Fará sentido estes usar estes intervalos? Têm alguma sugestão?

Nas obrigações, tento olhar para o rating mas ainda não cheguei a conclusão nenhuma.

Obrigado e bons investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Virtua disse:

@futsal78 Assumo que querias exposição mundial a acções. Penso que as pessoas complicam demasiado. Testei no Portfolioanalyser essa carteira vs o MFS Meridian Global Equity A1 EUR LU0094560744 e o resultado... é uma diferença de 4.69% de rentabilidade anualizada da tua carteira vs 12.04% anualizado para o MFS (ainda por cima com menos desvio padrão).

:)É precisamente o FI que eu escolhi para as poupanças do meu filho. Com um Fundo destes a maioria de nós fica bem servida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, parm disse:

Boa tarde,

Nas minhas decisões, eu tenho usado o P/E para ajudar a escolher fundos (além de outros indicadores como Sharpe e Desvio Padrão). No entanto não tenho muita certeza de estar a usar critérios correctos. Isto é, nos mercados desenvolvidos procuro por fundos com P/E entre 15 e 20.

Desde 1993 quantas oportunidades terias para entrar nos fundos do SP500 se tivesses respeitado sempre esse critério? 

image

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, 5coroas disse:

:)É precisamente o FI que eu escolhi para as poupanças do meu filho. Com um Fundo destes a maioria de nós fica bem servida.

Tb é o que tenho para o meu rebento, mas no Best....

Vou pesquisar se o AB o tem....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não tinha reparado que o futsal78 tinha colocado a data de entrada no post, o meu comentário não teve em conta essa informação. Mas também cada vez mais concordo com a premissa de quem quer diversificar acções, vale mais um bom fundo de acções globais, large cap. É meter para lá e deixar marinar.

Quanto mais uma pessoa inventa, sem ter formação avançada nesta temática, mais se espalha ao comprido. É o que tenho verificado pela minha experiência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Desde 1993 quantas oportunidades terias para entrar nos fundos do SP500 se tivesses respeitado sempre esse critério? 

image

Boa tarde,

agradeço o comentário mas não sei/não consigo responder a essa pergunta (não tenho conhecimentos para isso). O que eu tentei partilhar é a forma como eu uso esse indicador para tentar "adivinhar" se o fundo estará ou não "caro".

Sou novato neste mundo dos fundos e andei (ando) à procura de informação para tomar as melhores opções possíveis. Quando entrei no Pictet-USA Index (LU0474966248) tinha um P/E de 19,5. Neste momento não é a minha posição com maior retorno e ainda não sei se comprei "caro" ou não.

Nota: Estou a investir numa perspectiva de BuyAndHold com uma carteira muito recente.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, 5coroas disse:

Pode clarificar o seu conceito de "algo com muito risco". É que os FI que lhe propõem vão do nível 3 até 5 (a 3 anos), o que para muitos significa um risco que não estão dispostos a aceitar. Veja na página anterior o que o David disse sobre os niveis de risco.

Compreendo. Irei ter mais atenção ao que o membro David referiu sobre os níveis de risco. 

Começo a perceber que terei de aumentar a minha literacia sobre FI antes de me aventurar. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )