Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 12 horas, master-chief disse:

Posso dizer-te que faz 2 semanas

Fui retirar uns trocos de um banco, daqueles com poucas sucursais

A pessoa tentou demover-me ainda ah e coiso e tal conhece os nossos fundos? Eu sim.. conheço mas nao me interessa ter 2 contas bancarias

bla bla bla

Mas sabe que os fundos tambem sao perigosos, eu nunca iria por o meu dinheiro em fundos pois nao totalmente seguro

e pronto, lá sai, fechei a conta e pronto

ahahah

que vontade de rir na cara da pessoa, afinal tentou vender ainda uns fundos desse banco e depois diz aquela frase bombastica? dasssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Alguém esclarece isto?!

Posso saber qual era o banco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 26/05/2017 at 19:51, Cardoso24 disse:

@Virtua

Sinceramente não vale a pena. Digo isto sinceramente e conhecendo os elementos em causa, em que um negoceia à base da sorte.

Só quem não te conhece do outro fórum e sabendo o enorme conhecimento que tens é que pode achar-se superior e pensar que bate o mercado. Eles batem com 10% da carteira lol 

Por isso digo-te para passares à frente porque não vale a pena. Se eles soubessem a tua formação and so on, estariam caladinhos. Deixa-os comprar nos dips e vender nos topos, é tão fácil e dá milhões ???

Sim, dar graxa também pode ser um bom investimento.;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Guest Bucks said:

E não sabiam dar dicas de investimento...Já nem estou a falar em bancos portugueses... :)

Independentemente da nacionalidade da casa mãe, os empregados (ou colaboradores) serão portugueses.

Acho que o gestor estaria mais preocupado com os seus objectivos do que com os do cliente. Dumb move. Podia ter, como disseste, ter dado uns conselhos e outra imagem da sua instituição.

Mas isto já é off topic.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Nmen disse:

Independentemente da nacionalidade da casa mãe, os empregados (ou colaboradores) serão portugueses.

Acho que o gestor estaria mais preocupado com os seus objectivos do que com os do cliente. Dumb move. Podia ter, como disseste, ter dado uns conselhos e outra imagem da sua instituição.

Mas isto já é off topic.

Eu trabalho com os bancos e por vezes assisto ao atendimento. Ora, o que noto na maioria das vezes, ou são velhotas que pensam que estão num centro de dia a tomar um chá com os funcionários ou estes estão impelidos a vender qualquer produto que o banco exiga como meta.

Tirando claro, as opiniões pessoais dos funcionários. O aconselhamento devia ser neutro, no sentido da personalidade/perfil da pessoa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Visitante Ganoes disse:

Aposto num banco alemão,

Podes apostar no que quiseres, ou, no que acreditares...mas, o conhecimento pessoal da temática acerca dos fundos, continua a ser o mais importante. A nacionalidade do banco não importa. Importa é chegares a um balcão de um banco, seja ele português, canadiano ou coreano, e, saberem-te esclarecer!...esse é que é o ponto ? e seguidamente, saberem, de acordo com o teu perfil de investidor, encaminharem-te para um ou mais fundos que se coadunem com o teu horizonte temporal e perfil de investidor...? isso sim é "tabaco"...?                                                                                                                                                Eu trabalho com vários. Cada um tem as suas vantagens. Agora quanto ao aconselhamento, eu recomendar-te-ia o Big...a nível de research, acho que estão muito à frente dos outros...? têm formação contínua e dominam a temática com bastante à vontade. Já se for pelos valores mínimos de investimento, o Best bate-os, facilmente, aos pontos...? tens de definir ao certo o que pretendes. Só assim chegarás a um ponto de equilíbrio que favoreça os teus interesses...                                                                                                                                                                                            Saúde!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/05/2017 at 10:02, 5coroas disse:

Sim, dar graxa também pode ser um bom investimento.;)

Não se trata de dar graxa. Trata-se de humildade :) Só quem não conhece é que pode achar que a estratégia de sorte faz sentido nos mercados. Faz sentido num determinado prazo, não a LP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na temática dos bancos comercializadores de fundos. Aconteceu de perto na família, um caso de um gestor de conta que vendeu tão bem o peixe que conseguiu fazer com que o cliente investisse 5k€ num fundo de acções globais risco 6/7, ficando este com a percepção de que não haveria perda de capital e nem sabendo este muito menos sequer como funciona uma acção, muito menos um fundo de acções. Além disso não foi sequer feita a avaliação do perfil de risco do investidor, que penso que seja obrigatório agora, depois da bronca com o BES.

Estive vai não vai para denunciar o caso ao Banco de Portugal, porque acredito que hajam milhares de pessoas nesta fase dos juros dos depósitos baixos, a serem "comidos" pelos gestor de conta e a direccionarem as suas poupanças para fundos, especialmente contra-indicados para o perfil de risco do investidor.

O que mais espanta é isto ter-se passado na CGD, no momento em que se vive o que se sabe.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, Patanisca disse:

Na temática dos bancos comercializadores de fundos. Aconteceu de perto na família, um caso de um gestor de conta que vendeu tão bem o peixe que conseguiu fazer com que o cliente investisse 5k€ num fundo de acções globais risco 6/7, ficando este com a percepção de que não haveria perda de capital e nem sabendo este muito menos sequer como funciona uma acção, muito menos um fundo de acções. Além disso não foi sequer feita a avaliação do perfil de risco do investidor, que penso que seja obrigatório agora, depois da bronca com o BES.

Estive vai não vai para denunciar o caso ao Banco de Portugal, porque acredito que hajam milhares de pessoas nesta fase dos juros dos depósitos baixos, a serem "comidos" pelos gestor de conta e a direccionarem as suas poupanças para fundos, especialmente contra-indicados para o perfil de risco do investidor.

O que mais espanta é isto ter-se passado na CGD, no momento em que se vive o que se sabe.

Na CGD fizeram-me avaliação de perfil em Fevereiro, quando lá comecei alguns fundos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Patanisca disse:

Lá  está!...eu também andei a "penar" muitos meses, no início, em que me lancei nos fundos de investimento. Confiei em quem não conhecia bem, mas, felizmente não foi mau, já que, me foi recomendado um fundo de tesouraria ? assim, o início  foi lento, mas, deu para começar a encaixar o seu modo de funcionamento. 

"Mais vale perder um ganho que realizar uma perda" - passou a ser o meu lema principal ?. Só passados muitos meses de pesquisa de informação na net, e, depois de beber algum conhecimento dos  sábios dos fóruns ? me aventurei a fazer uma carteira diversificada com a ajuda  de um personal advisor. E, é o que eu considero que os mais incautos devem fazer: reunirem informação dos profissionais, frequentarem fóruns e fazer perguntas, tirar dúvidas. Depois, sim depois, virão as experiências a "doer", as da vida real...e mesmo sabendo já  o modus operandis, vão estar sujeitos a erros de cálculo porque os mesmos fazem parte da condição do ser humano. 

Quanto à avaliação do perfil de risco; há já alguns anos que creio ser obrigatória...

No caso que referes, da CGD, da experiência que tenho tive com eles, o que posso dizer é que sabem muito menos do do nós...? aqui há uns anos um familiar pediu-me que o acompanhasse para subscrever, se não estou em erro, o Caixagest Liqidez numa dependência. Perguntou-me o que achava, e eu disse-lhe...sempre era melhor que um depósito à ordem, e, atendendo à idade da Pessoa, se deve preservar o capital com riscos mínimos. Qual não foi o meu espanto que a funcionária teve de pedir ajuda a uma colega pois "não estava muito à vontade no assunto"...? aqui tenho de defender os bancos de investimento, como o Big ou o Best...além da extensa  oferta que têm, podem e creio que fazem a diferença na questão do know-how...☺ claro que muitos bancos da praça impingem objectivos aos funcionários. Quem conhece os produtos não vai na cantiga, quem não conhece pode cair...? Patanisca, eu no teu lugar, tinha falado com a pessoa e denunciava a situação para que não tomasse outras proporções e para que não tentassem fazer o mesmo com outros...se bem que o Banco de Portugala maior parte das vezes parece que só faz figura de corpo presente...? tantas têm sido as situações de intervir e em que nada fizeram...?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Cardoso24 disse:

Nem para CP. Um dia sai cara 13 xs...:)

Tendo em conta os pequenos montantes e as frequentes, curtas e diversificadas entradas e saídas que eu faço no CP, se o desastre suceder, no meu caso, não será uma tragédia susceptível de me tirar o sono. Os meus FI para curto prazo andam sempre com a rédea curta. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, PedroPinto disse:

Zezito, mas nessa história até é de louvar a atitude da funcionária, que aceitou as suas limitacoes e pediu ajuda a um colega! Antes isso que achar que sabe e só dizer babuseiras...

No balcão de uma entidade bancária aberta ao público, creio que se requer um pouco mais...mais informação, mais formação para as pessoas que dão a cara. Se eu estivesse atrás de um balcão na mesma situação, seria humilhante para mim, não saber as valências de um activo de uma entidade que eu represento. Isso é um desinvestimento, uma menos valia...?

Se ocupas aquela posição tens de saber o que tens e acreditar no que tens. Que se lixem os produtos que a gerência te incumbe de despachar. Agora o que tens sob a tua alçada tens de estar, perfeitamente, à vontade com eles. É o mínimo...o profissionalismo e o cliente assim o exigem ☺

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Zezito disse:

No balcão de uma entidade bancária aberta ao público, creio que se requer um pouco mais...mais informação, mais formação para as pessoas que dão a cara. Se eu estivesse atrás de um balcão na mesma situação, seria humilhante para mim, não saber as valências de um activo de uma entidade que eu represento. Isso é um desinvestimento, uma menos valia...?

Se ocupas aquela posição tens de saber o que tens e acreditar no que tens. Que se lixem os produtos que a gerência te incumbe de despachar. Agora o que tens sob a tua alçada tens de estar, perfeitamente, à vontade com eles. É o mínimo...o profissionalismo e o cliente assim o exigem ☺

Também recomendar há uns anos o Caixagest liquidez...damn, se nessa altura havia Esaf com o mesmo risco e taxa muito superior, não sei quem é que teve pior, se tu ou a da caixa xD 

Agora a sério, é normal que a maior parte das pessoas que estão num banco e tratem de gestao corrente, ñ saibam muito para além dessa área. Nao é um mal da cgd é de toda a banca tradicional. Mais vale chamarem alguém do que dizerem disparates cm ouvi no Totta...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Cardoso24 disse:

Também recomendar há uns anos o Caixagest liquidez...damn, se nessa altura havia Esaf com o mesmo risco e taxa muito superior, não sei quem é que teve pior, se tu ou a da caixa xD 

Agora a sério, é normal que a maior parte das pessoas que estão num banco e tratem de gestao corrente, ñ saibam muito para além dessa área. Nao é um mal da cgd é de toda a banca tradicional. Mais vale chamarem alguém do que dizerem disparates cm ouvi no Totta...

Boas Cardoso, 

respeito a vossa opinião. Se calha sou eu que sou demasiado exigente. Mas, com a concorrência que existe, fica sempre bem prestar um bom serviço  e estar um passo à  frente. Quanto aos fundos nacionais, só tenho dois. Prefiro, de longe, os estrangeiros.

Quanto à "recomendação", deves saber que a partir de uma certa idade as pessoas não só querem proteger um activo que tenham sendo ultra-conservadoras, como não admitem trocar de identidade bancária, onde haja mais e melhor oferta. Na Esaf, na época que referes, ainda havia o ES Liquidez...com aquelas taxas interessantes ? contínuo na minha: fundos de investimento e boas equipas de reserva, recomendo letra "B" - Big ou Best ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exacto! Um banco tem muito mais servicos  para alem de investimento, e tal como um caixa provavelmente nao te sabe aconselhar sobre as melhores solucoes para credito habitacao, o mesmo deve acontecer com fundos, e desde que haja alguem disponivel com conhecimento nao vejo nisso grande mal. Claro que concordo que o ideal era todos terem o minimo de conhecimento sobre todos os produtos da sua instituicao, mas ai ja entramos em problemas como o que provavelmente essa pessoa recebe e o que podes/deves exigir dela... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, PedroPinto disse:

Zezito, mas nessa história até é de louvar a atitude da funcionária, que aceitou as suas limitacoes e pediu ajuda a um colega! Antes isso que achar que sabe e só dizer babuseiras...

Muito provavelmente a senhora nem sabia o que era um fundo e trabalha num banco, é essa a questão...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Zezito disse:

Boas Cardoso, 

respeito a vossa opinião. Se calha sou eu que sou demasiado exigente. Mas, com a concorrência que existe, fica sempre bem prestar um bom serviço  e estar um passo à  frente. Quanto aos fundos nacionais, só tenho dois. Prefiro, de longe, os estrangeiros.

Quanto à "recomendação", deves saber que a partir de uma certa idade as pessoas não só querem proteger um activo que tenham sendo ultra-conservadoras, como não admitem trocar de identidade bancária, onde haja mais e melhor oferta. Na Esaf, na época que referes, ainda havia o ES Liquidez...com aquelas taxas interessantes ? contínuo na minha: fundos de investimento e boas equipas de reserva, recomendo letra "B" - Big ou Best ? 

E o Activobank. Mas atenção que há bons fundos nacionais. Inclusivé IMGA e Montepio, alguns da Caixagest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Visitante Bucks disse:

E o Activobank. Mas atenção que há bons fundos nacionais. Inclusivé IMGA e Montepio, alguns da Caixagest.

Eu sei...? também eu sou cliente Montepio ? tenho lá o empréstimo  da "barraca". Já tive fundos deles, nos sectoriais, creio que são lideres nacionais. Presentemente, tenho um fundo deles (sectorial). Alguém vai comprar uma boa maquia...com a evolução que o fundo de participação tem tido nos últimos 2 dias...? menos mal para a AM...

Mas olha que o Montepio, há já alguns anos, tinha pessoal especializado no mercado acionista Nacional e em fundos (no balcão sede), e nessa altura dava gosto frequentar o meio. Eram efectivamente uma grande mais-valia...Mas, como tudo o que é bom acaba e nos dias de hoje não existe ali nada!..nem parecido ? ao invés, podes lá ir perguntar por fundos e aparecer-te alguém que não domina temática e ainda teres a boa vontade de lhe dares o teu parecer, como eu fiz, vai para 3 anos a uma simpática colaboradora ? 

Bom, chega de Montepio...vamos ao ActivoBank...

Tal como referes, também têm de ser tidos em conta: 

-isenção de despesas de manutenção 

-cartão multibanco gratuito para ti + cônjuge 

-fácil acesso ao canal/Internet com postos em cada balcão 

- único contra: não tem aconselhamento no balcão. Raramente poderás trocar impressões com alguém, minimamente, entendido no assunto...para isso, podes usar vídeo conferência com o pessoal do Tagus Park, mais vocacionado para o investimento que para as aberturas de conta ? ... é  assim como digo: cada um tem as suas valências 

Já os fundos da Caixagest, não existe nada de especial que me encha as medidas... os fundos estrangeiros são  bem mais atractivos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )