Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 13 horas, D@vid disse:

Alguém me consegue convencer, que em quase 10 anos, alguém conseguiria bater uma rentabilidade de quase 150% a fazer market timming? de entrar nos dips e sair nas subidas? acho bem difícil...

Graph.PNG

Performance.PNG

Isto às vezes parece um diálogo de surdos...eu já referi várias vezes que em determinados FI, sobretudo os que estão profundamente correlacionados com o SP500, o buy and hold tem sido até à data uma melhor escolha do que andar constantemente a entrar nos dips e sair nas subidas. EU NÃO DEFENDO de maneira nenhuma andar a entrar e a sair em FI como esse Pionner e não vi aqui ninguém a defender isso. Dito isto, será que aplicar o buy and hold nos restantes FI fora dos EUA, tem sido uma melhor aposta comparativamente com o fazer uma gestão mais activa? Na minha opinião, fazer buy and hold na Europa, nos emergentes, nos asiáticos, etc, é uma estratégia menos lógica, se atendermos aos registos históricos passados, que obviamente devem para qualquer investidor prudente serem levados em conta. 

Concluindo, muitas vezes se aconselha, numa óptica de alegada proteção das carteiras, apostar na diversificação, ou seja, não colocar tudo no mercado americano. Ora quando se dão estes conselhos, esquecem-se de ter em consideração que alargar a estratégia do buy and hold / fundos indexados para outros mercados/setores que não os americanos, não é uma opção tão "segura" como o dos FI americanos. Daí a minha dificuldade em aceitar que subscrever um FI europeu que pode levar uma duzia de anos a atingir novos máximos, seja a mesma boa escolha do que subscrever um FI americano. Mas se calhar com uma gestão mais activa, o FI europeu já fará sentido.

Olhem para este gráfico e imaginem que tinham entrado em 2000 num FI que acompanhe este indice...e que desde essa data nunca efetuaram reforços nos dips...bem, estariam neste momento quase como começaram. Tanto tempo e dinheiro perdidos.

https://www.stoxx.com/index-details?symbol=SXXP 

Ou seja, com a opção pela diversificação existe inerentemente um eventual elevado preço a pagar por ela (retirada de investimento no SP500 para o colocar em mercados menos lucrativos e usando com menores probabilidades de suscesso o buy and hold); porque não tentar pagar um preço mais baixo, ao se fazer uma gestão mais activa nesses mercados menos certinhos? Para mim só há duas opções mais acertadas: ou apostar tudo no SP500 ou apostar quase tudo no SP500 e fazer gestão ativa com o resto.

Refira-se que aqui ou ali também se encontram FI que não são americanos mas que também têm sido certinhos; nestes obviamente o buy and hold também faz sentido. Algo como a Suiça por exemplo. A ideia que eu quero passar é que nem todos os FI servem para o buy and hold mas podem muito bem ser lucrativos se usados de outra forma. O buy and hold NÃO É SEMPRE uma boa escolha ou a escolha mais acertada.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 16 horas, Virtua disse:

Mas assumindo pelas certezas que vejo nos fóruns na net diria que quase metade das pessoas deveriam conseguir fazer algo "que não é assim tão difícil".

À minha dimensão (investidor com poucos recursos para investir) tenho conseguido sem grandes dificuldades obter lucros com a estratégia buy the dip, sell the rally e fazendo contrarian investing. Para mim não tem sido até à data "assim tão dificil", logo não sendo eu um génio, só posso extrapolar que para muitos outros também não será assim tão dificil. Não sei que tipo de estratégias os outros que tu referes usam, pelo que não me posso pronunciar sobre as causas dos seus insucessos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, parm disse:

Só para baralhar um pouco mais esta conversa...

Na minha ignorancia, eu uso ambas as estratégias (buy&hold e buy the dip) e passo a explicar:

• tento fazer reforços periodicamente (por vezes de 2 em 2 meses e noutras vezes de ano a ano);
    • se observo um dip e não tenho capital para investir, uso uma parte do fundo de reserva (10% a 25%) para reforçar;
    • depois tenho uma de duas situações: ou consigo repor num curto prazo o fundo de reserva ou vendo quando subir. Por enquanto, ainda não tive que vender para repor o fundo de reserva.

Acredito que não há apenas uma estratégia certa mas sim uma estratégia certa para cada tipo de situação.

Seja qual for a estratégia, desejo a todos que os lucros aumentem.

Eu como geralmente todos os meses a partir da data em que recebo a minha remuneração fico com capital disponivel para investir, vou usar esse capital em alguma boa oportunidade que surja até à data em que venha a receber a remuneração no mês seguinte; se não surgir nenhum dip, invisto sempre esse capital do mês anterior na data em que obtenho um novo capital, num FI para longo prazo, independentemente de este estar ou não em dip. Ao longo do mês se tiver fundos (os para curto prazo) com "boas" rentabilidades, resgato e junto ao outro capital "em espera mensal". Este sistema ajuda-me a não ficar paralisado por uma  infindável indecisão para entrar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, 5coroas said:

O buy and hold NÃO É SEMPRE uma boa escolha ou a escolha mais acertada.

Sem querer ser chato (sou fascinado em como as pessoas e a mente humana pensa, e a tentar perceber pessoas que pensam diferente de mim é provavelmente a única forma de eu mudar de opinião).

Sem querer convencer-te de algo (convencer alguém de algo em que não acredita é provavelmente a tarefa mais complicada e inglória que existe) eu é que quero perceber como pensam as pessoas que acham que conseguem bater um mercado (seja ele qual for) com market timing.

Achas que com market timing (não é reforços com dinheiro extra porque isso também faz parte do Buy & hold) batias o euro stoxx usando um ETF do euroStoxx? (para ser verdadeiro tem de se usar um activo tracker. Por exemplo podes usar o MFS European Value mas aí o benchmark passaria a ser o fundo, e não o eurostoxx). Há alguma coisa que te faria pensar o que não serás bem sucedido em market timing? Fazes market timing com alguma parte do capital? Tem corrido bem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Virtua disse:

Sem querer ser chato (sou fascinado em como as pessoas e a mente humana pensa, e a tentar perceber pessoas que pensam diferente de mim é provavelmente a única forma de eu mudar de opinião).

Sem querer convencer-te de algo (convencer alguém de algo em que não acredita é provavelmente a tarefa mais complicada e inglória que existe) eu é que quero perceber como pensam as pessoas que acham que conseguem bater um mercado (seja ele qual for) com market timing.

Achas que com market timing (não é reforços com dinheiro extra porque isso também faz parte do Buy & hold) batias o euro stoxx usando um ETF do euroStoxx? (para ser verdadeiro tem de se usar um activo tracker. Por exemplo podes usar o MFS European Value mas aí o benchmark passaria a ser o fundo, e não o eurostoxx). Há alguma coisa que te faria pensar o que não serás bem sucedido em market timing? Fazes market timing com alguma parte do capital? Tem corrido bem?

Faço market timing nos termos que já referi anteriormente, não no sentido de usar dados económicos ou indicadores técnicos para tentar prever as melhores alturas para entrar ou sair.

Acho que conseguia bater o eurostoxx (não o tento fazer porque há outros mercados que são mais voláteis logo mais propícios à ocorrência de mais frequentes e rápidos dips e rallys).

Tem corrido bem (segundo os meus próprios critérios avaliativos). Um exemplo:

https://www.bloomberg.com/quote/UBATUCR:LX

Entrei num dip, estou a ganhar 15%, qualquer dia vou sair.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, parm said:

Só para baralhar um pouco mais esta conversa...

Na minha ignorancia, eu uso ambas as estratégias (buy&hold e buy the dip) e passo a explicar:

• tento fazer reforços periodicamente (por vezes de 2 em 2 meses e noutras vezes de ano a ano);
    • se observo um dip e não tenho capital para investir, uso uma parte do fundo de reserva (10% a 25%) para reforçar;
    • depois tenho uma de duas situações: ou consigo repor num curto prazo o fundo de reserva ou vendo quando subir. Por enquanto, ainda não tive que vender para repor o fundo de reserva.

Acredito que não há apenas uma estratégia certa mas sim uma estratégia certa para cada tipo de situação.

Seja qual for a estratégia, desejo a todos que os lucros aumentem.

Mais nada. 

Se tenho 5 filhos, todos diferentes, porque raio os hei-de tratar todos de igual maneira? Há fundos que compensa buy and hold, mas há outros fundos que compensa andar atento às notícias.

Cada um sabe de si, investe como quer, o que é melhor para mim pode não ser para outrém. Quem é que está certo? Quem é que está errado?

Agora vir para este tópico chamar os outros membros de Santos Arrogantes. Isso é que era escusado. No meu tempo já dava direito a umas boas reguadas nas mãos, mas a garotada de hoje em dia não tem disciplina nenhuma. :D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    38 minutes ago, Patanisca said:

Agora vir para este tópico chamar os outros membros de Santos Arrogantes. 

Não foi com o objectivo de chamar nomes a ng no sentido de insultar. Penso que alguém que diz "ser simples" bater um índice é arrogante sim, mesmo que não tenha noção dela.

Não ficarias espantado por alguém me chamar arrogante se eu dissesse que conseguiria fazer uma operação, não tendo eu qualquer treino médico.

Mais do que tentar fazer alguém mudar ng de opinião (já deixei de fazer isso há muito tempo) mas tento perceber porque é que pessoas "normais" (onde me incluo) acham simples bater um índice quando a maioria dos profissionais não conseguem. Quando alguém diz que pertence a uma elite de pessoas que conseguirão provavelmente fazer market timing (1%? 2%?) acho que estou no meu direito de os achar arrogantes e de novo indo buscar a ideia da operação médico tento perceber porque nas finanças (como em muitas profissões mas finanças é a que me assiste :P) o pessoal acha que consegue fazer melhor que profissionais com milhões de $.

P.S. Eu nem sei porque ainda fico espantado, estou rodeado de amigos que faziam melhor que os treinadores profissionais de futebol (principalmente se forem do FCP), jogam melhor que os jogadores, a maioria conduz melhor que a média (impossibilidade estatística) e isto só no hobbies... Não sei se meio mundo é sobredotado se sou eu que sou burro como uma porta!! :o

P.S.2 - Fico feliz que te estejam a correr bem. Se daqui a 10 anos me mostrares que conseguiste bater o mercado na secção de trading ficava-te agradecido do coração e provavelmente me farias repensar a minha posição.

P.S.3 - Eu gosto que me provem que estou errado, porque assim é que avanço e aprendo coisas (as que estou certo já sei) mas com mais do que palavras. Ide pondo aqui as dicas etc etc que terei muito gosto em as juntar num excel e ver se há alguém assim tão bom. Bem preciso de ganhar $. Não só estou disposto a pagar mas a ajudar em diversos aspectos ($$$) alguém que consiga bater sistematicamente (diria que 10% de alpha deve ser simples para vós) ao ano durante 10 anos com market timming.

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Virtua disse:

Obviamente que sim. Mas se alguém bate os indices com simplicidade eu quero aprender (assumindo que essas pessoas querem partilhar).

Não queres não. Irias sempre olhar com cepticismo qualquer ideia que não correspondesse à tua visão sobre o assunto. A ilusão do conhecimento e as ideias preconcebidas, tendenciosas e fechadas são os piores inimigos da evolução, às quais, infelizmente, não estão imunes os peritos.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Termino dizendo apenas que um pouco de humildade e respeito pelo que cá andam ficam bem.
    E claro, o contrário acaba por parecer mal.

Há uns tempos atrás pareceu-me ver boas intervenções da tua parte, que acabam hoje manchadas, deitando por terra, para mim, qualquer credibilidade que os teus posts anteriores me fizeram acreditar serem merecedores de tal.

Respeita os outros membros, alguns com idade para ser teu avô, aqui todos têm lugar, os que tomam as melhores decisões e os que fazem os erros mais bonitos. E todos merecem respeito.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Louvo a tua postura e compreendo que escrever atrás de um ecrã nos potencia as energias negativas com que andamos a viver no dia-a-dia. Acho que todos já passámos por isso.

A questão é que neste fórum e em particular neste tópico, toda gente tem primado pela postura mais pedagógica, no sentido de evitar que pessoas bom baixa literacia financeira cometam erros que lhes podem sair muito caro, por exemplo. Agora no que toca a estratégias daqueles que já sabem uma coisita ou outra, toda gente tem a sua e todas são diferentes. É interessante até, no final de cada ano compararmos o nosso desempenho.

Eu costumo dizer que nesta matéria dos fundos não há um "One Size Fits All", porque acima de tudo, não se sabe nada sobre quem está do outro lado, que motivações tem, quanto é que está a investir, quanto é que representa do seu património, etc.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Patanisca disse:

Louvo a tua postura e compreendo que escrever atrás de um ecrã nos potencia as energias negativas com que andamos a viver no dia-a-dia. Acho que todos já passámos por isso.

A questão é que neste fórum e em particular neste tópico, toda gente tem primado pela postura mais pedagógica, no sentido de evitar que pessoas bom baixa literacia financeira cometam erros que lhes podem sair muito caro, por exemplo. Agora no que toca a estratégias daqueles que já sabem uma coisita ou outra, toda gente tem a sua e todas são diferentes. É interessante até, no final de cada ano compararmos o nosso desempenho.

Eu costumo dizer que nesta matéria dos fundos não há um "One Size Fits All", porque acima de tudo, não se sabe nada sobre quem está do outro lado, que motivações tem, quanto é que está a investir, quanto é que representa do seu património, etc.

Tal e qual

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Virtua

Sinceramente não vale a pena. Digo isto sinceramente e conhecendo os elementos em causa, em que um negoceia à base da sorte.

Só quem não te conhece do outro fórum e sabendo o enorme conhecimento que tens é que pode achar-se superior e pensar que bate o mercado. Eles batem com 10% da carteira lol 

Por isso digo-te para passares à frente porque não vale a pena. Se eles soubessem a tua formação and so on, estariam caladinhos. Deixa-os comprar nos dips e vender nos topos, é tão fácil e dá milhões ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vá, não vamos aumentar as animosidades. 

Estou a preparar umas coisas que deverá dar para seguir as carteiras. É assim que as pessoas aprendem, independentemente de quem. Só com números e provas. Neste momento pode ser uma pessoa ou outra, no futuro serão outras. Se tivermos uma base de dados com as "apostas" ou "dicas" vamos criando algo que fica para a posterioridade. Um possível jogo de "bater o índice", por exemplo. O objectivo será educar e tentar moldar mentes vindouras, com base no que pessoas do "presente" acham, sentem e conseguirão ou não fazer. E quem sabe não teremos até entre nós alguém que aos longo dos anos mostre ao menos alguma capacidade de comprar no dips.

@Cardoso24, quanto mais estudo mais aprendo que mais vale questionarmos o pensamento vigente, só assim é que se evolui. Muitas vezes até se fazem coisas aparentemente estúpidas mas... já saí várias vezes surpreendido na vida quando tinha a certeza que tinha a razão até ... me aperceber que estava errado. Acho que um jogo deste tipo acabará eventualmente por dar um local para as pessoas mostrarem o passivo vs activo, em vez de andarmos aqui a discutir o sexo dos anjos, e não convencer ng de nada. Com palavras não se vai lá. Alguém terá razão. Eu tenho a minha opinião mas não é necessariamente a verdade.

P.S. Da minha parte eu também entrarei, porque a sensação que conseguimos fazer bons trades tb vive em mim. Como disse, vivi 7 anos com essa opinião e às vezes o bichinho ainda lá está :P

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ano 2008, deve ter sido, e foi seguramente muito duro. Especialmente o último trimestre. E se não fosse o "AIG Bailout", ainda teria seria pior.

Muitos parabéns para todos aqueles que conseguiram resistir, esperando pelos anos seguintes :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    15 minutes ago, USD said:

Muitos parabéns para todos aqueles que conseguiram resistir, esperando pelos anos seguintes :-)

Acredita. Na altura toda a gente acreditava que vinha aí outra grande depressão!! Eu mal me vi com o $ de volta fechei a posição (infelizmente), não fosse apenas um rebound. Muito stress, muito stress!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ás vezes também posso parecer um pouco radical, não é por mal, mas vocês sabem a quantidade de vezes que oiço dizerem ao longo destes tempos coisas do tipo: "fundos? nem vê-los, ainda me meti nisso perdi montes de guito", " tenho azar nessas coisas, meti-me nisso só perdi dinheiro, apostava aqui, começava a cair, apostava ali, começava aqui, não recomendo a ninguém fundos.." isto é discurso de quem não soube o que andava a fazer, que não aguentou quedas, que andou a tentar adivinhar o mercado, que seguiu a cabeça dos outros, é contra isto que me debato.

Um amigo meu diz que market timming é igual a Martingale, podemos até ter sorte durante algum tempo mas um dia dá barraca, acho que tenho tendência em concordar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, D@vid disse:

Ás vezes também posso parecer um pouco radical, não é por mal, mas vocês sabem a quantidade de vezes que oiço dizerem ao longo destes tempos coisas do tipo: "fundos? nem vê-los, ainda me meti nisso perdi montes de guito", " tenho azar nessas coisas, meti-me nisso só perdi dinheiro, apostava aqui, começava a cair, apostava ali, começava aqui, não recomendo a ninguém fundos.." isto é discurso de quem não soube o que andava a fazer, que não aguentou quedas, que andou a tentar adivinhar o mercado, que seguiu a cabeça dos outros, é contra isto que me debato.

Um amigo meu diz que market timming é igual a Martingale, podemos até ter sorte durante algum tempo mas um dia dá barraca, acho que tenho tendência em concordar.

Esta frase diz tudo. Quando vier um bear market a sério, veremos se a estratégia continua a resultar :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 hours ago, D@vid said:

Posso dizer-te que faz 2 semanas

Fui retirar uns trocos de um banco, daqueles com poucas sucursais

A pessoa tentou demover-me ainda ah e coiso e tal conhece os nossos fundos? Eu sim.. conheço mas nao me interessa ter 2 contas bancarias

bla bla bla

Mas sabe que os fundos tambem sao perigosos, eu nunca iria por o meu dinheiro em fundos pois nao totalmente seguro

e pronto, lá sai, fechei a conta e pronto

ahahah

que vontade de rir na cara da pessoa, afinal tentou vender ainda uns fundos desse banco e depois diz aquela frase bombastica? dasssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

On 2017-5-25 at 0:01 PM, master-chief said:

Alguém esclarece isto?!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )