Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 8 horas, 5coroas disse:

Está-se a por a jeito para o meu reembolso do Irs. ;)

E foi mesmo bom para as obrigações, aliás, temos fundos de obrigações perto ou acima dos 1% em apenas uma semana :rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu estava a pensar em resgatar fundos e optei por fazê-lo à dois dias (Todos caixagest: Oriente, Emergentes e Europa). O resgate foi ontem :blink: Queria resgatar mas estipulei que só resgataria quando tivessem todos positivos, para depois tentar fazer melhor alocação - não ter oriente e emergente e alocar qualquer coisa nos USA para longo prazo.

Acho engraçado que no último mês ligaram-me duas vezes da CGD para me aconselhar fundos de investimento.

A minha questão é: para mim um bom serviço de um gestor de fundos seria neste caso aconselhar clientes que pretendem resgatar a não fazê-lo num dia em que o fundo perdeu 1%/2%. Este raciocínio faz sentido?

Já andava para desistir da CGD, e esta questão, mesmo não tendo eles culpa nenhuma (a decisão foi minha), foi crucial para a minha decisão de já não voltar a colocar lá nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, ands89 disse:

A minha questão é: para mim um bom serviço de um gestor de fundos seria neste caso aconselhar clientes que pretendem resgatar a não fazê-lo num dia em que o fundo perdeu 1%/2%. Este raciocínio faz sentido?

Eu iria detestar que me ligassem para me aconselharem a não resgatar. 

No caso em concreto, como poderiam os gestores de conta adivinhar que nesse dia se iria descobrir mais uma burrada do Trump e uma alegada vigarice do Temer e antecipar as consequências imediatas que iriam ter nos mercados? 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, ands89 disse:

Eu estava a pensar em resgatar fundos e optei por fazê-lo à dois dias (Todos caixagest: Oriente, Emergentes e Europa). O resgate foi ontem :blink: Queria resgatar mas estipulei que só resgataria quando tivessem todos positivos, para depois tentar fazer melhor alocação - não ter oriente e emergente e alocar qualquer coisa nos USA para longo prazo.

Acho engraçado que no último mês ligaram-me duas vezes da CGD para me aconselhar fundos de investimento.

Já andava para desistir da CGD, e esta questão, mesmo não tendo eles culpa nenhuma (a decisão foi minha), foi crucial para a minha decisão de já não voltar a colocar lá nada.

Não são gestores de fundos, são gestores de conta ;)

Eu acho que tudo parte por conhecer os clientes, e o gestor ter de se adaptar a esse contexto, por exemplo, um gestor de conta no banco é humano e também ele terá as suas ideias sobre o mercado e os fundos, e nestas coisas acabam sempre por passar uma parte pessoal deles, é normal, isto para dizer, se estamos perante um gestor de conta que olha para os fundos como buy and hold e se foi feita uma carteira que ele acha que é diversificada, o mais provável é não ligar nunca ao cliente :D , se for um gestor mais activo que goste de olhar para os mercados todos dias o mais provável é andar a ligar todos dias, a questão é que como disse ao inicio, o gestor tem de conhecer o cliente, e adaptar-se, o meu nunca me liga :lol:, sabe que para além de ser autónimo, mexo nos fundos tipo quando o Papa cá vem!!.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, PedroPinto disse:

David, entao que fundos trocaste na semana passada? :D:D

Foi uma forma de dizer haha, não troquei nada

há 39 minutos, 5coroas disse:

Os seus reforços também são assim tão espaçados?

Não, mas depende, confesso que sou "indisciplinado" nesse aspecto, reforço quando há capital para isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já tive a carteira com 4.5% YTD, está neste momento a 0.2%. :) E a descer! Exposição de 80% aos EUA.
    Só vem confirmar a teoria dos bad quarters (Q2 e Q3).

Quem tiver liquidez deixe-se estar quieto ou invista na zona Euro. Os EUA parece-me que ainda vai correr muita tinta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, investidorx disse:

Boa tarde!

Que vos parece este fundo, tendo em conta o objectivo de produto conservador, com baixo risco, e que seja possível a qualquer momento o resgate?

PIMCO GIS Income E Acc EUR H

Dentro dos objectivos que falaste é um dos fundos mais interessantes.

É um fundo de obrigações em que a variação de subidas e descidas não vai muito além dos -5%/+5%, o máximo de drawdown deu-se no ano de 2013 em Julho/Agosto e foi de -4,57%.

Apresenta uma média de performance anual de +5,78% e só apanhou o mês de Dezembro de 2012 ( ano boom nas obrigações ) porque o fundo começou mesmo a 1 de Dezembro, e obteve logo  +6,5%.

É um fundo portanto com uma performance dentro do que pretendes e com variações baixas, não cai mais do que 5% mas também pode não subir muito mais que isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, D@vid disse:

Dentro dos objectivos que falaste é um dos fundos mais interessantes.

É um fundo de obrigações em que a variação de subidas e descidas não vai muito além dos -5%/+5%, o máximo de drawdown deu-se no ano de 2013 em Julho/Agosto e foi de -4,57%.

Apresenta uma média de performance anual de +5,78% e só apanhou o mês de Dezembro de 2012 ( ano boom nas obrigações ) porque o fundo começou mesmo a 1 de Dezembro, e obteve logo  +6,5%.

É um fundo portanto com uma performance dentro do que pretendes e com variações baixas, não cai mais do que 5% mas também pode não subir muito mais que isso.

Obrigado pela análise :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, ands89 disse:

Eu tenho fundos estrangeiros, montepio e cgd.

Fui avaliado por um gestor na abertura investimento, consoante o que já tinha investido fora da cgd, e quem tomou a decisão fui eu. Semprei tomei as rédeas investimento.

Ontem foi um mau dia, mas ninguém tem bola cristal que amanhã continue a cair, vejam hoje...

Isso não significa que a caixagest seja melhor ou pior que os restantes, 2017 é um ano muito instável mas quem não sabe se não haverá mais surpresas.

Melhor ainda que resgatar, não será de reforçar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Patanisca disse:

Já tive a carteira com 4.5% YTD, está neste momento a 0.2%. :) E a descer! Exposição de 80% aos EUA.
    Só vem confirmar a teoria dos bad quarters (Q2 e Q3).

Quem tiver liquidez deixe-se estar quieto ou invista na zona Euro. Os EUA parece-me que ainda vai correr muita tinta.

Eu tenho esposição pura aos EUA nuns 21%.

Não esquecer que 53% quota mercado bolsista mundial e americana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 20 horas, Patanisca disse:

(..) Quem tiver liquidez deixe-se estar quieto ou invista na zona Euro. Os EUA parece-me que ainda vai correr muita tinta.

Também tenho/estou com uma apreciável exposição aos EUA, superior a 40% da minha carteira. Reforcei forte no início de Janeiro e, até aqui, fiz mais 2 incrementos. Portanto, senti claramente este "abanão" dos últimos dias, No entanto, estou com ideia de aproveitar precisamente este "drop" para efectuar mais umas compras, muito "cirúrgicas", de mais 2 fundos USA que tenho sob radar. Espero não me vir a arrepender de não seguir o seu conselho, amigo Patanisca ...

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa sorte Eurico. :) Nisto é preciso sorte, acima de tudo o resto. Mas mantenha-se atento à agenda do Trump nestes dias, em que vai estar a viajar fora dos EUA, tente tirar o pulso ao sentimento gerado daí e decida depois, não se apresse. Lembre-se que a valorização desde o início do ano, particularmente do USD é meramente especulativa e baseada num "Se". Ao passo que na Europa, os fundamentais começam a dar sinais positivos e a estabilidade política parece estar a assentar. Tudo boas notícias para o EUR, mas más notícias para quem investe em USD, como é o seu e o meu caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/19/2017 at 6:20 PM, Guest Bucks said:

2017 é um ano muito instável mas quem não sabe se não haverá mais surpresas.

Hã? Oi? 2017 está a ser (estranhamente) dos anos mais calmos desde há muito tempo.

The Stock Market Is Weirdly Calm. Here’s a Theory of Why.

Consider this: In 2015, the Standard & Poor’s 500 index moved by more than 1 percent on 29 percent of trading days. Last year that fell to 19 percent. So far in 2017, there has been a 1 percent or greater swing in the market in only three trading sessions, or 3.5 percent.

And the Volatility Index, or Vix, which captures expectations for future stock market volatility based on prices in the options market, finished Monday at the lowest level in its 27-year history other than three days in December 1993.

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Virtua disse:

Hã? Oi? 2017 está a ser (estranhamente) dos anos mais calmos desde há muito tempo.

The Stock Market Is Weirdly Calm. Here’s a Theory of Why.

Por acaso é isso que tenho achado. Estranhamente calmo e até "previsivel" o que nos mercados financeiros costuma ser um mau presságio...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já que falam no SP VIX, fiquem sabedores de que:

A 20% jump in this ratio has nearly always led to meaningful, short-term market gains.

Jeff Miller

052117_0321_Weighingthe7.jpg

Porém, na semana passada apenas tocou nos 15pts, portanto nada de xixa para ninguém na próxima semana! :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )