Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 10 minutos, Patanisca disse:

Erro de principiante. Entrar num mercado super volátil (ver histórico) após um rally de 3 meses que subiu cerca de 18%. 

Mas a malta não pensa?

Acham que se subiu 18% em 3 meses, vai continuar a subir mais 18% nos próximos 3 meses? Ou não irá antes corrigir para tomada de mais-valias, daqueles que corretamente, compraram ANTES da subida desses 18%?

Mas cada um é que sabe de si. Eu quando vejo um comboio a passar a alta velocidade, não salto para cima dele em andamento. Já o fiz no passado e caí com estrondo. Entretanto já aprendi que só convém saltar para comboios que estejam a abrandar ou que esteja parados idealmente, para depois quando ele começar a andar, eu já esteja lá sentado, confortavelmente.

Eu tenho precisamente a mesma opinião. Neste caso, estando-se a falar de paises altamente voláteis  como Portugal, o risco de se entrar quando o foguetão já vai bem alto, é na minha opinião, demasiado elevado.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, futsal78 disse:

Boas!
    Tenho o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR, desde 18/12/2015, subscrevi na altura no BCP para isentar contas, apliquei 5k, está a valorizar 14,59% (729,30€), devo continuar com ele?

Quando o subscreveu qual era o objectivo desse investimento? Esse objectivo mantém-se?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Quando o subscreveu qual era o objectivo desse investimento? Esse objectivo mantém-se?

Como disse, pesquisei um pouco o fundo e como no BCP tem muito pouca oferta de fundos, agradou-me e subscrevi-o com 5k para isentar a conta....

Como está a valorizar bem, fico com a dúvida se devo aproveitar ou continuar....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, futsal78 disse:

Como disse, pesquisei um pouco o fundo e como no BCP tem muito pouca oferta de fundos, agradou-me e subscrevi-o com 5k para isentar a conta....

Como está a valorizar bem, fico com a dúvida se devo aproveitar ou continuar....

Nãome respondeu. O investimento foi certamente com o objectivo de obter a máxima rentabilidade possível mas para que prazo? ou foi com a intenção de o manter até atingir uma determinada percentagem de mais valias? Precisa do dinheiro para algo imperioso e urgente? tem em vista outro potencial melhor investimento? etc, para lhe darmos uma resposta racional, tem que nos dar informação sobre isto, pois se está apenas a querer saber se o aconselhamos a retirar as mais valias antes que os mercados se afundem, voltando a entrar depois do afundanço, acho que ninguém honesto lhe pode dar uma resposta sobre isso.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, futsal78 disse:

Não necessito do dinheiro, foi mesmo subscrito sem pensar numa percentagem de lucro, com objectivo foi criada a carteira do Best :)

Ninguém sabe com certeza absoluta o que vai acontecer nos mercados no futuro. Imagine como ficariam os mercados (a curto prazo) se por exemplo amanhã o Trump decidisse atacar a Coreia do Norte. Podemos ir buscar ao passado algumas referências que nos podem ajudar a escolher as formas mais lógicas tendentes a se obter sucesso no futuro, mas nada é garantido. Um investimento a longo prazo em bons fundos de investimento (tal como esse Fidelity) oferece-lhe boas possibilidades de obter bons resultados, mas nunca poderá ter essa certeza até lá chegar. Por exemplo, ao sair agora desse fundo, apenas por receio de perder a curto prazo todos os ganhos, sem ter necessidade de usar o dinheiro, tanto pode "proteger" esses ganhos como vir a perder a possibilidade de obter ainda mais ganhos. Nada impede forçosamente que esse fundo continue a trepar por mais algumas semanas, meses ou anos. Se o objectivo é investir com o intuito de obter lucro daqui a 10, 20, 30 anos, então deixe ficar o dinheiro onde está e vá o reforçando se puder com mais capital, pois não obstante a não existência de garantias, esta tem sido uma das melhores estratégias usadas até ao presente. 

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Futsal78, já se a pergunta se referisse a um Fundo de um país ou mercado da treta como Portugal ou o Brasil ou a Russia, etc, o meu conselho seria o de sair enquanto é tempo, pois para mim 14,59% nesse tipo de fundos, já seriam mais do que suficientes para sair.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, futsal78 disse:

Gostava que o Santander Ações Portugal estivesse pelos menos positivo ?

Quanto é que está negativo? Quanto é que está a perder?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 minutes ago, futsal78 said:

Gostava que o Santander Ações Portugal estivesse pelos menos positivo ?

Quem compra caro, é mais difícil fazer dinheiro. Também comprei Acções Portugal CGD no início de 2014 e só esteve positivo uns meses, ainda estou a recuperar a perda. Comprei a 12.34€ a UP, e está a 12.18€ hoje.
    Ainda bem que este fundo só representa 0,73% do meu portfolio. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, futsal78 said:

Boas!
    Tenho o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR, desde 18/12/2015, subscrevi na altura no BCP para isentar contas, apliquei 5k, está a valorizar 14,59% (729,30€), devo continuar com ele?

O 5Coroas já te fez as perguntas devidas para poderes analisar.
    Eu complemento com:
    É um fundo de acções de consumo com performance acima da média da categoria, está atualmente muito caro, e está exposto a 50% aos EUA, 20% à Eurozone e o resto à Ásia e outras regiões.

Sabias disto?

Se sabias, porque questionaste a saída do fundo, uma vez que não tens necessidade do dinheiro?
    Se não sabias, ficas a saber que é um fundo a manter, mas cuidado com os reforços nesta altura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Patanisca disse:

Quem compra caro, é mais difícil fazer dinheiro. Também comprei Acções Portugal CGD no início de 2014 e só esteve positivo uns meses, ainda estou a recuperar a perda. Comprei a 12.34€ a UP, e está a 12.18€ hoje.
    Ainda bem que este fundo só representa 0,73% do meu portfolio. 

Mesmo estando ainda negativo, não será esta uma boa altura para largar esse lastro? Isso seria o que eu faria. Às vezes aceitar as perdas para apostar num melhor cavalo é a opção mais lógica a tomar, por mais doloroso que isso seja no momento do resgate. Irra, o PSI20 ainda nem conseguiu voltar aos níveis anteriores à crise de 2008, e com o fardo da nossa enorme divida e consequente sobrecarga tributária e excessiva interferência estatal na economia ( e na vida dos individuos ), será que alguém espera que nos próximos anos o consigamos fazer? Run Forrest run!

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, 5coroas disse:

Quanto é que está negativo? Quanto é que está a perder?

-7,03% = 105,50€

Dws Biotech -13,16% = 131,61€

São as 2 ovelhas negras

há 5 minutos, Patanisca disse:

O 5Coroas já te fez as perguntas devidas para poderes analisar.
    Eu complemento com:
    É um fundo de acções de consumo com performance acima da média da categoria, está atualmente muito caro, e está exposto a 50% aos EUA, 20% à Eurozone e o resto à Ásia e outras regiões.

Sabias disto?

Se sabias, porque questionaste a saída do fundo, uma vez que não tens necessidade do dinheiro?
    Se não sabias, ficas a saber que é um fundo a manter, mas cuidado com os reforços nesta altura.

Não sabia, vou manter e não tenciono reforçar...

Obrigados

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@5coroas Vou-te ser sincero e é uma razão muito estúpida, mas apenas mantenho alguns fundos fracos em carteira, com percentagens residuais, só para os observar ao longo do tempo na curiosidade de ver se eles recuperam. 
    Essencialmente tenho 98% do meu portfólio com hamsters que correm na rodinha e outros 2% com hamsters só com duas patas, mas que os gosto de ver, por terem duas patas. LOL

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, futsal78 disse:

-7,03% = 105,50€

Eu sairia já deste e apostaria num outro cavalo mal surgisse uma razoavelmente boa oportunidade.

há 5 minutos, Patanisca disse:

@5coroas Vou-te ser sincero e é uma razão muito estúpida, 

Sendo apenas 2% do bolo, então não é uma razão muito estupida, visto que não é um preço demasiado a alto a pagar por um pouco de divertimento. Há mais vida além do lucro.;)

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Ninguém sabe com certeza absoluta o que vai acontecer nos mercados no futuro. Imagine como ficariam os mercados (a curto prazo) se por exemplo amanhã o Trump decidisse atacar a Coreia do Norte. Podemos ir buscar ao passado algumas referências que nos podem ajudar a escolher as formas mais lógicas tendentes a se obter sucesso no futuro, mas nada é garantido. Um investimento a longo prazo em bons fundos de investimento (tal como esse Fidelity) oferece-lhe boas possibilidades de obter bons resultados, mas nunca poderá ter essa certeza até lá chegar. Por exemplo, ao sair agora desse fundo, apenas por receio de perder a curto prazo todos os ganhos, sem ter necessidade de usar o dinheiro, tanto pode "proteger" esses ganhos como vir a perder a possibilidade de obter ainda mais ganhos. Nada impede forçosamente que esse fundo continue a trepar por mais algumas semanas, meses ou anos. Se o objectivo é investir com o intuito de obter lucro daqui a 10, 20, 30 anos, então deixe ficar o dinheiro onde está e vá o reforçando se puder com mais capital, pois não obstante a não existência de garantias, esta tem sido uma das melhores estratégias usadas até ao presente. 

Boa tarde!

Então não aproveitam nenhumas mais valias? Deixam estar os fundos por muitos anos?

Quando resgatarem, com muitas mais valias não trás problemas no IRS?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, lúcia_né disse:

Boa tarde!

Então não aproveitam nenhumas mais valias? Deixam estar os fundos por muitos anos?

Com os meus fundos para longo prazo eu vou deixar estar sem resgatar por muitos anos e reforçando o que puder sempre que puder ( a não ser que alguma situação grave exija o seu levantamento). Ficarei satisfeito se daqui a 15 anos já tiver 250000 euros, para a partir daí ir aproveitando as mais valias para gozar, com mais qualidade, a vida.

há 10 minutos, lúcia_né disse:

Quando resgatarem, com muitas mais valias não trás problemas no IRS?

Que problemas se refere?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, 5coroas disse:

E isso significa porventura que vai continuar a subir?

Sinceramente acredito que sim, tem bom potencial, foi muito menosprezada Espanha, sempre acreditei numa retoma a partir de lá.

Contando claro quem tenha entrado no inicio ano, pelo menos, já tem bom suporte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, 5coroas disse:

Com os meus fundos para longo prazo eu vou deixar estar sem resgatar por muitos anos e reforçando o que puder sempre que puder ( a não ser que alguma situação grave exija o seu levantamento). Ficarei satisfeito se daqui a 15 anos já tiver 250000 euros, para a partir daí ir aproveitando as mais valias para gozar, com mais qualidade, a vida.

Que problemas se refere?

Não temos que pagar 28%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, lúcia_né disse:

Não temos que pagar 28%?

Sim, seja agora seja daqui a 20 anos. Mas se os pagares agora, esses 28% deixam de trabalhar para nós e passam para a mão dos parasitas que nos governam. E quem sabe se daqui a 20 anos não temos um Estado capitalista libertário que prescinde dos nossos suados impostos...-_-

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, 5coroas disse:

Sim, seja agora seja daqui a 20 anos. Mas se os pagares agora, esses 28% deixam de trabalhar para nós e passam para a mão dos parasitas que nos governam.

Com 1000€ de reembolso, se colocar mais valias de 500€ por exemplo, tem algum impacto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )