Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Julgo que esse conselho se baseia no fato de todos os fundos terem a tendência de subir a longo prazo. Por isso para quem tem possibilidade de investir, quando as UP's baixam de preço é uma boa oportunidade para reforçar. No limite, o ideal seria investir mesmo quando a UP alcança o seu limite minimo e depois começa a subir.

Acho que é isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

BL e Axiom, obrigado, a vossa explicação faz sentido, realmente. Eu, intuitivamente, reagiria a uma quebra de forma contrária (tira-se tudo antes que baixe ainda mais), mas agora fiquei mais informado.

O gráfico obtido com o site Unience é interessante. Quando se lê um ponto a cerca de 1.25%, significa um retorno de 1.25% em relação ao valor inicial, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ao inicio pode parecer complicado.

Tens de criar um portfolio simulado. Depois é adicionar os fundos no "add trades".

Atenção que eles não têm os fundos todos ativos. Se tiveres algum que não dê, podes ter de pedir para ativarem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BL e Axiom, obrigado, a vossa explicação faz sentido, realmente. Eu, intuitivamente, reagiria a uma quebra de forma contrária (tira-se tudo antes que baixe ainda mais), mas agora fiquei mais informado.

O gráfico obtido com o site Unience é interessante. Quando se lê um ponto a cerca de 1.25%, significa um retorno de 1.25% em relação ao valor inicial, certo?

Sim, é a percentagem de retorno em relação ao investimento inicial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ao inicio pode parecer complicado.

Tens de criar um portfolio simulado. Depois é adicionar os fundos no "add trades".

Atenção que eles não têm os fundos todos ativos. Se tiveres algum que não dê, podes ter de pedir para ativarem.

Certo. A questão é que quando tento adicionar um fundo, no add trade no campo product , coloco o isin e nao me aparece nada. Como faço a procura de fundos para adicionar ou qual é a ref. Que tenho que colocar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora aqui está um conselho que um leigo como eu não entende: quando as coisas não estão tão boas, reforça-se?  :o Podem explicar-me como se fosse burro? Agredeço.

No mundo dos mercados/ e, ou, fundos, estamos sempre a aprender. Não sei à quanto tempo estás familiarizado com a temática, mas, posso-te deixar a minha opinião  ;) :

-o investires em fundos não é o mesmo que investires em acções. Cada fundo tem um gestor que vai fazendo a sua análise dos mercados e que toma decisões consoante a sua percepção da conjuntura.

-o horizonte temporal deve ser médio/ longo, ao contrário das acções. Deve ser visto como um investimento. Como tal não deves elevar demasiado a fasquia e saires por "dá cá aquela palha".

-Por vezes, estas alturas de incerteza e de correções, são boas oportunidades para entrada. Tudo depende, lá está, da tua confiança no produto, do teu horizonte temporal, já que se acreditares no que tens podes comprar a valores mais simpáticos  ;) . Álem de que os fundos precisam de respirar um pouco para prosseguirem a sua marcha. è saudável  8) . Por vezes estão em máximos e muito gente receia entrar, mas, o que é facto é que eles por vezes corrigem e depois continuam a sua marcha...vê o caso americano, o S&P, tem subido, bateu máximos e lá continua. 

Parafraseando alguém que ouvi à uns anos: "os recordes existem para serem batidos..."  ;D

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certo. A questão é que quando tento adicionar um fundo, no add trade no campo product , coloco o isin e nao me aparece nada. Como faço a procura de fundos para adicionar ou qual é a ref. Que tenho que colocar?

É o ISIN ou o nome. Por vezes tens de apagar o ultimo algarismo do ISIN para ele ir "buscar" o fundo.

Testa com este ISIN que dá: IE00B11XZ541

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

• Preenchi assim
    • Product.                        Type.                          Date.                  Price.        Amount.        Fees   
      IE00B11XZ541              buy                          04/18/2013          16.68          100            1,39

E diz para introduzir o produto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também já me registei, um site bastante engraçado, estava mesmo à procura de algo para acompanhar os fundos investidos.

Notei que ao inserir por vezes as datas / valores não batiam certos com o fundo subscrito (BEST), tive de pôr do dia anterior à subscrição.

Gostaria de diversificar para fundos Emergentes e do Japão, recomendam alguns ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...

Abraço!

Obrigado zezito pelas dicas, de facto estou agora a entrar no mundo dos fundos. Penso investir cerca de 6k em fundos, com baixo risco. Sendo a minha primeira vez nestas andanças, não quero arriscar, e pretendo fazer um balanço dentro de um ano, a nível de rentabilidade, mas também de empenho pessoal e conhecimentos adquiridos. Daqui a um ano, se as coisas correrem bem e se eu sentir que percebo cada vez mais destas coisas, porque não reforçar? O resto está em DP’s.

A nível de fundos, a minha intenção inicial é ter algo do género:

- cerca de 30% em fundos de obrigações: PIMCO Total Return, PIMCO Global Bond, AXA WF 5-7 EC EUR;

- cerca de 70% em fundos de liquidez, mas aí tenho apenas o ES Monetário € FIOA TF na lista, os outros não me pareceram tão interessantes. O Dunas BIC Tesouraria têm pouco historial, pelo que vi, não sei se vale a pena.

O que acham desta carteira potencial? O que acrescentariam a nível de fundos de tesouraria? A nível de desvio-padrão, não tenho a certeza a partir de que % começa a ser mau para um perfil conservador/principiante. Por exemplo, 4.08% de desv-pad para o AXA parece-me muito, mas o Sharpe parece-me baixo, portanto fico hesitante.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado zezito pelas dicas, de facto estou agora a entrar no mundo dos fundos. Penso investir cerca de 6k em fundos, com baixo risco. Sendo a minha primeira vez nestas andanças, não quero arriscar, e pretendo fazer um balanço dentro de um ano, a nível de rentabilidade, mas também de empenho pessoal e conhecimentos adquiridos. Daqui a um ano, se as coisas correrem bem e se eu sentir que percebo cada vez mais destas coisas, porque não reforçar? O resto está em DP’s.

- cerca de 30% em fundos de obrigações: PIMCO Total Return, PIMCO Global Bond, AXA WF 5-7 EC EUR;

- cerca de 70% em fundos de liquidez, mas aí tenho apenas o ES Monetário € FIOA TF na lista, os outros não me pareceram tão interessantes. O Dunas BIC Tesouraria têm pouco historial, pelo que vi, não sei se vale a pena.

O que acham desta carteira potencial? O que acrescentariam a nível de fundos de tesouraria? A nível de desvio-padrão, não tenho a certeza a partir de que % começa a ser mau para um perfil conservador/principiante. Por exemplo, 4.08% de desv-pad para o AXA parece-me muito, mas o Sharpe parece-me baixo, portanto fico hesitante.

Cumps

O Sharpe quanto mais alto melhor, para o teu perfil deverias procurar sempre que fosse >1.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também já me registei, um site bastante engraçado, estava mesmo à procura de algo para acompanhar os fundos investidos.

Notei que ao inserir por vezes as datas / valores não batiam certos com o fundo subscrito (BEST), tive de pôr do dia anterior à subscrição.

Gostaria de diversificar para fundos Emergentes e do Japão, recomendam alguns ?

Julgo que o F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg que está no TOP é um dos mais recomendados, em obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cumps

Olá jnmp!

A meu ver, se não tens experiência no ramo, faz sentido seres cauteloso, com o perfil de risco conservador.  O PIMCO GB, como já indiquei num post anterior, é excelente. O PIMCO Total Return é um fundo com um histórico assinalável; já não perde à mais de 15 anos  :angel: . E os PIMCO's são um excelente ponto de partida no campo investidor/ conservador. Eu acrescentaria aos teus possíveis fundos de estudo, por exemplo:

-Espírito Santo Liquidez FEI  ( PTYEVOHM0002 )

Que já tem sido falado aqui no forum, embora tenha um histórico curto...

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MRIA

-PIMCO GIS Diversified Income E Eur Hdg Acc  ( IE00B1Z6D669 )

que é para mim, um dos fundos de baixo risco, de Top

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000G8V

Também gosto de, alguns, fundos da Templeton, mas, para ti , e inicialmente, serão mais voláteis...o que para começo será menos recomendável. Depois vais analisando o seu comportamento e reunindo mais informação. Quando te sentires mais confiante poderás entrar em algum mais agressivo. ;)  o fundamental até lá, é ires vendo a sua performance consoante as notícias / desempenho que surgem todos os dias, e, reunires informação em geral sobre o "produto" em si por forma a ires adquirindo mais conhecimentos e consequentemente mais confiança...  :)

Um abraço para todos!

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora aqui está um conselho que um leigo como eu não entende: quando as coisas não estão tão boas, reforça-se?  :o Podem explicar-me como se fosse burro? Agredeço.

Acho que já houve 2 ou 3 foristas a fazer das palavras deles as minhas :) ninguém se sente confortável com "perdas", vês alguém aqui a falar muito nas subidas? :P mas quando descem ui ui, vêm logo dizer que está tudo a  vermelho e tal lolol, quando sobe está tudo bem, quando desce a coisa fica mais complicada, por mais que sejamos racionais nestas coisas o coração fala mais alto em 90% das vezes, por isso ser muito importante a diversificação e o quanto estamos dispostos a perder, isto por vezes é chato falar nisto, mas tipo, um investimento a 1 ano, tens mais risco que 5 anos, mas se o objectivo é mesmo 1 ano tens sempre de pensar para ti quanto estás disposto a perder, 1%? 5%? 10%? se estás confortável em desvalorizações de 10% então nem te chateias com nada, se estás disposto a desvalorizações de apenas 1% se a carteira cai num dia 2% tens um ataque cardiaco e então ai os fundos não são para ti lol, a questão do reforço quando se está a perder parece uma coisa parva mas faz todo o sentido em fundos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado zezito e David, sim, faz sentido. Relativamente aos fundos PIMCO e ES: uma carteira cheia de fundos PIMCO e ES não estará demasiado desequilibrada? Não há correlações entre os fundos de cada uma dessas empresas?

De resto, três perguntas sobre os dados disponíveis no site da Morning Star:

- quando comparam as evoluções dos fundos com o benchmark, "+/- ind" é a comparação com um índice, mas um índice de quê? É melhor olhar para a linha verde ou laranja? (Às vezes o fundo é melhor que um mas pior que o outro.)

- Alfa e Beta têm um indicador Standard e um Best Fit: são frequentemente iguais, mas podem divergir (por vezes sinal positivo para um e negativo para outro). Para qual dos dois se olha mais?

- até que ponto confiar no desvio padrão? Por exemplo, se um fundo tiver +16.8% e +7.8% dois anos consecutivos, o DP será mais elevado que se tiver +1.1 e -0.5%. Um é mais eficiente, pode variar muito mas fica sempre positivo - digo eu. Não? Caso básico: se me derem 8 ou 18 pastéis de nata, pouco importa, é melhor do que ter um ou zero, o desvio-padrão indica-me que é preferível ter um ou zero, mas eu até aceito ter um desv padrão elevado se me garante 8 pastéis - ou estou a ser idiota?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado zezito e David, sim, faz sentido. Relativamente aos fundos PIMCO e ES: uma carteira cheia de fundos PIMCO e ES não estará demasiado desequilibrada? Não há correlações entre os fundos de cada uma dessas empresas?

De resto, três perguntas sobre os dados disponíveis no site da Morning Star:

- quando comparam as evoluções dos fundos com o benchmark, "+/- ind" é a comparação com um índice, mas um índice de quê? É melhor olhar para a linha verde ou laranja? (Às vezes o fundo é melhor que um mas pior que o outro.)

- Alfa e Beta têm um indicador Standard e um Best Fit: são frequentemente iguais, mas podem divergir (por vezes sinal positivo para um e negativo para outro). Para qual dos dois se olha mais?

- até que ponto confiar no desvio padrão? Por exemplo, se um fundo tiver +16.8% e +7.8% dois anos consecutivos, o DP será mais elevado que se tiver +1.1 e -0.5%. Um é mais eficiente, pode variar muito mas fica sempre positivo - digo eu. Não? Caso básico: se me derem 8 ou 18 pastéis de nata, pouco importa, é melhor do que ter um ou zero, o desvio-padrão indica-me que é preferível ter um ou zero, mas eu até aceito ter um desv padrão elevado se me garante 8 pastéis - ou estou a ser idiota?

Cumps

Indice na Mornigstar é a linha verde, indice é,como disseste e bem, o benchmark, é a linha mestra onde podemos ver se o fundo está a ter valor acrescentado ou não relativamente ao seu indice, se o consegue bater ou não, a linha laranja é a média dos fundos da mesma categoria do fundo que estás a olhar, e ficas com uma noção se o fundo está a ser melhor ou pior do que os seus "irmãos" :)

Eu olho sempre para o Standard nos rácios.

O desvio padrão não é mais que a volatilidade, dito risco, que o fundo tem, eu pessoalmente como sou menos agressivo, ao comparar 2 fundos procuro o que tiver menos DP, ou seja, o que é menos volátil, mas há quem numa certa estratégia procure algo com mais desvio padrão, até porque desvio padrão mais alto pode ser sinonimo de mais rentabilidade...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )