Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

19 de Abril, Dia Mundial do Fundo de Investimento

A 19 de abril celebra-se o Dia Mundial dos Fundos de Investimento. Data de aniversário de Adrian van Ketwick, o comerciante holandês pai do primeiro fundo de investimento, lançado sob a designação de “a união faz a força” e que tinha por motivação a diversificação e a Divisão de Riscos. Séculos depois, estes continuam a ser os princípios orientadores dos Fundos de Investimento da era moderna.

Em 1774, o comerciante holandês Adrian van Ketwick criou aquele que é considerado o primeiro Fundo de Investimento, lançado sob a designação de “Eendragt Maak Magt”, que em português significa “A União Faz a Força”.

A principal motivação de Adrian van Ketwick foi proporcionar a investidores, com recursos mais limitados, a oportunidade de diversificar os seus investimentos, beneficiando de custos mais reduzidos. A dispersão de risco foi alcançada através do investimento em títulos de dívida de diversos países, de entidades bancárias e de uma variedade de plantações coloniais na América Central e na América do Sul.

O primeiro Fundo “Eendragt Maak Magt” apresentou, assim, muitas das características que, ainda hoje, constituem o fundamento base dos Fundos de Investimento, enquanto instrumentos de aplicação de poupança coletiva sujeitos a princípios de diversificação e divisão de riscos, geridos no exclusivo interesse dos seus investidores/participantes.

A ideia de celebrar o Dia Mundial dos Fundos de Investimento, associada à data de nascimento daquele que se pensa ser o pai do primeiro Fundo, foi iniciada pela congénere alemã da APFIPP, a BVI, em 2012, constituindo um contributo para dar a conhecer melhor os Fundos de Investimento e as suas características.

Atualmente, os Fundos de Investimento desempenham um importante papel no contexto do sistema financeiro e no financiamento da economia, constituindo uma alternativa ao investimento direto nos ativos que compõem o seu património e permitindo, nomeadamente, uma maior diversificação do património e uma redução dos custos de transação.

Em contrapartida, a subscrição de fundos de investimento através da aquisição de unidades de participação implica colocar decisões, como a responsabilidade da escolha dos ativos que devem integrar o património do fundo e a gestão desses ativos, na mão de gestores profissionais.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção às reações bolsistas de hoje, está tudo a subir por cá na Europa, e também nos EUA, mas aos mais distraídos convém alertar para o facto de o EUR estar a valorizar quase 1,3% face ao USD, o que acaba por fazer com que os cerca de 1% de valorização do SP500 se traduzam numa valorização efectiva de -0,3%, no caso de fundos em EUR .

A quem tem ou quer ter fundos na Europa, hoje vai ter um excelente dia, com o STOXX50 a subir acima dos 3,5%.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, daniel__ disse:

Quem tiver o AR PPR já está exposto às obrigações chorudas da Caixa :D

Cxgd 10.75% Perp

Atento...:lol:

Qual o peso das mesmas na carteira do fundo?

Edit: 3,76%

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de ler aqui as ultimas noticias 

fui passar uma vista de olhos pelos meus fundos

e saltou-me uma questao, estando com fundos da Asia... e numa hipotetica guerra (que nem sei se podemos chamar) de Mundo VS Coreia do Norte, será expectavel que o melhor seja vender as participações nas horas seguintes!?

Não acredito que os generais do Trump alinhem nisso, mas provavelmente a industria militar deve dar umas luvas bem grandes a generais e toda aquele gente no poder para criar guerras que apenas interessam aos EUA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 59 minutos, GAC disse:

Fidelity SMART Global Defesv A-Acc-EUR (EUR)

Qual a vossa opinião sobre este fundo?
    Tenho á 2 anos e está negativo (-2,69%)....

A meu ver deve-se devido às baixas taxas de juro (defensivo) do que propriamente ao fundo fidelity. Atenção à futura subida das taxas...

Já tentaste ver esse na versão moderado 50/50?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@master-chief a Ásia é muito grande. Não te assustes com headlines de notícias sensacionalistas. O que o Trump tem feito nos últimos dias no capítulo Coreia do Norte é o que os cães fazem quando alçam a perna: marcar território, making a statement. Provar aos americanos e ao mundo que "Hey, está um republicano novamente na sala oval, esqueçam o macio do Obama e as suas políticas de menino da mamã, nós temos mísseis e coisital e temos porta-aviões". Por acaso não sei se leste mas essa notícia de que os EUA estariam a deslocar um porta-aviões em direção à Coreia, afinal estava de passagem numa missão já há muito tempo planeada. Mas tudo serve para fazer campanha.

Os EUA no mandato de Trump vão querer fazer dinheiro, para o conseguir não é com guerras, é com política interna expansionista (que custa caro a médio prazo) e acordos de comércio internacionais com quem lhes compra muitos bens (China).

Falando de coisas mais importantes, o que me está a doer é ter 80% do meu portfólio assente nos EUA, e só em 2 dias o USD já perdeu quase 2% face ao EUR, apesar dos índices dos EUA estarem todos a subir bem, estão a ser abafados pela desvalorização da moeda.

PS - Nasdaq em níveis record, já passou a barreira psicológica dos 6000pts.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, GAC disse:

Fidelity SMART Global Defesv A-Acc-EUR (EUR)

Qual a vossa opinião sobre este fundo?
    Tenho á 2 anos e está negativo (-2,69%)....

E qual é a tua opinião sobre esse fundo? Porque é que o compraste?

As razões que te levaram a subscrevê-lo alteraram-se? Mais do que a opinião que alguém aqui te possa dar, deves verificar se algo se alterou ou se encontraste algo melhor.

há 4 minutos, Patanisca disse:

@master-chief a Ásia é muito grande. Não te assustes com headlines de notícias sensacionalistas. O que o Trump tem feito nos últimos dias no capítulo Coreia do Norte é o que os cães fazem quando alçam a perna: marcar território, making a statement. Provar aos americanos e ao mundo que "Hey, está um republicano novamente na sala oval, esqueçam o macio do Obama e as suas políticas de menino da mamã, nós temos mísseis e coisital e temos porta-aviões". Por acaso não sei se leste mas essa notícia de que os EUA estariam a deslocar um porta-aviões em direção à Coreia, afinal estava de passagem numa missão já há muito tempo planeada. Mas tudo serve para fazer campanha.

Os EUA no mandato de Trump vão querer fazer dinheiro, para o conseguir não é com guerras, é com política interna expansionista (que custa caro a médio prazo) e acordos de comércio internacionais com quem lhes compra muitos bens (China).

Falando de coisas mais importantes, o que me está a doer é ter 80% do meu portfólio assente nos EUA, e só em 2 dias o USD já perdeu quase 2% face ao EUR, apesar dos índices dos EUA estarem todos a subir bem, estão a ser abafados pela desvalorização da moeda.

PS - Nasdaq em níveis record, já passou a barreira psicológica dos 6000pts.

Que maravilha :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Patanisca disse:

O "problema" são os EUA ou fundos sem hedge? :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 hours ago, D@vid said:

O "problema" são os EUA ou fundos sem hedge? :lol:

Confesso na minha humildade que me deixaste à nora. O que queres dizer com fundos sem hedge?

EDIT: Pelo que pude investigar, um fundo com hedge cambial, teria proteção contra flutuações da moeda, a um determinado custo. Mas que tanto podem salvaguardar retorno quando a moeda investida desvaloriza, como podem impedir ganhos extra quando valoriza (como aconteceu no 2º semestre de 2014 com o USD/EUR).

Assim consigo traduzir financeiramente o que disseste para linguagem corrente para algo como: "O problema são os EUA, ou o facto de teres fundos negociados sem proteção cambial e sujeitos a 2 factores de risco: risco de activos e risco cambial?"

É isto? :)

Nem sequer sabia que existiam fundos (acessíveis a nós comuns mortais) com esse tipo de fixação do câmbio. Como é que funciona? Fixa o valor da taxa de câmbio no momento da subscrição até ao momento da venda? Podes dar-me alguns exemplos? Fiquei curioso.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, PedroPinto disse:

Sim patanisca, basicamente é isso... já tinha sido aqui discutido! Como em tudo na vida também tem os seus inconvenientes, mas protege-te no caso de desvalorizacao da moeda

Mas tem custo acrescido do hedging e não aproveita o efeito cambial, que foi brutal no USD/EUR em 2016...

Fidelity Funds - Euro STOXX 50™ Fund A-EUR

https://markets.ft.com/data/funds/tears ... 450319:EUR

Entrei nesse mais residual para seguir o indíce... 8-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

Millenium não, IMGA intermoney que é espanhola... Que compraram a do millennium e agora da ca...

Penso que até os do Montepio são geridos por eles (contratados)...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )