Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

Durante os últimos 2 anos estive com o meu "pé de meia" no NB Liquidez. Na 6ªFeira fiz o resgate a 100% porque vou mudar o tipo de investimento (passar de conservador para moderado).

Estaria a pensar em dividir o valor por 3 fundos ( Obrigações, Acções e o outro estou entre Commoditties ou Mistos).

Em termos de exposição a determinada geografia, queria dar mais foco na América do Norte que na Europa.

Podiam-me aconselhar pff?

Obrigado pela possível ajuda que me possam facultar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

7 hours ago, Guest Hugo said:

Boa tarde a todos!

Durante os últimos 2 anos estive com o meu "pé de meia" no NB Liquidez. Na 6ªFeira fiz o resgate a 100% porque vou mudar o tipo de investimento (passar de conservador para moderado).

Estaria a pensar em dividir o valor por 3 fundos ( Obrigações, Acções e o outro estou entre Commoditties ou Mistos).

Em termos de exposição a determinada geografia, queria dar mais foco na América do Norte que na Europa.

Podiam-me aconselhar pff?

Obrigado pela possível ajuda que me possam facultar.

http://rpubs.com/Virtua/Carteira_20161111

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 18 horas, 5coroas disse:

Só no caso do PCP e/ou do BE se tornarem um governo de maioria, o que não me parece que exista para já esse perigo. O que é uma situação totalmente diferente de França, onde é a extrema Direita que deseja a saída da UE que ganha votos com os atentados. Entre nós a extrema direita não é uma ameaça.

Sim, parece que "os extremos se tocam" nesse aspecto da saída da UE. Mas há vozes insuspeitas que, desde há muito tempo falam da saída do nosso país do Euro, como é o caso, entre outros, de Ferreira do Amaral. Se justarmos a isto, a cíclica conversa da "renegociação da dívida", vemos bem como é instável a nossa situação na área financeira. Bastará uma leve "constipação" no cenário internacional, que provoque o arrefecimento do turismo e das exportações, para a nossa economia "entrar em coma", e se abrir uma "caixa de Pandora" que não sabemos onde nos levará.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Algum cliente do Activo Bank sabe dizer-me, por favor, se o banco envia aos seus clientes o resumo anual dos movimentos de compra/venda de Fundos de Investimento para efeitos de IRS, tal como faz, por exemplo, o Best (em ficheiro Excel)?

É que já estamos em Abril e eu ainda não recebi essa informação do banco nem a tenho na minha conta na Net.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 hours ago, Eurico, o presbítero said:

Algum cliente do Activo Bank sabe dizer-me, por favor, se o banco envia aos seus clientes o resumo anual dos movimentos de compra/venda de Fundos de Investimento para efeitos de IRS, tal como faz, por exemplo, o Best (em ficheiro Excel)?

É que já estamos em Abril e eu ainda não recebi essa informação do banco nem a tenho na minha conta na Net.

nao me lembro de receber nada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 28 minutos, master-chief disse:

nao me lembro de receber nada

Mas dá muito jeito o apanhado que os bancos fazem das operações com fundos realizadas ao longo do ano... Eu tenho os meus registos, claro, ainda para mais tendo eu realizado várias vendas durante 2016, mas termos o registo do próprio banco, para além de permitir-nos confirmar os valores que temos, dá-nos alguma segurança até como "comprovativo" junto da AT.

Será que ainda enviarão ou só o fazem a pedido?

Comparando com o Activo Bank, o Best é bem mais eficiente. Já tenho o ficheiro deles (Best)!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Activobank: Entrar em Arquivo no topo, Extrato movimentos bolsa no topo direito, seleccionar a data pretendida. Mas ainda não aparece a declaração e no ano passado como foi novidade, tive uma primeira declaração a 6 maio e uma outra corrigida a 17 maio. Só esperar e ir vendo, eles não avisam...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, MiguLuso disse:

Consegui ir buscar a declaração de subscrição de fundos de investimento. A minha é de 12 de Janeiro.

Está no arquivo, como o visitante Bucks disse.

Atenção, não é essa. Essa que diz Dec. IRS é dos movimentos registo e depósitos e surge sempre em janeiro (pelas finanças não conta para nada disseram-me lá). Tem de ser em Extratos movimentos bolsa. No ano passado telefonei e falei com pessoa dessa àrea e disse-me que seria aí e foi. Podem é demorar uns dias, a ela aparecer lá disponível. Pedi que avisassem por mail, isso sim é que era bem feito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2 Observações/1 Dúvida que fiz na documentação fornecida pelo Best sobre fundos.

A primeira observação/dúvida prende-se com o facto de criar alguma confusão onde realmente está sediado o fundo, isto devido à designação do fundo no documento que supostamente segue também para autoridade tributária (AT). Nesse documento identificam que por exempro, o LU0340555134-Pictet Digital  R Eur  (Suiça) enquanto que no documento em Excel que enviaram, diz que o “País de Domicilio” é o LUX…..Não sei se esta troca de país pode causar algum problema no preenchimento da declaração de IRS, calculo que não, mas não percebo nada de fiscalidade e não deixa de me levantar a dúvida. Isto acontece com mais fundos e gestoras.

Eu sempre associei, talvez erradamente, o inico do ISIN do fundo, ao seu domicílio, por isso a minha admiração, mas como digo, pode ser erro de percepção meu, em todo o caso, o porquê dos 2 países/referencias? 

A outra observação é bem mais grave,

Prende-se com o fundido fundo LU0366711900, UBS (Lux) Equity Fund - Infrastructure (EUR) P-acc, com o LU0161942635 UBS Key Selection Sicav- Gloval E. Ao se fazer a contabilização das mais/menos valias com base no Excel enviado pelo Best, à um erro de números de UPs/preço de aquisição que influencia brutalmente o resultado Mais/Menos valias a quem resgatou depois da fusão. No meu caso a conta dava-me uma menos valia de 1000 % o que fazia com que o valor dessa menos valia absorbe-se todas as minhas mais-valias, levando a que não tivesse que pagar imposto sobre as mais-valias dos outros resgates, isto com base num único resultado de um fundo erradamente mal calculado.

No caso de existir uma fiscalização por parte da  AT, iria levar com o “barrote” e muitas dores de cabeça até conseguir mostrar que o erro não era “meu”.

Em todo o caso, o excel é uma ferramenta excepcional…

Paciencia a introduzir os dados no IRS,

Bons investimentos

Editado por JorgeL
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/04/2017 at 10:16, Eurico, o presbítero disse:

Está disponivel no site do banco. Declarações Fiscais

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 7 horas, Serranus disse:

Está disponivel no site do banco. Declarações Fiscais

Obrigado! Já fui buscar. Está na "Declaração IRS" e tem a designação Declaração Reg. Val. Mobiliários-2016-TITU

Só é pena que a informação transmitida pelo Activo Bank esteja incompleta. :angry: ...  Nesta "Declaração" constam todas as operações de subscrição e de resgate realizadas em 2016. Ora, o que interessa ao contribuinte que vai declarar no IRS é, não só os valores de resgate (2016) mas também os montantes/valores de aquisição (de anos anteriores) e esses, infelizmente, não constam da Declaração do Activo. 

Não é que eu não tenha os registos de tudo isso, mas se falamos em "qualidade de serviço" prestado pelo banco aos seus clientes, bem podiam atender a este pormenor que, sem sombra de dúvida, é muito facilitador para o contribuinte na altura de preencher o IRS.

Bem vai o Best neste capítulo, que envia aos seus clientes aquele ficheiro/resumo em excel!!.. Deixa o Activo a milhas!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Eurico, o presbítero disse:

Obrigado! Já fui buscar. Está na "Declaração IRS" e tem a designação Declaração Reg. Val. Mobiliários-2016-TITU

Só é pena que a informação transmitida pelo Activo Bank esteja incompleta. :angry: ...  Nesta "Declaração" constam todas as operações de subscrição e de resgate realizadas em 2016. Ora, o que interessa ao contribuinte que vai declarar no IRS é, não só os valores de resgate (2016) mas também os montantes/valores de aquisição (de anos anteriores) e esses, infelizmente, não constam da Declaração do Activo. 

Não é que eu não tenha os registos de tudo isso, mas se falamos em "qualidade de serviço" prestado pelo banco aos seus clientes, bem podiam atender a este pormenor que, sem sombra de dúvida, é muito facilitador para o contribuinte na altura de preencher o IRS.

Bem vai o Best neste capítulo, que envia aos seus clientes aquele ficheiro/resumo em excel!!.. Deixa o Activo a milhas!

Isso não é fiscalmente válido, sáo os movimentos da conta 2016. Vai surgir no lado direito decl irs, no extrato movimentos bolsa e aí sim consultam. Ainda não me surgiu nada, talvez mais uma semana, mas já fiz com o que tinha e são mais 50 linhas... Quando é que o fisco faz isto automático... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 2 horas, Visitante Bucks disse:

Isso não é fiscalmente válido, sáo os movimentos da conta 2016. Vai surgir no lado direito decl irs, no extrato movimentos bolsa e aí sim consultam. Ainda não me surgiu nada, talvez mais uma semana, mas já fiz com o que tinha e são mais 50 linhas... Quando é que o fisco faz isto automático... :)

Desculpe, Bucks, mas não percebi o que quis dizer. O que eu referi foi que a declaração do Activo Bank apenas refere as operações de subscrição e resgate realizadas em 2016. Eu compreendo que assim seja, em termos do imperativo legal.

No entanto, tendo em vista auxiliar os clientes/contribuintes no preenchimento do IRS, o Activo Bank podia/devia disponibilizar uma informação mais completa, que incluísse também os dados relativos às subscrições associadas a cada um dos regates efectuados em 2016. Um bom exemplo (a seguir) é o Excel do Best, bem mais informativo e user friendly.

Quanto ao número de linhas, também não tenho poucas para preencher... :wacko:

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Eurico, o presbítero disse:

Desculpe, Bucks, mas não percebi o que quis dizer. O que eu referi foi que a declaração do Activo Bank apenas refere as operações de subscrição e resgate realizadas em 2016. Eu compreendo que assim seja, em termos do imperativo legal.

No entanto, tendo em vista auxiliar os clientes/contribuintes no preenchimento do IRS, o Activo Bank podia/devia disponibilizar uma informação mais completa, que incluísse também os dados relativos às subscrições associadas a cada um dos regates efectuados em 2016. Um bom exemplo (a seguir) é o Excel do Best, bem mais informativo e user friendly.

Quanto ao número de linhas, também não tenho poucas para preencher... :wacko:

No ano passado telefonei e falei com pessoa da àrea, foi-me dito que surge no Extracto Movimentos Bolsa mesmo lado esquerdo das Declarações IRS.

Esse extracto é que é o correcto, vem lá tudo mas ainda não está disponível. Enquanto as Declarações IRS no fisco mostrei nem é válido para eles pois são os depósitos e movimentos de conta desse ano.

Espero que futuramente avisem por mail pelo menos quando a mesma surgir. Quem a tiver avise aqui...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Best surpreendeu pela positiva, estava á espera que esse excel viesse lá para Maio :D, mas afinal estão atentos, sabem que o IRS começava logo em Abril e disponibilizaram ainda antes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente ao post anterior, basta apenas até o MFS Meridian Global Equity A1 EUR | LU0094560744  para replicar quase a 100% o ETF nos últimos 5 anos, olhando desde o inicio ( 2007/03) o fundo bate o ETF de forma significativa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )