Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 7 horas, PedroPinto disse:

Ja estas a esticar a corda... :D

Mas estou a falhar em alguma coisa?? :D:D

há 23 horas, Visitante pgmartins disse:

Viva Investers

Desculpem off-topic mas no ano passado não fiz resgate de UPs

Contudo soube agora que o BIG "à semelhança do ano passado, infelizmente ainda não está mecanizado o cálculo com as mais-valias em fundos de investimento.

Assim pretendo mudar de banco, poderiam dizer quais é que tem este serviço para não andar com contas malucas em excel ?

Obrigado

O que pretendes mesmo? o que é isso de cálculos das mais valias? falas nas declarações emitidas pelo banco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz um exercício em que comparei 2 cenários, para ver se da próxima vez faço as coisas melhor. :) Queria comparar dois tipos de entrada para tirar partido de volatilidade no mercado, numa tentativa de aproveitar dips ou correções. Falo claro de fundos 100% acções.

Então, no cenário 1, simulei uma entrada All-in no primeiro dia da semana, neste caso usei o dia 21 deste mês.

No cenário 2, simulei uma entrada dividida pelos 5 dias da semana, cada dia com montantes iguais.

Avaliei os resultados na 2ª feira seguinte, dia 27.

No cenário 1 (All in), a perda foi de -1,62%.

No cenário 2 (Faseado), a perda foi de -0,68%.

A conclusão que se tira é que diluindo, minimiza-se o risco (e o potencial de ganho). E como é muito difícil antecipar os mercados, fazer um all-in é precisamente isso, apostar tudo numa jogada de sorte. 

Cabe a cada um saber avaliar o seu perfil de investidor para saber se é um tipo que "tem uma boa fezada" :) ou se é um tipo mais cauteloso que "grão a grão enche a galinha o papo".

Eu em particular já me dei bem num cenário de all-in (Brexit), mas desta vez dei-me mal.

Diria que para nós, meros curiosos destas matérias, e claro, consoante os montantes, julgo ser mais acertado fasear as entradas, quando se trata de aproveitar um momento de mais volatilidade, como foi o caso deste da semana passada.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Eu também prefiro uma entrada faseada (quer esteja a subir ou a descer).

No entanto julgo que fazear pelos 5 dias da semana não será o mais indicado (no meu ponto de vista). Em momentos de muita volatilidade, entrar em dias seguidos não tem o efeito protector que pretendo.

Agora vamos aproveitar um pouco a recuperação porque gastei os "últimos trocos" nestes últimos dias a "corrigir" entradas falhadas antes desta correcção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Patanisca, mas isso foi para uma semana em especifico, se calhar na semana anterior e/ou na seguinte a conclusao tinha sido inversa! Ou mesmo se tivesses comecado o exercicio noutro dia da semana...

Para esse exercicio ser minimamente rigoroso deverias fazer esse calculo para umas quantas semanas. Entao sim poderias tirar algumas conclusoes...

Tenho a certeza que facilmente se arranjam ai varias semanas em que foi muito mais vantajoso entrar de uma vez do que faseado... Provavelmente quase qualquer outro dia das ultimas semanas antes destas quedas em que foi sempre a subir e faseando a entrada perdeste o comboio dos ganhos dos dias anteriores...

Editado por PedroPinto
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 hours ago, Patanisca said:

Diria que para nós, meros curiosos destas matérias, e claro, consoante os montantes, julgo ser mais acertado fasear as entradas, quando se trata de aproveitar um momento de mais volatilidade, como foi o caso deste da semana passada.

@PedroPinto Claro, mas eu fiz questão de apontar que me referia em particular no aproveitar dips ou correções. E antes tinha referido que baixando a volatilidade, pode ser bom para minimizar perdas, mas também tem o efeito contrário no caso de subidas.

É o velho clássico Risk Vs. Reward

Can't have both!

Risk-Reward-56a31bb05f9b58b7d0d06341.jpg

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma vez vi um artigo que tinha um estudo de ambas as abordagens a entrar no SP500 desde 1920 até 2015, a aproveitar dips/correções, penso eu, e a conclusão era que faseando era melhor.

Vai ser dificil encontrar o artigo, mas vou procurar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Uma dúvida: num fundo nacional com Subscrição a 08/2014 e com resgate a 08/2016 terei que declarar isto em fonte de irs? (digo isto porque ocorreram alterações relativamente a fundos nacionais em julho 2015 - estou certo?). Além disso, já consta na folha de declaração do banco imposto já retido.

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, seffar disse:

Boa noite,

Uma dúvida: num fundo nacional com Subscrição a 08/2014 e com resgate a 08/2016 terei que declarar isto em fonte de irs? (digo isto porque ocorreram alterações relativamente a fundos nacionais em julho 2015 - estou certo?). Além disso, já consta na folha de declaração do banco imposto já retido.

Obrigado 

Creio que terás de declarar esses movimentos, caso optes pelo englobamento. Penso que seja assim!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Virtua O DCA deve ser usado numa oportunidade de entrada, para minimizar risco. Usar DCA sempre e continuamente é parvo, claro.

Supomos que agora tinha aqui 12k para entrar. Sabendo eu que o mercado está em bull e que se prevê que aguente assim pelo menos durante este ano, faz muito mais sentido colocar tudo a valorizar desde já, do que repartir 1000€ pelos próximos 12 meses.

Mas no caso deste dip que teve inicio no dia 21 e que entretanto já quase se recuperou, como para um leigo é difícil perceber quando é que o dip antigiu o bottom e começará a fazer rebound, não é má ideia fasear as entradas. O ideal é perceber o enquadramento de eventos de calendário, que possam ser susceptíveis de gerar mais ou menos volatilidade.

Em suma: Faz todo o sentido aproveitar oportunidades, logo faz todo o sentido não ser rígido em termos de calendário de movimentações de UPs, em linha com os resultados do teu estudo. Mas para quem não se sentir tão à vontade para tentar tirar partido da volatilidade de um dip, que é diária e desfasada de pelo menos 1 dia, às vezes mais que um dia (falamos de fundos, não acções), fasear por alguns dias uma entrada, pode atenuar o impacto de uma entrada em falso, como me aconteceu.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/03/2017 at 17:59, FoxNinja disse:

Pergunta para um milhão de euros :D esperar mais um pouco ou não perder tempo?

Estrategicamente tenho possibilidade de fazer dois reforços... a dúvida agora é o momento :)

E se a Marine ganhar na França? :unsure:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até ver ainda não fiz nada...

Por vezes penso que mais vale reforçar a uma determinada data no mês e aconteça o que acontecer reforço... do que andar sempre adiar os reforços à espera que algo aconteça.

Quando me iniciei nos fundos era assim que fazia... a dia x de cada mês reforçava... depois comecei a ser mais cauteloso, depois isso dá para o bem e para o mal :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, FoxNinja said:

Por vezes penso que mais vale reforçar a uma determinada data no mês e aconteça o que acontecer reforço... do que andar sempre adiar os reforços à espera que algo aconteça.

Pois. Acho que nós humanos complicamos muito. Também sofro desse mal e tenho de fazer um esforço consciente para o abandonar mas às vezes há recaídas :D Acabo por me arrepender sempre. Matematicamente está demonstrado que se deve fazer os reforços quanto mais cedo possível. Se pensares faz sentido, se as acções são um activo que em média rende mais que o dinheiro parado quanto mais cedo comprarmos o fundo mais cedo começamos a beneficiar dessas vantagens. 

On 3/29/2017 at 0:16 AM, Cardoso24 said:

@Virtua Parabéns pelos posts, faz falta pessoal assim neste fórum!

Obrigado. Acho que cada um faz o que pode para o aumento de conhecimento e cultura financeira. Fico contente por poder fazer a minha parte.

2 hours ago, 5coroas said:

E se a Marine ganhar na França? :unsure:

Voltamos ao ano passado?? E se o Brexit acontece? E se o Trump ganha? Tenho a dizer que as acções subiram em ambos os casos. Não se sabe se a Le Pen ganha e se ganhar não se sabe as consequências para o mercado accionista.

2 hours ago, gfaseed said:

Eu habitualmente também reforço os meus ETF em Dezembro.

Por vezes se a queda ultrapassar um determinado valor, também reforço.

O ideal é mesmo o rebalanceamento com reforço. Parece-me que segues boas estratégias ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Virtua disse:

Voltamos ao ano passado?? E se o Brexit acontece? E se o Trump ganha? Tenho a dizer que as acções subiram em ambos os casos. Não se sabe se a Le Pen ganha e se ganhar não se sabe as consequências para o mercado accionista.

Há fortes probabilidades da Marine ganhar e se ganhar está prometido o referendo para a saída/manutenção da França na UE, onde também existirão fortes probabilidades de ganhar a saída; se a França sair, existirão grandes probabilidades do euro e da UE acabar ou se transformar em outra coisa diferente; ora, vendo esta perspectiva, que não é totalmente impossível de acontecer, eu inclino-me a pensar que se esta situação ocorrer, a curto prazo haverá provavelmente pânico nos investidores e conseguente debandada dos mercados. Eu, pelo sim pelo não, não vou reforçar nada na Europa até o day after das eleições. Irei sim, por algum de reserva, para uma eventual boa oportunidade que venha a surgir. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, PedroPinto disse:

Calma... depois do que se passou no UK e especialmente nos EUA tudo é possivel. De qualquer forma o cenário que referes é possivel mas muito improvavel...

Que ocorra mais um atentado terrorista ou dois com grande numero de vitimas e vais ver como o muito improvável se transforma em muito provável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 1 hora, 5coroas disse:

Há fortes probabilidades da Marine ganhar e se ganhar está prometido o referendo para a saída/manutenção da França na UE, onde também existirão fortes probabilidades de ganhar a saída; se a França sair, existirão grandes probabilidades do euro e da UE acabar ou se transformar em outra coisa diferente; ora, vendo esta perspectiva, que não é totalmente impossível de acontecer, eu inclino-me a pensar que se esta situação ocorrer, a curto prazo haverá provavelmente pânico nos investidores e conseguente debandada dos mercados. Eu, pelo sim pelo não, não vou reforçar nada na Europa até o day after das eleições. Irei sim, por algum de reserva, para uma eventual boa oportunidade que venha a surgir. 

Não é só em França. Em Portugal também se fala à boca cheia na saída do EURO. Dizem que caminhamos para o abismo. Será?...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Eurico, o presbítero disse:

Não é só em França. Em Portugal também se fala à boca cheia na saída do EURO. Dizem que caminhamos para o abismo. Será?...

Só no caso do PCP e/ou do BE se tornarem um governo de maioria, o que não me parece que exista para já esse perigo. O que é uma situação totalmente diferente de França, onde é a extrema Direita que deseja a saída da UE que ganha votos com os atentados. Entre nós a extrema direita não é uma ameaça.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )