Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

4 hours ago, 5coroas said:

Eu só entro nos dips...depois de eles ocorrerem. Não me atrevo a fazer previsões de quando eles vão acontecer. By the way, reforcei hoje o Pictet USA.;)

Isso é muito lindo de se dizer, mas é impossível de prever o final do dip. 

Dou-te um exemplo:
    Anteontem estava tudo a vender à maluca, hoje já estão a comprar, mas daqui a pouco o Trump vai tentar obter votação do congresso pra deitar abaixo o Obamacare, e caso o congresso não seja unânime (republicanos), verás os mercados a sangrar e bastante, porque isso significará que as medidas pro-business do Trump (que têm alimentado este rally), se calhar não serão assim tão fáceis de obter aprovação no congresso, levando a que muitos saiam do mercado agora e aproveitem o ouro e as bonds que têm estado a subir.

Mas eu estou a torcer que tenhas acertado no timming do dip, e que amanhã termine a semana com tudo no verde e com boas indicações de que até ao final do ano se fará bastante dinheiro à custa do nosso amigo cor de laranja. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 minutos, Patanisca disse:

Isso é muito lindo de se dizer, mas é impossível de prever o final do dip. 

Dou-te um exemplo:
    Anteontem estava tudo a vender à maluca, hoje já estão a comprar, mas daqui a pouco o Trump vai tentar obter votação do congresso pra deitar abaixo o Obamacare, e caso o congresso não seja unânime (republicanos), verás os mercados a sangrar e bastante, porque isso significará que as medidas pro-business do Trump (que têm alimentado este rally), se calhar não serão assim tão fáceis de obter aprovação no congresso, levando a que muitos saiam do mercado agora e aproveitem o ouro e as bonds que têm estado a subir.

Mas eu estou a torcer que tenhas acertado no timming do dip, e que amanhã termine a semana com tudo no verde e com boas indicações de que até ao final do ano se fará bastante dinheiro à custa do nosso amigo cor de laranja. :)

Se o dip continuar eu volto a reforçar. Não entrei com todo o capital disponivel. Fica sempre algum de reserva para esse efeito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, 5coroas said:

Se o dip continuar eu volto a reforçar. Não entrei com todo o capital disponivel. Fica sempre algum de reserva para esse efeito.

Ah sim, e é o método que me parece melhor, já me escaldei em duas entradas por ter feito praticamente all-in num dia.
    Estatisticamente, estive a investigar, obtém-se melhores resultados ao fasear as entradas, minimiza o risco de se fazer cocó.

Na próxima entrada que fizer, traçarei um plano, do género, dividir a tranche por 4 ou 5 dias da semana e fazer as entradas fraccionadas.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho "duas" dúvidas, se calhar um bocado parvas.

1ª - Vejo falar no dip, reparei que ontem existiu uma grande  desvalorização na maioria dos meus fundos. 

• o que é?
    • como é que sabem quando acontece ou quando acontece=
    • é cíclico? 

2ª - no banco best, num dos fundos, tem isto nas condições:

• Gestão Max - 2,90%
    • Taxa Global de Custos - 2,70%
    • Taxa de Encargos Correntes - 2,71%
    • Comissão de Performance - 0%

O que significa cada um deles e, mais importante, quanto é que me cobram anualmente? é o somatório dos 3?

Obrigado desde já.

Editado por FabioRocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O pessoal recebeu algum mail do Best sobre a Nordea? já estava a pensar que vinha ai mais algumas fusões, mas afinal parece que não, é só umas alterações contratuais, penso que não serão relevantes, mas quem tiver paciência para ler que diga alguma coisa :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olhando em mais pormenor, em relação ao Stable Return ( o mais subscrito ) apenas tem isto:

Na secção “Ativos elegíveis”, o processo de determinação da afetação de ativos foi esclarecido da seguinte forma: “A afetação de ativos poderá variar ao longo do tempo com o intuito de antecipar movimentos do mercado”.

A seguinte informação foi eliminada da secção “Ativos elegíveis” (anteriormente “Ativos elegíveis e política de investimento”):

“Este Subfundo pode, complementarmente, deter ativos líquidos em todas as moedas em que sejam realizados os investimentos, bem como na moeda da(s) respetiva(s) Classe(s) de Ações.”

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, FabioRocha said:

Tenho "duas" dúvidas, se calhar um bocado parvas.

1ª - Vejo falar no dip, reparei que ontem existiu uma grande  desvalorização na maioria dos meus fundos. 

• o que é?
    • como é que sabem quando acontece ou quando acontece=
    • é cíclico? 

Recomendo, para bem dos teus investimentos, que passes umas horinhas no investopedia.com. :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas respostas, fiquei esclarecido nas dúvidas que tinha. Vou dar umas leituras no investopedia :).

Já li bastantes coisas mas ainda tinha ficado com essa dúvida das taxas, sabia que era o que cobravam e que já era retirado antes dos "lucros", mas nao sabia bem a diferença das 3. Quanto ao dip foi por ouvir falar aqui neste tópico, que tenho seguido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Olhando em mais pormenor, em relação ao Stable Return ( o mais subscrito ) apenas tem isto:

Na secção “Ativos elegíveis”, o processo de determinação da afetação de ativos foi esclarecido da seguinte forma: “A afetação de ativos poderá variar ao longo do tempo com o intuito de antecipar movimentos do mercado”.

A seguinte informação foi eliminada da secção “Ativos elegíveis” (anteriormente “Ativos elegíveis e política de investimento”):

“Este Subfundo pode, complementarmente, deter ativos líquidos em todas as moedas em que sejam realizados os investimentos, bem como na moeda da(s) respetiva(s) Classe(s) de Ações.”

Por acaso vinha cá dizer o mesmo, que tinha recebido um email sobre o Nordea... até pensei que ia acabar.

Sinceramente o que está aí escrito pouco me diz... e não acredito que vá alterar grande coisa ao fundo (acho eu) :ph34r:

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 hours ago, FabioRocha said:

Obrigado a todos pelas respostas, fiquei esclarecido nas dúvidas que tinha. Vou dar umas leituras no investopedia :).

Já li bastantes coisas mas ainda tinha ficado com essa dúvida das taxas, sabia que era o que cobravam e que já era retirado antes dos "lucros", mas nao sabia bem a diferença das 3. Quanto ao dip foi por ouvir falar aqui neste tópico, que tenho seguido.

Fazes bem em colocar questões, mas aproveito para te dar uma dica sempre que encontrares uma dúvida sobre um termo desconhecido. Pegas no termo, juntas "investing" ou "finance" e colocas no google. Terás logo imensos sites a explicar, com exemplos e tudo, alguns muito interessantes até com vídeos como no caso do investopedia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Vendi esta semana um dos fundos mais antigos na minha carteira: o Fidelity America Fund E-Acc-EUR  Foram 5 anos, quase 6, de uma boa (e proveitosa!) relação, com mais reforços (7) do que resgates (3, parcelares), mas chegou a altura da separação. O fundo teve um arranque de 2017 demasiado anémico, muito a lateralizar, e ainda esperei um mês ou mais para desse sinais de vida. Analisei bem o histórico e a presente situação e decidi.. ter chegado a hora da despedida! Obrigado, Fidelity America, deste-me muitas $alegrias$, mas ... adeus! 

Agora vou às compras, no mesmo mercado, tentando até reforçar a minha posição naquele país/área geográfica. Tenho o scope em vários fundos, mas gostava saber a vossa opinião. Têm sugestões de fundos (acções) para o mercado americano? 

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    23 hours ago, FoxNinja said:

Por acaso vinha cá dizer o mesmo, que tinha recebido um email sobre o Nordea... até pensei que ia acabar.

Não te preocupes que o Nordea é um sucesso. Um dos maiores fundos Europeus com 20 Billions (20 mil milhões em notação europeia) sob gestão. Não vai acabar tão cedo ;-)

Agora vou às compras, no mesmo mercado, tentando até reforçar a minha posição naquele país/área geográfica. Tenho o scope em vários fundos, mas gostava saber a vossa opinião. Têm sugestões de fundos (acções) para o mercado americano? 

Desconhecia esse Fidelity. Muito bom. Penso que por 1 mês talvez não tenhas tomado a decisão mais correcta pois vais ter de pagar bom $ de imposto pelos ganhos. A opção que uso para o mercado americano nos dias que correm é o LU0474966248. Vê lá se te agrada.

@david o blackrock aguenta-se bem melhor do que eu estava à espera. Eles falharam ali um pouco na altura das eleições americanas. Acho que tomaram posições defensivas e lixaram-se. Se reparares é quando o ETF começa a ganhar (Novembro e Dezembro de 2016). Já comentei com alguém que quando me disse que os blackrock estavam a ser bem geridos eu respondi "Nem por isso. O problema é mesmo eles estarem a ser geridos".

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Eurico, o presbítero said:

Têm sugestões de fundos (acções) para o mercado americano? 

Sugiro que leias um bocado antes de avançares. Começa pelas notícias de há umas horas atrás, sobre o que se passou com a votação da eliminação do ObamaCare e o que isso significará politicamente.

Pondera depois se se justifica entrar nos EUA, e caso sim, com que intensidade, dado o estado das coisas.

Eu diria que o efeito mar de rosas Trump acabou há umas horas atrás. Mas os mercados são tudo menos racionais e mais emotivos, portanto o os próximos tempos vão ser mesmo uma roleta russa... eheh get it? Russa? por causa da cena dos Russos estarem ligados à campanha do Trump? eheh :)

donald-trump-interview__oPt.jpg

2 hours ago, Eurico, o presbítero said:

Vendi esta semana um dos fundos mais antigos na minha carteira: o Fidelity America Fund E-Acc-EUR  Foram 5 anos, quase 6, de uma boa (e proveitosa!) relação, com mais reforços (7) do que resgates (3, parcelares)

Nos últimos 5 anos, quase 17% ao ano. Excelente performance, mas realmente tem-se perdido um pouco recentemente. Acho que fazes bem em permutar.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depende Mouro, sem estar a colocar em causa o MFS que de facto é um excelente fundo, como é apanágio da MFS que tem vários excelentes fundos, a diferença anualizada nesse periodo é de apenas +1,27% para o MFS, neste ano de 2017 o Blackrock está com mais 2,34% que o MFS, e porquê? porque a exposição do Blackrock a acções é de mais 20%, para o bem e para o mal.

Também reparei que existem estes Blackrock em versão USD, que ao ver por alto apresentam melhores performances.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    A 24/03/2017 at 21:17, Virtua disse:

(...) Desconhecia esse Fidelity. Muito bom. Penso que por 1 mês talvez não tenhas tomado a decisão mais correcta pois vais ter de pagar bom $ de imposto pelos ganhos. A opção que uso para o mercado americano nos dias que correm é o LU0474966248. Vê lá se te agrada.

Agradeço a sugestão. Eu já tenho esse fundo da Pictet (que replica o S&P 500) em carteira e, de facto, dado as suas características, vai indo muito bem. É aquele fundo indicado para quem quer fazer um "pé de meia", aplicar pequenas importâncias "gota a gota", numa perspectiva de longo prazo. O tipo de fundo(s) que procuro não é bem esse. Embora possa vir a reforçar a minha posição nesse Pictet USA Index, o meu fito no que aos USA diz respeito situa-se noutro segmento de fundos, que não os de índice. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Eurico, o presbítero disse:

Agradeço a sugestão. Eu já tenho esse fundo da Pictet (que replica o S&P 500) em carteira e, de facto, dado as suas características, vai indo muito bem. É aquele fundo indicado para quem quer fazer um "pé de meia", aplicar pequenas importâncias "gota a gota", numa perspectiva de longo prazo. O tipo de fundo(s) que procuro não é bem esse. Embora possa vir a reforçar a minha posição nesse Pictet USA Index, o meu fito no que aos USA diz respeito situa-se noutro segmento de fundos, que não os de índice. 

Descreveste bem esse Pictet e a minha estratégia é mesmo essa... aplicar pequenas importâncias "gota a gota", numa perspectiva de longo prazo. Sou um investidor passivo e esse pictet assenta que nem uma luva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    1 hour ago, GAC said:

Bom dia!
    Qual o minímo de subscrição? Estou a pensar entrar neles...
    Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR - LU0114721508

Pictet-USA

1.000 euros no Fidelity Gl Consmr Industries

1 UP (cerca de 198 euros) para o Pictet USA Index R

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem reforçou nos EUA a semana passada, prepare-se para ver o dinheiro a voar esta semana. Quem tiver capital para reforçar, o down support do sp500 está nos 2200pts, mas atenção ao USD, que também está bastante instável. 

São dias voláteis estes que aí vêm, óptimos para quem quer investir a longo prazo. 

Façam bem o trabalho de casa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

1.000 euros no Fidelity Gl Consmr Industries

1 UP (cerca de 198 euros) para o Pictet USA Index R

obrigado

há 1 hora, Patanisca disse:

Quem reforçou nos EUA a semana passada, prepare-se para ver o dinheiro a voar esta semana. Quem tiver capital para reforçar, o down support do sp500 está nos 2200pts, mas atenção ao USD, que também está bastante instável. 

São dias voláteis estes que aí vêm, óptimos para quem quer investir a longo prazo. 

Será então uma boa altura para entrar?

Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR - LU0114721508

Pictet-USA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Patanisca disse:

Pergunta para um milhão de euros :D esperar mais um pouco ou não perder tempo?

Estrategicamente tenho possibilidade de fazer dois reforços... a dúvida agora é o momento :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )