Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 2 horas, superkinas disse:

FED acaba de subir taxas juro, vamos a ver como reagem os mercados...

Já se encontrava mais do que descontado nos mercados e com a Holanda em principio fora de extremismos, amanhã podemos ter um bom dia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, PedroPinto disse:

Mas isto dos mercados, muitas vezes qualquer deculpa é boa para subir ou para descer :D

Pode parecer isso mas não é bem assim, os mercados ( investidores ), não costumam ser uns maluquinhos, também têm emoções mas tudo tem uma razão de ser, nós é que por vezes olhamos e demoramos a perceber o que vai por trás de uma queda ou subida, eu acho é que muitas vezes nós é que arranjamos uma qualquer desculpa para não investir, porque queremos nos colocar no lugar dos mercados, se houver Brexit e se o Trump ganhar vai tudo cair e morremos todos, afinal nada disso aconteceu em 2016, e foi a pensar assim que muitos perderam uma certa oportunidade de verem mais rendimento nas carteiras deixando algum de fora com medo.

Outro dia um amigo disse-me algo que eu acho que até começo a concordar, por mais literacia que possa haver, por mais rendimento que carteiras de fundos/ETFs/Acções etc possam proporcionar, as pessoas continuam a preferir depósitos a prazo, e se hoje houvesse depósitos a prazo a 5% nem metade estava investido em fundos :D:D, dito por alguém todo contente por ter feito um DP a 2,5% para 5 anos num banco da moda angolano!!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, D@vid said:

mas tudo tem uma razão de ser, nós é que por vezes olhamos e demoramos a perceber o que vai por trás de uma queda ou subida

Boa noite, 

Esta é a minha principal dificuldade. Tenho lido e estudado os mercados (subidas, descidas, notícias e opiniões) e não consigo perceber os movimentos e tendências. 

Sei que a falha é minha e que preciso de adquirir mais conhecimentos em investimentos e mercados mas chega a ser frustrante não acertar uma. 

Irei continuar a estudar na expectativa de melhores resultados. 

Felicidades e bona negócios. 

Paulo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, parm disse:

Boa noite, 

Esta é a minha principal dificuldade. Tenho lido e estudado os mercados (subidas, descidas, notícias e opiniões) e não consigo perceber os movimentos e tendências. 

Sei que a falha é minha e que preciso de adquirir mais conhecimentos em investimentos e mercados mas chega a ser frustrante não acertar uma. 

Felicidades e bona negócios. 

Paulo

Todos erram, até mesmo os gurus, recorda por exemplo o que disse há exactamente 1 ano o Royal Bank of Scotland, embora me pareça que eles queriam era festa :D, mas isto para dizer que todos falhamos, e foi por falhar tanta vez que eu decidi me deixar de apostar em acções ou em fundos que me só traziam dissabores, passei a ter mais calma e a investir de forma mais diversificada, para muitos é uma forma "preguiçosa" de investir, mas é como me sinto bem, tento cada vez me preocupar menos com os mercados, porque sei que diversificando e tendo um horizonte temporal de investimento longo as coisas irão correr bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, parm disse:

Boa noite, 

A falha não é tua; os estudos e conhecimentos nesta matéria não fazem milagres. Se não fores um asno teimoso, vais eventualmente perceber que é impossível antever, de forma constante, como os mercados se vão comportar a curto prazo, com base em movimentos e tendências ou face a noticias de economia e de politica. Poucos são os que acertam sempre (e geralmente mais por sorte do que por ciência), a maioria falha, mas desses não reza a história.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Malta tenho uma informação acerca dos regates de UPs de fundos nacionais compradas antes da mudança da tributação em Julho de 2015.

Até aqui eu pensava que, todas as valorizações das UP nos fundos nacionais até essa data, eram já líquidas de imposto e no momento do resgate, não teria de ser tributado mais nada.

Então assumi que num cenário em que tenha comprado 100 UPs a 10€ cada uma em Jan 2015 e mais 100 UPs em Janeiro de 2016, no momento de resgatar, as mais valias geradas pelas primeiras 100 UPs até à data de Julho de 2015, manter-se-iam intactas e liquidas de imposto.

(Ver o EDIT) Mas não é isso que acontece, se der ordem de resgate da totalidade das UPs, as valorizações que já haviam sido consideradas líquidas no Pre-Julho2015, sofrem tributação de 28% na mesma! Resultando em dupla tributação, penso eu.

Aconteceu-me isto comigo, ao ser-me aplicado 28% de taxa no montante total da mais valia, seja ela gerada antes ou depois da alteração da fiscalidade em Julho 2015!

Agora a dúvida é, isto é suposto ser assim, ou depois no IRS tenho que fazer contas para ir evitar a dupla tributação?

EDIT: Acho que já topei o que se passou. A questão é que todas as Compras que fiz de UPs antes de 1 Julho de 2015, foram a preço superior ao desta data, fazendo com que até aí apenas tenha sofrido perdas, e todas as mais valias geradas foram feitas a partir daí, fazendo sentido serem tributadas então a 28% no acto do resgate.

Acho que assim sendo, está tudo correcto.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    A 14/03/2017 at 20:51, D@vid disse:

A Vanguard trabalha apenas com ETF's ou possui também fundos?

Acho curioso, nos bancos nunca me terem sido propostos, que me lembre, fundos da Vanguard...

Por exemplo, sabem se o Best ou o Activobank comercializam fundos dessa gestora? Já agora, algum que se recomende?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Leio os vossos comentários há já algum tempo. Ler sobre poupança e investimento é algo que me interessa, pois apesar de não possuir capital por aí além, gostaria de rentabilizar o que tenho.

Sei que de vez em quando deve aparecer pessoal a pedir algum tipo de conselho sobre onde investir....bem! Serei outro. Caso não o deva fazer neste tópico é só dizer e paro aqui.

Bem tenho 3000 euros que gostaria de pôr a render. Os fundos de investimento atraem-me mas nem sei se este valor é suficiente para diversificar de alguma forma no investimento. Sei que é o que deve fazer, mas o montante é curto daí a referência ao facto!!!!

Nunca pus dinheiro em produtos de risco ((elevado)). Sem dúvida as perdas deixam-me nervoso, mas tenho a consciência de que o risco dilui-se de alguma forma pelo período do investimento. O plano é por o dinheiro e se possível ir reforçando em algo equilibrado sem super flutuações. (que não arrisque demais ... Mas não super conservador..eheh).

Bem resta-me esperar pelas vossas respostas. E até mesmo conselhos concretos.. informação é poder.

Sei que tenho de me informar melhor e mesmo melhorar a compreensão sobre certos termos. Depende de mim e talvez ainda demore a decidir onde ponha o dinheiro. Mas participar neste tópico já me parece um bom começo!

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    14 hours ago, Eurico, o presbítero said:

A Vanguard trabalha apenas com ETF's ou possui também fundos?

Acho curioso, nos bancos nunca me terem sido propostos, que me lembre, fundos da Vanguard...

Por exemplo, sabem se o Best ou o Activobank comercializam fundos dessa gestora? Já agora, algum que se recomende?

Penso que seja a própria Vanguard que decidiu comercializar os seus fundos apenas em alguns países europeus.

Atenção que a(s) entidade(s) da Vanguard na Europa têm uma estrutura bastante diferente da estrutura americana, embora tenham bastantes semelhanças (por exemplo, custos reduzidos nos fundos/ETF's, mesmo aqueles que tenham uma estratégia activa de investimento).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    7 hours ago, Guindaste said:

Leio os vossos comentários há já algum tempo. Ler sobre poupança e investimento é algo que me interessa, pois apesar de não possuir capital por aí além, gostaria de rentabilizar o que tenho.

Sei que de vez em quando deve aparecer pessoal a pedir algum tipo de conselho sobre onde investir....bem! Serei outro. Caso não o deva fazer neste tópico é só dizer e paro aqui.

Bem tenho 3000 euros que gostaria de pôr a render. Os fundos de investimento atraem-me mas nem sei se este valor é suficiente para diversificar de alguma forma no investimento. Sei que é o que deve fazer, mas o montante é curto daí a referência ao facto!!!!

Nunca pus dinheiro em produtos de risco ((elevado)). Sem dúvida as perdas deixam-me nervoso, mas tenho a consciência de que o risco dilui-se de alguma forma pelo período do investimento. O plano é por o dinheiro e se possível ir reforçando em algo equilibrado sem super flutuações. (que não arrisque demais ... Mas não super conservador..eheh).

Bem resta-me esperar pelas vossas respostas. E até mesmo conselhos concretos.. informação é poder.

Sei que tenho de me informar melhor e mesmo melhorar a compreensão sobre certos termos. Depende de mim e talvez ainda demore a decidir onde ponha o dinheiro. Mas participar neste tópico já me parece um bom começo!

Obrigado!

O que é para ti "super flutuações" ?

2% ?

4%?

15% ?

50% ?

Independentemente da estratégia de investimento que venhas a adoptar (que não tem muito que saber, se leres este tópico e o tópico dos ETF's), é muito mais importante maximizar a poupança para, dessa forma, investir.

Quer isso dizer que esses 3k no final do dia nunca conseguirás rentabilizar durante numa vida para um valor por aí além (considerando um crescimento composto de 6% ao ano, em 30 anos chegas apenas a um valor de 17k). Mas se conseguires juntar 10k e depois poupares 4k por ano, com um crescimento composto de 6% ao ano, chegas a 370k em 30 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando me refiro a super flutuações, e embora seja algo em que como possível investidor devo aprofundar melhor, e avaliando a "escala" que me forneceste algo a rondar os 20%. Mas repito, é algo em que como curioso na matéria ainda tenho de avaliar.

No entanto, tenho a noção de que quem gere não fará sempre os movimentos certos e de que por isso mesmo a valorização será sempre de avanços e retrocessos. Espera-se claro que num balanço geral as coisas fiquem sempre no verde.

No aspecto de que falas de maximizar a poupança, como referi no comentário anterior, o objectivo é ir reforçando. Quando falo em 3000 é por achar que desses não precisarei a médio/longo prazo e assim sentiria-me confortável por começar a investir com este valor. E que mesmo numa possível situação de desemprego (como pode ser o caso no início do próximo ano) eles podem ficar a render em algo atractivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

20% para baixo correcto? porque para cima não faz mal subir 20% :D

20% são 600€, 20%, estamos a falar em fundos de risco 6 e 7, uma vez que também não é para não ganhar nada então o teu foco terá de ser fundos de risco 3 a 5.

E porque estou eu a falar nisto? se podias por exemplo fazer 7 ou 8 fundos onde até pudessem estar fundos risco 7 mas no geral a carteira andar no total no risco 3/4 ou 5? porque achar de facto que o valor não é muito, e eu como cada vez gosto mais de simplicidade  e de carteiras mais reduzidas, penso que o ideal seria optares por 1 máximo 2 fundos e talvez dentro dos mistos...onde tens fundos de risco 3 a 5.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente no que diz respeito a flutuações....;) falei ainda sobre o que não tenho total compreensão! E ainda andei a ler uns artigos em inglês que penso não ter interpretado corretamente. Enfim!!!! Estamos cá para aprender.

Percebi D@vid, obrigado. Enquanto ponho o dinheiro a render em fundos ou não, vou acompanhando o fórum e aprendendo mais convosco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Guindaste disse:

Realmente no que diz respeito a flutuações....;) falei ainda sobre o que não tenho total compreensão! E ainda andei a ler uns artigos em inglês que penso não ter interpretado corretamente. Enfim!!!! Estamos cá para aprender.

Percebi D@vid, obrigado. Enquanto ponho o dinheiro a render em fundos ou não, vou acompanhando o fórum e aprendendo mais convosco.

O que é que não percebeste relativamente às flutuações? Flutuar, oscilar é a mesma coisa. O preço oscila (varia). Neste conceito tens outro que é ainda mais importante, volatilidade (medida de risco).

Eu concordo com o que o D@vid disse em relação a 2 fundos. Keep it simple! No entanto podias, caso pretendas esticar para 3 (as %s variam consoante o teu perfil de risco).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

USD/EUR a desvalorizar bastante deste o anuncio da FED, quem estiver para entrar em fundos EUA, esteja atento, pode ser uma boa oportunidade, uma vez que a FED ainda quer subir as rates mais 2 ou 3 vezes este ano.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Guindaste disse:

Quando me refiro a super flutuações, e embora seja algo em que como possível investidor devo aprofundar melhor, e avaliando a "escala" que me forneceste algo a rondar os 20%.

Uma questão muito importante é reflectires de como te sentirias se visses a tua carteira com uma quebra de 20%, neste caso com 600€ no vermelho...

Esta é uma questão muito importante. Já tivemos exemplos aqui de membros do forum a dizer que depois de se virem a perder concluírem que os fundos não eram para eles. É demasiada emoção :)

...e a carteira a afundar e o pessoal a reforçar? Não é para qualquer coração :)

Pensa bem e se decidires avançar boa sorte ;)

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )