Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 6 horas, futsal78 disse:

Boas!

Que fundos recomendam para substituir estes 2  do NB?

NB Rendimento Plus FIA 
    NB Obrigações Europa 

Farto de estar bem??

NB RP. 7,64% anualizado 5 anos

NB OE 9,73% anualizado a 5 anos e 7,70% a 10 anos!!

Já agora o porquê da substituição e qual o objectivo para os "novos" fundos?

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 4 horas, D@vid disse:

Farto de estar bem??

Porque não rende acima de 20%...

Acho que faz muito bem :D eu agora também só quero algo que renda acima dos 30%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, D@vid disse:

Farto de estar bem??

Por causa das Obrigações Portuguesas...

O NB RP +13,63% e o NB OE +0,49%, achas que devo manter D@vid?

O RP tem 12% da carteira e o OE 8%....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, D@vid disse:

10% de exposição no RP e 3% no OE de OTs...

A minha Carteira atual no BEST e respectivas percentagens, na semana passada...

NB Rendimento Plus FIA 12,93% 
    NB Obrigações Europa 8,17%
    Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 8,82% 
    Pimco Gis Global Bond E Eur Hdg Acc 7,9%
    Nordea Eur Cr Cred 4,24% 
    Nordea-1 STABLE RETURN E EUR 11,05% 
    Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc Eur 7,74% 
    Invesco Pan Eurp Structured Eq E 4,78% 
    Franklin European Growth N Acc 5,47% 
    MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 4,14%
    Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 6,1%
    Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 5.01%
    M&G Global Dividend EUR A 5,12% 
    Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 4,71% 
    Pictet Quality Global Equities R Eur 3,81%

Obrigações 40,46%
    Mistos 18,39%
    Ações 41,15%

Valorização = + 9,45%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, futsal78 disse:

A minha Carteira atual no BEST e respectivas percentagens, na semana passada...

NB Rendimento Plus FIA 12,93% 
    NB Obrigações Europa 8,17%
    Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 8,82% 
    Pimco Gis Global Bond E Eur Hdg Acc 7,9%
    Nordea Eur Cr Cred 4,24% 
    Nordea-1 STABLE RETURN E EUR 11,05% 
    Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc Eur 7,74% 
    Invesco Pan Eurp Structured Eq E 4,78% 
    Franklin European Growth N Acc 5,47% 
    MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 4,14%
    Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 6,1%
    Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 5.01%
    M&G Global Dividend EUR A 5,12% 
    Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 4,71% 
    Pictet Quality Global Equities R Eur 3,81%

Obrigações 40,46%
    Mistos 18,39%
    Ações 41,15%

Valorização = + 9,45%

@futsal78

Explica-me uma coisa, há quanto tempo é que tens essa carteira? O que vou dizer não é nenhuma critica mas uma carteira neste grande período bull estar com 9.45% sem um único fundo com uma valorização >20-30% para mim é um total falhanço.

Para isso era preferível ir para um ETF sobre o SP. No caso de fundos um que seguisse os EUA que claramente não vejo aí.

Se a minha memória não me falha, lembro-me que chegaste a ter o santander accoes portugal (e um de biotecnologicas?).

De qualquer forma, boa sorte nos objetivos para a mesma!

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não fiz nenhum xray mas deve haver ali fundos com exposição aos EUA, mais não seja o Pionner que tem 100% e o Threadneedle que tem acima dos 90%, um está com 16% de rentabilidade a 1 ano e o outro com 36%!!.

O Futsal não colocou rentabilidades, mas claramente é uma carteira moderada, se é esse o objectivo não vejo o mal, os +9,45% se forem a 10 anos é mau, se for 2/3 anos parece-me bom, até porque há ali fundos que tiveram um  2016 sofrível mas que este ano até estão a subir como o Nordea Stable Return o Franklin e outros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

NB Rendimento Plus FIA     31/10/2013    +13.75%     
    NB Obrigações Europa      25/06/2014     + 0.49%      
    Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 2     6/06/2014     +7.66%      
    Pimco Gis Global Bond E Eur Hdg Acc    20/04/2015   +0.92%      
    Nordea Eur Cr Cred     22/01/2015  +1.08%       
    Nordea-1 STABLE RETURN E EUR   25/06/2014  +8.48%      
    Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc Eur   20/04/2015  -1.14%     
    Invesco Pan Eurp Structured Eq E  26/06/2014-27/03/2015     +9.76%      
    Franklin European Growth N Acc    15/01/2014-26-27/03/2015    +2.03%        
    MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc   27/06/2014-26/03/2015   +28.22%  
    Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  07/01/2014     +63.34%      
    Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 09/07/2014    +52.95%     
    M&G Global Dividend EUR A 10/07/2014   +26.61%     
    Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc   02/07/2014  +41.51%    
    Pictet-Quality Global Equities R EUR 16/02/017 +1,58%
    Santander Ações Portugal     10/07/2014-26/03/2015 -18.19%   
    DWS Biotech    28/01/2015 -9.72%   

28/02/2017

Hoje está assim, para além do Biotech e Santander, apenas o Fidelity está negativo, e a maior parte estão subscritos à 2/3 anos.....

Está assim tão mal!?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que o Consumer Staples já se foi, paz á sua alma.

Em anexo as rentabilidades últimas do Consumer e do novo LU0114064917, está exposto a praticamente a 100% a bancos e instituições financeiras, tem as suas coisas boas e as suas coisas más, uma delas é a volatilidade que isso traz ao fundo.

Consumer.PNG

Volatil.PNG

Se não aparecer os nomes a 1ª imagem é do Consumer a 2ª do Volatility

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais uma vez venho pedir a vossa opinião, isto na sequência de ajudar um familiar em DP/Fundos, qual desde já agradeço.

Dou como exemplo o Banco a Sociedade Gestora e o fundo. A sua distribuição dos activos. Admitindo que aplica 25000 € neste fundo qual seria a condição extrema para perder toda a sua poupança, perder parte, ou apenas perder a desvalorização  do valor da UP no resgate.  Ainda fica a dúvida  dos valores em liquidez, logo não aplicados.

Sociedade gestora

Alocação de ativos %

% Longo

% Curto

% Líquido

Ações

5,48

0,00

5,48

Obrigações

82,76

0,00

82,76

Liquidez

23,44

18,24

5,20

Outro

7,22

0,66

6,56

Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário  e o fundo NB Rendimento Plus FIA    PTYEVHHM0001

Obrigações – Peso Setorial

Fixed Income Sector

%

Obrigações de empresas

54,23

Governo

23,05

Liquidez e Equivalentes

10,56

Future/Forward

8,75

Relacionados com Governo

1,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

a minha grande duvida é sempre devemos reforçar em máximos como agora ou esperar por uma altura de perdas, na situação actual poderia ser eleições em frança se ganhar le pen.

Por acaso dei ontem ordem de reforço a um dos fundos que tenho... andei com o pensamentos de reforçar desde o inicio do ano o que é certo é que os fundos não param de subir. Se tivesse reforçado no inicio do ano como pensava hoje as minhas UP's já tinham valorizado.

É como se diz sempre, não existem bolas de cristal... os máximos de hoje são os "mínimos de amanhã" :lol:

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"andei com o pensamentos de reforçar desde o inicio do ano o que é certo é que os fundos não param de subir. Se tivesse reforçado no inicio do ano como pensava hoje as minhas UP's já tinham valorizado "

estou na mesma situação e não se preve que a desça, felizmente :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, superkinas disse:

a minha grande duvida é sempre devemos reforçar em máximos como agora ou esperar por uma altura de perdas, na situação actual poderia ser eleições em frança se ganhar le pen.

Custo de oportunidade, tens em ambas, por isso das duas uma, ou avanças ou ficas quieto, ... :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, antoniobento disse:

Mais uma vez venho pedir a vossa opinião, isto na sequência de ajudar um familiar em DP/Fundos, qual desde já agradeço.

Dou como exemplo o Banco a Sociedade Gestora e o fundo. A sua distribuição dos activos. Admitindo que aplica 25000 € neste fundo qual seria a condição extrema para perder toda a sua poupança, perder parte, ou apenas perder a desvalorização  do valor da UP no resgate.  Ainda fica a dúvida  dos valores em liquidez, logo não aplicados.

Sociedade gestora

Alocação de ativos %

% Longo

% Curto

% Líquido

Ações

5,48

0,00

5,48

Obrigações

82,76

0,00

82,76

Liquidez

23,44

18,24

5,20

Outro

7,22

0,66

6,56

Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário  e o fundo NB Rendimento Plus FIA    PTYEVHHM0001

Obrigações – Peso Setorial

Fixed Income Sector

%

Obrigações de empresas

54,23

Governo

23,05

Liquidez e Equivalentes

10,56

Future/Forward

8,75

Relacionados com Governo

1,

Perder toda a poupança só se daria caso o fundo caísse 100% a partir do momento da subscrição, e para isso acontecer teria que toda a carteira desvalorizar os mesmos 100%, todas as empresas incluídas nos 54% falirem, os Governos não pagarem os cupões ou terem reestruturações de divida nesses 23%, o que está em liquidez ( depósitos alguns em moedas estrangeiras ) os bancos falirem e nem sequer haver FGD para pagar esses 10%...etc etc... o valor é de 1,9M.

Penso ter respondido esta parte.

Perder parte...como só se perde ou se ganha a partir do momento em que se resgata, não sei o que é perder parte, se estamos a falar em desvalorizações perder parte é quanto? 50%? se estamos a falar num fundo risco 3, que sabemos que são fundos com variações entre -2% e +5% ( na 1ª página está lá esta escala de risco ), então concluímos que o gestor não pode arriscar de forma a que esta matriz se exceda principalmente para baixo, se formos a ver o histórico, este fundo desde o seu inicio 11/2008, apenas caiu um ano que foi em 2015 em -0,49%, abaixo portanto do 2%.

Outra forma é haver liquidação do fundo, a gestora acabar com o fundo e estar negativo, o cliente recebe o que tem na altura, mas como já vimos, duvido que incorra em perdas mais de 2%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, superkinas disse:

o que acham dos fundos

Fidelity Funds - SMART Global Defensive e moderate  Fund A- Acc ?

recomendam ?

Obrigado

Diria que é um "falso" Misto Defensivo, aliás, o nome também tem Moderado já para contrapor um pouco a designação, porque é um fundo com muita volatilidade em comparação com os seus directos oponentes, no entanto acaba por ter melhores performances, a 1 ano há quem esteja a obter melhores performances.

Não é uma questão de recomendar ou não, posso é dizer que me parece um bom fundo, na perspectiva de se estar ciente que tem alguma variação acima de outros mistos defensivos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, D@vid disse:

Perder toda a poupança só se daria caso o fundo caísse 100% a partir do momento da subscrição, e para isso acontecer teria que toda a carteira desvalorizar os mesmos 100%, todas as empresas incluídas nos 54% falirem, os Governos não pagarem os cupões ou terem reestruturações de divida nesses 23%, o que está em liquidez ( depósitos alguns em moedas estrangeiras ) os bancos falirem e nem sequer haver FGD para pagar esses 10%...etc etc... o valor é de 1,9M.

Penso ter respondido esta parte.

Perder parte...como só se perde ou se ganha a partir do momento em que se resgata, não sei o que é perder parte, se estamos a falar em desvalorizações perder parte é quanto? 50%? se estamos a falar num fundo risco 3, que sabemos que são fundos com variações entre -2% e +5% ( na 1ª página está lá esta escala de risco ), então concluímos que o gestor não pode arriscar de forma a que esta matriz se exceda principalmente para baixo, se formos a ver o histórico, este fundo desde o seu inicio 11/2008, apenas caiu um ano que foi em 2015 em -0,49%, abaixo portanto do 2%.

Outra forma é haver liquidação do fundo, a gestora acabar com o fundo e estar negativo, o cliente recebe o que tem na altura, mas como já vimos, duvido que incorra em perdas mais de 2%.

Muito Obrigado pela sua explicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpem lá desenterrar uma mensagem antiga, só queria perceber se li bem.

Fundos estrangeiros adquiridos antes de 01-07-2015, se resgatados agora levam logo com os 28% de retenção na fonte e não é preciso andar a englobar no IRS?

On 1/13/2017 at 1:16 AM, D@vid said:

Correcto, se foram compradas antes da entrada em vigor da nova tributação então não houve lugar á mesma, só fundos comprados depois disso é que são tributados, da mesma forma que fundos estrangeiros antes do novo IRS são tributados e os comprados depois não o são.

No entanto a alteração não foi em 2016, peço desculpa, o tempo passa depressa, foi em Julho de 2015, pelo que na minha perspectiva as UPs compradas a 13 de Julho deveriam ter sido tributadas, a não ser que não tivesses mais valias nessas UPs...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BL fundos estrangeiros é liquido com obrigatoriedade de serem declarados, penso que nessa minha afirmação estava a me referir a um caso de um resgate de um fundo português, nos fundos portugueses houve uma espécie de periodo de transição até 1 de Julho de 2015, nos fundos estrangeiros a lei entrou em vigor logo a 1 de Janeiro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado D@vid, então refazendo a pergunta com a data de 01-01-2015 ;-)

Fundos estrangeiros adquiridos antes de 01-01-2015, se resgatados agora levam logo com os 28% de retenção na fonte e não é preciso andar a englobar no IRS?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, BL said:

Obrigado D@vid, então refazendo a pergunta com a data de 01-01-2015 ;-)

Fundos estrangeiros adquiridos antes de 01-01-2015, se resgatados agora levam logo com os 28% de retenção na fonte e não é preciso andar a englobar no IRS?

Pelo que vejo aqui: https://www.big.pt/pdf/infoFiscal/GuiaFiscalidadeDeloitte_BiG_2015.pdf é sempre preciso declarar no IRS (odeio burocracias!!:angry:)

Diferentemente, no caso de resgate de UP em fundos estrangeiros, os rendimentos(positivos ou negativos)deverão  ser  obrigatoriamente
    reportados,  para  efeitos  da  sua  tributação  autónoma (atualmente à taxa de 28%), no Anexo J à declaração de IRS
    (...) Indicar a opção (ou não) pelo englobamento

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, zzzpt disse:

Quais serão os fundos que terão impacto com a subida das taxas de juro dos USA?

Teoricamente os de obrigações US deverão descer, e irá existir um incentivo nas acções?

Sim claro, mas não só "os de obrigações US", há muitos fundos de obrigações com exposição ás treasuries, mas o impacto é sempre naqueles com mais exposição, no entanto, se olhares para um dos fundos com essa maior exposição que temos na 1ª página, o PIMCO Real Return, apesar das subidas da taxa de juro a 10 anos que passaram de 1,35 em Julho para os actuais 2,48, um aumento de mais de 83%, no mesmo periodo o fundo subiu +0,42%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )