Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Eu não fico nada chateado em subir de escalão de impostos, significa que estou a ganhar mais dinheiro que é o que eu quero. Se ficar sem 50% c'est la vie. Eu só me preocupo com o que controlo, como não sou PM nem Ministro das Finanças, tenho de pagar. É claro que há esquemas e formas de diminuir, mas no final o que interessa são os €€€ que entram e meus amigos, eu sou capitalista. More is better.

:P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Eurico, o presbítero
    há 3 horas, 5coroas disse:

Nós é que arriscamos e os outros só petiscam. Quando estamos com perdas de 28%, o Estado assobia para o lado.:angry:

No caso dos FI até nem nos podemos queixar muito, já que só é tributado o saldo positivo entre as mais-valias e as menos-valias. Portanto, neste caso, a administração fiscal leva em consideração os eventuais "erros de casting", que nós anualmente "saneamos" das nossas carteiras. Nos rendimentos obtidos através do jogo, como os do Euromilhões ou Totoloto, aí sim, é que o Estado se "junta à festa" sem ser minimamente convidado. Arrecada 20% do bolo sem "arriscar" um tostão. Que maravilha!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 3 horas, rmesq disse:

Eu não fico nada chateado em subir de escalão de impostos, significa que estou a ganhar mais dinheiro que é o que eu quero. Se ficar sem 50% c'est la vie. Eu só me preocupo com o que controlo, como não sou PM nem Ministro das Finanças, tenho de pagar. É claro que há esquemas e formas de diminuir, mas no final o que interessa são os €€€ que entram e meus amigos, eu sou capitalista. More is better.

Não estou a perceber a preocupação... Desconheço o vosso nível de rendimento (será < 7091€ ?), mas os ganhos que obtêm com os FI afecta-vos o escalão de IRS? Como? Optam pelo englobamento? Não me parece...

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    A 15/02/2017 at 23:11, D@vid disse:

Queremos sempre tudo :D

Eurostoxx 50:

Mencionei a performance do Eurostoxx 50 apenas porque tenho o estruturado do Best SG Dual World Indices e o Eurostoxx é um dos 3 índices de referência (os outros são S&P 500 e o Nikkei 225). Alíás, é precisamente o Eurostoxx 50 que, neste momento, me está a tolher as perspectivas e a próxima leitura é já em finais de Abril. Mas eu já estou resignado, pois muito dificilmente este índice europeu chegará aos eufóricos 3.617,11 donde partiu em 2015. Too bad... Resta-me o secundário, mas lá mais próximo de 2019.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Eurico, o presbítero disse:

Mencionei a performance do Eurostoxx 50 apenas porque tenho o estruturado do Best SG Dual World Indices e o Eurostoxx é um dos 3 índices de referência (os outros são S&P 500 e o Nikkei 225). Alíás, é precisamente o Eurostoxx 50 que, neste momento, me está a tolher as perspectivas e a próxima leitura é já em finais de Abril. Mas eu já estou resignado, pois muito dificilmente este índice europeu chegará aos eufóricos 3.617,11 donde partiu em 2015. Too bad... Resta-me o secundário, mas lá mais próximo de 2019.

Já recebeste 4% de juros para 50% do capital já não perdes tudo :D, os 5,5% recebes quando numa avaliação anual todos estiverem acima e reembolsar ou vai acumulando? tipo se receberes  só em 2019 recebes 5,5% * 4 ? não percebi bem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 18 horas, D@vid disse:

Já recebeste 4% de juros para 50% do capital já não perdes tudo :D, os 5,5% recebes quando numa avaliação anual todos estiverem acima e reembolsar ou vai acumulando? tipo se receberes  só em 2019 recebes 5,5% * 4 ? não percebi bem...

Receberia o capital (os 50% remanescentes, porque metade do investido já recebi) mais os juros (TANB de 2,7 e pico %) se numa das datas de avaliação intercalar todos os 3 índices apresentassem um valor igual ou superior ao da cotação em 23 de Abril de 2015. Ora como o Eurostoxx 50 esta muito abaixo desse valor de referência (de 2015), a probabilidade de ocorrer, até 2019, um "evento de reembolso antecipado automático" destas notes é quase nula.

Sendo assim, o valor a ser pago na maturidade (Abril de 2019) dependerá do valor a que estará, nesse momento, o índice com pior desempenho. A escala do afastamento (ao valor de 2015) vai do igual ou superior (aqui receberia o valor nominal das Notes, acrescido de uma remuneração anual de 2,75% sobre o montante total investido), até ao inferior a 30% (o pior cenário... aqui entra uma fórmula de cálculo, podendo o investidor perder até 25% do capital investido).

Resumindo... tenho este produto em carteira e, naturalmente, está "under the scope". Não tenho ilusões relativamente à evolução do Eurostoxx 50, portanto, será uma questão de ir acompanhando a evolução dos índices estes 2 anos, sendo (quase) certo que irão falhar nas datas de reembolso antecipado de 2017 e 2018. Depois de Abril 2018, verei quer a evolução dos índices quer o valor destas notes no secundário (neste momento estão com um valor indicativo de 43%, dizendo respeito a metade da aplicação) e decidirei pelo melhor.

Eu sei que este não é o espaço adequado para falarmos sobre isto, mas alguém tem as notes do petróleo EUR 3Y GSCI CRUDE OIL EXCESS RETURN INDEX (ISIN: XS1347039031)? O valor indcativo de recompra do emissor Haitong, presentemente nos 102%, não está muito abaixo do seu valor potencial? Porque será?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/01/2017 at 21:37, D@vid disse:

Pessoal, mais um fundo ( que está na 1ª página ) que vai ser alvo de fusão, o Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples vai ser integrado no fundo Eurizon Fund – Equity World Smart Volatility.

Olhando para o fundo actualmente, o mesmo em nada é igual ao consumer staples, nem sequer é de consumo, apesar de ter boas rentabilidades ( está com 30% a 1 ano ), não vai de encontro ao objectivo de investir em consumo defensivo.

O fundo que melhor poderá substituir o Eurizon na minha opinião é o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR LU0114721508, vejam se têm mais alternativas interessantes.

O único fundo que tenho no BCP, para isentar a conta, Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR  +6.63% :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, futsal78 disse:

O único fundo que tenho no BCP, para isentar a conta, Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR  +6.63% :)

Para mim, e ao contrário do que tinha dito nesse post, o fundo que melhor se assemelha ao Eurizon é o NN Food & Beverages que já coloquei na 1ª página, o Fidelity é mais "agressivo" ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Eurico, o presbítero disse:

Receberia o capital (os 50% remanescentes, porque metade do investido já recebi) mais os juros (TANB de 2,7 e pico %) se numa das datas de avaliação intercalar todos os 3 índices apresentassem um valor igual ou superior ao da cotação em 23 de Abril de 2015. Ora como o Eurostoxx 50 esta muito abaixo desse valor de referência (de 2015), a probabilidade de ocorrer, até 2019, um "evento de reembolso antecipado automático" destas notes é quase nula.

Sendo assim, o valor a ser pago na maturidade (Abril de 2019) dependerá do valor a que estará, nesse momento, o índice com pior desempenho. A escala do afastamento (ao valor de 2015) vai do igual ou superior (aqui receberia o valor nominal das Notes, acrescido de uma remuneração anual de 2,75% sobre o montante total investido), até ao inferior a 30% (o pior cenário... aqui entra uma fórmula de cálculo, podendo o investidor perder até 25% do capital investido).

Resumindo... tenho este produto em carteira e, naturalmente, está "under the scope". Não tenho ilusões relativamente à evolução do Eurostoxx 50, portanto, será uma questão de ir acompanhando a evolução dos índices estes 2 anos, sendo (quase) certo que irão falhar nas datas de reembolso antecipado de 2017 e 2018. Depois de Abril 2018, verei quer a evolução dos índices quer o valor destas notes no secundário (neste momento estão com um valor indicativo de 43%, dizendo respeito a metade da aplicação) e decidirei pelo melhor.

Eu sei que este não é o espaço adequado para falarmos sobre isto, mas alguém tem as notes do petróleo EUR 3Y GSCI CRUDE OIL EXCESS RETURN INDEX (ISIN: XS1347039031)? O valor indcativo de recompra do emissor Haitong, presentemente nos 102%, não está muito abaixo do seu valor potencial? Porque será?

Ok já percebi, esses produtos estruturados ás vezes são difíceis de compreender, os que eu tive da EDP eram fáceis :D.

Se o estruturado seguisse a 100% esse índice, em vez de 102% era para estar nuns 130%, mas já se sabe que não funciona assim, tens muita coisa a "roubar" nessas cotações, mas também te digo, a não ser que aconteça uma catástrofe ( que pode sempre acontecer ), daqui a 2 anos tens +20% ( 6,67% TANB ), não estou a ver o petróleo em cotações que estava há 1 ano...esse estruturado foi muito bem visto por parte do banco e sobretudo para quem o fez ( deixa lá ver se depois do que acabei de dizer o Haitong não entra em insolvência ou o crude passe para os 20 USD :lol: )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, D@vid disse:

Para mim, e ao contrário do que tinha dito nesse post, o fundo que melhor se assemelha ao Eurizon é o NN Food & Beverages que já coloquei na 1ª página, o Fidelity é mais "agressivo" ;)

Mas não é esse que tem um UP alto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Peço uma orientação, por favor. Estou a pensar incluir estes 2 fundos na minha carteira: BNY Mellon Global Equity Income Fund Euro A Acc  e  HSBC GIF Economic Scale Index Glb Eq AC  Ambos estão expostos cerca de 50% ao mercado acionista norte-americano. O fundo do HSBC (segue (ou procura seguir...) o índice do  banco) está mais aberto ao Japão (14%) e o Mellon mais aberto à Europa (UK 21% e Resto da Europa 20%). O que acham? Haverá fundos com melhor outlook? Quais? Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, futsal78 disse:

Mas não é esse que tem um UP alto?

O mínimo é de 1Up, o problema para muitos é que a UP está acima dos 2.000€, mas o critério do valor das subscrições já fica ao critério e disponibilidade de cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 16 horas, D@vid disse:

OHSBC é em USD, é o que se pretende? e se visses este?

LU0845340305

Obrigado, David.

Vendi há dias o Invesco LU0267985314  o UBS European Opportunity LU0723564463 e agora quero realocar os saldos.

Já tenho o Mellon Global Equity IE00B3V93F27 em carteira e penso reforçar. Irá ficar com um peso de 20%.

No que diz respeito HSBC GIF Economic Scale Index Glb Ed AC LU0164941436 pensei que, atendendo ao actual cenário, fosse benéfico, ou pelo menos tendencialmente neutro, ter um fundo em USD. Mas essa sua sugestão Pictet (Quality Global Equities R EUR) LU0845340305  também merece atenção. Tem melhor alfa, rácio de Sharpe e rentabilidade média. O coeficiente de determinação (R2) de ambos anda próximo. Ainda vou calcular os índices de Treynor, mas esse Pictet parece-me uma boa alternativa. Obrigado, David.

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, o meu FA falou-me destes dois fundos no BEST

BlackRock Strategic Funds Managed Index Portfolios Moderate A2RF EUR ISIN LU1241524708 e BlackRock Strategic Funds Managed Index Portfolios Growth A2RF EUR ISIN LU1241524880. O que acham? Estou a pensar em investir 50k€+.

Será que isto também dá para subscrever noutro banco, talvez BIG? Recordo-me mais ou menos que também me foi dito que isto é exclusivo ao BEST, não sei se está 100% correcto. Já tentei pesquisar no morningstar no BIG, mas não me aparecem estes fundos. Quando algo é exclusivo a uma casa, não sei se hei-de ficar reticente ou confiante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, investing2016 disse:

Boas, o meu FA falou-me destes dois fundos no BEST

BlackRock Strategic Funds Managed Index Portfolios Moderate A2RF EUR ISIN LU1241524708 e BlackRock Strategic Funds Managed Index Portfolios Growth A2RF EUR ISIN LU1241524880. O que acham? Estou a pensar em investir 50k€+.

Será que isto também dá para subscrever noutro banco, talvez BIG? Recordo-me mais ou menos que também me foi dito que isto é exclusivo ao BEST, não sei se está 100% correcto. Já tentei pesquisar no morningstar no BIG, mas não me aparecem estes fundos. Quando algo é exclusivo a uma casa, não sei se hei-de ficar reticente ou confiante.

Vai a umas páginas atrás, já se falou deles, e são exclusivos sim, pelo menos por enquanto, basicamente são protocolos que se faz, o banco cobra uma comissão de subscrição que partilha com a gestora, nada mais, se os fundos são bons ou maus o futuro dirá, mas olhando para a gestora que é, as performances que têm, e nas apostas que fazem, até agora têm-se comportado bem.

YTD

Growth: +4,04%

Moderate: +2,59%

Defensive: +0,47%

Quanto ao capital, depende do teu património total, eu olho para estes fundos como uma carteira indirecta de ETFs e portanto perfeitamente coahabitável com uma carteira de fundos "normal".

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, elitegroup disse:

Sempre é este ISIN  LU0114064917 o fundo que integrou o  Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staple? A carteira do Best ainda não actualizaram, telefonei para lá também não sabem...

Se é esse que aparece no comunicado . ..

As fusões iam dar inicio a 17, se forem ver a cotação do Eurizon está estagnado nessa data, agora é mais uns dias para se concretizar a fusão, os bancos têm de actualizar de acordo com o número de UPs etc de cada um...

Eu como vendi jã não o tenho em carteira mas deve estar feito brevemente concerteza.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Se mil gestores fizerem previsões de mercados no início de um ano, é muito provável que as previsões de pelo menos um estejam corretas durante nove anos consecutivos. Isso é tão provável quanto mil macacos acertarem numa profecia semelhante.”

Warren Buffett

Carta anual aos acionistas

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )