Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 8 minutos, Josefernando disse:

d@vid, no nordea stable return por exemplo, "pagas" uma comissão global de 2,65%, neste blackrock paguei 2% á cabeça e vou "pagar" 1,16% de comissão global, e se fores para o moderado ou o defensivo a comissão de subscrição é mais baixa, por isso para mim a questão das comissões de subscrição são psicológicas, paga-se mais em certos fundos encapotados nas ups do que nestes fundos,  para alêm de que com a valorização que tenho já me pagou a comissão.  

:D:D esse ponto de vista...na verdade custos são custos, e sejam eles á cabeça ou diluídos nas unidades de participação não deixam de ser custos, mas custa muito menos eu saber na teoria que um fundo valorizou 5% quando poderia ter valorizado 7% se não fosse os custos, do que me limparem 100€ logo da conta subscrevendo esse fundo com 5k, imagina investir uma quantia de 50k? são logo 1k, tudo bem que os fundos me parecem bastante interessantes, mas pode ser impeditivo, não só psicologicamente, de subscrever esses fundos para a maior parte das pessoas, ainda mais não estamos nada habituados ( pelo menos nestes bancos tipo Best, Activo, BiG Invest ) de pagar comissões pela subscrição, sei que noutros bancos isso é normal e há quem pague e bem.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    2 hours ago, Josefernando said:

d@vid, no nordea stable return por exemplo, "pagas" uma comissão global de 2,65%, neste blackrock paguei 2% á cabeça e vou "pagar" 1,16% de comissão global, e se fores para o moderado ou o defensivo a comissão de subscrição é mais baixa, por isso para mim a questão das comissões de subscrição são psicológicas, paga-se mais em certos fundos encapotados nas ups do que nestes fundos,  para alêm de que com a valorização que tenho já me pagou a comissão.  

Fora as comissões dos ETFs que se reflectem no fundo do blackrock (ainda assim devem oscilar entre os 0,2% e os 0,5%).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Já sabemos que os bancos têm um peso específico muito importante dentro dos diferentes índices que fazem parte da Zona Euro. De facto, as quedas das últimas semanas tiveram como consequência a debilidade deste sector em relação a outros. Mas, como sempre dizemos, há que tentar ver as coisas num horizonte de maior amplitude e para isso não há nada como olhar um gráfico em velas semanais. O dia-a-dia leva-nos a ter muito ruído e, em muitos ocasiões, acaba por se perder a perspectiva do momento no qual nos encontramos. Quero dizer com isto que, se repararmos no índice que engloba o sector dos bancos europeus, as quedas das últimas semanas corrigiram entre 50% e 61,8% do impulso ascendente prévio. Ou o que é o mesmo, as fortes subidas registadas desde o início de Dezembro podem ter sido já corrigidas/ajustadas, fazendo assim o caminho daquele que pode ser o seguinte movimento altista. "

Commerzbank.

Gosto muito disto  :D:D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, quirino disse:

E o S&P500 continua a galgar que nem doido. Nunca vi a minha carteira a multiplicar-se a este ritmo.

Houve outros momentos iguais muitas vezes, por esta altura do ano passado o tema eram as grandes quedas, tudo isto é cíclico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Patanisca disse:

@D@vid de onde tiraste essa imagem? Não consigo arranjar um sítio que me dê esse nível de detalhe todo da performance de um índice. Uso o portfolio do Investing.com mas lá só tenho esses fragmentos de tempo no gráfico, não tenho em percentagem.

Teletrader.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Patanisca disse:

Obrigadíssimo. :)

Preferes ao portfolio do investing.com?

Gosto dos 2, são os que utilizo, o Investing tem a vantagem de dar as cotações em tempo real, teletrader tem um delay de cerca de 15m, mas em termos de gráficos e este tipo de informação tenho utilizado mais o teletrader.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, FoxNinja disse:

Nem eu :D

Ando a pensar em reforçar só que estava à espera que o Trump dissesse alguma asneira que fizesse os mercados caírem um pouco :) e assim aproveitava uma baixa de preço.

Parece que não vou ter sorte, vou ter que reforçar e ver o que acontece. 

A minha "maria" se soubesse o dinheiro que estou a ganhar dizia logo para tirar o dinheiro e ir de férias... por isso eu estou é caladinho... tanto nas quedas como nas subidas :ph34r: até que a morte nos separe :lol:

Tens que ensiná-la a ver mais à frente. Não é uma missão impossível, garanto-te. O que interessa é ir mostrando aos poucos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema é que por mim estou sempre em austeridade :) e como me custa a ganhar também me custa a gastar... os investimentos que estou a fazer é para longo prazo ou então se tiver que resgatar que seja por uma "boa causa" e não para utilizar o dinheiro para ir de férias ou gastar numa extravagancia. Ainda não cheguei a um patamar que me permita gastar sem grandes preocupações... a minha carteira está com uma valorização muito interessante estou com valores nunca vistos mas espero que seja com uma bola de neve que vá aumentando cada vez mais.

As mulheres no geral vêem as coisas muito cor de rosa e com demasiadas facilidades... para teres uma noção a minha maria ganha 6 vezes mais do que eu... e eu até ganho +/-... ela tem a mentalidade que se trabalha muito tem o direito de gastar bastante (como se fosse uma recompensa). Eu já não penso assim.

Se eu tivesse o mesmo nível de rendimento a minha carteira a esta hora estava totalmente on fire porque os valores investidos seriam muitíssimo maiores ^_^

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falaste aí de um ponto extremamente importante e que faz toda a diferença. "para teres uma noção a minha maria ganha 6 vezes mais do que eu... e eu até ganho +/-."

Alguém que ganha 6 xs mais, assumindo um cálculo por baixo é perfeitamente normal que pense assim. (Não que eu seja dessa opinião).

Não me quero intrometer mas faz-me confusão que não trabalhem os dois para o mesmo. Com o vosso rendimento total podiam em poucos anos atingir um patamar que vos deixaria numa excelente posição financeira (independência). 

Ainda bem que a minha começa a pensar de forma diferente :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Não me quero intrometer mas faz-me confusão que não trabalhem os dois para o mesmo. Com o vosso rendimento total podiam em poucos anos atingir um patamar que vos deixaria numa excelente posição financeira (independência). 

Ainda bem que a minha começa a pensar de forma diferente :)

Realmente é uma perda de oportunidade... 

Já lhe falei dos fundos mas o risco de perder dinheiro nem que seja por breves momentos afasta-a por completo.

"Que se lixe" vou continuar a minha saga e daqui a uns anos vamos ver quem tem razão :) mas é uma pena não estarmos os dois a remar para o mesmo lado no que toca a finanças.

O que eu sei é que ainda hoje fiquei um pouco mais "rico" :D isto de ter o dinheiro a trabalhar para nós dá um certo gozo :) 

Editado por FoxNinja
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@FoxNinja Em jeito de moderação da tua aparente euforia (que muitas vezes deturpa o raciocínio), deixa-me atirar-te com este copo de água fria à cara, que convém não esquecer:

!! 28% de IRS !!

:D 

Editado por Patanisca
    meti um bonequinho para perceberem o tom de brincadeira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 12 horas, FoxNinja disse:

(...) O que eu sei é que ainda hoje fiquei um pouco mais "rico" :D isto de ter o dinheiro a trabalhar para nós dá um certo gozo :) 

Bem sei que ver as nossas carteiras valorizarem-se nos enche o ego, mas convém ter presente que os ganhos só se concretizam e assumem um carácter REAL no momento em que resgatamos a aplicação e a transformamos em liquidez/cash. Até lá, todas as valorizações são efémeras e potencialmente ilusórias.

Isto só para dizer que, nesta área dos fundos de investimento, devemos pôr de lado as emoções e procurar assumir uma atitude analítica, emocionalmente neutra. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

@FoxNinja Em jeito de moderação da tua aparente euforia (que muitas vezes deturpa o raciocínio), deixa-me atirar-te com este copo de água fria à cara, que convém não esquecer:

!! 28% de IRS !!

:D 

Nós é que arriscamos e os outros só petiscam. Quando estamos com perdas de 28%, o Estado assobia para o lado.:angry:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )