Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Eurico, o presbítero
    A 09/02/2017 at 17:55, superkinas disse:

será que é agora que o nordea recupera a serio :)

Não sei se se refere a este fundo miisto - Nordea 1 - Stable Return Fund E EUR (LU0227385266) – mas sm, seria bom que recuperasse... Ele constitui cerca de 20% da minha carteira e tem andado fraquito. Vai com uma "valorização" de menos 1,26%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos da BlackRock que estão em campanha no Best estão-me a começar a encher as medidas, não a carteira conservadora, mas a moderada e a crescimento sim.

Não tenho nada de ETF´s, mas já há algum tempo que estou a pensar em fazer algo nesse campo, mas como sou deveras preguiçoso ( daí a minha "adoração" pelo buy and hold, que digamos, não me tenho dado mal ), tem-me feito recuar, mas com estas estratégias destes fundos que apenas aplicam em ETFs e fundos de índice penso que será a minha oportunidade, não estamos a falar em ETFs "puros", estamos  a falar em fundos que apostam exclusivamente em ETFs, e portanto passaria a ter uma carteira dos mesmos por uma via indirecta e digamos mais barata ( comissões de bolsa e de custódia ), apesar das comissões de subscrição.

Claro que não estão ao alcance de todos, uma vez que o mínimo de subscrição é um roubo, 5k!!, mas como tenho o serviço de carteiras ( que apesar de ser coisas diferentes e que não deixava de ser interessante ) em reestruturação, acho que vou aproveitar para transferir para estas carteiras da BlackRock, já agora, penso que sejam exclusivos no Best, mas se souberem que estão disponíveis noutro banco e que o mínimo de subscrição seja mais baixo avisem :P.

Fiquem com os dados na Mornigstar, e vejam se não vos parece interessantes, outra coisa contra, é o histórico ainda ser pouco, e eu adoro histórico, mas estou a dar para já o beneficio da dúvida.

BGrowth.PNG

BModerado.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já alguem aqui ouviu falar do money farm? Parece que é um broker italiano. Nao faco ideia se esta disponivel em portugal, mas aqui no UK meti la 500£ para aproveitar uma promocao do revolut que dava 50£ cashback. Parece ser muito fixe. Tém umas quantas carteiras diferentes baseadas no perfil de risco e duracao pretendida e investe em ETFs e os custos sao muito bons, na verdade penso que seja ate 10k que nao tem qualquer custo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    2 hours ago, D@vid said:

Os fundos da BlackRock que estão em campanha no Best estão-me a começar a encher as medidas, não a carteira conservadora, mas a moderada e a crescimento sim.

Não tenho nada de ETF´s, mas já há algum tempo que estou a pensar em fazer algo nesse campo, mas como sou deveras preguiçoso ( daí a minha "adoração" pelo buy and hold, que digamos, não me tenho dado mal ), tem-me feito recuar, mas com estas estratégias destes fundos que apenas aplicam em ETFs e fundos de índice penso que será a minha oportunidade, não estamos a falar em ETFs "puros", estamos  a falar em fundos que apostam exclusivamente em ETFs, e portanto passaria a ter uma carteira dos mesmos por uma via indirecta e digamos mais barata ( comissões de bolsa e de custódia ), apesar das comissões de subscrição.

Claro que não estão ao alcance de todos, uma vez que o mínimo de subscrição é um roubo, 5k!!, mas como tenho o serviço de carteiras ( que apesar de ser coisas diferentes e que não deixava de ser interessante ) em reestruturação, acho que vou aproveitar para transferir para estas carteiras da BlackRock, já agora, penso que sejam exclusivos no Best, mas se souberem que estão disponíveis noutro banco e que o mínimo de subscrição seja mais baixo avisem :P.

Fiquem com os dados na Mornigstar, e vejam se não vos parece interessantes, outra coisa contra, é o histórico ainda ser pouco, e eu adoro histórico, mas estou a dar para já o beneficio da dúvida.

Também estive a analisar e, sinceramente, esperava mais desses fundos (atendendo que têm por base os ETFs da iShares, que é talvez melhor prestador desses produtos na Europa).

Para além das comissões de subscrição, que são mais altos que investir directamente em ETFs no Best, Invest (já para não falar na DeGiro), a performance não me parece nada de especial comparado com outros fundos mistos ou então investindo directamente em ETFs.

Experimenta criar uma carteira no justetf.com (de borla) com um ETFs de acções mundiais (que siga o MSCI World) e um ETFs de obrigações soberanas europeias (há uns da lyxor de acumulação).

A única vantagem mesmo é poder-se parquear um investimento aí para o resto da vida, dado que ele vai rebalançando entre acções e obrigações regularmente (um pouco como nos fundos mistos). Mas para quem investe regularmente (estilo 1 ou 2 vezes por ano), então esses rebalanceamentos já acabam por acontecer naturalmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Também estive a analisar e, sinceramente, esperava mais desses fundos (atendendo que têm por base os ETFs da iShares, que é talvez melhor prestador desses produtos na Europa).

Para além das comissões de subscrição, que são mais altos que investir directamente em ETFs no Best, Invest (já para não falar na DeGiro), a performance não me parece nada de especial comparado com outros fundos mistos ou então investindo directamente em ETFs.

Experimenta criar uma carteira no justetf.com (de borla) com um ETFs de acções mundiais (que siga o MSCI World) e um ETFs de obrigações soberanas europeias (há uns da lyxor de acumulação).

A única vantagem mesmo é poder-se parquear um investimento aí para o resto da vida, dado que ele vai rebalançando entre acções e obrigações regularmente (um pouco como nos fundos mistos). Mas para quem investe regularmente (estilo 1 ou 2 vezes por ano), então esses rebalanceamentos já acabam por acontecer naturalmente.

Eu não consigo fazer uma carteira com o mesmo número de ETFs ou estando tão diversificado nos mesmos investindo directamente neles, por isso achar interessante esta estratégia de estar diversificado em vários ETFs de forma indirecta.

Eu sou um tipo de investidor que dá muita primazia ao risco vs rentabilidade, gosto mais de jogar com o factor risco e volatilidade, prefiro obter menos rentabilidade a ter drowdowns significativos, olhando para o gráfico interactivo no Best, o Moderado e o Growth encontram-se na média, há fundos claro com melhores rentabilidades ,  mas o desvio padrão desses fundos sai fora daquilo que eu acho o ideal.

Estas rentabilidades estão dentro do que procuro.

BGrowth.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    35 minutes ago, D@vid said:

Eu não consigo fazer uma carteira com o mesmo número de ETFs ou estando tão diversificado nos mesmos investindo directamente neles, por isso achar interessante esta estratégia de estar diversificado em vários ETFs de forma indirecta.

Será?

Olha para as 10 maiores posições no caso do moderate (que representam 63% do total, de acordo com o Morningstar):

Redução iShares Edge S&P 500 Minimum Volatility Não Classificado Irlanda 13,27
    Redução iShares Core S&P 500 Não Classificado Irlanda 8,82
    Redução iShares MSCI USA Não Classificado Irlanda 8,09
    Aumento iShares Euro Government Bond 0-1yr Não Classificado Irlanda 7,19
    Redução iShares Euro Corp Bd Interest Rate Hdgd Não Classificado Irlanda 6,05
    Redução iShares $ Corp Bd Intr Rt Hdgd Não Classificado Irlanda 4,77
    Aumento iShares Core UK Gilts Não Classificado Irlanda 4,43
    Aumento iShares Edge MSCI Europe Minimum Volatil Não Classificado Irlanda 3,90
    Redução iShares $ Corporate Bond Não Classificado Irlanda 3,74
    Redução iShares MSCI EMU Não Classificado Irlanda 3,68

Achas que há assim tanta diferença entre o S&P500 Minimum Volatility do S&P500 normal e do MSCI USA (então entre estes dois últimos...) ?

E entre o MSCI Europe Minimum Volatility e o MSCI EMU, será que existem assim tantas diferenças entre eles?

Aliás, só nestas 5 posições, aposto que te chegava-te um ETF que seguisse o MSCI World ou um ETF que siga o MSCI Minimum Volatility, com a vantagem de pagares menores comissões na subscrição e - aqui sim mais importante - sem teres os 1,15% de comissões anuais a diminuírem o valor do investimento regularmente (a Blackrock ganha de 2 maneiras, para além dos fees dos ETFs da iShares - que para quem não sabe é detida pela Blackrock -, levam depois com essa tal comissão anual de 1,15%, que até pode parecer baixa face aos FIGA's com 2% ou mais de comissão anual).

But let's agree to disagree.

Edit: Comparando o Moderado com o MFS Global Total Return a 1 ano, este último até tem um menor risco padrão a um ano, embora tenha tido um melhor comportamento :) . Mas daqui a 2 anos podemos voltar a comparar ambos, com um maior historial do Blackrock.

Editado por Mouro Emprestado
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá malta, precisava aqui de uma opinião vossa.

Em Agosto 2016 comprei este fundo JPMorgan Investment Funds - Global Macro Opportunities Fund D (acc) - EUR 600€ de UPs dele, e desde então este menino tem-me feito perder €€ ever since.
    Estamos a Fevereiro 2017 e estou com -8.93%, -53.06€ é o meu pior player numa carteira de 4 fundos e razão pela qual tenho sempre um total gain um pouco negativo, -0.x%. 
    A minha dúvida é se o devo vender agora ou deixa-lo estar até me recuperar o € que já me fez perder. 
    O que fariam?

Obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, a_silva89 disse:

Olá malta, precisava aqui de uma opinião vossa.

Em Agosto 2016 comprei este fundo JPMorgan Investment Funds - Global Macro Opportunities Fund D (acc) - EUR 600€ de UPs dele, e desde então este menino tem-me feito perder €€ ever since.
    Estamos a Fevereiro 2017 e estou com -8.93%, -53.06€ é o meu pior player numa carteira de 4 fundos e razão pela qual tenho sempre um total gain um pouco negativo, -0.x%. 
    A minha dúvida é se o devo vender agora ou deixa-lo estar até me recuperar o € que já me fez perder. 
    O que fariam?

Obrigado pela ajuda.

O fundo não te fez perder nada, foca-te na máxima que só se gaha ou se perde quando se resgata, até lá são perdas/ganhos virtuais.

A pergunta que faço sempre nessas situações é o porquê de se ter investido num determinado fundo, qual era o objectivo do mesmo no contexto da tua carteira? estamos a falar num investimento de 6 meses...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De facto eu investi neste fundo porque queria ter mais exposição às acções, que estou a ter, e sim não preciso daquele dinheiro para nada e todo o dinheiro que tenho em fundos é para long run.

Mas às vezes dou por mim a pensar que se estancar logo aquele sangramento e o aplicar noutro lado minimizo as perdas...

Em relação ao fundo em questão, quando o comprei a sua rentabilidade estava como positiva a 1,3,5 anos, mas o tempo avançou e a rentabilidade do fundo mudou, daí eu ter considerado parar já é meter o dinheiro noutro fundo.

No entanto penso no objetivo inicial que é sempre a longo prazo. E penso que se calhar vou é comprar mais dele ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, D@vid disse:

O fundo não te fez perder nada, foca-te na máxima que só se gaha ou se perde quando se resgata, até lá são perdas/ganhos virtuais.

A pergunta que faço sempre nessas situações é o porquê de se ter investido num determinado fundo, qual era o objectivo do mesmo no contexto da tua carteira? estamos a falar num investimento de 6 meses...

@D@vid sinceramente não concordo minimamente com essa perspetiva, ainda que perceba o porquê da mesma.

Um ganho potencial pode ser maior ou menor, consoante o momento do resgate efetivo. Quanto à perda potencial pode vir a ser maior, além de que ter o capital parado tem o seu custo de oportunidade. (Imagina 10 anos para o break-even).

Ainda que isto seja um tópico sobre fundos, gosto sempre de falar do BCP(mas existem outros casos)...quantos investidores não "venderam" porque não vendem com perdas? No entanto já ninguém acredita que possam vir a ganhar, no fim de contas nunca perderam dinheiro, concordo. 

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, a_silva89 disse:

De facto eu investi neste fundo porque queria ter mais exposição às acções, que estou a ter, e sim não preciso daquele dinheiro para nada e todo o dinheiro que tenho em fundos é para long run.

Mas às vezes dou por mim a pensar que se estancar logo aquele sangramento e o aplicar noutro lado minimizo as perdas...

Em relação ao fundo em questão, quando o comprei a sua rentabilidade estava como positiva a 1,3,5 anos, mas o tempo avançou e a rentabilidade do fundo mudou, daí eu ter considerado parar já é meter o dinheiro noutro fundo.

No entanto penso no objetivo inicial que é sempre a longo prazo. E penso que se calhar vou é comprar mais dele ?

Tendo em conta aquele parágrafo, na minha opinião já respondeste à tua questão.

Atenção que não analisei o fundo, nem digo que não possa inverter daqui a um tempo. A mentalidade por aqui é que se deve manter e nunca resgatar com perda porque um fundo com esse risco, não é para 1/2 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Eu por acaso penso de maneira diferente.

Por alguma razão escolhem um FI que segue o Sector Mundial de acções (ou outro sector qualquer). Passados 6 meses, está com uma rentabilidade negativa de 2% (mas os seus pares até estão com uma rentabilidade nula).

Se resgatar o FI, vou ter uma menos-valia de 2%, mas decido não resgatar à espera que o FI inverta e passe a ganhos.

Passados 6 meses, o FI inverte as perdas e passa a um ganho de 2%. OK, menos mal. Excepto que os outros FI que seguem o mesmo sector, passados esses 6 meses estão com uma valorização de 8%.

Isto tudo para dizer que devemos analisar os FI em que investimos e comparar com os seus pares/mercado (um FI com retorno negativo até pode fazer sentido, caso esteja com um retorno menos negativo que os seus pares!) Infelizmente parece-me que se investe sem se ter uma clara estratégia de investimento e em determinados FI "porque sim". Sei do que falo, porque infelizmente já passei por isso :(

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Passados 6 meses, o FI inverte as perdas e passa a um ganho de 2%. OK, menos mal. Excepto que os outros FI que seguem o mesmo sector, passados esses 6 meses estão com uma valorização de 8%.

Excelente ponto de vista e totalmente verdade, acho que quando escolhemos um FI global e ele está com rentabilidade negativa faz (algum) sentido esperar que ele recupere, após recuperação deve ser feita uma comparação com fundos do mesmo género e, realmente, perceber se o fundo se está a portar bem ou mal. Não vale a pena ter um fundo under performer quando há outros do mesmo género com melhores comportamentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, a_silva89 disse:

E se o novo fundo também cair? 

Se o gestor e o mesmo, se o mandato que tem é o mesmo, se o risco continua o mesmo não vejo o porquê de se alterar fundos ainda mais com 6 meses numa carteira, se houve alterações significativas ( por exemplo fusões, alterações de mandato etc ) aí sim todas considerações são válidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Cardoso24 disse:

@D@vid sinceramente não concordo minimamente com essa perspetiva, ainda que perceba o porquê da mesma.

Um ganho potencial pode ser maior ou menor, consoante o momento do resgate efetivo. Quanto à perda potencial pode vir a ser maior, além de que ter o capital parado tem o seu custo de oportunidade. (Imagina 10 anos para o break-even).

Ainda que isto seja um tópico sobre fundos, gosto sempre de falar do BCP(mas existem outros casos)...quantos investidores não "venderam" porque não vendem com perdas? No entanto já ninguém acredita que possam vir a ganhar, no fim de contas nunca perderam dinheiro, concordo. 

Dizes bem, não se pode comparar acções com fundos, basta olhar para ambos e verás o break even como podem ser muito diferentes.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )