Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Mais uma vez obrigado pelas vossas respostas, sempre muito úteis. Pelo que percebo, deveria dividir o dinheiro entre um DP (estou a pensar no DP do Banco Invest a 4% a 1 ano, só para novos DPs) e uma carteira com fundos de liquidez e também de obrigações (eventualmente uma % pequenina de acções?), a ver como corre durante um ano - para o principiante parece-me o mais seguro. Vou analisar mais pormenorizadamente os diversos fundos antes de tomar uma decisão. Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Viva,

Tenho a carteira abaixo com 4500€

Quero por mais 500€ para depois começar outra carteira.

A ideia desta carteira é ficar "ad eternum"

O que recomendam?

bestaf.jpg

500€ não dão para reforcares muitos dos fundos que tens, eu ia para o Liquidez e estava arrumada a questão :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativo aos fundos de tesouraria/liquidez,alguns ainda conseguem ter uma rentabilidade algo superior aos DP..Falo do ES liquidez, que no último ano rendeu 4%, o Dunas Banco BIC 6% (só que este só permite subscrever para valores acima de 10000€), o ES monetário cerca de 4.9%..Se for mesmo conservador,sempre pode distribuir a carteira por vários fundos de liquidez, sempre têm muito pouco risco e poderão ter mais rentabilidade que os DPs...

Atenção que as rentabilidades desses fundos, desde o início de Janeiro, estão bem abaixo das obtidas em 2012. Todos eles estão a "perder gás". Por exemplo, o ES Liquidez, nestes primeiros 100 dias, já só está com uma rentabilidade anualizada de 3,3% e o Monetário 3,7%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que as rentabilidades desses fundos, desde o início de Janeiro, estão bem abaixo das obtidas em 2012. Todos eles estão a "perder gás". Por exemplo, o ES Liquidez, nestes primeiros 100 dias, já só está com uma rentabilidade anualizada de 3,3% e o Monetário 3,7%.

Isso é verdade e era espectável, no entanto esses dois que falas e por exemplo mais o BIC estão acima dos 4.50% anuais brutos, não se arranja mesmo assim muitos depósitos a prazo com essas taxas actualmente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Completamente de acordo, David.

No entanto, a questão é que esta tendência descendente, a manter-se mês a mês, como tem vindo a suceder, provavelmente vai traduzir-se, daqui a um ano, numa rentabilidade ainda mais baixa do que essa que reportei aí atrás para o 1.º trimestre. Mas prognósticos...só no fim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que vos parece entre:

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc (LU0280438648)

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg (LU0236182225)

Acho que estes dois serão muito semelhantes, embora o Pictet tenha valores de rating e risco superiores

e

Invesco Emerging Market Corp Bd E€Hdg (LU0607518205)

pelo que vi, este fundo investe em obrigações mas de empresas e ao contrario dos acima indicados que investe em obrigações de países. Também tem o senão de ter pouco histórico. Mas para já vai bem lançado.Queria meter alguma coisa nos emergentes, que ainda não tenho contemplado na carteira.´

O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que vos parece entre:

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc (LU0280438648)

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg (LU0236182225)

Acho que estes dois serão muito semelhantes, embora o Pictet tenha valores de rating e risco superiores

e

Invesco Emerging Market Corp Bd E€Hdg (LU0607518205)

pelo que vi, este fundo investe em obrigações mas de empresas e ao contrario dos acima indicados que investe em obrigações de países. Também tem o senão de ter pouco histórico. Mas para já vai bem lançado.Queria meter alguma coisa nos emergentes, que ainda não tenho contemplado na carteira.´

O que acham?

boas,

O ano de 2013, parece que vai ser um ano de ajustamentos, pelo menos o 1ºtrimestre ficou longe do passado recente

Mesmo assim é preciso fé (e termos presente que ao investir-se em fundos, deve-se um horizonte de tempo alargado

Por isso, recentemente adicionei a uma carteira o "F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg ", cujo valor da UP está a niveis da 1ª quizena de Dezembro.

O "Invesco Emerging Market Corp Bd E€Hdg" parece terum melhor desempenho, o Valor da UP subiu este ano 1%

Mas claro, temos de ter esperança que tudo melhor, num horizonte de tempo aceitável. Até porque os indicadores/indices não são maus

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também não desgostei desse invesco, mas para mim antiguidade é um posto  ;D o F&C tem maior histórico, e parece mais calminho...e não esquecer que o F&C paga dividendo anual, não se consegue comprar muito bem com o Invesco a nivel de rentabilidade, parece que está negativo este ano mas vem muito do dividendo pago no final do ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

soc. gestora  fundo                      % carteira  rend %

AXA WF          AXA WF Gb High Y B    3,03          0,88

Amundi          AmF E US Re Val          1,90          1,04

BNY Mellon  BNY Mellon LongTerm Gl    3,74        -0,54

BPI                  BPI Portugal                  4,31        -8,3

BlackRock          ML World Healthscience  4,23          2,24

Credit Suisse  CS Small Cap Germ    2,77        -1,69

ESAF Internat  ES Africa R                    1,39        -1,11

ESAF Internat  ES Euro Bd                    3,18        -0,3

ESAF Internat  ES Glb Bond                    5,67          0,63

ESAF SGPS          ES Liquidez                    6,02      0,1

ESAF SGPS          ES Obrig Europ            1,02        11,17

ESAF SGPS          ES Monetário          19,35    0,01

ESAF SGPS          ES Portugal Acç          4,40      -6,3

Eurizon          EEF Oceania R                3,19        -0,18

F&C                  FC Emerg Mkt Bond  3,72          0,48

Fidelity          FF China Consumer            3,65      -3,01

Fidelity            FF European HY            1,92        1,93

Fidelity            FF Global Prop              2,36        4,66

Nordea            Nord Brazil Eq EUR        0,95          0,91

Nordea          Nord Euro HY Bd            6,14          1,99

PIMCO          P Glob RealRet                3,83          0,39

Pictet  PF        Biotech-R-EUR            3,35          1,8

Schroders        S Middle East EUR          4,88          5,88

F. Templeton  FT Gb Tot Ret                  2,50          2,34

F. Templeton  FT Global Total Ret Hdg  2,49          1,75

1 - qual a vossa opinião sobre esta carteira? muitos fundos?

2 resgatei o Monetário, estou a pensar em Pimco ou Templeton, o que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sem estar a analisar os fundos 1 por 1 parece-me à primeira vista que poderás estar a duplicar zonas de investimento, mudando somente o gestor do fundo, mas fica difícil de ver só pelo nome do fundo.

Podes até estar a investir em fundos que não te dão o melhor retorno. Ou seja, alguns deles poderão não ser os mais rentáveis dentro do que existe.

Para uma melhor analise, porque não separas por tipo de fundo (obrigações/acções/tesouraria/mistos) e depois por áreas geográficas (europa, usa, asia, emergentes).

E antes de refazeres a carteira? Tens ideia da rentabilidade que obtiveste e qual o espaço temporal em que tiveste a carteira inicial?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olha nem a proposito, peguei num fundos dessa carteira aleatoriamente. Foi o E.S. Portugal Acções FIAA

repara nas rentabilidade deste fundo e respetiva volatilidade:

Desv. Padrao: 20.26%

Rent: -8.74%

Isto é muito mau. Sabendo nós como o pais e as empresas estão, estar a investir em fundos de acções nacionais é no mínimo arriscado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem está no ActivoBank, o que acham deste fundo (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000IR4E) para fazer umas poupanças mas ao mesmo tempo ter o dinheiro disponível? (Por mim pode valorizar 0.01, não pode é desvalorizar 1%...)

Olá pcoelho!

Neste, ou em qualquer tipo de fundos, ninguém te pode garantir que ele não desça. Pode é não descer tanto como outros ( consoante o risco ). Eu tenho uma pessoa conhecida que já teve essa má experiência. Só não tenho a certeza se foi no Santander ou no BCP  ::)  e com um fundo de tesouraria  :-[ .

Pelo que vejo é um fundo de tesouraria nacional. Pessoalmente, não o queria... ::)

Ao invés, tens fundos PIMCO com risco bastante baixo e com retornos mais atractivos  ;)  deixo-te este, por exemplo, que estou seguro, te "assentaria" melhor  ;) .

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc

DP (3a.)  2.90%

RM          7.69%

RS          2.33

O do Millennium é risco 1. Este é risco 2, mas, igualmente de baixo risco. Em termos comparativos, a meu ver, é muito, mas muito mais interessante...

Um abraço!

"Crescei e multiplicai-vos" -Génesis

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá pcoelho!

Neste, ou em qualquer tipo de fundos, ninguém te pode garantir que ele não desça. Pode é não descer tanto como outros ( consoante o risco ). Eu tenho uma pessoa conhecida que já teve essa má experiência. Só não tenho a certeza se foi no Santander ou no BCP  ::)  e com um fundo de tesouraria  :-[ .

Pelo que vejo é um fundo de tesouraria nacional. Pessoalmente, não o queria... ::)

Ao invés, tens fundos PIMCO com risco bastante baixo e com retornos mais atractivos  ;)  deixo-te este, por exemplo, que estou seguro, te "assentaria" melhor  ;) .

DP (3a.)  2.90%

RM          7.69%

RS          2.33

O do Millennium é risco 1. Este é risco 2, mas, igualmente de baixo risco. Em termos comparativos, a meu ver, é muito, mas muito mais interessante...

Um abraço!

O Milennium é um fundo que aposta muito em papel comercial, para isso preferia o ES Liquidez que tem a mesma aposta e com retornos muito superiores, no entanto concordo em certo ponto como Zezito, o PIMCO GB para mim é dos melhores fundos de obrigações globais que andam por ai...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Milennium é um fundo que aposta muito em papel comercial, para isso preferia o ES Liquidez que tem a mesma aposta e com retornos muito superiores, no entanto concordo em certo ponto como Zezito, o PIMCO GB para mim é dos melhores fundos de obrigações globais que andam por ai...

Obrigado aos dois pela opinião ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá pcoelho!

DP (3a.)  2.90%

RM          7.69%

RS          2.33

Um abraço!

Eu por acaso estava de olho num do AXA parecido com esse, mas tem o dobro do desvio padrão... Por outro lado teve ganhos em 2008 :)

Já agora deixo aqui o link: https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/snapshot/snapshot.aspx?tab=1&SecurityToken=F0000001V1]2]1]FOPRT$$ALL_593&Id=F0000001V1&ClientFund=1&BaseCurrencyId=EUR&CurrencyId=EUR&LanguageId=pt-PT

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fizeram-me esta pergunta há uns dias, respondo com uma publicação do dinheiro vivo há uns meses:

E se Portugal sair do Euro?

O que aconteceria às minhas acções e fundos?

Se Portugal saísse do euro, o dinheiro investido em produtos financeiros em euros seria convertido na nova moeda, o novo escudo. "Tal como se fez em 2002, em que as acções e unidades de participação dos fundos passaram de escudos para euros, teria de ser estipulada uma taxa de câmbio que indicasse que um euro valeria x escudos, fazendo-se depois a conversão", adianta uma fonte do sector financeiro. Isto significa que continuaria a deter os mesmos títulos. Estes simplesmente passariam a ser denominados noutra moeda. Para situações de falências de bancos ou corretoras, as acções dos investidores já estão protegidas através do Sistema de Indemnização aos Investidores (SII), que "garante o reembolso até ao limite de 25 mil euros por cada investidor", segundo a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O valor-limite é estabelecido por investidor e não por conta. Isto significa que, numa conta com dois titulares, o reembolso máximo seria de 50 mil euros. São abrangidos instrumentos como acções, obrigações, títulos de participação, unidades de participação em fundos de investimento, bilhetes do Tesouro, entre outros. No entanto, o SII não reembolsa ao preço a que o investidor comprou, ou seja, não compensa as menos-valias. O montante é calculado com base no valor dos instrumentos à data em que é accionado o sistema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu por acaso estava de olho num do AXA parecido com esse, mas tem o dobro do desvio padrão... Por outro lado teve ganhos em 2008 :)

Já agora deixo aqui o link: https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/snapshot/snapshot.aspx?tab=1&SecurityToken=F0000001V1]2]1]FOPRT$$ALL_593&Id=F0000001V1&ClientFund=1&BaseCurrencyId=EUR&CurrencyId=EUR&LanguageId=pt-PT

Cumps

Não deixa de ser um fundo a rever: reagiu bem ao "terramoto" de 2008, tem, para mim, igualmente, um ponto positivo que é o facto da RM ser superior ao DP e é um fundo 5* Morningstar. Tudo coisas boas... ;D  no entanto, PIMCO é PIMCO... 8)  com o histórico e índice de confiança que isso acarreta  ;) 

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )