Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 11 horas, PedroPinto disse:

Devia existir alguma clausula que permitisse movimentar o valor de um fundo para outro fundo sem haver resgate, quando houvesse alteracoes relevantes na politica do fundo (por exemplo fusoes).

Não sei até que ponto seria possivel...número de Ups, gestora diferente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    12 hours ago, D@vid said:

Não sei até que ponto seria possivel...número de Ups, gestora diferente...

Nao importa o numero de ups resgatas o valor que tens nesse fundo e subscreves (com o mesmo valor) um novo fundo á tua escolha, mas que fosse um processo "automatico" sem que este resgate/subscricao tivesse que ser taxado de imposto!

Para ser sincero acho que seria justo que isto se aplicasse sempre que fizessemos um resgate e uma subscricao de igual valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, PedroPinto disse:

Nao importa o numero de ups resgatas o valor que tens nesse fundo e subscreves (com o mesmo valor) um novo fundo á tua escolha, mas que fosse um processo "automatico" sem que este resgate/subscricao tivesse que ser taxado de imposto!

Para ser sincero acho que seria justo que isto se aplicasse sempre que fizessemos um resgate e uma subscricao de igual valor.

Em circunstancias normais isso não poderia acontecer, isso seria uma optimização fiscal que só podes ter acesso a ela a través de outros instrumentos financeiros, como os Unit Linked, por exemplo no Banco Best tens um em que tudo o que fazes dentro da apólice não paga imposto, e é só fundos de investimento, agora em termos de fundos a "vulso" tal não é possível, na questão de fusão, até poderia haver uma determinada benesse, mas como disse não sei como tal seria possível. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

Em circunstancias normais isso não poderia acontecer, isso seria uma optimização fiscal que só podes ter acesso a ela a través de outros instrumentos financeiros, como os Unit Linked, por exemplo no Banco Best tens um em que tudo o que fazes dentro da apólice não paga imposto, e é só fundos de investimento, agora em termos de fundos a "vulso" tal não é possível, na questão de fusão, até poderia haver uma determinada benesse, mas como disse não sei como tal seria possível. 

Não bastaria que o Estado estatuísse que, dentro de determinado prazo, se as mais valias resgatadas fossem de novo reinvestidas no mesmo tipo de instrumentos financeiros, não seriam taxadas?  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exacto! Acho que se querem mesmo incentivar a poupanca faria sentido alg do genero: em 2015 investi 10.000 em 2016 tinha 11.000, durante 2016 resgatei 3000 ou 4000 mas voltei a investir e no dia 31 de dezembro o meu portfolio era novamente de 11.000, nao teria que pagar imposto. No fundo so se pagaria imposto sobre mais valias sempre que o patrimonio investido diminuisse. Porque se eu resgato uma mais valia e a invisto imediatamente a seguir é quase como se esta mais valia continuasse a ser teorica, pois podera ser perdida no novo fundo.

Compreendo que isto levanta questoes, como, entao todos resgatavam e subscreviam novamente todo os anos e era como comecar a contar do 0, ou seria um processo algo complicado evitar isto...

Mas se como refere o David ja existe algo semelhante (os Unit Linked) porque nao "obrigar" a criacao deste tipo de solucao ao alcance de todos e nao apenas de patrimonios de varios milhares de €?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@PedroPinto porque ao taxar as mais valias incentiva-se ao aforro, ao financiar a banca e ao não retirar de lá o dinheiro. É uma forma de penalizar quem quer obter férias grátis todos os anos, por exemplo. Ideias do nosso belo governo... 

Porque se eu não for de férias, não invisto no turismo, onde ia dar a ganhar muito mais ao estado, pagando 23% de IVA, e onde permitia a manutenção de postos de trabalho, que de outra forma custariam dinheiro ao estado (desemprego).

Mas isto é pensar em macro-economia, e os nossos políticos pensam apenas só, no seu mandato finito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Não bastaria que o Estado estatuísse que, dentro de determinado prazo, se as mais valias resgatadas fossem de novo reinvestidas no mesmo tipo de instrumentos financeiros, não seriam taxadas?  

Eu tenho quase a certeza que isto é possível em Espanha. Em vez de fazer o resgate de um fundo, fazer a transferência para outro fundo sem pagar mais-valias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    26 minutes ago, Patanisca said:

@PedroPinto porque ao taxar as mais valias incentiva-se ao aforro, ao financiar a banca e ao não retirar de lá o dinheiro. É uma forma de penalizar quem quer obter férias grátis todos os anos, por exemplo. Ideias do nosso belo governo... 

Porque se eu não for de férias, não invisto no turismo, onde ia dar a ganhar muito mais ao estado, pagando 23% de IVA, e onde permitia a manutenção de postos de trabalho, que de outra forma custariam dinheiro ao estado (desemprego).

Mas isto é pensar em macro-economia, e os nossos políticos pensam apenas só, no seu mandato finito.

Tudo bem e de acordo, mas entao nao venham com a conversa de incentivar a poupanca...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, ProfKaramba disse:

Eu tenho quase a certeza que isto é possível em Espanha. Em vez de fazer o resgate de um fundo, fazer a transferência para outro fundo sem pagar mais-valias.

Cá tenho vaga ideia que tal poderá ser possível dentro da mesma gestora, uma espécie de permuta... agora a questão coloca-se de gestora para gestora...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Simplesmente podíamos pegar nos PPR e fazer deles uma conta com investimentos, seja em acções, obrigações ou fundos. O cliente combina com o banco que produtos queria subscrever, e até um montante especifico, 2000 euros por exemplo, o estado não taxa nada, seja nas mais valias, no regaste, etc, e ainda poderia apresentar esse dinheiro como deduções, como já se faz com os PPR, por exemplo.

Existem semelhantes produtos nos países anglo-saxónicos, não sei os números, mas aposto que têm corrido bem. Os próprios PPR correram bem na altura, e ainda hoje em dia hà subscrições...Ou seja, se existe incentivo, os portugueses investem, nem que seja poucochinho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite!

Com 2k Disponível para Reforçar/Subscrever, venho pedir a opinião dos mais entendidos, sobre o que fazer, que desde já agradeço :)
    Deixo a minha carteira no Best :)  

Tb fazem parte o DWS Biotech e Santander Ações Portugal, mas espero melhore dias para resgatar ;)

NB Rendimento Plus FIA 31/10/2013     +13.06% 
    NB Obrigações Europa 25/06/2014     - 0.43% 
    Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 2 6/06/2014       +7.10% 
    Pimco Gis Global Bond E Eur Hdg Acc 20/04/2015      -0.04% 
    Nordea Eur Cr Cred 22/01/2015     +3.43% 
    Nordea-1 STABLE RETURN E EUR 25/06/2014     +6.10% 
    Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc Eur 20/04/2015      -3.70% 
    Invesco Pan Eurp Structured Eq E 26/06/2014-27/03/2015     +7.66% 
    Franklin European Growth N Acc 15/01/2014-26-27/03/2015       +0.53% 
    MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 27/06/2014-26/03/2015       +25.96% 
    Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 07/01/2014      +53.72% 
    Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 09/07/2014     +44.18% 
    M&G Global Dividend EUR A 10/07/2014       +21.09% 
    Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 02/07/2014      +37.64% 

Editado por futsal78
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 hours ago, D@vid said:

Cá tenho vaga ideia que tal poderá ser possível dentro da mesma gestora, uma espécie de permuta... agora a questão coloca-se de gestora para gestora...

Outra que me lembrei... se é possivel fazer com fundos PPR qual é a complicacao de fazer com fundos normais?

Do que tenho conhecimento somos livres de passar o valor que temos num fundo PPR para outro qualquer fundo PPR, sem que haja resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, PedroPinto disse:

Outra que me lembrei... se é possivel fazer com fundos PPR qual é a complicacao de fazer com fundos normais?

Do que tenho conhecimento somos livres de passar o valor que temos num fundo PPR para outro qualquer fundo PPR, sem que haja resgate.

Sim é verdade, mas aqui nos fundos não sei até que ponto seria possivel, estamos a falar de entidades estrangeiras, os bancos apenas são intermediários, teria de ser algo mais global penso eu, os PPR como são gestoras/seguradoras a operar em Portugal e também como têm um regime diferente é possível, nos fundos... já dei ordem de resgate, são cerca de 55% de mais valia que tenho, e ainda bem que tenho :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, D@vid disse:

confirmei agora:

"Fiscalidad

Puedes cambiar de un fondo a otro, sin retención sobre tus intereses, tributando a Hacienda solo al reembolsar definitivamente la inversión."

fonte: https://www.selfbank.es/fondos-de-inversion

excelente, não? Se outros o podem fazer, é porque a ideia não era tão irrealista :rolleyes: é fazer uma petição eheh

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    51 minutes ago, ProfKaramba said:

confirmei agora:

"Fiscalidad

Puedes cambiar de un fondo a otro, sin retención sobre tus intereses, tributando a Hacienda solo al reembolsar definitivamente la inversión."

fonte: https://www.selfbank.es/fondos-de-inversion

excelente, não? Se outros o podem fazer, é porque a ideia não era tão irrealista :rolleyes: é fazer uma petição eheh

Eficiencia fiscal nao interessa muito ao estado... quanto mais impostos melhor, se forem redundantes, melhor ainda!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, ProfKaramba disse:

Durante o turno de serviço deste governo??? 

Resultado de imagem para nem pense nisso

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )