Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

14 hours ago, Mouro Emprestado said:

O Pictet USA Index R EUR  e o Pictet USA Index R USD, em euros, têm o mesmo tipo de variação (deixando de lado alguma arbitragem cambial diária na conversão do valor dos activos para EUR e USD).

Por exemplo, comparem esses dois fundos no comparador do Best a 5 anos.

O que escapa é que o Pictet USA Index P USD é uma classe de activo diferente ("P" vs "R"), que parece-me que tem um valor dos encargos de gestão ligeiramente inferior (logo a versão "P" tem uma valorização ligeiramente superior numa base anual).

Apesar de ser válido para esse caso, não o é para outros, como este por exemplo:

MFS Meridian Em Mkts Dbt A1 EUR  LU0219422606

MFS Meridian Em Mkts Dbt A1 USD LU0125948108

No longo prazo até convergem, mas no ultimo ano um teve 13.55  e o outro 12.18. Aliás a uma semana têm diferença de 1%, é significativo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    4 hours ago, zero said:

Apesar de ser válido para esse caso, não o é para outros, como este por exemplo:

MFS Meridian Em Mkts Dbt A1 EUR  LU0219422606

MFS Meridian Em Mkts Dbt A1 USD LU0125948108

No longo prazo até convergem, mas no ultimo ano um teve 13.55  e o outro 12.18. Aliás a uma semana têm diferença de 1%, é significativo.

No morningstar alemão, a 1 ano, nos gráficos, a diferença é irrisória:

11,6% para o EUR

11,4% para o USD

A 10 anos, a diferença é a seguinte:

111,7% para o EUR

111,0% para o USD

Ou seja, "noise".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 11 horas, D@vid disse:

Será que vai haver fundos a postar em acções da Cemex nos próximos tempos? :D

Deixe ver se estou a acompanhar, David... CEMEX - empresa de construção americana - Trump - política de obras públicas - aumento significativo da carteira de encomendas - logo, uma boa aposta em termos de carteira de ações americanas. A minha dedução está correcta?

Oxalá assim seja e o administrador do Fundo Santander América esteja atento a essa Cemex.:D Há pouco tempo meti nesse fundo do Santander uns carcanhóis e estou a torcer para que valorize, naturalmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 25 minutos, Josefernando disse:

n me quero substituir ao D@vid a empresa é Mexicana, a dedução será feita de maneira diferente... talvez tenha a ver com o dito muro...

tem de ser fundos de acções emergentes.

Então é isso... Peço desculpa pela minha ignorância, mas não sabia que se tratava de uma empresa mexicana (li o site na diagonal e, à primeira vista, pareceu-me tratar-se de uma empresa de construção americana). Sendo mexicana, provavelmente irá sentir negativamente a política proteccionista/nacionalista que Donald Trump se propõe aplicar e, a menos que diversifique para outros mercados (não USA), brevemente estará com as acções rock bottom.

Obrigado pela correção. 

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

alguém segue o fundo UBS (Lux) ES Eurp Opp Uncons (LU0723564463)?

Teve 1 ano totalmente ao lado... Há um ano era um dos fundos recomendados do Observador e outras fontes, agora está assim. Alguém sabe porquê? Actualmente tenho a -9% e não há maneira de recuperar. Desilusão total quando outros fundos da categoria estão bem positivos. Acham que é de resgatar na mesma?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela dica D@vid.

Mas a minha pergunta é mesmo devido ao facto do UBS ter passado de liderar para a cauda do pelotão em apenas 1 ano. Se reparares no gráfico que anexo, quando comparado com o MFS que mencionas, o UBS bate consistentemente esse fundo, até entrar em 2016....

O que pode explicar isto? e como o UBS é um grande perdedor de 2016, será que se pode ter esperança para 2017?

São os problemas da gestão activa já sei... mas mesmo assim não consigo compreender.

UBSvsMFS.png

Editado por ProfKaramba
    erro ortográfico
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, ProfKaramba disse:

Obrigado pela dica D@vid.

Mas a minha pergunta é mesmo devido ao facto do UBS ter passado de liderar para a cauda do pelotão em apenas 1 ano. Se reparares no gráfico que anexo, quando comparado com o MFS que mencionas, o UBS bate consistentemente esse fundo, até entrar em 2016....

O que pode explicar isto? e como o UBS é um grande perdedor de 2016, será que se pode ter esperança para 2017?

São os problemas da gestão activa já sei... mas mesmo assim não consigo compreender.

UBSvsMFS.png

Só olhando em pormenor a carteira durante o ano de 2016, no site da Morningstar só aparece Fevereiro de 2016, o que é estranho, a não ser que a UBS só divulgue anualmente...e olhando para o gráfico que colocaste, foi praticamente desde essa altura que o fundo começou a ter um comportamento diferente do fundo que falei, em Abril foi recrutado mais um gestor, talvez tenha trazido com ele algo de diferente ao fundo...

Admira-me o Best continuar a tê-lo como um dos 3 melhores fundos na categoria: https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/FundSelect-AcoesEuropa.pdf

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 2 horas, USD disse:

Infelizmente entrei nesse UBS (Lux) ES Eurp Opp Uncons, por recomendação do Best, em Abril de 2016. :-(

Estou a perder cerca de 8%. Provavelmente vou esperar até que o mesmo recupere.

Eu também tenho esse fundo (penso ser o mesmo, tem a designação UBS (Lux) Equity SICAV - European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc e o ISIN LU0723564463). Também me foi recomendado pelo gestor do Best e é o único que tenho que está negativo... e muito (estou a perder mais de 14%). Na última reunião que eu tive no banco, mostrei o meu desagrado pela performance deste fundo, mas o sujeito disse-me para aguardar pois melhores dias viriam. Afinal... ainda aprofundou mais a queda. Nem sei o que faça...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 40 minutos, master-chief disse:

Se nao precisam do dinheiro é esperar...

Felizmente, não. Mas custa estar assim, neste momento, com (potenciais) perdas tão elevadas (>14%). Ainda para mais, tratando-se de um fundo indicado pelo gestor. Os restantes fundos da minha carteira, escolhidos por mim, lá se vão aguentando no positivo. Só este da UBS é que destoa e ... de que forma!

Bem, mas não resta solução senão aguentar "firme e hirto" (como dizia o outro...). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 6 horas, ProfKaramba disse:

tenho umas unidades em positivo (que comprei há muito tempo), vou resgatar essas e meter noutro fundo. O resto vou juntar-me à espera de melhores dias...

Suponho que esteja a falar deste fundo da UBS ( LU0723564463 ). Se ainda o tem positivo, deve-lhe ter estado a comer os proveitos que tinha acumulados, porque o ano de 2016 foi negativo para o fundo (mais de 14% negativos). Eu como entrei em Janeiro de 2016, levei com o pau de marmeleiro na cabeça. Rica indicação que o meu gestor me deu...

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Eurico, o presbítero disse:

Suponho que esteja a falar deste fundo da UBS ( LU0723564463 ). Se ainda o teu positivo, deve-lhe ter estado a comer os proveitos que tinha acumulados, porque o ano de 2016 foi negativo para o fundo (mais de 14% negativos). Eu como entrei em Janeiro de 2016, levei com o pau de marmeleiro na cabeça. Rica indicação que o meu gestor me deu...

Eu vou com 8% negativos porque entrei mais tarde (Abril)...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, USD disse:

Infelizmente entrei nesse UBS (Lux) ES Eurp Opp Uncons, por recomendação do Best, em Abril de 2016. :-(

Estou a perder cerca de 8%. Provavelmente vou esperar até que o mesmo recupere.

Devia era ter feito trabalho de casa. No entanto duvido que o Banco lhe tenha dito para ficar apenas 1 ou 2 anos, nesse tipo de fundo.

Todos querem ver ganhos rápidos, esquecem-se é que isso não funciona assim. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Cardoso24 disse:

@D@vid

Tendo em conta essa informação "onde mais investiram em 2016" dá para perceber porque é que tiveram este desempenho. os 17,94% pesaram nas contas.

E mais os 10% da banca... real estate também teve um mau comportamento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Alguém que use a ferramenta Bloomberg Watchlist pode confirmar se está tudo ok?

Os meus fundos Pictet estão todos "off"... quando ia a ver a performance da minha carteira apanhei um susto quando vi uma queda de -53.56%, depois fui ao site do Best confirmar e estava tudo ok. Os fundos da Pictet é que ficaram sem informação na Bloomberg Watchlist.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )