Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Teres entrado no momento "errado" no fundo America náo é culpa do fundo, da gestora ou mesmo do Novo Banco! É esse tipo de afirmacao que cria confusao na cabeca das pessoas! Se o Novo Banco falir completamente e toda a gente que la tem dinheiro o perdesse os fundos continuariam lá! Metam uma coisa na cabeca, os fundos só perdem valor por desvalorizacao do activos que o constituem ou entao por fraude. Grande maioria dos fundos NB nao tem activos do NB (e os que tenham sao valores residuais) pelo que aconteca o que acontecer com o banco nao ira afectar os fundos NB!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

3 minutes ago, PedroPinto said:

Teres entrado no momento "errado" no fundo America náo é culpa do fundo, da gestora ou mesmo do Novo Banco! É esse tipo de afirmacao que cria confusao na cabeca das pessoas! Se o Novo Banco falir completamente e toda a gente que la tem dinheiro o perdesse os fundos continuariam lá! Metam uma coisa na cabeca, os fundos só perdem valor por desvalorizacao do activos que o constituem ou entao por fraude. Grande maioria dos fundos NB nao tem activos do NB (e os que tenham sao valores residuais) pelo que aconteca o que acontecer com o banco nao ira afectar os fundos NB!

Bom dia,

Já agora, por mera curiosidade, caso isso acontecesse (falência de banco), como se conseguiria resgatar um fundo? Quais seriam os mecanismos para isso. Apontar outra conta noutro banco para depósito dos resgates? Mas a quem se comunicaria e como se processaria tal coisa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, pmdmoreno disse:

Bom dia,

Já agora, por mera curiosidade, caso isso acontecesse (falência de banco), como se conseguiria resgatar um fundo? Quais seriam os mecanismos para isso. Apontar outra conta noutro banco para depósito dos resgates? Mas a quem se comunicaria e como se processaria tal coisa?

Jà se falou nisso em tempos, o único exemplo que temos é do BPN, onde a gestora foi comprada por outra e tudo ficou igual, se a gestora não for comprada é fazeres o resgate ou uma transferência para outro banco, mas não será como é óbvio algo de um dia para o outro e tranquilo, não será concerteza, mas uma coisa é certa, quem tem unidades de participação o dinheiro é sempre do cliente, melhor que ter depósitos ou obrigações da instituição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 1 hora, USD disse:

Os portugueses:

http://tinyurl.com/h5eeres

Não admira. Estive mais de um ano a trabalhar no estrangeiro e, em Dezembro, quando cheguei aqui ao rincón, o que mais me surpreendeu foi... a quantidade de carros novos (de 2016) na estrada! Pensando um bocadinho, até é compreensível - foram muitos anos de "aperta o cinto" e o pessoal precisa de extravasar - mas, para tanto consumo, o dinheiro tem que vir de algum lado...

Editado por Eurico, o presbítero
    erro português
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, USD said:

Os portugueses:

http://tinyurl.com/h5eeres

Em contrapartida:

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/mercedes-benz-bate-recorde-pelo-terceiro-ano-em-portugal

Ora portanto, a mentalidade do investidor típico português é:
    No meio de um crash bolsista, sempre se passa melhor andando num novo Mercedes. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Patanisca disse:

Pois, mas não é isso, eles costumam ter campanhas do género, "novo cliente, aplicação de 25k em fundos/etfs = iphone/ipad/iwatch". Basicamente ao abrir conta no Best, tinha um retorno imediato de no mínimo 400€, ao vender de imediato o produto.

Também o "pagas", basta ver as condições para usufrieres desse pequeno privilégio. Lembro me de ter feito contas e não compensa, mais vale comprar, sai mais barato no futuro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tambem fiquei curioso... acho que abres uma conta normal, logo sem custos! és capaz de ter que manter o dinheiro por la por um minimo periodo de tempo mas deve ser apenas isso!

Quanto aos almocos gratis, tambem sempre me disseram isso, mas sinceramente estou farto de ter "almocos gratis"...

Editado por PedroPinto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Eurico, o presbítero disse:

Não admira. Estive mais de um ano a trabalhar no estrangeiro e, em Dezembro, quando cheguei aqui ao rincón, o que mais me surpreendeu foi... a quantidade de carros novos (de 2016) na estrada! Pensando um bocadinho, até é compreensível - foram muitos anos de "aperta o cinto" e o pessoal precisa de extravasar - mas, para tanto consumo, o dinheiro tem que vir de algum lado...

Isso basicmente é o € que o pessoal tem ganho nos fundos :D, então se um tipo mete 50k num Allianz Global Metals e ao fim de um ano tem 109k não pode comprar um mercedes porquê? :P

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 47 minutos, D@vid disse:

Isso basicmente é o € que o pessoal tem ganho nos fundos :D, então se um tipo mete 50k num Allianz Global Metals e ao fim de um ano tem 109k não pode comprar um mercedes porquê? :P

David, pode sugerir aqui, por favor, um fundo idêntico a esse da Allianz para eu, daqui a um ano, poder comprar também um Mercedes? :D  Dava-me um jeitaço!...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Eurico, o presbítero disse:

David, pode sugerir aqui, por favor, um fundo idêntico a esse da Allianz para eu, daqui a um ano, poder comprar também um Mercedes? :D  Dava-me um jeitaço!...

É só escolher :D

1.PNG

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 22 horas, D@vid disse:

É só escolher :D

1.PNG

Se esses fundos subiram tanto recentemente (1 ano), dificilmente manterão essa mesma dinâmica de crescimento em 2017. Ou não estarei a pensar bem? Para além disso... " Rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras ".

O verdadeiro "tiro na mouche" seria, a meu ver, descobrir agora fundos/sectores "baratos", que perspectivassem um elevado potencial de crescimento para 2017. Mas isso é, reconheço, o que todos nós andamos à procura...

Parece que vou ter mesmo de adiar a compra do Mercedes... :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Eurico, o presbítero disse:

Se esses fundos subiram tanto recentemente (1 ano), dificilmente manterão essa mesma dinâmica de crescimento em 2017. Ou não estarei a pensar bem? Para além disso... " Rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras ".

O verdadeiro "tiro na mouche" seria, a meu ver, descobrir agora fundos/sectores "baratos", que perspectivassem um elevado potencial de crescimento para 2017. Mas isso é, reconheço, o que todos nós andamos à procura...

Parece que vou ter mesmo de adiar a compra do Mercedes... :D

Não existem bolas de cristal mas existem tendências e histórico, apesar de eu não investir nesse tipo de mercado, a verdade é que tanto a Rússia como o Brasil ainda não estão em saturação, são mesmo os mercados emergentes mais baratos juntamente com Taiwan, portanto ainda pode haver aqui subidas, nos mercados desenvolvidos é a Itália e Espanha com melhores outlooks, falando em mercados de acções obviamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 hours ago, Eurico, o presbítero said:

Repare só neste gráfico dos últimos 5 anos da Bolsa de São Paulo (Brasil).

HAfVBez.png

Agora analise com calma e perceberá porque os fundos BR, em 2016 tiveram um ano anormalmente bom. 

Num país em recessão em 2016 (-3.5% PIB) o principal índice bolsista valoriza cerca de 70%, faço-lhe uma pergunta simples:
    Q: Você acha que esse crescimento de 70% foi sustentável? Acha que 2017, ano em que o Brasil é quase certo crescer pouco ou nada, haverá a possibilidade de se continuar a sustentar tamanha bolha? :)

The International Monetary Fund expects the Brazilian economy to grow just 0.5 pct next year.

http://www.reuters.com/article/us-brazil-economy-forecast-idUSKBN13G28D

Eu dou-lhe a minha opinião, acredito que, se no 1º trimestre de 2017, houverem indícios positivos do PIB, haverá ainda crescimento, mas daí em diante, acredito que seja cada vez mais arriscado manter-se naquele mercado. Parece-me ainda uma boa oportunidade para fazer uma espécie de Short no Brasil. Mas eu a fazê-lo faria sempre com algum cuidado.

Mas gostava de ouvir outras opiniões de outros investidores.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 21 horas, D@vid disse:

Não existem bolas de cristal mas existem tendências e histórico, (...)

Por falar em "bola de cristal", recebi ontem uma newsletter do Activo Bank com o seguinte título:  O que diz a “bola de cristal” do ActivoBank para 2017

O essencial está AQUI. Vale a pena uma olhadela. (principalmente, a partir 24':10'')

Editado por Eurico, o presbítero
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Josefernando disse:

num mês o blackrock growth subiu quase 1%, já me está a pagar metade da comissão de subscrição que paguei por ele, tem uma rentabilidade de 13% em 1 ano, para um fundo misto está excelente. 

Qual é o Isin desse Blackrock?

Muito Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 hours ago, quirino said:

trabalho exaustivo do David Almas. Belo comparativo que aí está.

Eu acho confuso. Ele compara fundos de moedas e classes diferentes.

Isto não é comparável Pictet USA Index R EUR e Pictet USA Index P USD. 

Editado por zero
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, zero said:

Eu acho confuso. Ele compara fundos de moedas e classes diferentes.

Isto não é comparável Pictet USA Index R EUR e Pictet USA Index P USD. 

Exactamente. O de EUR claramente terá sempre maior valorização em 2016, fruto da depreciação do EUR face ao Dólar, o que acaba por enviesar os resultados, quando comparados com um fundo que não tem em consideração flutuações cambiais.

Para todos os efeitos ou agrupava tudo em fundos da mesma moeda, ou então apenas mostrava os em EUR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

O Pictet USA Index R EUR  e o Pictet USA Index R USD, em euros, têm o mesmo tipo de variação (deixando de lado alguma arbitragem cambial diária na conversão do valor dos activos para EUR e USD).

Por exemplo, comparem esses dois fundos no comparador do Best a 5 anos.

O que escapa é que o Pictet USA Index P USD é uma classe de activo diferente ("P" vs "R"), que parece-me que tem um valor dos encargos de gestão ligeiramente inferior (logo a versão "P" tem uma valorização ligeiramente superior numa base anual).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )